Lucidez na Maturidade

A lucidez na maturidade é a perspicácia, sagacidade, clareza e precisão mantida pela conscin, homem ou mulher, no avançar da idade biológica, quanto à capacidade de ponderar, conhecer, compreender, discernir e apreender ao preservar o cérebro saudável e a qualidade de vida.

Você, leitor ou leitora, considera importante a manutenção da lucidez na maturidade? Busca empregar os atributos mentaissomáticos pessoais no cotidiano garantindo a atividade cerebral permanente?

      LUCIDEZ NA MATURIDADE
                                   (HOLOMATUROLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A lucidez na maturidade é a perspicácia, sagacidade, clareza e precisão mantida pela conscin, homem ou mulher, no avançar da idade biológica, quanto à capacidade de ponderar, conhecer, compreender, discernir e apreender ao preservar o cérebro saudável e a qualidade de vida.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo lucidez deriva do idioma Latim, lucidus, “luminoso; luzente; radioso; nítido; claro; evidente; manifesto”. Surgiu no Século XIX. O vocábulo maturidade procede do idioma Latim, maturitas, “maturidade; madureza; maturação; maduração; tempo próprio; o maior grau de desenvolvimento; complemento; perfeição”. Apareceu em 1873.
          Sinonimologia: 1. Acuidade na ancianidade. 2. Sagacidade na velhice. 3. Lucidez na senectude.
          Neologia. As duas expressões compostas minilucidez na maturidade e maxilucidez na maturidade são neologismos técnicos da Holomaturologia.
          Antonimologia: 1. Obnubilação na idade madura. 2. Imbecilidade senil. 3. Embotamento das faculdades mentais na velhice. 4. Caducidade na ancianidade.
          Estrangeirismologia: a conservação de la lucidez en la madurez ampliando a interassistencialidade; os insights indicativos do cérebro saudável e atuante; o checkup neurológico a partir da meia-idade física.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade intelectiva do mentalsoma.
          Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular sintetizando o tema: – Maturidade lúcida: neoportunidade.
          Proverbiologia: – Envelhecimento: troféu de vencedor.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da manutenção da lucidez na maturidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; a lucidez quanto aos prioropensenes; a prioropensenidade mantida na terceira idade; a maturidade holopensênica; os ortopensenes; a ortopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; a flexibilidade autopensênica; a retilinearidade autopensênica; o emprego da lucidez na renovação pensênica; a lucidez holopensênica sustentando a longevidade holossomática produtiva.
          Fatologia: a lucidez na maturidade; o fato de toda experiência pessoal resultar na formação de circuitos neurológicos; a compreensibilidade ampliada proporcionalmente ao avanço da idade biológica, quando mantida a lucidez; o bom humor favorecendo a maturidade saudável; o esquecimento das informações irrelevantes; a maturidade não significando declínio da inteligência; a predisposição para expansão dos horizontes mentais; a melhoria do nível e da qualidade dos convívios; a lucidez cosmoética do longevo quanto ao compromisso assumido na condução da proéxis pessoal; a ampliação do dicionário cerebral enquanto meio de manutenção da lucidez na idade avançada; a lucidez na maturidade possibilitando a ampliação da interassistencialidade; o esforço do exemplarismo cosmoético pró-evolutivo; o emprego do mentalsoma na superação das ansiedades; as tolices e as imaturidades da imaginação exacerbada pelo psicossoma; a maturidade construtiva e empreendedora; o esforço permanente do nível de lucidez na manutenção do cérebro ativo; a relevante produção intelectual na maturidade.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a assunção da responsabilidade no emprego da sustentabilidade energética pró-evolutiva; a maturidade parapsíquica; a habilidade adquirida quanto ao uso prolongado do holossoma na intrafisicalidade; a autolucidez multidimensional; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; as parapercepções mentaissomáticas; as parapercepções e as interferências lógicas quanto ao endosso de amparadores extrafísicos nas manifestações cosmoéticas do idoso; a melhoria do nível e da qualidade dos paraconvívios.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo memória-lucidez; o sinergismo associação de ideias–inventividade na maturidade; o sinergismo cérebro-paracérebro; o sinergismo maturidade-autodeterminação-evolução; o sinergismo acuidade mental–discernimento evolutivo; o sinergismo maturidade–bom humor; a ampliação da interassistencialidade gerada pelo sinergismo lucidez intrafísica–lucidez extrafísica na maturidade.
          Principiologia: o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio das vidas sucessivas moldando a consciência; o princípio do megafoco mentalsomático; o princípio da autopensenização ininterrupta; o princípio do equilíbrio holopensênico; o princípio do autaperfeiçoamento cosmoético; o princípio cosmoético de preservar a autolucidez na maturidade; o princípio da intransferibilidade do autesforço evolutivo.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) aplicado à vida diuturnamente enquanto mantenedor da lucidez na maturidade; o código grupal de Cosmoética (CGC) norteando a interassistência.
          Teoriologia: a teática da autovigilância pensênica resultando em equilíbrio holossomático; a teoria evolutiva aplicada dia a dia, ininterruptamente da ressoma à dessoma; a teoria do EV vivenciada na cotidianidade diuturna.
          Tecnologia: as técnicas do Conscienciograma aplicadas; a técnica da conscin-cobaia; a técnica da preceptoria conscienciométrica; a técnica da Consciencioterapia; a técnica da imobilidade física vígil (IFV); a técnica de viver cosmoeticamente; a técnica do arco voltaico craniochacral propiciando o desbloqueio encefálico e atuando na profilaxia das doenças demenciais; a técnica do circuito fronto-coronochacral empregada para ativar neossinapses; o aproveitamento útil das tecnologias da vida moderna; a técnica de contar até 20 antes de responder ao interlocutor evitando o “atropelamento”.
          Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico propulsor da lucidez na maturidade; o voluntário bem humorado ampliando as chances pessoais de longevidade ativa; o voluntário voltado à autopesquisa conscienciológica; o voluntariado lúcido quanto ao compromisso com a interassistência tarística; a autolucidez quanto ao voluntariado tarístico na terceira idade.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Conscienciometrologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Decidologia; o Colégio Invisível da Recexologia; o Colégio Invisível da Conscienciometria; o Colégio Invisível da Consciencioterapia; o Colégio Invisível da Interassitenciologia; o Colégio Invisível da Holomaturologia.
          Efeitologia: o efeito do cérebro saudável na manutenção da lucidez; o efeito preventivo do equilíbrio mental; o efeito profilático do bom humor na longevidade produtiva; os efeitos colaterais da perda das faculdades mentais causadas pelo acidente vascular cerebral (AVC); os efeitos paralelos do uso da linguagem sem racionalidade; os efeitos dos exercícios neuróbicos na utilização dos 2 hemisférios cerebrais.
          Neossinapsologia: a criação de neossinapses a partir da participação nas dinâmicas parapsíquicas da Conscienciologia; as neossinapses atuantes nessa vida humana da conscin lúcida; a efervescência das neossinapses evolutivas na maturidade; os verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia na qualidade de gescons impulsionadoras de neossinapses; a autodedicação na formação continuada de neossinapses maturológicas.
          Enumerologia: a lucidez necessária na observação do detalhe; a lucidez necessária na atenção vigilante; a lucidez necessária ao foco autestruturador; a lucidez necessária ao aperfeiçoamento da intelecção; a lucidez necessária à culminância da autexpressão; a lucidez necessária no reequilíbrio consciencial; a lucidez necessária à maturidade cosmoética.
          Ciclologia: o ciclo ressoma-dessoma-intermissão; o ciclo experiência humana–discernimento; o ciclo biológico infância-juventude-maturidade; o ciclo pesquisológico autexperimentação-autorreflexão-autevolução.
          Binomiologia: o binômio harmonia-equilíbrio; o binômio maturidade-imperturbabilidade; o binômio discernimento-maturidade; o binômio saúde física–saúde mental; o binômio lucidez-maturidade; o binômio acuidade mental–autorreflexão; o binômio aumento da conexão cerebral–lucidez ampliada; o binômio fisiologia somática–fisiologia holossomática.
          Interaciologia: a interação paz interior–autoconfiança paraperceptiva; a interação atenção ininterrupta–autorreflexão contínua; a interação racionalidade-discernimento-ponderação; a interação atributos intraconscienciais–atributos extraconscienciais; a interação maturidade biológica–lucidez consciencial; a interação autolucidez-cosmoética; a interação autolucidez-autorreciclagem; a interação autodomínio das energias conscienciais–autevolução consciencial; a interação lucidez na maturidade–autoconsciencialidade evolutiva; a interação harmonia energética–equilíbrio somático–saúde consciencial; a interação sadia dos 2 hemisférios cerebrais.
          Crescendologia: o crescendo homeostático minilucidez-maxilucidez; o crescendo maturológico autoignorantismo-autolucidez-autodiscernimento; o crescendo equilíbrio das energias conscienciais–autocura consciencial; o crescendo autovigilância pensência–autolucidez.
          Trinomiologia: o trinômio maturidade-cosmoética-interassistência; o trinômio lucidez–concentração–foco convergente; o trinômio ponderação–discernimento–preservação do cérebro saudável; o trinômio Intraconscienciologia-Interconscienciologia-Extraconscienciologia.
          Polinomiologia: o polinômio autorganização-detalhismo-equilíbrio-lucidez; o polinômio autocrítica-autorreflexão-autovivência-autocognição; o polinômio estado vibracional–tenepes–arco voltaico–ofiex; o polinômio evolutivo lucidez-motivação-memória-discernimento; a homeostasia gerada pelo polinômio soma-energossoma-psicossoma-mentalsoma equilibrados.
          Antagonismologia: o antagonismo maturidade física / imaturidade mental; o antagonismo lucidez / delírio; o antagonismo autolucidez / embotamento cerebral; o antagonismo discernimento / caducidade; o antagonismo clareza ideativa / senilidade; o antagonismo lucidez / obnubilação; o antagonismo atitudes refletidas / ações hebetadas; o antagonismo decisão racional / decisão emocional.
          Paradoxologia: o paradoxo da infantilidade na idade madura; o paradoxo da imaturidade emocional na idade biológica avançada; o paradoxo de a conscin madura se apresentar de maneira imbecil; o fato paradoxal de a conscin madura nem sempre apresentar holomaturidade; o paradoxo de a conscin madura poder apresentar holopensene dispersivo típico da juventude; o paradoxo de a conscin madura poder ser consciencialmente embotada.
          Politicologia: a lucidocracia; a cognocracia; a raciocinocracia; a evoluciocracia; a decidocracia; a assistenciocracia; a democracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço aplicada a interassistencialidade; a lei da causa e efeito; a lei da ação e reação atuando o tempo todo; a lei de amparo ao idoso; a lei da autopensenização ininterrupta; a lei do maior esforço evolutivo.
          Filiologia: a cogniciofilia; a conscienciofilia; a mentalsomaticofilia; a evoluciofilia; a recinofilia; a neofilia; a pesquisofilia; a pensenofilia; a autodiscernimentofilia.
          Fobiologia: a decidofobia; a coerenciofobia; a reciclofobia; a panofobia.
          Sindromologia: a síndrome da ansiedade; as autexperiências dispensáveis da síndrome da dispersão consciencial; a remissão da síndrome da mediocridade existencial; o diagnóstico diferencial entre a perda mnemônica natural do envelhecimento e as síndromes demenciais; a profilaxia das síndromes demenciais gerontológicas.
          Maniologia: a mania da procrastinação de gescons; a mania de atropelar as conscins pelo ansiosismo; a mania de autossabotagem consciencial.
          Mitologia: o mito preconceituoso de todo ancião ser senil.
          Holotecologia: a pesquisoteca; a pedagogoteca; a metodoteca; a sinaleticoteca; a consciencioteca; a evolucioteca; a mentalsomatoteca.
          Interdisciplinologia: a Holomaturologia; a Somatologia; a Pensenologia; a Parapedagogia; a Recexologia; a Gerontologia; a Conscienciometrologia; a Discernimentologia; a Despertologia; a Lucidologia; a Evoluciologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a conscin madura; a conscin coerente; a consciência-bússola; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin veterana; a conscin mentalsomaticamente equilibrada.
          Masculinologia: o longevo lúcido; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a longeva lúcida; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens maturus; o Homo sapiens intraconscientialis; o Homo sapiens autocognitor; o Homo sapiens epicentricus; o Homo sapiens holomaturologus; o Homo sapiens cosmovisiologus; o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens evolutiologus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: minilucidez na maturidade = a acuidade psíquica mantida no envelhecimento físico garantindo ao idoso a capacidade de realizar as atividades intrafísicas do cotidiano; maxilucidez na maturidade = a acuidade psíquica mantida no envelhecimento físico garantindo ao idoso a capacidade de realizar as tarefas multidimensionais diárias da interassistência.
          Culturologia: a cultura da valorização da meia-idade; a cultura da maturidade lúcida; a cultura da longevidade produtiva; a cultura da holomaturidade.
          Diagnosticologia. A lucidez na maturidade, garantida pela manutenção do cérebro ativo do idoso, requer da Medicina diagnósticos precisos para a identificação das doenças demenciais e do declínio da capacidade cognitiva.
          Profilaxiologia. Pela ótica da Homeostaticologia, a saúde humana é o estado de bem-estar físico, mental, social e parapsíquico completo, factível nesta existência, dependente especialmente do investimento da conscin no suprimento das deficiências somáticas do envelhecimento, ao modo dos 3 exemplos, dispostos a seguir em ordem alfabética:
           1. Alimentação: buscar o balanceamento na dieta alimentar, inserindo frutas, legumes, cereais, alimentos antioxidantes e suplementos vitamínicos.
           2. Neuroprofilaxia: investir em leituras, estudos e pesquisas de modo contínuo, mantendo o hábito intelectivo na prevenção da perda cognitiva natural, resultante do envelhecimento.
           3. Psicomotricidade: controlar o peso corporal, praticando atividades físicas com exercícios aeróbicos e fortalecimento muscular.
           Autoradologia. Segundo a Autocogniciologia, a conscin idosa pode potencializar as automanifestações lúcidas na maturidade, pela construção do autorado conscienciológico.


                                                       VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o a lucidez na maturidade, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Antienvelhecimento cerebral: Gerontocerebrologia; Homeostático.
           02. Aparvalhamento bovino: Antipriorologia; Nosográfico.
           03. Autauditoria quinquagenária: Autoproexogramologia; Neutro.
           04. Autorreeducação na maturidade: Recexologia; Homeostático.
           05. Envelhecimento: Somatologia; Neutro.
           06. Exuberância na terceira idade: Temperamentologia; Neutro.
           07. Geronte evolutivo: Gerontologia; Homeostático.
           08. Inteligência longeva: Somatologia; Neutro.
           09. Longevidade produtiva: Intrafisicologia; Homeostático.
           10. Lucidologia: Autoconscienciologia; Homeostático.
           11. Lupa maturológica: Autodiscernimentologia; Homeostático.
           12. Maturidade holopensênica: Holopensenologia; Neutro.
           13. Meta existencial final: Proexologia; Homeostático.
           14. Raciocínio falho: Parapatologia; Nosográfico.
           15. Saúde cerebral: Holocerebrologia; Homeostático.
   A LUCIDEZ NA MATURIDADE REQUER DA CONSCIN INVESTIMENTO NO TRINÔMIO VONTADE-INTENÇÃO-DETERMINAÇÃO, NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO EVOLUTIVO
 COSMOÉTICO E PRIORITÁRIO, EM PROL DO COMPLÉXIS.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, considera importante a manutenção da lucidez na maturidade? Busca empregar os atributos mentaissomáticos pessoais no cotidiano garantindo a atividade cerebral permanente?
           Bibliografia Específica:
           1. Strauch, Barbara; O Melhor Cérebro da sua Vida: Segredos e Talentos da Maturidade (The Secret Life of the Grown-up: The Surprising Talens of the Middle-aged Mind); trad. Vera Ribeiro; 222 p.; 11 caps.; 1 microbiografia; 23 x 16 cm; br.; Zahar; Rio de Janeiro, RJ; 2011; páginas 23 a 213.
           2. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; revisor Alexander Steiner; 344 p.; 150 abrevs.; 106 assuntos das folhas de avaliação; 3 E-mails; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 foto; 1 microbiografia; 100 qualidades da consciência; 2.000 questionamentos; 100 títulos das folhas de avaliação; 1 website; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; páginas 52 a 131.
            3. Idem; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 706 e 707.
            4. Idem; 200 Táticas da Conscienciologia: Especialidades e Subcampos; revisores Alexander Steiner; et al.; 260 p.; 200 caps.; 15 E-mails; 8 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 2 websites; 13 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1997; páginas 40 a 42, 126, 187 e 195.
            5. Idem; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 155 a 158, 571 a 638, 903 a 982 e 983 a 1.018.
            6. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 288 a 290, 467 a 470, 491 a 501 e 1.095 a 1.100.
            8. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 115, 121, 289, 304, 430, 431, 489, 494, 496, 497, 504 a 510, 583, 584, 586, 595, 607, 685 e 764.
                                                                                                                      R. R. I.