Espiral Ascendente Lucidez-Discernimento

A espiral ascendente lucidez-discernimento é a alegoria metafórica do movimento recursivo contínuo e crescente próprio a toda consciência, intra ou extrafísica, de a perspicácia em perceber situações com clareza e exatidão ampliar as capacidades intraconscienciais superiores de identificar, distinguir, julgar, decidir e optar pelo lógico, racional, sadio, prioritário e essencial à autevolução, alcançando novo patamar dessa sucessão cíclica.

Você, leitor ou leitora, percebe ser necessário, porém não suficiente, ampliar a lucidez? Quais ações práticas realiza para usufruir do nível de lucidez já conquistado e alcançar patamares de discernimento mais avançados?

      ESPIRAL         ASCENDENTE LUCIDEZ-DISCERNIMENTO
                                   (HOLOMATUROLOGIA)


                                           I. Conformática

          Definologia. A espiral ascendente lucidez-discernimento é a alegoria metafórica do movimento recursivo contínuo e crescente próprio a toda consciência, intra ou extrafísica, de a perspicácia em perceber situações com clareza e exatidão ampliar as capacidades intraconscienciais superiores de identificar, distinguir, julgar, decidir e optar pelo lógico, racional, sadio, prioritário e essencial à autevolução, alcançando novo patamar dessa sucessão cíclica.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo espiral deriva do idioma Latim Medieval, spiralis, e esta do idioma Latim, spira, “que tem forma de espira”. Apareceu no Século XVII. A palavra ascendente vem igualmente do idioma Latim, ascendens, de ascendere, “subir; montar; escalar”. Surgiu no Século XIV. O vocábulo lucidez provém também do idioma Latim, lucidus, “luminoso; luzente; radioso; nítido; claro; evidente; manifesto”. Apareceu no Século XIX. O termo discernimento deriva ainda do mesmo idioma Latim, discernere, “separar; escolher apartando com cuidado; discernir; distinguir”. Apareceu no Século XVIII.
          Sinonimologia: 1. Espiral evolutiva lucidez-discernimento. 2. Espiral crescente lucidez-discernimento. 3. Espiral maturescente lucidez-discernimento.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 14 cognatos do vocábulo espiral: espiralação; espiralada; espiralado; espiralagem; espiralar; espiráleo; espirálico; espiraliforme; espiralização; espiralidada; espiralizado; espiralizador; espiralizante; espiralizar.
          Neologia. As 3 expressões compostas espiral ascendente lucidez-discernimento, espiral ascendente restrita lucidez-discernimento e espiral ascendente amplificada lucidez-discernimento são nologismos técnicos da Holomaturologia.
          Antonimologia: 1. Espiral descendente lucidez–senso comum. 2. Círculo vicioso hipolucidez-indiscernimento.
          Estrangeirismologia: o Tertuliarium enquanto casa da lucidez.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturescência da autopensenização dinâmica.
          Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular sintetizando o tema: – Plenitude: discernimento lúcido.
          Citaciologia: – Quem és tu que queres julgar, com vista que só alcança um palmo, coisas que estão a mil milhas? (Dante Alighieri, 1265–1321).
          Proverbiologia: – Nem tudo que reluz é ouro.
          Ortopensatologia. Eis 4 ortopensatas, citadas em ordem alfabética, pertinentes ao tema:
          1. “Desvios. O desvio do autodiscernimento parapsíquico gerou a Religião. O desvio do autodiscernimento imaginativo gerou a Poética. O desvio do autodiscernimento mentalsomático gerou a Eletronótica. A conscin lúcida intermissivista coloca ou recoloca o autodiscernimento nos trilhos da evolução consciencial realista com a Conscienciologia, a Ciência das Ciências”.
          2. “Lucidez. Ter lucidez, por si só, não implica ainda em evolução consciencial: é indispensável a autovivência cosmoética. Grandes líderes bélicos da Humanidade tinham plena lucidez de seus atos desumanos”.
          3. “Paracérebro. A consciência é igual à borracha: precisa ser esticada ao máximo de suas potencialidades, a partir do paracérebro, a fim de alcançar o alongamento paracerebral do autodiscernimento da lucidez com os cons magnos”.
          4. “Razão. A razão do autodiscernimento nasce com os autesforços, a experiência, o tempo, os fatos e autoproduções evolutivas”.
          Unidade. O adcon é a unidade de medida da lucidez. O autodiscernimento é a unidade de medida da grandeza da consciência. A Cosmoética é a unidade de medida do autodiscernimento, manifesta pelo próximo passo dado pela consciência, conscin ou consciex, em cada momento evolutivo.


                                           II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da Maximologia Evolutiva; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os nexopenenes; a nexopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; a autopensenização assentada no pen; a autopensenidade racional; a autopensenidade discernidora de holopensenes; o materpensene pessoal do megadinamismo autevolutivo.
         Fatologia: a espiral ascendente lucidez-discernimento; o fluxo de realimentação progressivo lucidez-discernimento; o ato de enxergar com clareza para discernir com eficiência; o discernimento impulsionando a lucidez; o avanço da luz à razão; a transparência impulsionando o discernimento; o fato de sem lucidez não haver discernimento; o fato de a lucidez não bastar para alcançar o discernimento; a visão limitada inibidora do autodiscernimento evolutivo; a recuperação de cons; a hiperacuidade pancognitiva; o parângulo; a polimatia; o primeiro discernimento; a escala das prioridades evolutivas; o autodiscernimento como primoprioridade (pripri); a racionalidade completa; o planejamento proexológico enquanto salvaguarda à espiral ascendente lucidez-discernimento; o compléxis enquanto resultado do autodiscernimento máximo.
         Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a autotaquirritmia como sendo a hiperacuidade instantânea; o parapsiquismo impressivo; a clarividência; o conteúdo do fenômeno parapsíquico; os parafatos apreendidos e não compreendidos; a lucidez quanto à seriexialidade; o fomento do discernimento multidimensional; os megacons recuperados qualificando o autodiscernimento interassistencial; a lucidez intermissiva ampliando o discernimento multidimensional; a visita à comunex avançada devassando a lucidez e o discernimento; a lucidez amplificada no acesso à Central Extrafísica de Energia (CEE); o discernimento quintessenciado no acesso à Central Extrafísica da Verdade (CEV); a depuração da autocosmoética pari passu ao transcorrer da espiral ascendente lucidez-discernimento.


                                         III. Detalhismo

         Sinergismologia: o sinergismo bagagem autocognitiva–automemória afinada–autodiscernimento cosmoético.
         Principiologia: o princípio da hiperacuidade de manter os plantochacras sobre a rocha e o coronochacra no Cosmos; o princípio evolutivo do primado da razão sobre a emoção; o princípio da evolução interassistencial.
         Codigologia: o autodiscernimento teático enquanto código pessoal da Cosmoética (CPC).
         Teoriologia: a teoria da complexidade da consciência; a teoria da recuperação das unidades de lucidez (cons); a teoria da vida evolutiva a partir do discernimento conscienciológico; a teoria da evolutividade continuada; a teoria da inteligência evolutiva (IE); a teoria do mentalsoma como sendo o paracorpo do autodiscernimento; a teoria da indestrutibilidade das aquisições cognitivas.
         Tecnologia: a técnica da qualificação da síntese para aumentar o autodiscernimento; a técnica de viver evolutivamente em qualquer dimensão existencial.
         Voluntariologia: a espiral ascendente lucidez-discernimento impulsionada pela dedicação autoconsciente no voluntariado conscienciológico.
         Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autoparageneticologia; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Autoprojeciologia; o laboratório conscienciológico da Autopesquisologia; o laboratório conscienciológico da Autorreeducaciologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Evoluciologia.
          Efeitologia: o efeito patológico do embotamento da lucidez; o efeito halo da lucidez pessoal sobre o grupo evolutivo; o efeito do arco voltaico na lucidez da consciex assistida; os efeitos benéficos do EV na lucidez cotidiana; os efeitos da lucidez quanto à Afisiologia das manifestações extrafísicas; os efeitos do grau de lucidez e do nível de profundidade das paracognições na fidedignidade da autocompreensão das paravivências; os efeitos da relação de discernimento no fortalecimento das capacidades individuais e grupais.
          Neossinapsologia: a criação de neossinapses evolutivas e paraneossinapses intermissivas na sustentação da espiral ascendente lucidez-discernimento.
          Ciclologia: o ciclo ascendente da espiral evolutiva; o ciclo autorganização–ortopensenidade–lucidez paracerebral.
          Enumerologia: o ato de enxergar para escolher; o ato de ver para conhecer; o ato de reparar para distinguir; o ato de testemunhar para comparar; o ato de constatar para decidir; o ato de perceber para sopesar; o ato de observar para priorizar.
          Binomiologia: o binômio razão-discernimento; o binômio movimento centrípeto–movimento centrífugo; o binômio discernir antes–auxiliar depois; o binômio lucidez–autojuízo crítico; o binômio progressivo autolucidez-autodiscernimento; o binômio depuração intraconsciencial (recin)–depuração extraconsciencial (recéxis); o binômio abordagem intrafísica–abordagem extrafísica.
          Interaciologia: a lucidez embasando a interação megatrafor-materpenene.
          Crescendologia: o crescendo discernimento-clareza; o crescendo visão binocular cerebral–cosmovisão paracerebral; o crescendo lucidez descontínua–lucidez contínua–hiperlucidez progressiva; o crescendo coerência convencional–coerência multidimensional; o crescendo minimundividência-megamundividência-paramundividência; o crescendo de hiperacuidade vida quadriveicular restringida–vida biveicular autoconsciente–vida univeicular omnilúcida; o crescendo egodiscernimento-holodiscernimento.
          Trinomiologia: a memória enquanto base do bom funcionamento do trinômio lucidez-razão-autodiscernimento; o trinômio percepção-razão-compreensão; o trinômio racionalidade-logicidade-discernimento.
          Polinomiologia: o polinômio percepção-cognição-intelecção-experiência; o polinômio lucidez-racionalidade-logicidade-discernimento; o polinômio evolutividade-prioridade-cosmoeticidade-interassistencialidade.
          Antagonismologia: o antagonismo dispersão / concentração; o antagonismo opacidade / transparência; o antagonismo boa intenção / autodiscernimento avançado; o antagonismo varejismo / atacadismo; o antagonismo excesso de possibilidades / escassez de discernimento; o antagonismo emoção / razão; o antagonismo sectarismo / universalismo.
          Paradoxologia: o paradoxo da pessoa hiperlúcida sem discernimento evolutivo; o paradoxo de a incoerência aparente (Intrafisicologia) poder ser coerência evolutiva (Extrafisicologia); o paradoxo do transtorno emocional causado pela recuperação da lucidez.
          Politicologia: a democracia; a lucidocracia; a discernimentocracia; a proexocracia; a cosmoeticocracia; a assistenciocracia; a cosmocracia.
          Legislogia: a lei de causa e efeito; a lei da ação e reação.
          Filiologia: a lucidofilia; a discernimentofilia; a neofilia; a conscienciofilia; a autopesquisofilia; a recinofilia; a parapsicofilia.
          Fobiologia: a bibliofobia; a autocriticofobia; a raciocinofobia; a recinofobia; a disciplinofobia; a ideofobia; a neofobia.
          Mitologia: o mito da aceleração espiral com base no esforço sem autodiscernimento.
          Holotecologia: a mentalsomatoteca; a evolucioteca; a teaticoteca; a prioroteca; a criticoteca; a experimentoteca; a cognoteca.
          Interdisciplinologia: a Holomaturologia; a Autolucidologia; a Autodiscernimentologia; a Autocogniciologia; a Intencionologia; a Priorologia; a Voliciologia; a Multidimensiologia; a Parapercepciologia; a Mentalsomatologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida autodiscernidora; a isca humana lúcida; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; o ser desperto.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens lucidus; o Homo sapiens discernens; o Homo sapiens evolutiens; o Homo sapiens cognitor; o Homo sapiens cognopensenicus; o Homo sapiens experiens; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens mentalsomaticus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: espiral ascendente restrita lucidez-discernimento = aquela relativa às experiências maturológicas intrafísicas da consciência (no estado de conscin); espiral ascendente amplificada lucidez-discernimento = aquela relativa às experiências holomaturológicas ao longo da seriéxis da consciência (nos estados de conscin, conscin projetada e consciex).
          Culturologia: a cultura da lucidez consciencial; a cultura do discernimento evolutivo.
          Dificultadores. Sob a ótica da Nosologia, eis, na ordem alfabética, 16 exemplos de ocorrências, intra ou extraconscienciais, inibidoras da consequencialidade ascendente lucidez-discernimento, pela atuação perturbadora intrusiva da emoção na capacidade de raciocinar e refletir:
          01. Acriticismo.
          02. Ansiedade.
          03. Apedeutismo.
          04. Assédios.
          05. Autocorrupção.
          06. Conflito (auto e hetero).
          07. Desatenção.
          08. Desconcentração.
          09. Desemprego.
          10. Doença.
          11. Ectopia afetiva.
          12. Hipomnésia.
          13. Inconsciência.
          14. Perdas afetivas.
            15. Repressão.
            16. Subcerebralidade.
            Facilitadores. Atinente à Evoluciologia, a autorreflexão, a autocriticidade, a autodesassedialidade, a racionalidade e a autossutentação energética favorecem a ancoragem da espiral ascendente lucidez-discernimento.


                                                   VI. Acabativa

            Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a espiral ascendente lucidez-discernimento, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
            01. Abordagem de ampliação da lucidez: Interassistenciologia; Homeostático.
            02. Alexitimia: Comunicologia; Nosográfico.
            03. Autodiscernimento: Holomaturologia; Homeostático.
            04. Autodiscernimento dinâmico: Autodiscernimentologia; Homeostático.
            05. Autopensenização polifásica: Pensenologia; Neutro.
            06. Bilhete da lucidez: Autolucidologia; Homeostático.
            07. Endoconsistência: Intraconscienciologia; Neutro.
            08. Evolução da autolucidez: Autolucidologia; Homeostático.
            09. Evoluciologia: Pensenologia; Homeostático.
            10. Gradiente de lucidez: Autolucidologia; Neutro.
            11. Inteligência: Conscienciometrologia; Neutro.
            12. Inteligência técnica: Tecnologia; Neutro.
            13. Nível de lucidez: Autolucidologia; Homeostático.
            14. Oscilação da autolucidez intrafísica: Autolucidologia; Nosográfico.
            15. Vida programada: Intrafisicologia; Homeostático.
  COM A ESPIRAL ASCENDENTE LUCIDEZ-DISCERNIMENTO
  O INTERMISSIVISTA VAI DEPURANDO O PARACÉREBRO,
    CONDIÇÃO NECESSÁRIA AO CONTINUÍSMO EVOLUTIVO
 POR MEIO DO AUTORREVEZAMENTO MULTIEXISTENCIAL.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, percebe ser necessário, porém não suficiente, ampliar a lucidez? Quais ações práticas realiza para usufruir do nível de lucidez já conquistado e alcançar patamares de discernimento mais avançados?
            Bibliografia Específica:
            1. Martins, Eduardo; Higiene Consciencial: Reconquistando a Homeostase no Microuniverso Consciencial; pref. Rui Bueno; revisores Equipe de Revisores Editares; 392 p.; 22,5 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2016; páginas 201 a 203.
            2. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores: Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1. 811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 517, 994, 1.209 e 1.419.
                                                                                                                   R. N.