Maternação

A maternação é o conjunto de atos, comportamentos, funções, cuidados ou responsabilidades relativos ou característicos da figura materna e do papel familiar, social ou cultural da mãe.

Você, leitor ou leitora, já refletiu sobre as próprias retromães? Desejaria assistir a alguma retromãe ainda carente?

      MATERNAÇÃO
                                     (EVOLUCIOLOGIA)


                                         I. Conformática

         Definologia. A maternação é o conjunto de atos, comportamentos, funções, cuidados ou responsabilidades relativos ou característicos da figura materna e do papel familiar, social ou cultural da mãe.
         Tematologia. Tema central neutro.
         Etimologia. O termo maternação vem da raiz do idioma Indoeuropeu, matr, “mãe”, representada em todas as Línguas Indoeuropeias. Surgiu, no idioma Português, em 1959.
         Sinonimologia: 1. Retromaternação. 2. Neomaternação. 3. Maternagem. 4. Maternalismo. 5. Maternidade.
         Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 22 cognatos derivados do vocábulo maternação: antimaternidade; jusmaternalismo; materna; maternagem; maternal; maternalidade; maternalismo; maternalista; maternalística; maternalístico; maternalmente; maternidade; materno; Maternologia; matértera; matriarca; matriarcado; matriarcal; neomaternação; pós-maternidade; pré-maternidade; retromaternação.
         Neologia. As 3 expressões compostas maternação forçada, maternação voluntária e maternação evitada são neologismos técnicos da Evoluciologia.
         Antonimologia: 1. Paternação. 2. Paternagem. 3. Paternidade.
         Estrangeirismologia: o National Organization for Non-Parents (N.O.N.); o movimento da childfree.
         Atributologia: predomínio dos sentidos somáticos, notadamente do autodiscernimento quanto à Fisiologia da maternidade.


                                           II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da evolução consciencial; os maternopensenes; a maternopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade.
         Fatologia: a maternação; a maternação inicial, vital, como condição evolutiva, primária, animal, em particular dos mamíferos ou do ser humano; o neossoma gerado à extensão do próprio corpo humano; a atuação maternante; os cuidados maternos; a dedicação visceral; a renúncia à Estética; a regressão intraconsciencial; a ética do cuidado e do sacrifício; a aprendizagem rudimentar quanto à assistencialidade; a gratidão filial permanente; a assistência vital recebida; a promoção da neoportunidade intrafísica; a condição das retromães com o passar do tempo; a figura da retromãe no universo da gratidão da conscin lúcida; a figura da retromãe na Elencologia do universo da evolutividade das conscins em geral; a figura da retromãe no universo da interassistencialidade consciencial; o ressarcimento das retromaternagens; o ressarcimento dos favores das retromães do ser desperto; o ressarcimento dos favores das retromães como prioridade do evoluciólogo; o ressarcimento dos favores das retromães do Serenão; a antimaternidade sadia como patamar evolutivo atual; a duplista atual na condição anterior de retromãe do duplista; o fim da fase evolutiva da maternação.
         Parafatologia: a parescolha da própria mãe; a força dos retrovínculos; a influência maternal considerada no planejamento proexológico intermissivo; o preparo para o choque consciencial ressomático do porvir; a paraconfiança de entregar-se consciencialmente restringido aos cuidados da futura gestora; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; o parafenômeno da autorretrocognição.


                                          III. Detalhismo

         Sinergismologia: o sinergismo psicossomático mãe-filho; o sinergismo laço biológico–laço multiexistencial; o sinergismo afetividade-racionalidade.
         Principiologia: o princípio básico da megafraternidade; o princípio de gerar-se somas, não consciências.
         Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC).
         Teoriologia: a teoria da seriéxis; a teoria da interprisão grupocármica.
         Tecnologia: as técnicas da ressoma consideradas evolutivamente.
         Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico das retrocognições.
         Colegiologia: o Colégio Invisível da Interassistenciologia.
         Efeitologia: os efeitos da disponibilidade afetiva materna na saúde emocional do neonato; os efeitos da relação mãe-filho na socialização fundamental do ressomante; os efeitos do exemplarismo materno (musa familiar) na reeducação inicial da conscin; os efeitos da maternação eficaz na recuperação precoce dos cons magnos; o efeito da sublucidez temporária da condição da maternidade.
         Neossinapsologia: a agente propiciadora da formação das primeiras neossinapses no neocérebro.
         Ciclologia: o ciclo biológico da gestação humana; o ciclo multiexistencial pessoal (CMP); o ciclo psicossomático ressoma-dessoma; o ciclo interassistencial maternante-maternado.
         Binomiologia: o binômio (dupla) mãe-filho; o binômio útero-feto; o binômio ginossoma-neossoma; o binômio subcérebro abdominal–maternação.
         Interaciologia: a interação Paragenética-Genética; a interação maternação-gratidão.
         Crescendologia: o crescendo da criatividade gestação humana–gestação consciencial (gescon); o crescendo energossomático evolutivo sexochacra-coronochacra; o crescendo universal do desenvolvimento humano dependência-interdependência; o crescendo universal do desenvolvimento consciencial subcerebralidade-mentalsomaticidade; o crescendo dupla evolutiva–antimaternidade sadia; o crescendo evolutivo gessom-gescon.
         Trinomiologia: o trinômio mãe-maternidade-ressomática; o trinômio humanidade-universalismo-mentalsomaticidade; o trinômio acolhimento–orientação–encaminhamento da maternagem lúcida.
         Polinomiologia: o polinômio soma-energossoma-psicossoma-mentalsoma; o polinômio da boa maternagem proteção física–defesa energética–suporte emocional–estímulo intelectual.
         Antagonismologia: o antagonismo cuidado / abandono; o antagonismo gessom / gescon; o antagonismo prole somática / prole mentalsomática.
         Paradoxologia: o paradoxo da verdadeira mãe de esclarecer sem superproteger; o paradoxo da maturidade evolutiva da criança superar a dos pais.
         Politicologia: a democracia.
         Legislogia: as leis da Biologia Humana; a lei cosmoética da distribuição dos recebimentos ou aportes evolutivos; a lei do maior esforço evolutivo.
         Filiologia: a adoração infantilizada na mariofilia; a evoluciofilia.
         Sindromologia: a acomodação filial aos excessos maternos na síndrome do canguru.
         Mitologia: o instinto maternal na condição de mito para a moderna conscin-mulher.
         Holotecologia: a biologicoteca; a somatoteca; a convivioteca; a gregarioteca; a evolucioteca; a cosmoeticoteca; a ressomatoteca.
         Interdisciplinologia: a Evoluciologia; a Maternologia; a Ressomatologia; a Seriexologia; a Intrafisicologia; a Conviviologia; a Ginossomatologia; a Evoluciologia; a Ginecologia; a Neonatologia; a Grupocarmologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a boa mãe; a primeira amparadora intrafísica; a mãe do ser desperto; a mãe do evoluciólogo; a mãe do Serenão.
          Hominologia: o Homo sapiens biophilicus; o Homo sapiens antimaternus; o Homo sapiens possessivus; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens subcerebralis; o Homo sapiens immaturus; o Homo sapiens simplex; o Homo sapiens despertus; o Homo sapiens evolutiologus; o Homo sapiens serenissimus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: maternação forçada = a condição da mulher maternal a partir de estupro; maternação voluntária = a condição da mulher maternal comum; maternação evitada = a condição da mulher partidária da antimaternidade sadia.
          Culturologia: a cultura da função materna; a cultura da Evoluciologia.


                                            VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a maternação, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Aconchego: Psicossomatologia; Neutro.
          02. Adulto-criança: Consciencioterapia; Nosográfico.
          03. Afetividade: Psicossomatologia; Neutro.
          04. Animal humano: Intrafisicologia; Nosográfico.
          05. Antimaternidade sadia: Invexologia; Homeostático.
          06. Barriga-de-aluguel: Cosmoeticologia; Nosográfico.
          07. Biofilia monopolizadora: Intrafisicologia; Nosográfico.
          08. Carga da convivialidade: Conviviologia; Neutro.
          09. Interassistencialidade: Assistenciologia; Homeostático.
          10.  Maternidade lacrimogênica: Maternologia; Neutro.
          11.  Mesméxis: Intrafisicologia; Nosográfico.
          12.  Pré-mãe: Interassistenciologia; Homeostático.
          13.  Princípio do exemplarismo pessoal: Cosmoeticologia; Homeostático.
          14.  Reversão existencial: Recexologia; Homeostático.
          15.  Sementeira intrafísica: Autoproexologia; Homeostático.
     A CONDIÇÃO DA MATERNAÇÃO ALCANÇA ELEVADO
      PATAMAR DE SUTILEZA E SOFISTICAÇÃO, QUANTO
          À MATURIDADE INTERASSISTENCIAL, A PARTIR
       DA AUTOCONSCIENCIALIDADE DO SER DESPERTO.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, já refletiu sobre as próprias retromães? Desejaria assistir a alguma retromãe ainda carente?