Máscara Social

A máscara social é o disfarce, o encobrimento e a dissimulação predominantemente anticosmoética, utilizada pela conscin, homem ou mulher, quando objetiva ser incluída, inserida, aceita, aprovada ou mantida na Socin, mesmo subjugada, escravizada e dominada pelos modismos, normas, regras e padrões vigentes.

Você, leitor ou leitora, ainda obtém ganhos secundários com o uso de máscara social? Já elaborou o próprio código pessoal de Cosmoética?

      MÁSCARA SOCIAL
                                      (PARAPATOLOGIA)


                                           I. Conformática

          Definologia. A máscara social é o disfarce, o encobrimento e a dissimulação predominantemente anticosmoética, utilizada pela conscin, homem ou mulher, quando objetiva ser incluída, inserida, aceita, aprovada ou mantida na Socin, mesmo subjugada, escravizada e dominada pelos modismos, normas, regras e padrões vigentes.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O termo máscara deriva do idioma Italiano, maschera, “máscara; pessoa com máscara, disfarçada”. Surgiu no Século XV. O vocábulo social procede do idioma Latim, socialis, “relativo aos aliados; de aliado; feito para sociedade; social; sociável; nupcial; conjugal”. Apareceu no Século XVI.
          Sinonimologia: 1. Camuflagem social. 2. Disfarce social; dissimulação social. 3. Inautenticidade social. 4. Vida de aparências. 5. Acobertamento social. 6. Fachada social. 7. Bifrontismo.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 13 cognatos derivados do vocábulo máscara: desmascaração; desmascarada; desmascarado; desmascaramento; desmascarar; mascarada; mascarado; mascaragem; mascaramento; mascarante; mascarar; mascarrilha; meia-máscara.
          Neologia. As duas expressões compostas máscara social efêmera e máscara social duradoura são neologismos técnicos da Parapatologia.
          Antonimologia: 1. Franqueza social; sinceridade social. 2. Transparência social. 3. Autenticidade social. 4. Despojamento social. 5. Veracidade social. 6. Monofrontismo.
          Estrangeirismologia: o Autodiscernimentarium; o upgrade evolutivo; a construção do strong profile evolutivo; a transparência embasando o modus vivendi; o Recexarium; os gaps evolutivos.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Autocoerenciologia Teática.
          Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Identifiquemos nossas máscaras. Inexiste máscara permanente.
          Proverbiologia. Eis 9 provérbios relacionados com o tema: – Se algo não é bom, não adianta fazer maquilagem. Não há pior inimigo que o falso amigo. As aparências enganam. Antes só que mal acompanhado. Com papas e bolos se enganam os tolos. Diz-me com quem andas e te direi quem és. Nem tudo que reluz é ouro. Por fora bela viola, por dentro pão bolorento. Quem vê cara, não vê coração.


                                             II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da falsidade social; os falaciopensenes; a falaciopensenidade; os baratropensenes; a baratropensenidade; os malignopensenes; a malignopensenidade; os morbopensenes; a morbopensenidade; os patopensenes; a patopensenidade; os sociopensenes; a sociopensenidade cosmoética orientando a convivialidade.
          Fatologia: a máscara social; os desconfortos intraconscienciais abafados pelas máscaras autoincorporadas; as imaturidades da consciência quanto às prioridades evolutivas; a força presencial autêntica; a adequação às expectativas do grupo social; a autorrejeição; a máscara da sedução; a busca pelo poder utilizando os artifícios da máscara social; o encobrimento dos verdadeiros sentimentos pela conscin; a postura autovitimizadora como forma de manipulação; o padrão de beleza contemporâneo; o uso do poder financeiro e dos títulos acadêmicos na intimidação de outras conscins; a mulher quase desnuda em busca de fama e notoriedade; a balada animada com bebedeiras, drogas e sexo irresponsável; a criança com aparência de adulto; a conversa fiada; a intriga e a fofoca; a coluna social; a tacon objetivando autopromoção; o empresário homenageado lavando dinheiro; a autoridade renomada desviando verbas públicas; a máscara pública do politiqueiro; o padre e o pastor encobrindo autodeslizes sob o discurso moralista; os modismos do momento; o poder excessivo da mídia na criação, adoção e fixação das máscaras sociais; a incorporação de valores morais alheios enquanto próprios; o desamor encoberto por sorrisos e gestos gentis; a falsidade na relação a 2, mascarando os fatos; a evitação do autenfrentamento, produzindo interprisões grupocármicas; a camuflagem implícita nas banalidades do cotidiano; a autoimagem ilusória gerada pelas vaidades pessoais; a disputa pelo afeto familiar mascarando as reais posturas intraconscienciais; a insegurança pela incerteza da aceitação alheia; os ganhos secundários gerados pelas autocorrupções; a autocobrança imperdoadora da imagem pública idealizada; a euforia deslocada; a autavaliação distorcida, desconsiderando referência externa; a felicidade inautêntica; a distorção dos valores pessoais; as carências afetivas proporcionadas pelas falsas necessidades; a ignorância quanto às heterocríticas; a manutenção do eu secreto através das autocorrupções; a superficialidade da vida intrafísica; os surtos de imaturidade; o desperdício crônico do tempo evolutivo; a autenticidade do professor favorecendo a tares.
          Parafatologia: a falta da autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a imaturidade consciencial e fissuras permitindo o acumpliciamento com assediadores; a Era da Alienação gerando legiões de parapsicóticos pós-dessomáticos; a parapercepção da perda dos valores evolutivos causando a melex; a ignorância multidimensional favorecendo as intrusões pensênicas; os contágios energéticos bloqueadores; a prevalência das energias do umbilicochacra; a falta de inteligência evolutiva (IE); a convocação e manutenção de más companhias extrafísicas; a autovigilância energética ininterrupta; os desassédios interconscienciais proporcionados pela transparência nas atitudes; os insights promovidos pelos amparadores de função; a utilização dos paraolhos na eliminação dos próprios pontos cegos.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo inautenticidade-incoerência; o sinergismo autocorrupção-autenganação; o sinergismo erro–engano–omissão deficitária; o sinergismo autenfrentamento–conquista evolutiva; o sinergismo autoconfiança–aceitação das heterocríticas; o sinergismo autopesquisa-autoconhecimento; o sinergismo autoridade cosmoética–força presencial; o sinergismo reflexão-mudança; o sinergismo recin-recéxis.
          Principiologia: o princípio do autocomodismo; o princípio da descrença; o princípio do imediatismo; o princípio cosmoético do não acumpliciamento com o erro identificado; o princípio de cada qual responder evolutivamente pelos próprios atos; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio da convivialidade sadia.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC); o código do exemplarismo pessoal (CEP); o código pessoal vigente (CPV).
          Teoriologia: a teoria da atração dos afins; a teoria da assedialidade interconsciencial; a teoria da recuperação de cons; a teoria da pensenidade autoconsciente; a teoria da serialidade das vidas sucessivas; a teoria da mudança da personalidade; a teoria dos gargalos evolutivos; a teoria do descarte do imprestável; a teoria da evolução através do autesforço; a teoria dos papéis sociais.
          Tecnologia: as técnicas espúrias da manipulação da massa humana impensante; a técnica dos 10 valores pessoais; a técnica da autexposição; a técnica da Janela de Johari; a técnica da listagem dos trafares, trafores e trafais; a técnica da autestima sadia; as técnicas conscienciométricas dissecando o autotemperamento; a técnica de aprender com os erros.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico do estado vibracional; o laboratório conscienciológico de Pensenologia; o laboratório conscienciológico Acoplamentarium; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da sinalética energética e parapsíquica; o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Consciencioterapia; o Colégio Invisível da Psicossomatologia; o Colégio Invisível da Sociologia; o Colégio Invisível da Grupocarmologia; o Colégio Invisível da Seriexologia; o Colégio Invisível da Recexologia; o Colégio Invisível da Criticologia.
          Efeitologia: o efeito halo da socialite; o efeito do autengano; o efeito da rigidez pensênica; o efeito do desperdício das autopotencialidades; o efeito patológico dos erros reafirmados; o efeito manada; os efeitos nosográficos da autoindulgência; o efeito da autossaturação fazendo a conscin sair da zona de conforto.
          Neossinapsologia: as autocorrupções sendo empecilho na aquisição de neossinapses; a mimetização provocada pela mídia dificultando a formação de neossinapses; as neossinapses adquiridas através das neoconquistas evolutivas; as neossinapses provenientes das tertúlias conscienciológicas; as neossinapses desconstrutoras de convicções autointoxicantes.
          Ciclologia: o ciclo autocorrupção-autofuga; o ciclo patológico dos vícios comportamentais; o ciclo patológico autanálise tendenciosa–autengano–autocegueira–autassédio; o ciclo autorreflexões-aprendizado; o ciclo etário humano promovendo as mudanças no ego da conscin; o ciclo periódico rever-avaliar-modificar posturas pessoais; o ciclo reconhecer-reciclar-recomeçar.
          Binomiologia: o binômio franqueza-confiabilidade; o binômio máscara social–Autenganologia; o binômio recuperação de cons–autenticidade; o binômio trafor-trafar; o binômio autenfrentamento-autestima; o binômio desapego-libertação; o binômio aparência-conteúdo.
          Interaciologia: a interação autocorrupção–omissão deficitária; a interação ortopensenidade intrafísica–amparo extrafísico; a interação autanálise-heteranálise; a interação autoverbação-autodesassedialidade; a interação autoconfiança–desenvoltura social.
          Crescendologia: o crescendo patológico descaramento-mascaramento; o crescendo criança manipuladora–adulto manipulador; o crescendo busca por aceitação–autexposição vexaminosa; o crescendo patologia pessoal–Sociopatologia; o crescendo das autossuperações.
          Trinomiologia: o trinômio insinceridade-falsidade-imaturidade; o trinômio ingenuidade–inexperiência–imaturidade; o trinômio recorrência-recrudescimento-cronicificação; o trinômio franqueza-confiabilidade-segurança; o trinômio autestima-segurança-renovação; o trinômio incorrupção-autenticidade-transparência.
          Polinomiologia: o polinômio autodiscernimento dinâmico–autorganização eficaz–autodeterminação inabalável–autoconfiança maior; o polinômio autolucidez-lógica-coerência-solução; o polinômio vivenciar-examinar-compreender-solucionar; o polinômio observar-investigar-inquirir-analisar; o polinômio megafoco-criticidade-racionalidade-reflexividade.
          Antagonismologia: o antagonismo incorporar a imagem alheia / aceitar-se tal qual é; o antagonismo necessidades próprias / necessidades alheias.
          Paradoxologia: o paradoxo ganhos intrafísicos imediatos–perdas evolutivas duradouras; o paradoxo das armadilhas antievolutivas criadas para si mesmo; o paradoxo da superproteção da criança gerando adulto inseguro; o paradoxo do exemplarismo da conscin interassistencial discreta.
          Politicologia: a política de ser o boa praça; a política de ficar em cima do muro; a política de ser igual para não ser notado; as maracutaias políticas; a falaciocracia; a manipulocracia; a egocracia; a discernimentocracia; a lucidocracia.
          Legislogia: a lei do menor esforço evolutivo dos mascarados sociais; a lei de causa e efeito; a lei do vale-tudo; as leis sociais básicas da convivialidade; a lei da autopreservação social; a lei da responsabilidade evolutiva.
          Filiologia: a neofilia; a acriticofilia; a autopesquisofilia; a heterocriticofilia; a reciclofilia; a priorofilia; a criteriofilia.
          Fobiologia: a neofobia; a reciclofobia; a heterocriticofobia; a autocriticofobia; a autopesquisofobia; a conviviofobia; a fobia à autexposição.
          Sindromologia: a síndrome da distorção da realidade; a síndrome de bovarismo; a síndrome da despriorização; a síndrome da idolatria; a síndrome da abstinência da Baratrosfera (SAB).
          Maniologia: a idolomania; a megalomania; a egomania; a fracassomania.
          Holotecologia: a criticoteca; a mentalsomatoteca; a socioteca; a cosmoeticoteca; a convivioteca; a politicoteca; a psicopatoteca; a egoteca; a recexoteca; a conflitoteca; a pensenoteca; a argumentoteca; a volicioloteca.
          Interdisciplinologia: a Parapatologia; a Subcerebrologia; a Conscienciometrologia; a Autopesquisologia; a Voliciologia; a Cosmoeticologia; a Enganologia; a Intencionologia; a Sociopatologia; a Holomaturologia; a Intrafisicologia; a Temperamentologia; a Recinologia; a Autodiscernimentologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a isca humana inconsciente; a consciênçula; a consciência imatura; a personalidade fraca; a conscin medíocre; a conscin vulgar; a conscin covarde; a conscin influenciável; a conscin sugestionável; a conscin falaciosa; a conscin autassediada; a conscin heterassediada; a persona bufônica; a conscin bifronte; a conscin monoideica; a conscin malévola; a conscin imprevidente; a conscin dependente; a conscin sem megafoco; a conscin regressiva; a conscin colarinho-branco.
          Masculinologia: o pré-serenão vulgar; o mentiroso; o inseguro; o dissimulado; o egocêntrico; o omisso; o playboy; o vigarista; o político populista; o ingênuo; o bonzinho; o submisso; o passivo; o idólatra; o amigo da onça; o duas caras; o socioso; o tolo; o bajulador; o ator; o manipulador; o pedófilo; o golpista; o fingido; o colunista social; o líder social.
          Femininologia: a pré-serenona vulgar; a mentirosa; a insegura; a dissimulada; a egocêntrica; a omissa; a patricinha; a vigarista; a política populista; a ingênua; a boazinha; a submissa; a passiva; a idólatra; a amiga da onça; a duas caras; a socialite; a tola; a bajuladora; a atriz; a manipuladora; a prostituta; a golpista; a fingida; a colunista social; a líder social.
          Hominologia: o Homo sapiens inauthenticus; o Homo sapiens anticosmoethicus; o Homo sapiens corruptibilis; o Homo sapiens idolatricus; o Homo sapiens immaturus; o Homo sapiens subcerebralis; o Homo sapiens dependens; o Homo sapiens insecurus; o Homo sapiens bifrons.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: máscara social efêmera = os 15 minutos de fama da mulher jovem, sexy e desnuda em reality show televisivo; máscara social duradoura = as décadas de falcatruas e bifrontismo do político profissional.
          Culturologia: a cultura das aparências; a cultura das banalidades; a cultura da sedução; a cultura exibicionista moderna.
          Taxologia. Sob a ótica da Conscienciometrologia eis, em ordem alfabética, a título de exemplo, 10 características encontradas nas consciências inautênticas:
          01. Acomodação: os ganhos secundários; as automimeses dispensáveis.
          02. Ansiedade: a intranquilidade; o temor do desmascaramento.
          03. Autapego: os trafares de estimação; os traços pessoais arraigados.
          04. Autocorrupção: os autassédios; os heterassédios.
          05. Condicionamentos: as imposições sociais; a moral repressora.
          06. Dispersão: a ausência de megafoco; o buscador-borboleta.
          07. Impulsividade: a reatividade.
          08. Infantilização: a eterna criança carente; a irresponsabilidade infantil; a imaturidade.
          09. Irracionalidade: a instintividade; a subcerebralidade.
           10. Vitimização: o autengano; a autossabotagem; o pré-derrotismo.
           Terapeuticologia. De acordo com a Paraprofilaxia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 8 posturas práticas a serem adotadas pela conscin predisposta a evitar a máscara social:
           1. Autoconfiança: a segurança nas automanifestações.
           2. Autoincorrupção: o abrir mão dos ganhos secundários, evitando o imediatismo.
           3. Autoinvestigação: a autopesquisa, assumindo a própria realidade.
           4. Discernimento: o domínio do mentalsoma sobre o subcérebro abdominal.
           5. Disciplina: a manutenção do megafoco através da autorganização.
           6. Sobrepairamento: a tranquilidade e serenidade nos momentos de crise.
           7. Traforismo: os trafores aplicados na eliminação dos trafares.
           8. Verbação: a força do exemplo.


                                                      VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a máscara social, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Animal humano: Intrafisicologia; Nosográfico.
           02. Artimanha: Cosmoeticologia; Nosográfico.
           03. Ator de teatrão: Elencologia; Nosográfico.
           04. Atraso de vida: Etologia; Nosográfico.
           05. Autenticidade consciencial: Comunicologia; Neutro.
           06. Autoconstatação: Autexperimentologia; Homeostático.
           07. Autocorrupção: Parapatologia; Nosográfico.
           08. Coleira do ego: Egologia; Neutro.
           09. Falácia: Falaciologia; Nosográfico.
           10. Histrionologia: Comunicologia; Neutro.
           11. Inspiração baratrosférica: Parapatologia; Nosográfico.
           12. Palco existencial: Intrafisicologia; Neutro.
           13. Persona bufônica: Perfilologia; Neutro.
           14. Reciclagem do temperamento: Temperamentologia; Homeostático.
           15. Síndrome da mediocrização: Parapatologia; Nosográfico.
   A MÁSCARA SOCIAL DA CONSCIN IMATURA, ESCRAVA
 DAS APARÊNCIAS E DA APROVAÇÃO SOCIAL, ALIMENTA
 AS INTERPRISÕES GRUPOCÁRMICAS, AS ATITUDES ANTICOSMOÉTICAS E GERA O INCOMPLETISMO EXISTENCIAL.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, ainda obtém ganhos secundários com o uso de máscara social? Já elaborou o próprio código pessoal de Cosmoética?
           Bibliografia Específica:
           1. Daou, Dulce; Autoconsciência e Multidimencionalidade; pref. Tania Guimarães; revisores Ana Flávia Magalhães Pinto; et al.; 296 p.; 3 seções; 14 E-mails; 106 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 18 webgrafias; 8 websites; glos. 171 termos; 174 refs.; alf.; ono.; 21 x 14 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2005; página 168.
           2. Lacerda, Adriana Rocha de; Autenticidade Cosmoética; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Foz do Iguaçu, PR; Julho-Setembro, 2003; páginas 126 a 132.
           3. Martins, Ítalo; Auto-engano; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Foz do Iguaçu, PR; Abril-Junho, 2001; páginas 54 a 68.
             4. Musskopf, Tony; Autenticidade; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Foz do Iguaçu, PR; Janeiro-Março, 2001; páginas 3 a 21.
             5. Vieira, Waldo; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 megapensenes trivocabulares; 29 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Cognópolis; Foz do Iguaçu, PR; 2009; página 238.
             6. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 sub-seções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994 ; página 289.
                                                                                                                      F. C. S.