Inventário das Expressões Religiosas

O inventário das expressões religiosas é o levantamento realista das palavras, termos, vocábulos, ditos populares e locuções usados pelas consciências, de cunho místico, melífluo, acrítico e envilecido.

Você, leitor ou leitora, já fez inventário próprio das expressões religiosas utilizadas no cotidiano? Qual proveito evolutivo obteve?

      INVENTÁRIO           DAS      EXPRESSÕES RELIGIOSAS
                                   (ANTIRRELIGIOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. O inventário das expressões religiosas é o levantamento realista das palavras, termos, vocábulos, ditos populares e locuções usados pelas consciências, de cunho místico, melífluo, acrítico e envilecido.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O vocábulo inventário vem do idioma Latim Imperial, inventarium, “inventário”, radical de inventum, supino de invenire, “achar”. Surgiu no Século XIV. O termo expressão deriva do idioma Latim, expressio, de exprimere, “apertar com força; espremer; tirar espremendo; reproduzir; representar; retratar; exprimir; dizer; expor; enunciar claramente; declarar formalmente”. Apareceu no Século XIV. A palavra religiosa procede também do idioma Latim, religiosus, “piedoso; pio; religioso; sagrado; consagrado pela religião”. Surgiu no Século XIII.
          Sinonimologia: 1. Levantamento dos termos religiosos. 2. Listagem das expressões religiosas.
          Eufemismologia. Eis 3 eufemismos aplicados à palavra diabo: arrenegado; chefe dos anjos rebeldes e príncipe do ar.
          Neologia. As duas expressões compostas inventário pessoal das expressões religiosas e inventário grupal das expressões religiosas são neologismos técnicos da Antirreligiologia.
          Antonimologia: 1. Inventário das expressões científicas. 2. Levantamento dos neologismos da Conscienciologia.
          Estrangeirismologia: o marketing religioso; a expressão popular oh my god; as sky people; os archives autopesquisísticos; os brainstormings para coletar expressões de uso corrente; o vocabulário démodé; a recycling of old dogmatic ideas religiosas; o fim da inculcação da mea culpa religiosa; a brainwashing religiosa; o rapport com o amparador de função especialista em antidogmática; o scanning paracerebral corrigindo expressões dogmáticas multiexistenciais; o link energético com a consciex dogmática pelo uso de expressões religiosas; o oculis magis habenda fides quam auribus (os olhos têm mais fé quanto os ouvidos; deve-se confiar mais nos olhos do que nos ouvidos).
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à autolucidez comunicativa.
          Megapensenologia. Eis 8 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – As religiões fossilizaram. Criemos sociedades irreligiosas. Dispensemos as religiões. Existem demagogias religiosas. Existem maus religiosos. Religião: ectopia adulta. Existem múltiplas religiões. Toda religião manipula.
          Coloquiologia: a confiança cega; a boca torta multimilenar religiosa; o ato de cortar fora idiotismos religiosos; o ato de a pessoa sair da religião, mas a religião não sair da pessoa; o empenho na repaginação da autexpressão.
          Citaciologia: – Na melhor das hipóteses, a fé religiosa torna as pessoas, mesmo as bem-intencionadas, incapazes de pensar racionalmente sobre muitas de suas preocupações mais profundas, e, na pior das hipóteses, é uma fonte contínua de violência entre os seres humanos (Sam Harris, 1967–). Todas as religiões dogmáticas formais são falaciosas e nunca devem ser aceitas, em definitivo, por pessoas com autoestima (Hipatia de Alexandria, 355–415). A religião termina no íntimo da consciência, o exato lugar onde, em determinado momento, o autoengano começou. A religião termina onde a autoconsciência cosmoética começa (Marcelo da Luz, 1968–).
          Ortopensatologia. Eis duas ortopensatas, citadas na ordem alfabética, pertinentes ao tema:
          1. “Muletas. As abordagens racionais da Ciência Conscienciologia, que busca refutações, constrói, com expressiva naturalidade, a proposta filosófica revolucionária do acrisolamento da consciência libertária que dispensa, para sempre, as muletas de toda conotação mística, e da religiosidade de qualquer natureza, para a conscin pesquisadora”.
          2. “Parêmias. Nas pesquisas dos livros e dicionários de parêmias, máximas e aforismos, a conscin lúcida deve estar atenta para passar por cima e descartar os tópicos com expressões e temas obsoletos (Deus, fé, Bíblia, coração), as pensatas muito longas e também os versos, a fim de aproveitar o próprio tempo, as energias e os autopensenes. Em resumo: na posição de conscin leitora, o mais inteligente é optar por evitar as pensatas longas, as poéticas, as religiosas fanáticas e as românticas infantis”.
          Filosofia. O carolismo; o proselitismo; o anticlericalismo; o antidogmatismo; o antirreligiosismo; o Universalismo.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal religioso; os resquícios da pensenidade religiosa; a autossuperação da pensenidade religiosa; a evitação do ato de trocar seis por meia dúzia e continuar com o holopensene religioso; a diferenciação pensênica; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; a autopensenidade descrenciofílica.
          Fatologia: o inventário das expressões religiosas; as gírias religiosas; o tolicionário de crendices; a autoinvestigação dogmática; a ideia dogmática de sacrifícios; a falta de escrúpulo nas frases de intimidação; as metáforas; as parábolas; os refrões hipnóticos; as expressões bélicas; as ameaças através dos ditos místicos; a ironia presente nos coloquialismos sacros; a complacência religiosa; a divinização; a genuflexão por temor a Deus; os pseudomilagres; a aura de santificação; a autoinvestigação dos traços religiosos; a muletaria consciencial; a ameaça do inferno como coerção psicológica; o absurdo do martírio místico; o mundo secular; a roupa mundana; o preconceito expresso nas heresias, mundanas e profanas; o pedido de misericórdia; o ato infantil de pedir a bênção aos pais; o pieguismo puritano; os sacramentos presentes nas religiões; as imagens de santos; o sinal da cruz diante de notícia ruim; a controvérsia teísta; a intolerância religiosa; o pente fino pesquisístico das expressões consoladoras; a sujeição a cangas; o convívio na tradição; os grupos místicos; as seitas; os tabus religiosos; os cenários de purificação e autoritarismo; a argumentação falaciosa; o sincretismo místico; a automimese existencial religiosa; a manipulação e castigos; o aprendizado de termos bíblicos na infância; a escuta atenta aos discursos de vitimização embutidos; a autossuperação da repressão religiosa; a desconstrução da influência mística recebida na infância; o mapeamento da intencionalidade a partir da expressão usada; a reprogramação dos próprios dicionários cerebrais; o desapego ao paradigma doutrinário ultrapassado; a ruptura com os resquícios de fé; a reciclagem da culpa religiosa; a eliminação dos bagulhos energéticos; a vontade de melhorar a Ficha Evolutiva Pessoal (FEP); o abertismo consciencial para superar a santificação das patologias.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático, antes e depois de entrar em lugares de adoração; a projeção vexaminosa da paraperegrinação religiosa; a psicosfera mística; a evocação patológica de comunidade extrafísica de consciexes materialistas; o acesso à holomemória com intuito de buscar a origem do aprendizado doutrinário; as retrovidas em ambiente doutrinário; o engano parapsíquico da conscin confundindo o assediador na condição de consciex amparadora; a autoconscientização multidimensional (AM); a assim e desassim das energias conscienciais (ECs), antes, durante e depois de acoplamentos com livros, pessoas e lugares com cunho supersticiosos; o conscienciês enquanto expressão comunicativa máxima; a conexão com a Central Extrafísica da Verdade (CEV).


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo sedução-convencimento; o sinergismo opção pela crença–regressão ao infantilismo; o sinergismo fanatismo religioso–intolerância sectária.
          Principiologia: o princípio da descrença (PD); o princípio do posicionamento pessoal (PPP) antiviolência religiosa; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP) na evitação do assistencialismo.
          Codigologia: os códigos religiosos dogmatizantes; o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC) retificando as expressões sectárias com cláusula de priorização do melhor para todos os envolvidos.
          Teoriologia: a teoria da interprisão grupocármica; a teoria da inteligência evolutiva (IE).
          Tecnologia: a técnica da irreverência tarística; a técnica da autorreflexão de 5 horas; a teática descrenciológica.
          Voluntariologia: o voluntariado religioso já dispensável; o voluntário cético-otimista-cosmoético (COC); o voluntariado da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI).
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da vida cotidiana diuturna; os laboratórios conscienciológicos grupais de desassédio mentalsomático (Tertuliarium, Holociclo e Holoteca).
          Colegiologia: os Colégios Invisíveis da Conscienciologia (CICs) contribuindo para a qualificação dos léxicos cerebrais.
          Efeitologia: o efeito do uso do livre arbítrio; o efeito do Curso Intermissivo (CI) pré-ressomático.
          Neossinapsologia: as neossinapses advindas da eliminação do escapismo; as neossinapses decorrentes da adequação à autorrealidade; as neossinapses resultantes da erradicação das crenças religiosas.
          Ciclologia: o ciclo evolutivo pessoal (CEP).
          Enumerologia: o nome próprio religioso; o nome de música religiosa; o nome de planta religiosa; o nome de alimento religioso; o nome de lugar religioso; o nome de festa religiosa; o nome do feriado religioso.
          Binomiologia: o binômio emocionalismo-racionalidade; a vivência do binômio admiração-discordância.
          Interaciologia: a interação consciência carente–manipulação religiosa.
          Crescendologia: o crescendo tarefa da consolação–tarefa do esclarecimento; o crescendo infantilismo-holomaturidade; o crescendo discurso religioso–debate conscienciológico.
          Trinomiologia: o trinômio lavagem subcerebral–lavagem cerebral–lavagem paracerebral; o trinômio crenças materialistas–dogmas religiosos–medo do autoparapsiquismo.
          Polinomiologia: o polinômio interassistencial acolhimento-orientação-encaminhamento-acompanhamento.
          Antagonismologia: o antagonismo verdade absoluta / verdade relativa de ponta; o antagonismo conhecimento científico / dogma religioso; o antagonismo dependência / autonomia; o antagonismo postura descrenciológica / postura religiosa; o antagonismo culto religioso / tertúlia conscienciológica.
          Paradoxologia: o paradoxo de ser preferível a mais dura realidade à mais doce ilusão.
          Politicologia: a política laica; a proexocracia.
          Legislogia: as leis do dogmatismo religioso; a lei de causa e efeito; a lei do maior esforço evolutivo; a lei de o menos doente assistir ao mais doente.
          Filiologia: a neofilia; a conscienciofilia.
          Fobiologia: a neofobia; a tanatofobia.
          Sindromologia: síndrome do bonzinho; a síndrome da autossantificação; a eliminação da síndrome da abstinência da Baratrosfera (SAB).
          Maniologia: a mania de inquirir; a mania de passar sermão; a eliminação da religiomania.
          Mitologia: o mito de não se discutir política, religião e futebol; o mito da religião pacífica; o mito da santidade ser modelo religioso de perfeição; a Mitologia Religiosa.
          Holotecologia: a inventarioteca; a teologoteca; a dogmaticoteca; a belicosoteca; a comunicoteca; a linguisticoteca; a parapsicoteca; a recexoteca.
          Interdisciplinologia: a Antirreligiologia; a Autopesquisologia; a Comunicologia; a Dogmaticologia; a Doutrinologia; a Explicitaciologia; a Expressiologia; a Genuflexologia; a Holomaturologia; a Inventariologia; a Liberaciologia; a Planilhologia; a Recexologia; a Religiologia; a Temperamentologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin herege; a conscin catequista; a conscin narcisista; a conscin papapasses; o infante religioso; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin linguista.
          Masculinologia: o humilde servo; o religioso; o fanático religioso; o anticético; o beato; o devoto; o submisso; o místico; o doutrinador; o sermonista; o político religioso; o bom samaritano; o crente; o teólogo; o masoquista; o pseudossanto; o maxidissidente religioso.
          Femininologia: a humilde serva; a religiosa; a fanática religiosa; a anticética; a beata; a devota; a submissa; a mística; a doutrinadora; a sermonista; a política religiosa; a boa samaritana; a crente; a teóloga; a masoquista; a pseudassanta; a maxidissidente religiosa.
          Hominologia: o Homo sapiens religiosus; o Homo sapiens dogmaticus; o Homo sapiens genuflexus; o Homo sapiens beatus; o Homo sapiens autocorrector; o Homo sapiens autocriticus; o Homo sapiens mithoclasticus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: inventário pessoal das expressões religiosas = o levantamento do uso individual de palavras, termos, vocábulos, ditos populares e locuções de cunho dogmático; inventário grupal das expressões religiosas = o levantamento do uso social de palavras, termos, vocábulos, ditos populares e locuções de cunho dogmático.
          Culturologia: os idiotismos culturais; a cultura da dessacralização.
          Proverbiologia. Eis, em ordem alfabética, 14 provérbios anacrônicos referentes ao tema, necessitando de reavaliação:
          01. Confia em Deus, mas amarra o teu camelo.
          02. Contar o milagre, mas não dizer o nome do santo.
          03. Deus dá o frio conforme o cobertor.
          04. Devagar com o andor, pois o santo é de barro.
          05. Família que reza unida, é religiosa pra caramba.
          06. Fé em Deus e pé na tábua.
          07. Mais fácil é passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus.
          08. Mais tem Deus pra dar, que o Diabo pra tomar.
          09. Pra baixo todo santo ajuda.
          10. Quando a esmola é muita, o santo desconfia.
          11. Quanto mais se reza, mais assombração aparece.
          12. Quem dá aos pobres, empresta a Deus.
          13. Santo de casa não faz milagre.
          14. Se Maomé não vai até a montanha, a montanha vai até Maomé.
         Curiosologia. Eis, por exemplo, na ordem alfabética, 6 diminutivos de expressões religiosas, expostas aos pesquisadores interessados:
         1. Ave Maria: afe.
         2. Credo em cruz: credo.
         3. Cruzes credo: cruz-credo.
         4. Diabo: diacho.
         5. Nossa Senhora: nossa.
         6. Virgem Maria: vixe.
         Expressões. Sob a ótica da Reeducaciologia, eis por exemplo, na ordem alfabética, 65 expressões religiosas, expostas aos pesquisadores interessados em ressignificar as respectivas abordagens:
         01. 33 anos, a idade de Cristo.
         02. A Deus dará.
         03. A hora da refeição é sagrada.
         04. A voz do povo é a voz de Deus.
         05. Acender uma vela a Deus, outra ao diabo.
         06. Agir com boa-fé.
         07. Ajoelhou, tem que rezar.
         08. Aleluia.
         09. Amém, assim seja.
         10. Baixar o santo.
         11. Boa romaria faz quem em sua casa está em paz.
         12. Botar fé.
         13. Cada um por si, Deus por todos.
         14. Cara de anjinho.
         15. Comer o pão que o diabo amassou.
         16. Confissão.
         17. Conto do vigário.
         18. Crucificando.
         19. Cruz credo!
         20. Da água para o vinho.
         21. Dar graças.
         22. Despir um santo pra vestir outro.
         23. Deus ajuda a quem cedo madruga.
         24. Deus lhe pague.
         25. Deus te abençoe.
         26. Deus te acompanhe.
         27. Dinheiro não cai do céu.
         28. Dorme com Deus.
         29. Ensinar a missa ao vigário.
         30. Entre a cruz e a espada.
         31. Errar é humano, perdoar é divino.
         32. Falando no diabo, ele aparece!
         33. Fica com Deus.
         34. Gente do céu.
         35. Glória a Deus.
         36. Inferno.
         37. Isso é pecado.
         38. Jesus vai prover.
         39. Jurar de pé junto.
         40. Juro por Deus.
         41. Levantar as mãos para o céu.
          42. Louvado seja.
          43. Mano do céu.
          44. Milagre.
          45. Nada cai do céu.
          46. O céu cair sobre a cabeça.
          47. O futuro a Deus pertence.
          48. Paraíso.
          49. Pelas barbas do profeta.
          50. Pelo amor de Deus.
          51. Penitência.
          52. Que Deus o tenha.
          53. Queima, Jesus.
          54. Reza por mim.
          55. Sai desse corpo que não te pertence.
          56. Sangue de cristo tem poder.
          57. Santificação.
          58. Santo do pau oco.
          59. Se Deus quiser.
          60. Tá amarrado.
          61. Todo santo dia.
          62. Umbral.
          63. Vai com Deus.
          64. Vale de lágrimas.
          65. Vaquinha de presépio.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o inventário das expressões religiosas, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Alforria da dogmática religiosa: Liberaciologia; Homeostático.
          02. Antidogmática: Comunicologia; Homeostático.
          03. Autogestão antidogmática: Descrenciologia; Homeostático.
          04. Autossuperação da pensenidade religiosa: Recexologia; Homeostático.
          05. Complacência religiosa: Parapatologia; Nosográfico.
          06. Cotejo dogmatismo-antidogmatismo: Experimentologia; Neutro.
          07. Cultura da dessacralização: Descrenciologia; Homeostático.
          08. Heresiologia: Descrenciologia; Neutro.
          09. Incompatibilidade Ciência / religião: Holomaturologia; Homeostático.
          10. Inventariologia: Proexologia; Homeostático.
          11. Irracionalidade religiosa: Parapatologia; Nosográfico.
          12. Jogo da religião: Holomaturologia; Nosográfico.
          13. Laicidade: Direitologia; Neutro.
          14. Linguagem dogmática: Autoconscienciometrologia; Nosográfico.
          15. Temperamento religioso: Temperamentologia; Nosográfico.
  A INFLUÊNCIA MIMÉTICA DAS EXPRESSÕES RELIGIOSAS
  PODE SER RESSIGNIFICADA COM INVESTIMENTO DIÁRIO
  NA AMPLIAÇÃO DO DICIONÁRIO CEREBRAL EVOLUTIVO,
   NA VIVÊNCIA TEÁTICA DO PARADIGMA CONSCIENCIAL.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, já fez inventário próprio das expressões religiosas utilizadas no cotidiano? Qual proveito evolutivo obteve?
            Bibliografia Específica:
            1. Amado, Flávio; Tenepessista Maxidissidente da Religião: Estudo de Caso; Artigo; Conscientia; Ed. Especial: V Semana Paracientífica; Vol. 22; N. 2; Revista; Trimestral; Seção: Artigo Original; 1 E-mail; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Abril-Junho, 2018; páginas 303 a 402.
            2. Fritzen, Reinalda; Caminhos da Autossuperação: Relatos de Maxidissidência Ideológica; pref. Hernande Leite; revisores Equipe de Revisores da Editares; 230 p.; 4 partes; 11 caps.; 2 citações; 21 E-mails; 30 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 1 tab.; 21 websites; glos. 63 termos; 78 refs.; alf. geo. ono.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2013; páginas 104, 105 e 111.
            3. Luz, Marcelo da; Onde a Religião Termina?; pref. Waldo Vieira; revisores Erotides Louly; Helena Araújo & Valana Ferreira; 486 p.; 5 seções; 17 caps.; 12 documentários & minisséries; 17 E-mails; 39 enus.; 149 estrangeirismos; 1 foto; 1 microbiografia;15 siglas; 2 tabs.; 16 websites; 79 infográficos; 22 filmes; 571 refs.; 2 apênds.; alf.; geo.; ono.; 23,5 x 16 x 3 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011; páginas 99 a 123.
            4. Oliveira, Roseli; Dicionário de Eufemismos da Língua Portuguesa; pref. Cristiane Ferraro; revisores Amy Bello; et al.; 520 p.; 3 partes; 155 abrevs. & siglas; 1 CD-ROM; 22 E-mails; 9 enus.; 89 estrangeirismos; 1 foto; 1 microbiografia; 21 websites; 420 refs.; geo.; ono.; 24 x 16 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2015; página 27.
            5. Strachicini, Wagner; Consciência antidogmática: Reciclagem da ideia dogmática, da Ciência, Filosofia e Religião pela Conscienciologia; prefs. Dayane Rossa & João Paulo Costa; equipe de revisores da Editares; 386 p.; 3 seções; ono.; 1 E-mail; 52 filmografias; 31 videografias; 1 foto; 1 microbiografia; glos. 539 refs.; 23 x 15 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; páginas 141 e 142.
            6. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 205, 212, 262 e 471.
            7. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 or topensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 1.110 e 1.256.
            8. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas 158, 299 e 317.
                                                                                                                      C. N.