Introspecção Elucidativa

A introspecção elucidativa é o procedimento técnico ou processo de aprofundamento pesquisístico intraconsciencial, reflexivo, intencional, sadio e específico, aplicado pela conscin autolúcida, homem ou mulher, na busca de aclaração para os autoquestionamentos, visando eliminar trafares e autocorrupções dificultadores da autevolução.

Você, leitor ou leitora, já utiliza a introspecção elucidativa na formulação de autocríticas pró-evolutivas? Quais conclusões teáticas foram extraídas dessas reflexões?

      Enciclopédia da Consciencio logia                                                                  1
                           INTROSPECÇÃO ELUCIDATIVA
                               (AUTOPROSPECCIOLOGIA)


                                         I. Conformática

         Definologia. A introspecção elucidativa é o procedimento técnico ou processo de aprofundamento pesquisístico intraconsciencial, reflexivo, intencional, sadio e específico, aplicado pela conscin autolúcida, homem ou mulher, na busca de aclaração para os autoquestionamentos, visando eliminar trafares e autocorrupções dificultadores da autevolução.
         Tematologia. Tema central homeostático.
         Etimologia. O vocábulo introspecção vem provavelmente do idioma Inglês, introspection, e esta do idioma Latim, introspectus, “observação da vida interior pelo próprio sujeito; exame dos próprios pensamentos. Surgiu no Século XIX. A palavra elucidar procede também do idioma Latim, elucidare, “anunciar; declarar; revelar”. Apareceu no Século XV.
         Sinonimologia: 1. Autorreflexão esclarecedora. 2. Introspecção explicativa. 3. Recolhimento íntimo elucidativo. 4. Reflexão sobre si mesmo esclarecedora.
         Neologia. As 3 expressões compostas introspecção elucidativa, introspecção elucidativa antecipada e introspecção elucidativa tardia são neologismos técnicos da Autoprospecciologia.
         Antonimologia: 1. Irreflexão obscurecedora. 2. Antilogismo complicador. 3. Dispersão pensênica. 4. Especulação improfícua. 5. Solilóquio inútil.
         Estrangeirismologia: o status intraconsciencial; o upgrade cognitivo na elucidação dos autoquestionamentos; o exame crítico do curriculum vitae pessoal, multiexistencial e multidimensional; o check list conscienciológico; o autexame lato sensu; a selfperformance introspectiva; o modus ratiocinandi equilibrado; a intensificação da mental acuity.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à elucidação dos autoquestionamentos.
         Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular sintetizando o tema: – Introspecção gera autocrítica.
         Citaciologia. Eis abordagem de Sócrates (470–399 a.e.c.) relacionada ao tema: – A sabedoria começa na reflexão.
         Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas, citadas em ordem alfabética, pertinentes ao tema:
         1. “Assertividade. A consciência assertiva cosmoética é a que mantém, com todo empenho, o holopensene pessoal sempre saturado de autorreflexões sadias”.
         2. “Autorreflexões. Vivemos com reciclagens existenciais incessantes. Por isso, as reflexões pessoais são pré-requisitos da reciclagem intraconsciencial”.
         3. “Solilóquio. Solilóquio: diálogo íntimo”.


                                           II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da introspecção evolutiva; a prospecção da autopensenidade; o holopensene da autocrítica cosmoética; o holopensene pessoal da autorreflexão consciencial; os neopensenes qualificados; a neopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os autocriticopensenes; a autocriticopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade.
         Fatologia: a introspecção elucidativa; a reflexão ponderada; o momento de autocriticidade; a autocrítica profunda; a intenção; a autopesquisa conduzida pelo mentalsoma; a autorreflexão; a autauditoria aprofundada; a concentração mental; a Higiene Consciencial pessoal; a inteligência evolutiva (IE); a introspecção sadia; a lupa intraconsciencial; a precisão autoinvestigativa; as autorreflexões cosmoéticas; a autorreflexão profunda; as introspecções racionais; o ajuizamento pessoal; o ato de entender; a coragem do autenfrentamento franco das autocorrupções; o recolhimento íntimo; o solilóquio mental pacífico; a autodeterminação; a autorreflexão realinhando a proéxis; o autodiscernimento proexológico.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático potencializando a introspecção elucidativa; a projeção autorreflexiva; as inspirações extrafísicas; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a leitura das entrelinhas interdimensionais; a percuciência parapsíquica; o autodiscernimento paraperceptivo; os banhos energéticos confirmadores; o abertismo parapsíquico permanente; o transe parapsíquico autorreflexivo; o esquadrinhamento dos parafatos pela inteligência evolutiva; a lucidez parapsíquica; o ato de honrar o Curso Intermissivo (CI); os insights assimilados da Central Extrafísica da Verdade (CEV) e dos amparadores extrafísicos; a parapsicosfera pessoal tranquilizante.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo busca do esclarecimento de dúvidas–encontro das respostas nas autorreflexões elucidativas; o sinergismo autorreflexão-autocognição; o sinergismo autossuperação–renovação consciencial; o sinergismo cérebro-paracérebro; o sinergismo autocognição maior–acerto maior; o sinergismo vontade inquebrantável–autesforço perseverante; o sinergismo vontade-intencionalidade-ação.
          Principiologia: a assunção incorrupta do princípio cosmoético de não acumpliciamento com o erro identificado; a falta da vivência do princípio da autoincorruptibilidade; as contraposições dos princípios; o princípio do megafoco mentalsomático; o princípio tarístico do autesclarecimento; a falta de princípios e valores morais; o princípio de aprender com os erros; o princípio de evoluir sempre.
          Codigologia: a autavaliação quanto à teaticidade pessoal exigindo revisão constante do código pessoal de Cosmoética (CPC); o autoisolamento e a introspecção indispensáveis ao aprimoramento do código pessoal de Cosmoética; a autodecisão pela adesão ao código grupal de Cosmoética (CGC); o código de valores pessoais; os códigos de Ética; a existência de códigos sociais anticosmoéticos; a Criteriologia autodiscernidora para identificar e questionar os códigos obsoletos ou inadequados.
          Teoriologia: a teoria do descarte do imprestável; a teoria da inteligência evolutiva; a teática da recin; a teoria da autodisciplina evolutiva; a teoria da autossuperação evolutiva; a teoria da coerência.
          Tecnologia: a técnica do estado vibracional; a técnica da autorreflexão de 5 horas; a técnica da reciclagem existencial; a técnica da madrugada; a técnica da Higiene Consciencial; a técnica do Conscienciograma; a técnica da aplicação do trafor; a eficácia da técnica de viver evolutivamente.
          Voluntariologia: a introspecção elucidativa aplicada no aperfeiçoamento do voluntariado; a excelência da autopesquisa evolutiva auferida no voluntariado; o voluntariado enquanto campo evolutivo para a conscin atilada; o voluntariado voltado à autopesquisa conscienciológica.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da imobilidade física vígil (IFV); o laboratório conscienciológico Serenarium.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Autodiscernimentologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Decidologia; o Colégio Invisível da Evolução Consciencial; o Colégio Invisível da Reeducaciologia.
          Efeitologia: o efeito da introspecção elucidativa; a autoconscientização quanto aos efeitos dos trafares; a cadeia de efeitos do trafar não corrigido; a evitação dos efeitos nocivos das análises superficiais; o efeito das autorreflexões autopesquisísticas nas mudanças de comportamento; as neoideias enquanto efeito do omniquestionamento; o efeito alavancador da autocrítica cosmoética; o efeito autorreciclador do solilóquio mental pacífico útil.
          Neossinapsologia: a introspecção intensificando a aquisição de neossinapses favorecedoras da catarse dos trafares; as neossinapses construídas por meio da autorreflexão; o recobraEnciclopédia da Consciencio logia                                                                  3 mento de cons a partir da ligação parassináptica; as neossinapses advindas do autenfrentamento lúcido.
         Ciclologia: o ciclo experimental sondagem-diagnóstico-solução; o ciclo erro-reparação-acerto; o ciclo autorreflexão-assertividade; o ciclo investigativo perguntas-respostas; o ciclo de elucubrações frutíferas; o ciclo das mudanças pessoais; o ciclo autoconscienciométrico.
         Enumerologia: o megaenfoque introspectivo; o megaenfoque elucidativo; o megaenfoque sadio; o megaenfoque traforista; o megaenfoque reeducativo; o megaenfoque terapêutico; o megaenfoque cosmoético.
         Binomiologia: o binômio autorreflexão apurada–recin eficaz; o binômio serenidade-benignidade; o binômio cérebro-paracérebro; o binômio autodiscernimento atuante–autesforços prolíficos; o binômio recin exitosa–homeostase holossomática; o binômio ajustes constantes–ajustes definitivos; o binômio conação-voliciolina; o binômio lucidez–autojuízo crítico; o binômio assertividade cosmoética–autoquestionamento constante; o binômio antivitimização-autobenignidade; o binômio autopesquisa-autocognição; o binômio problemática-esquadrinhamento.
         Interaciologia: a interação autorreflexão cosmoética–anticonflituosidade; a interação autocognição-autodiscernimento; a interação letargia intelectiva–embotamento autocrítico; a interação racionalidade-autorreflexão; a interação autolucidez-autorreciclagem; a interação reflexão-ação; a interação inteligência evolutiva–autorreflexão periódica.
         Crescendologia: o crescendo das introspecções elucidativas; o crescendo conflito íntimo–recolhimento íntimo–serenidade íntima; o crescendo das autossuperações; o crescendo autavaliação–reperspectivação íntima; o crescendo questão oportuna–solução libertadora; o crescendo automonitoramento-autavaliação-autocorreção; o crescendo pusilanimidade–crise existencial–autenfrentamento–reciclagem íntima.
         Trinomiologia: o trinômio autodissecção-autenfrentamento-autossuperação; o trinômio autolucidez-autocrítica-autodiscernimento; o trinômio autorrecolhimento-autorreflexão-autorreconfiguração; o trinômio erro-autorreflexão-correção; o trinômio introspecção-reflexão-escrita; o trinômio parapercepção-racionalização-atitude, o trinômio recolhimento-reflexão-inspiração; o trinômio trafar reciclado–trafal adquirido–trafor fixado; o trinômio vontade-intenção-organização.
         Polinomiologia: o polinômio autoconhecimento-autoconfiança-autodeterminação-autodecisão-ação; o polinômio autoconsciencioterápico autoinvestigação-autodiagnóstico-autenfrentamento-autossuperação; o polinômio autorrecolhimento-paraolhos-paraouvidos-paraexposição-paraintervenção; o polinômio introspecção-autavaliação-autopacificação-elucidação; o polinômio reflexão-ação-revisão-reação; o polinômio reflexão-priorização-compromisso-consecução; o polinômio situação-avaliação-interpretação-decisão-ação.
         Antagonismologia: o antagonismo introspecção esclarecedora / extroversão camufladora; o antagonismo autoquestionamento / autescondimento; o antagonismo análise profunda / análise superficial; o antagonismo acrasia / avanço mentalsomático; o antagonismo autossuperação evolutiva / autovitimização; o antagonismo autocrítica / autocorrupção; o antagonismo introspecção elucidativa / desatenção obnubilante.
         Paradoxologia: o paradoxo de a consciência imatura preferir mascarar a própria realidade a encarar a verdade passível de aprimoramento; o paradoxo da passividade ativa; o paradoxo de a introspecção poder levar tanto ao erro evitável quanto à autocorreção evolutiva; o paradoxo de ser preferível a dura realidade à mais bela ilusão; o paradoxo do ato de assumir o equívoco ser o primeiro passo para o acerto; o paradoxo de estar só, mas bem acompanhado; o paradoxo do silêncio ensurdecedor.
         Politicologia: a cosmoeticocracia; a conscienciocracia; a evoluciocracia; a autodiscernimentocracia; a lucidocracia; as políticas reeducativas da autotares; a política pessoal de incremento do código pessoal de Cosmoética.
         Legislogia: a lei do máximo esforço evolutivo autoconsciente; a lei da vontade inquebrantável aplicada à autotares; a lei do quanto mais, melhor aplicada às reciclagens pessoais; as leis da Cosmoética; as paraleis aplicadas à autodepuração consciencial; a esquiva da lei do menor esforço na remissão dos trafares; a evitação da lei de Gérson.
          Filiologia: a neofilia; a proexofilia; a evoluciofilia; a autassistenciofilia; a parapsicofilia; a autopesquisofilia; a cosmoeticofilia; a fatofilia; a recinofilia.
          Fobiologia: a superação da autorreflexofobia; a profilaxia da autoquestionofobia; a superação da conscienciometrofobia; a evitação da autocriticofobia; a prevenção da autopesquisofobia; a evasiva à evoluciofobia; as possibilidades evolutivas desperdiçadas na decidofobia.
          Sindromologia: a eliminação das síndromes estagnadoras da evolução; a prevenção da perda da racionalidade nas síndromes delirantes; a recusa em reconhecer os próprios erros na síndrome da autovitimização; a profilaxia da síndrome da perfeição; a superação da síndrome da bússola consciencial danificada; a evitação da síndrome do diploma.
          Maniologia: a autorreflexão profilática frente à mania de justificar os próprios erros; a eliminação da mania de empurrar com a barriga o autenfrentamento das necessidades evolutivas; a mania de fazer vista grossa quanto aos erros pessoais.
          Mitologia: o mito da mudança de patamar sem autorreflexão e autocrítica; a anulação do mito da irregenerabilidade consciencial; a busca da exclusão dos mitos, preconceitos, convencioalismos e dogmas; a queda do mito da existência de atos sem consequências; a retificação do mito da impossibilidade de criar neossinapses na idade madura; a superação do mito da irreparabilidade na autevolução; o descarte do mito da evolução consciencial sem autesforço.
          Holotecologia: a intelectoteca; a mentalsomatoteca; a teaticoteca; a eticoteca; a cosmoeticoteca; a trafaroteca; a proexoteca.
          Interdisciplinologia: a Autoprospecciologia; a Autevoluciologia; a Autocompreensiologia; a Autoconscienciometrologia; a Autoconsciencioterapia; a Autocriticologia; a Autodecidologia; a Autodeterminologia; a Autodiscernimentologia; a Autopesquisologia; a Autotaristicologia; a Conscienciologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a conscin atilada; a conscin autequilibrada; a conscin autocrítica; a conscin autoimperdoadora; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem reflexivo; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher reflexiva; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens reflexivus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens intermissivista; o Homo sapiens humanus; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens autodeterminatus; o Homo sapiens proexologus; o Homo sapiens pacificus. Enciclopédia da Consciencio logia                                                                  5


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: introspecção elucidativa antecipada = a conduta pesquisística pessoal, movida pela autorreflexão bem-intencionada, na busca da assertividade cosmoética desde a juventude; introspecção elucidativa tardia = a conduta pesquisística pessoal, movida pela autorreflexão bem-intencionada, na busca da assertividade cosmoética na maturidade, almejando sanar as possíveis consequências dos desvarios juvenis.
          Culturologia: a cultura da autorreflexão; a cultura autopesquisística; a cultura da autavaliação volitiva; a cultura da Autevoluciologia; a cultura da Autocogniciologia; a cultura da Autoconsciencioterapia; a cultura da autocrítica lúcida; a cultura da Autodeterminologia; a cultura da Autolucidologia; a cultura da Voliciologia.
          Procedimento. A conscin lúcida, em processo de aprofundamento pesquisístico sobre o momento evolutivo pessoal e de enfrentamento franco das autocorrupções, coloca-se em estado tranquilo de recolhimento reflexivo e busca profundamente, com criticidade, o aclaramento para as questões relevantes da reciclagem intraconsciencial.
          Condições. Eis, em ordem alfabética, 5 condições intraconscienciais necessárias no processo de introspecção elucidativa:
          1. Autoquestionamento. Formulação de pensenes indutores de pesquisa minuciosa de solução a questionamentos íntimos quanto à cosmoética pessoal.
          2. Determinação. Resolução quanto à necessidade de reciclagem e persistência em favor da mudança.
          3. Intenção. Identificação do real propósito sendo condição sine qua non para haver reciclagem real, verdadeira e evolutiva.
          4. Lucidez. Mínimo de lucidez e autodiscernimento para o desenvolvimento de autocrítica sensata.
          5. Volição. Capacidade de decidir, pelo livre arbítrio, o tipo de conduta pessoal desejada.
          Diagnóstico. Promover o autodiagnóstico, por meio da percepção e do reconhecimento sincero dos trafares, das autocorrupções, dos maus hábitos, dos vícios e dos defeitos é fator indispensável para o aquirimento de neopadrões hígidos e homeostáticos de manifestação.
          Autassistência. Identificados os trafares e autocorrupções, é possível proceder a autotares.
          Autocorreção. Embasada na Cosmoética e na autocrítica, a conscin autolúcida elabora plano para a supressão de trafares, correção dos desvios de conduta e obliteração das autocorrupções.
          Sabotagens. Durante a autocorreção a conscin poderá reconhecer incorreções no planejamento da reciclagem. É sensato ficar alerta às autossabotagens impedidoras da recin.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a introspecção elucidativa, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Ato determinativo: Autodecidologia; Homeostático.
          02. Autabertismo neopensênico: Neopensenologia; Homeostático.
          03. Autajuste fino: Autevoluciologia; Homeostático.
          04. Autauditoria quinquagenária: Autoproexogramologia; Neutro.
          05. Autavaliação evolutiva: Autevoluciologia; Neutro.
            06.    Autocorreção: Autocosmoeticologia; Homeostático.
            07.    Autodomínio da vontade: Voliciologia; Homeostático.
            08.    Autorreeducação na maturidade: Recexologia; Homeostático.
            09.    Autovalor ínsito: Paraxiologia; Homeostático.
            10.    Correção de rota: Autorrecexologia; Homeostático.
            11.    Imersão pontual: Experimentologia; Neutro.
            12.    Predisponência à reciclagem: Recexologia; Homeostático.
            13.    Silêncio autesclarecedor reativo: Autoconscienciometrologia; Homeostático.
            14.    Uróboro introspectivo: Autoprospecciologia; Neutro.
            15.    Zona de desconforto: Autocoerenciologia; Neutro.
  A INTROSPECÇÃO ELUCIDATIVA, QUAL RADAR CONSCIENCIAL, AMPLIA A COSMOVISÃO DA CONSCIN DETERMINADA QUANTO AO APROFUNDAMENTO DAS AUTOCRÍTICAS GERADORAS DE INVESTIMENTO EM AUTORRECINS.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, já utiliza a introspecção elucidativa na formulação de autocríticas pró-evolutivas? Quais conclusões teáticas foram extraídas dessas reflexões?
            Bibliografia Específica:
            01. Almeida, Julio; Qualificação da Consciência; pref. Waldo Vieira; revisores Alexandre Zaslavsky; et al.; glos. 210 termos; 403 refs.; alf.; ono.; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2005; página 34.
            02. Andrade, Helmar; Reverificabilidade Cosmoética; Glasnost; Revista; Anuário; Ano 2; N. 2; 8 refs.; Foz do Iguaçu, PR; Julho, 2015; páginas 15, 16, 18 e 19.
            03. Asaoka, Keiko; Ressignificação da Autorreciclagem Intraconsciencial; Glasnost; Revista; Anuário; Ano 3; N. 3; 5 refs.; 3 webgrafias; Foz do Iguaçu, PR; Julho, 2016; páginas 42 a 44 e 46.
            04. Fritzen, Reinalda; Caminhos de Autossuperação: Relatos de Maxidissidência Ideológica; revisor Equipe de revisores da Editares; 230 p.; 4 partes; 11 caps.; glos. 63 termos; 77 refs.; alf.; geo.; ono.; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2013; páginas 101 a 103, 193 e 194.
            05. Gesing, Alzira; Intenção: Manifestação Atributológica da Consciência; revisores Liege Trentin; et al.; 182 p.; 18 caps.; glos. 282 termos; 19 filmes; 58 refs.; 2 anexos; alf.; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu , PR; 2017; páginas 68 a 75, 99, 101, 102 e 124 a 126.
            06. Guzzi, Flavia; Mudar ou Mudar - Relatos de uma reciclante existencial; revisoras Ana Luiza Rezende; et al.; 226 p.; 14 caps.; epíl.; glos. 300 termos; 20 refs.; alf.; br.; 2a Ed. rev.; IIPC; Rio de Janeiro, RJ; 2000; páginas 41, 42, 60 e 61.
            07. Luiña, Mercedes; Autassistência Tarística aos Trafares; Glasnost; Revista; Anuário; Ano 3; N. 3; 1 ref.; 3 webgrafias; Foz do Iguaçu, PR; Julho, 2016; páginas 56 a 60.
            08. Machado, Cesar; Proatividade Evolutiva: Sob a Ótica da Autoconsciencioterapia; revisor Equipe de Revisores da Editares; 7 seções; 69 abrevs.; 14 tabs.; alf.; geo.; ono.; br.; Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 51 a 55, 63, 67, 72 a 79, 106 a 115, 132 a 139 e 261 a 263.
            09. Ornellas, Magali; Reciclagem do Posicionamento de Esquiva; Glasnost; Revista; Anuário; Ano 2; N. 2; 8 refs.; 2 webgrafias; Foz do Iguaçu, PR; Julho, 2015; páginas 102 a 107.
            10. Ribeiro, Guilherme; Elaboração do Código Pessoal de Cosmoética (CPC) a partir da Aplicação da Técnica do Confor da Consciência; Revista; Anuário; Ano 3; N. 3; 12 refs.; Foz do Iguaçu, PR; Julho, 2016; páginas 63 a 65 e 67.
            11. Vicenzi, Luciano; Coragem para Evoluir; pref. Málu Balona; revisoras Gisele Salles; Karina Thomaz; & Márcia Abrantes; 188 p.; 8 caps.; 21 E-mails; 1 entrevista; 51 enus.; 1 foto; 2 ilus.; 1 microbiografia; 2 tabs.; 3 websites; glos. 37 termos; 50 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2001; páginas 24 a 26, 63 a 68 e 79 a 158.
            12. Vieira, Waldo; 100 Testes da Conscienciometria; revisor Alexander Steiner; 232 p.; 100 caps.; 15 E-mails; 103 enus.;foto; 1 microbiografia; 123 questionamentos; 2 websites; 14 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1997; páginas 33, 38, 39, 190, 191, 200, 201, 210 e 211.
            13. Idem; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; revisor Alexander Steiner; 344 p.; 150 abrevs.; 106 assuntos das folhas de avaliação; 3 E-mails; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 foto; 1 microbiografia; 100 qualidades da consciência; 2.000 questionamentos; 100 títulos das folhas de avaliação; 1 website; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; páginas 102 a 105, 114, 115, 118, 119, 124, 125, 134, 135, 140, 141, 174, 175 e 194 a 197. Enciclopédia da Consciencio logia                                                                                            7
              14. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 447, 449 a 451, 462 e 463.
              15. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 125, 241 e 1.558.
              16. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 142, 383, 432, 491, 505, 684, 685, 706, 707 e 709.
                                                                                                                    C. R. M.