Uróboro Introspectivo

O uróboro introspectivo é a técnica da autopensenização da consciência, em circuito fechado, dentro do microuniverso consciencial, no estado da introspecção, autorreflexão ou recolhimento íntimo, empregando as próprias palavras mentais de modo racional e lógico.

Como analisa você, leitor ou leitora, o uróboro introspectivo na própria vida humana? A técnica do uróboro introspectivo vem ajudando você?

      URÓBORO INTROSPECTIVO
                               (AUTOPROSPECCIOLOGIA)


                                        I. Conformática

          Definologia. O uróboro introspectivo é a técnica da autopensenização da consciência, em circuito fechado, dentro do microuniverso consciencial, no estado da introspecção, autorreflexão ou recolhimento íntimo, empregando as próprias palavras mentais de modo racional e lógico.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O termo uróboro vem do idioma Grego, ourobóros, “que come a própria cauda”, composto por ourá, “cauda; rabo”, e borós, “voraz”. Surgiu em 1970. O vocábulo introspectivo deriva do idioma Latim, introspectus, de introspicere, “olhar para dentro; penetrar; sondar; indagar”. Apareceu em 1873.
          Sinonimologia: 01. Uróboro mentalsomático. 02. Introspecção profunda. 03. Solilóquio autassistencial. 04. Autorreeducação intraconsciencial; autorreflexão continuada. 05. Ciclopensenidade intraconsciencial. 06. Autacareação cosmoética. 07. Autodissecção intraconsciencial. 08. Autocalculismo cosmoético. 09. Autanálise integrativa. 10. Técnica da autodesassedialidade omnicognitiva; técnica da circularidade intraconsciencial.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 7 cognatos derivados do vocábulo introspecção: introspeção; introspectiva; introspectividade; introspectivo; introspetiva; introspetividade; introspetivo.
          Neologia. As 3 expressões compostas uróboro introspectivo, uróboro introspectivo intrafísico e uróboro introspectivo parapsíquico são neologismos técnicos da Autoprospecciologia.
          Antonimologia: 01. Uróboro masoquista. 02. Autopsicomotricidade. 03. Ansiosismo pessoal; instabilidade emocional. 04. Acriticismo pessoal. 05. Autoindiscernimento; descalculia anticosmoética. 06. Autocastração; autofagia. 07. Eutanásia. 08. Autocídio; suicídio. 09. Hermafroditismo. 10. Fatuística extraconsciencial.
          Estrangeirismologia: o soliloquium produtivo; o autexame lato sensu; o upgrade autocognitivo; o Pensenarium.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Autocogniciologia.
          Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular sintetizando o tema: – Intrapensenização: potencialização autevolutiva.


                                          II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da introspecção; a autopesquisa da autopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; o pen dos autopensenes; os neopensenes; a neopensenidade; a retilinearidade autopensênica.
          Fatologia: o uróboro introspectivo; a reflexão íntima sobre as autexperiências; a autavaliação consciencial centrípeta; o monólogo autesclarecedor; as palavras mentais; o emprego do livre arbítrio reflexivo; as operações mentais superiores; as introspecções racionais criativas; o autespelho mentalsomático; os elos da corrente de ideias; as reações ideativas em cadeia; a cosmovisão teórica; o exame subjetivo dos estados de consciência; a observação da vida interior pela própria consciência; o acompanhamento dos próprios processos mentais; o autopensenograma sofisticado; o arrazoamento introspectivo; a automeditação holofilosófica; o emprego do autodesconfiômetro; a Imagística disciplinada; os reflexos generalizados das autorreflexões sadias; o autodidatismo equilibrado sem paixões; a agenda de autorreflexões; a holopercuciência pessoal; a autocoerência; a Higiene Consciencial Teática.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o uróboro energético do estado vibracional em circuito fechado.


                                            III. Detalhismo

          Principiologia: o princípio da autoconvivência sadia.
          Teoriologia: a teoria da coerência.
          Tecnologia: a técnica da autossuperação; a técnica exaustiva urobórica.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da Proéxis; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Parageneticologia; o laboratório conscienciológico da Despertologia; o laboratório conscienciológico Autoconscienciometrologia.
          Efeitologia: os efeitos das autocatarses conscienciais.
          Ciclologia: o ciclo das reperspectivações autopensênicas.
          Binomiologia: o binômio autocrítica-heterocrítica; o binômio autorreflexão-autoconvicção; o binômio análise reflexiva–síntese reflexiva.
          Interaciologia: a interação análise-síntese; a interação parateoria-paraprática; a interação câmara de reflexão–dinâmica operativa.
          Trinomiologia: o trinômio corpo-mente-consciência; o trinômio solilóquio-estultilóquio-sonilóquio.
          Antagonismologia: o antagonismo realidade intraconsciencial / realidade extraconsciencial; o antagonismo autorreflexão / autoirreflexão.
          Paradoxologia: o paradoxo do microcosmo conter o macrocosmo.
          Politicologia: a lucidocracia; a gnosiocracia.
          Legislogia: a lei do retorno; a lei da autoinseparabilidade.
          Filiologia: a neofilia; a disciplinofilia; a autognosiofilia; a cogniciofilia.
          Holotecologia: a conscienciometroteca; a cognoteca; a intelectoteca; a mentalsomatoteca; a pensenoteca; a criticoteca; a experimentoteca.
          Interdisciplinologia: a Autoprospecciologia; a Autocogniciologia; a Mentalsomatologia; a Holomaturologia; a Autoconscienciometrologia; a Autodiscernimentologia; a Autopesquisologia; a Autoconsciencioterapia; a Autopensenometria; a Autorrecexologia; a Voliciologia; a Intraconscienciologia; a Uroborologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a semiconsciex; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o evoluciólogo; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o teleguiado autocrítico; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o homem reflexivo.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a evolucióloga; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a teleguiada autocrítica; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a mulher reflexiva.
          Hominologia: o Homo sapiens reflexivus; o Homo sapiens logicus; o Homo sapiens lucidus; o Homo sapiens rationabilis; o Homo sapiens intrassomaticus; o Homo sapiens analyticus; o Homo sapiens autoperquisitor.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: uróboro introspectivo intrafísico = a autopensenização da conscin circunscrita, tão somente intrassomática, cortical, mental ou psiquicamente; uróboro introspectivo parapsíquico = a autopensenização da consciência expandida com o emprego dos recursos pessoais da paraperceptibilidade, por exemplo, a pangrafia, podendo chegar até ao fenômeno da cosmoconsciencialidade.
          Culturologia: a cultura parapsíquica; a cultura da autopesquisa científica.
          Caracterologia. Segundo a Autoprospecciologia, eis, na ordem alfabética, 18 categorias relevantes dos diversificados ângulos cognitivos da técnica do uróboro introspectivo:
          01. Autocircularidade pesquisística.
          02. Autoconscienciograma ininterrupto.
          03. Autocrítica com responsabilidade.
          04. Automergulho no microuniverso consciencial.
          05. Autoperscrutação intraconsciencial.
          06. Autorrastreamento intrapensênico.
          07. Câmara de autorreflexão permanente.
          08. Checagem dos autoatributos conscienciais.
          09. Circuito urobórico solilóquico.
          10. Cosmovisão da autopensenização.
          11. Expansionismo autocognitivo.
          12. Fiel íntimo da Autocosmoética.
          13. Inventário intimista homeostático.
          14. Moto contínuo autopesquisístico.
          15. Pensenização do modo de autopensenizar.
          16. Reciclagem intraconsciencial contínua.
          17. Revisionismo autopensênico incessante.
          18. Técnica exaustiva urobórica.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o uróboro introspectivo, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Amplificador da consciencialidade: Holomaturologia; Homeostático.
          02. Aplicação da neoideia: Heuristicologia; Neutro.
          03. Autocognição exaustiva: Autocogniciologia; Homeostático.
          04. Autoconsciencialidade: Holomaturologia; Homeostático.
          05. Autopesquisologia: Experimentologia; Homeostático.
        06. Calculismo cosmoético: Cosmoeticologia; Homeostático.
        07. Intraconscienciologia: Mentalsomatologia; Neutro.
        08. Irreflexão pré-verbal: Parapatologia; Nosográfico.
        09. Realidade intraconsciencial: Intraconscienciologia; Homeostático.
        10. Técnica da circularidade: Experimentologia; Neutro.
  A TÉCNICA DO URÓBORO INTROSPECTIVO DETERMINA
   A ESTRUTURAÇÃO MAIS AVANÇADA DO DESENVOLVIMENTO DA RECICLAGEM INTRACONSCIENCIAL (RECIN),
      TEÁTICA, PARA A CONSCIN, HOMEM OU MULHER.
        Questionologia. Como analisa você, leitor ou leitora, o uróboro introspectivo na própria vida humana? A técnica do uróboro introspectivo vem ajudando você?