Cumplicidade Cosmoética

A cumplicidade cosmoética é o ato, estado ou efeito do consentimento discernido entre consciências, intra ou extrafísicas, alinhadas à moral cósmica, multidimensional e imbuídas na viabilização de empreendimento grupal evolutivo.

Você, leitor ou leitora, já ponderou sobre as características específicas da cumplicidade cosmoética? Compreende as repercussões na interassistência multidimensional?

      CUMPLICIDADE COSMOÉTICA
                                     (CONVIVIOLOGIA)


                                         I. Conformática

         Definologia. A cumplicidade cosmoética é o ato, estado ou efeito do consentimento discernido entre consciências, intra ou extrafísicas, alinhadas à moral cósmica, multidimensional e imbuídas na viabilização de empreendimento grupal evolutivo.
         Tematologia. Tema central homeostático.
         Etimologia. O vocábulo cúmplice vem do idioma Latim Tardio, complex, “unido; junto”, cognato do radical de complicare, “enrolar, enroscar, dobrar enrolando”. Surgiu no Século XVI. O termo cumplicidade apareceu no Século XIX. A palavra cosmos deriva do idioma Grego, kósmos, “ordem, organização; mundo, universo”. Surgiu em 1563. O elemento de composição cosmo procede igualmente do idioma Grego, kósmos. Apareceu, no idioma Português, no Século XIX. O vocábulo ética provém do idioma Latim, ethica, “ética; moral natural; parte da Filosofia que estuda a moral”, e este do idioma Grego, éthikós. Surgiu no Século XV.
         Sinonimologia: 1. Companheirismo cosmoético. 2. Parceria cosmoética. 3. Coparticipação cosmoética.
         Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 18 cognatos derivados do vocábulo cúmplice: acumpliciada; acumpliciado; acumpliciador; acumpliciadora; acumpliciamento; Acumpliciamentologia; acumpliciante; acumpliciar; antiacumpliciador; antiacumpliciadora; antiacumpliciamento; antiacumpliciante; autacumpliciamento; autocumplicidade; cumpliciar; cumplicidade; miniacumpliciamento; paracúmplice.
         Neologia. As 3 expressões compostas cumplicidade cosmoética, cumplicidade cosmoética primária e cumplicidade cosmoética avançada são neologismos técnicos da Conviviologia.
         Antonimologia: 1. Acumpliciamento anético. 2. Acumpliciamento regressivo. 3. Conivência espúria. 4. Coparticipação anticosmoética. 5. Cumplicidade anticosmoética.
         Estrangeirismologia: o rapport interconsciencial evolutivo; a glasnost; o modus vivendi cooperativo; a gratitud pelo apoio lúcido.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto ao limite da cumplicidade existencial.
         Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Cumplicidade cosmoética interassiste. Solidifiquemos cumplicidades cosmoéticas.
         Coloquiologia: a ação de arregaçar as mangas em grupo.
         Proverbiologia: – Sozinhos vamos mais rápido, juntos vamos mais longe.
         Ortopensatologia: – “Definições. A solidariedade na culpa é cumplicidade. A cumplicidade na inocência é solidariedade”.


                                           II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da intercooperatividade evolutiva; o holopensene pessoal da cumplicidade cosmoética; o holopensene pessoal empático; o holopensene pessoal de solidariedade; o holopensene pessoal da convivialidade; o holopensene do Universalismo; a retilinearidade autopensênica balizando a condução do projeto evolutivo; o holopensene do autodiscernimento, fraternidade e interassistência; a autopensenização confluente; os assistenciopensenes; a assistenciopensenidade; os grupopensenes; a grupopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade.
         Fatologia: a cumplicidade cosmoética; a solidariedade cosmoética; a Conviviologia Produtiva; a relação de interdependência; a disponibilidade interassistencial da amizade raríssima; o posicionamento interassistencial sendo prioridade; o companheirismo evolutivo; a colaboração grupocármica pró-evolutiva; a tarefa cosmoética conjunta; a aglutinação de consciências no exercício da interassistencialidade; a união de esforços cosmoéticos; a elaboração de metas evolutivas compartilhadas pela dupla evolutiva (DE); a intercooperação lúcida entre os parceiros da DE; a fiabilidade mútua; o ato de receber e fazer críticas oportunas; a aceitação de heterocríticas sem melindres; a compatibilidade de valores e interesses evolutivos; a integração dos trafores ampliando as possibilidades interassistenciais; a consciência de equipe mantendo a coesão interpares; a aliança de ideias aprimorando as experiências interpessoais; a confluência de interesses tarísticos; a aglutinação de competências complementares; a extinção de egoísmos no trabalho colaborativo; a elaboração de mecanismos de ajuda mútua; o bom humor facilitando o trabalho em equipe; a omissão superavitária, quando necessária, para a maior eficiência produtiva e evolutiva do grupo; a omissão deficitária tolhendo a continuidade de ações cosmoéticas grupais; o momento de abrir mão de ter razão favorecendo o desenvolvimento do trabalho grupal; o apoio tarístico; o exemplarismo da conjugação de esforços na tarefa do esclarecimento; a habilidade para se posicionar com autodiscernimento; o companheirismo evolutivo alavancando a proéxis grupal; a perda do individualismo sem perda da individualidade; a prática diária vitalícia da tenepes; o participante aglutinador proporcionando a coesão grupal; as decisões compartilhadas em colegiado gestor; o alinhamento energético na coautoria da Enciclopédia da Conscienciologia; a Cosmoética e a fraternidade caminhando juntas; a Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI) exemplificando a cumplicidade cosmoética.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático nos trabalhos grupais; a participação conjunta nas dinâmicas parapsíquicas; a mobilização energética entre os consortes da DE; o amparo extrafísico de função; a projeção lúcida (PL) amparada confirmando a cumplicidade cosmoética na extrafisicalidade; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; o link com o amparador extrafísico favorecido pela prontidão resolutiva interassistencial; a conexão paracerebral cosmoética entre consciências cúmplices; o trabalho ombro a ombro com a equipex de amparadores de função.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo autorrespeito-heterorrespeito; o sinergismo das realizações duplistas; o sinergismo das afinidades conscienciais; o sinergismo evolutivo da união de conscins e consciexes; o sinergismo amparador-amparando; o sinergismo das cumplicidades cosmoéticas alavancando os processos evolutivos.
          Principiologia: o princípio cosmoético de não acumpliciamento com o erro identificado; o princípio de ninguém evoluir sozinho; o princípio popular “a união faz a força”; o princípio da afinidade interconsciencial; o princípio de cada qual responder evolutivamente pelos próprios atos; o princípio da empatia evolutiva.
          Codigologia: a solidariedade permeando o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC) norteando a interassistência; o compromisso com o código de prioridades evolutivas.
          Teoriologia: a teoria e prática da assistência mútua; a teoria da interconfiança; a teática do duplismo evolutivo; a teática da solidariedade lúcida entre consciências no caminho para a megafraternidade.
          Tecnologia: a técnica da empatia; a técnica da gestão participativa; a técnica da vivência coexistencial do binômio admiração-discordância; a técnica da heterocrítica cosmoética; a técnica do oaristo matinal entre os parceiros da DE.
          Voluntariologia: a oportunidade evolutiva no voluntariado conscienciológico; o esforço coletivo dos voluntários da Conscienciologia; o trabalho das comissões temporárias interinstitucionais de voluntários da CCCI.
          Laboratoriologia: a vivência do duplismo evolutivo enquanto laboratório consciencial; o laboratório conscienciológico da Grupocarmologia; o laboratório conscienciológico da Interassistenciologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Paradireitologia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Evoluciologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia.
          Efeitologia: os efeitos gratificantes da ortointencionalidade assistencial vivenciados na cumplicidade cosmoética.
          Neossinapsologia: o aproveitamento das neossinapses adquiridas com o abertismo à heterajuda; as neossinapses geradas pelas ações interassistenciais.
          Ciclologia: o ciclo do respeito mútuo; o ciclo ter iniciativa–propor soluções–fazer acontecer; o ciclo agregação de consciências–implementação de neoideias evolutivas; o ciclo autorrevezador amparador intrafísico–amparador extrafísico.
          Enumerologia: o ato de estender a mão; o ato de aceitar ajuda; o ato de integrar e cooperar no desfecho de trabalhos evolutivos; o ato de colocar a interassistência acima da competição; o ato de falar a verdade nua e crua com afeto; o ato de dizer “não” aos acumpliciamentos anticosmoéticos; o ato de orientar-se pelos fundamentos do Curso Intermissivo (CI).
          Binomiologia: o binômio interdependência evolutiva–revezamento de papeis; o binômio admiração-discordância estimulando a desopressão holopensênica; o binômio equipin-equipex; o binômio autenticidade-transparência.
          Interaciologia: a interação produtiva saber dar–saber receber; a interação ganha-ganha.
          Trinomiologia: o trinômio intercompreensão-intercooperação-interassistência; o trinômio autodisponibilidade-entrosamento-comprometimento; a vivência do trinômio motivação-trabalho-lazer em grupo.
          Polinomiologia: o polinômio autenticidade-abertismo-adaptabilidade-disponibilidade; o polinômio sinceridade-honestidade-seriedade-confiabilidade.
          Antagonismologia: o antagonismo cumplicidade cosmoética / acordo espúrio; o antagonismo cooperação / conflito; o antagonismo vínculo homeostático / vínculo patológico; o antagonismo equipe / egão; o antagonismo trabalho em equipe / disputa de poder; o antagonismo cooperação / competição; o antagonismo apoio lúcido / solidariedade nocente; o antagonismo sociofilia evolutiva / sociofilia estagnadora; o antagonismo disposição / indisposição para o voluntariado.
          Legislogia: a lei da interassistencialidade; a lei da autorresponsabilidade evolutiva.
          Filiologia: a conviviofilia; a assistenciofilia; a discernimentofilia.
          Fobiologia: a remissão da criticofobia; a erradicação da fobia ao autoposicionamento; a superação da antropofobia.
          Sindromologia: o descarte da síndrome da mentira; a superação da síndrome da onipotência.
          Maniologia: a nulificação da mania de não se colocar no lugar do outro; a supressão da mania de ser dono da verdade; a remoção da mania de não respeitar o tempo evolutivo das consciências no convívio comum.
          Mitologia: o mito da independência; o mito de participar sem gerar autorresponsabilidade.
          Holotecologia: a analiticoteca; a maturoteca; a pensenoteca; a assistencioteca; a convivioteca; a criativoteca; a comunicoteca; a voluntarioteca; a teaticoteca; a evolucioteca.
          Interdisciplinologia: a Conviviologia; a Interaciologia; a Grupocarmologia; a Interassistenciologia; a Fraternismologia; a Paraconviviologia; a Taristicologia; a Intencionologia; a Amparologia; a Cosmoeticologia; a Comunicologia; a Conscienciometrologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin coadjutora lúcida; a conscin aglutinadora; a conscin empática; o ser interassistencial; a conscin sociável; a conscin enciclopedista; a conscin intermissivista; a consciex amparadora; a consciência cosmoeticista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens coparticipans; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens conviviologus; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens taristicus; o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens autolucidus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: cumplicidade cosmoética primária = aquela vivenciada pelas conscins no voluntariado de Instituição Conscienciocêntrica (IC) gerando vínculo maduro e evolutivo; cumplicidade cosmoética avançada = aquela vivenciada pela conscin atuando com equipe de amparadores extrafísicos na interassistência policármica.
          Culturologia: a desistência da cultura do fechadismo consciencial; a superação da cultura da competição; o fortalecimento da cultura da intercompreensão; a preservação da cultura da convivialidade fraterna; a sustentação da cultura do discernimento; o fomento teático grupal da cultura interassistencial do tenepessismo; a manutenção da cultura da Cosmoeticologia.
          Taxologia. Considerando a Homeostaticologia, a cumplicidade cosmoética se manifesta explícita em, pelo menos, 10 traços conscienciais, dispostos na ordem alfabética:
          01. Abordabilidade: o modo de discutir; a interpelação inteligente.
          02. Afabilidade: a gentileza; a educação esmerada.
          03. Afetividade: a amizade fraterna; o amor verdadeiro.
          04. Afinidade: as semelhanças reconhecidas.
          05. Anticorruptibilidade: o fim da corrupção; a manutenção da conduta ilibada.
          06. Autenticidade: a assunção das incorreções; a transparência nas reciclagens intraconscienciais.
          07. Benignidade: o bem comum; a satisfação benevolente.
          08. Conectividade: a interligação empática; a deliberação em concordância.
          09. Cosmoeticidade: a ética multidimensional; a predominância cosmoética.
          10. Interassistencialidade: o apoio; o auxílio mútuo.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a cumplicidade cosmoética, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Adversário ideológico: Conviviologia; Neutro.
            02.   Advogado cosmoético: Paradireitologia; Homeostático.
            03.   Afinização enciclopensênica grupal: Gruporrevezamentologia; Homeostático.
            04.   Aglutinação interconsciencial: Conviviologia; Neutro.
            05.   Amizade duplista: Duplismologia; Homeostático.
            06.   Amizade intermissivista: Conviviologia; Homeostático.
            07.   Coautoria interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
            08.   Coexistência sinérgica: Evoluciologia; Homeostático.
            09.   Coliderança interassistencial: Liderologia; Homeostático.
            10.   Coliderança parateleguiada cosmoética: Maxiproexologia; Homeostático.
            11.   Complementaridade duplista: Duplologia; Homeostático.
            12.   Conduta cosmoética: Conviviologia; Homeostático.
            13.   Consciência de equipe: Grupocarmologia; Neutro.
            14.   Holopensene corporativista: Holopensenologia; Nosográfico.
            15.   Solidariedade maligna: Parapatologia; Nosográfico.
  A CUMPLICIDADE COSMOÉTICA VIVENCIADA NAS MANIFESTAÇÕES AUTÊNTICAS INTERASSISTENCIAIS FOMENTA
  O SENSO UNIVERSALISTA, A TEÁTICA DA COOPERAÇÃO
  MULTIDIMENSIONAL E A SUCESSIVA DEDICAÇÃO LÍCITA.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, já ponderou sobre as características específicas da cumplicidade cosmoética? Compreende as repercussões na interassistência multidimensional?
            Filmografia Específica:
            1. Lendas da Vida. Título Original: The Legend of Bagger Vance. País: EUA. Data: 2000. Duração: 127 min. Gênero: Drama. Idade (censura): 12 anos. Idioma: Inglês. Cor: Colorido. Legendado: Português (em DVD). Direção: Robert Redford. Elenco: Bruce McGill; Charlize Theron; J. Michael Moncrief; Joel Gretsch; Lane Smith; Matt Damon; Michael O’Neill; Peter Gerety; Thomas Jay Ryan; Trip Hamilton; & Will Smith. Produção: Chris Brigham; Jake Eberts; Michael Nozik; & Robert Redford. Desenho de Produção: Stuart Craig. Roteiro: Jeremy Leven. Fotografia: Michael Ballhaus. Música: Rachel Portman. Montagem: Hank Corwin. Figurino: Judianna Makovsky. Efeitos Especiais: Pacific Data Images. Companhia: 20th Century Fox. Distribuidora: Fox Filmes. Sinopse: A paixão pelo golfe é o pano de fundo da estranha relação entre o ex-jogador deprimido Rannulph Junnah (Matt Damon) e o homem misterioso chamado Bagger Vance (Will Smith), determinado a ajudá-lo a reencontrar-se, ensinando sobre a arte de viver.
            Bibliografia Específica:
            1. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; CEAEC; & EDITARES; 3 Vols.; 2.084 p.; Vol. I; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 7.518 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 25.183 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 13cm; enc.; 2a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; página 582.
                                                                                                               C. R. M.