Sincronicidade Elucidativa

A sincronicidade elucidativa é a concomitância de eventos intra e extrafísicos, reconhecida e decodificada pela conscin lúcida, homem ou mulher, propiciando esclarecimento sobre a manifestação pessoal e / ou grupal e a qualificação do autodiscernimento.

Você, leitor ou leitora, já realiza autopesquisa com base na identificação e elucidação de sincronicidades? Quais os resultados?

      SINCRONICIDADE ELUCIDATIVA
                                     (SINCRONOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. A sincronicidade elucidativa é a concomitância de eventos intra e extrafísicos, reconhecida e decodificada pela conscin lúcida, homem ou mulher, propiciando esclarecimento sobre a manifestação pessoal e / ou grupal e a qualificação do autodiscernimento.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo síncrono deriva do idioma Latim Tardio, synchronus, e este do idioma Grego, súgkhronos, “contemporâneo”, constituído pelo prefixo sún, “juntamente; ao mesmo tempo; além disso; com; do lado de; em favor de; de acordo com; por meio de”, e pelo elemento de composição khrónos, “tempo”. Surgiu no Século XVIII. A palavra sincronicidade apareceu no Século XX. O vocábulo elucidar procede do idioma Latim, elucidare, “anunciar; declarar; revelar”. Apareceu no Século XV.
          Sinonimologia: 1. Simultaneidade reveladora. 2. Serendipidade direcionadora. 3. Interconexão explicativa. 4. Sincronia orientadora. 5. Sincronicidade esclarecedora. 6. Sincronismo inteligível.
          Neologia. As 3 expressões compostas sincronicidade elucidativa, sincronicidade elucidativa mediana e sincronicidade elucidativa máxima são neologismos técnicos da Sincronologia.
          Antonimologia: 1. Sincronicidade despercebida. 2. Causalidade nítida. 3. Assincronicidade obscura. 4. Assincronia desnorteadora.
          Estrangeirismologia: a serendipity; a acausal connection; a inquiring attitude; a extrasensory perception (ESP) na identificação das sincronicidades; o insight simultâneo aos eventos sincrônicos.
          Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à cosmovisão multidimensional.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da pensenização sincrônica; os fluxopensenes; a fluxopensenidade; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os parapensenes; a parapensenidade; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade.
          Fatologia: a interação dinâmica e sincrônica de pensamentos e atos com o fluxo cósmico; as “coincidências” surpreendentes levando a entendimentos profundos; o encontro da Conscienciologia sincronizado à fase terminal e dessoma de ente querido; as ocorrências simultâneas pressagiadoras; a correlação entre 2 ou mais acontecimentos, causadora de impacto e reorganização pensênica; a confluência de fatos instigadores da auto e heterorreflexão; os momentos convergentes decisivos; os eventos distantes no tempo unificados no instante da percepção da sincronia, potencializadora de esclarecimentos; a escrita sincrônica às ocorrências do instante presente; a sincronização de fatos correlacionados induzindo a pensar na recorrência cíclica do tempo; a escolha do livro para o curso Heterocrítica de Obra Útil (CEAEC) sincronizada à dessoma recente do autor; as descobertas não procuradas no processo da autopesquisa; os conteúdos sincronísticos de leituras e estudos para as reciclagens intraconscienciais; a sincronicidade inesperada correlata ao estado intraconsciencial de predeterminação, indecisão ou abertura; a oportunidade sincronística em momento de grande necessidade; a perda do emprego sincronizado ao achado de outro trabalho redirecionador da vida profissional; a mudança inesperada de acontecimentos ocasionando a virada na História Pessoal; o sincronismo providencial de experiência profissional em momento de transição da vida pessoal; a sincronia do estado de crise consciencial aguda com achados altamente elucidativos.
          Parafatologia: a sincronicidade elucidativa; a autovivência do estado vibracional (EV)
profilático; a sincronicidade favorecedora de entendimentos para mudança de atitudes; a sincronicidade confirmadora da ação de ouvir a si mesmo; as sincronicidades portadoras do melhor para a conscin em determinada situação; as sincronicidades apaziguadoras do desejo de controlar tudo; as sincronicidades possibilitadoras de visão mais ampla da realidade; as experimentações de Joseph Banks Rhine (1895–1980) sobre percepções extrassensoriais; a sincronicidade da visão do incêndio de Estocolmo, de Emanuel Swedenborg (1688–1772) com o incêndio da referida cidade; a sincronicidade do sonho da jovem paciente de Carl Gustav Jung (1875–1961) com o escaravelho de ouro e a aparição do inseto na hora da sessão, trazendo a chave para a solução do tratamento; as percepções transcerebrais sincronísticas aos estados de inconsciência atestados pela Medicina; a imagem psíquica sinalizadora de acontecimento simultâneo distante no espaço; os sonhos prenunciadores de dessomas; as premonições vagas de acontecimentos futuros; a sincronicidade de demandas extrafísicas com dessomas iminentes; a correlação esclarecedora de situações interdimensionais; a sináletica energética e parapsíquica pessoal sincrônica a eventos intrafísicos; a recorrência oportuna de paraeventos correlacionados a vivências intrafísicas; as experiências projeciológicas ou parapsíquicas em sincronia com a maratona de leitura do tratado Projeciologia; a imagem parapsíquica simbólica e sintetizadora de múltiplas conexões entre ocorrências intrafísicas.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo autoortopensenização–fluxo do Cosmos; o sinergismo do fluxo ideativo e parapsíquico da autopesquisa com a percepção de sincronicidades; o sinergismo da autoconscientização pensênica com a elucidação das sincronicidades percebidas.
          Principiologia: o princípio da descrença (PD); o princípio de correspondência; o princípio da afinidade; o princípio da causalidade; o princípio da indeterminação; o princípio da sincronicidade; o princípio da relatividade psíquica do tempo e do espaço; o princípio inteligente universal; o princípio da sincronicidade interdimensional; o princípio do posicionamento pessoal (PPP).
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a teoria da sincronicidade; a teoria da correspondência; a teoria do espaço-tempo; a teoria dos encontros sincrônicos das consciências; a teoria do inconsciente; a teoria da significação; a teoria do conhecimento.
          Tecnologia: a técnica do inventário e registro sistemático de sincronicidades elucidativas; a técnica da pesquisa e da autopesquisa aplicadas à significação das sincronicidades percebidas.
          Voluntariologia: a autodoação do voluntário para a pesquisa e gestação consciencial; a interassistência no voluntariado pelo incentivo à autopesquisa; os eventos sincrônicos didáticos percebidos no campo do voluntariado.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da cosmoconsciência; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da vida intrafísica; o laboratório conscienciológico da proéxis.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Cosmoconscienciologia; o Colégio Invisível da Pensenologia; o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível da Conscienciometrologia; o Colégio Invisível da Sincronologia.
          Efeitologia: o efeito surpresa da percepção de sincronicidades com potencial elucidativo; o efeito investigativo-reflexivo causado pela identificação de sincronicidades; o efeito do reposicionamento pessoal ou grupal com base nas elucidações obtidas com a reflexão sobre as sincronicidades.
          Neossinapsologia: as neossinapses e neoidéias geradas no sinergismo percepção-elucidação de sincronicidades projeciológicas; o poder unificador da sincronicidade elucidativa.
          Enumerologia: o ato de perceber fatos não planejados; o ato de examinar a conexão sincronística; o ato de refletir sobre as correlações estabelecidas; o ato de identificar o fator de coerência; o ato de elucidar o âmago da questão; o ato de construir os significados evolutivos; o ato de esclarecer a sincronicidade percebida.
          Binomiologia: a elucidação proveniente do exame da correlação sincronística entre os termos do binômio estados intraconscienciais–eventos externos concomitantes.
          Interaciologia: a interação vivacidade perceptiva–associação ideativa–razão interpretativa na atenção lúcida identificadora de sincronicidades.
          Crescendologia: a elucidação de sincronicidades relativas ao crescendo egocarma-grupocarma-policarma.
          Trinomiologia: o trinômio percepção-decodificação-elucidação de sincronicidades; o trinômio autexperiência–sincronicidade elucidativa–heterexperiência.
          Polinomiologia: o polinômio fluxo cósmico–alerta consciencial–consciência harmonizada–sincronicidades elucidativas–autodiscernimento qualificado–assistência esclarecedora; a dinamização de reciclagens intraconscienciais ou existenciais pelo polinômio associação ideativa–reflexão–significação–elucidação de sincronicidades inventariadas.
          Antagonismologia: o antagonismo acontecimento casual / coincidência significativa; o antagonismo conexão causal previsível / conexão imprevisível.
          Politicologia: a conscienciocracia; a cosmocracia; a lucidocracia.
          Legislogia: a lei cósmica ordenadora; a lei da simultaneidade; a lei da afinidade; a lei do maior esforço evolutivo.
          Filiologia: a neofilia; a evoluciofilia; a cosmofilia; a sincronofilia; a pesquisofilia; a lucidofilia.
          Fobiologia: a neofobia; a fobia do posicionamento pessoal; a fobia do redirecionamento da vida.
          Sindromologia: a evitação da síndrome da dispersão consciencial alcançada pelas conscins atiladas quanto às sincronicidades elucidativas.
          Mitologia: o mito da sorte e do azar; o mito do acaso; o sentido alegórico do mito da caverna na correlação ignorância-elucidação; o mito da mera coincidência.
          Holotecologia: a cronoteca; a psicoteca; a consciencioteca; a projecioteca; a sinaleticoteca; a sincronoteca; a sinergeticoteca.
          Interdisciplinologia: a Sincronologia; a Paracronologia; a Projeciologia; a Conscienciologia; a Autoconscienciologia; a Cosmovisiologia; a Cosmoconscienciologia; a Integraciologia; a Conexologia; a Instantaneologia; a Confluenciologia; a Sincronologia; a Parassincronologia; a Autolucidologia; a Autodiscernimentologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a consciência atenta; a consciência pesquisadora; a consciência indagadora; a consciência intuitiva; a consciência reflexiva; a consciência mentalsomática; a consciex amparadora de função; a consciência cosmovisiológica; a consciência harmonizada.
          Masculinologia: o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o conscienciólogo; o conviviólogo; o proexista; o reeducador; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a consciencióloga; a convivióloga; a proexista; a reeducadora; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens synchronicus; o Homo sapiens evolutiens; o Homo sapiens attentus; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens cosmovisiologus; o Homo sapiens autodidacticus; o Homo sapiens megasynchronicus.


                                       V. Argumentologia

          Exemplologia: sincronicidade elucidativa mediana = a convergência da instrução esclarecedora do professor com o estado de desentendimento momentâneo do aluno; sincronicidade elucidativa máxima = a convergência da orientação precisa do amparador extrafísico no momento evolutivo altamente crítico da conscin.
          Culturologia: a cultura científica; a cultura da autopesquisa; a cultura da cosmanálise; a cultura da lucidez; a cultura do autodiscernimento.
          Taxologia. No estudo da Sincronologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 19 tipos de sincronicidades elucidativas, passíveis de serem registradas pela conscin atilada quanto às interconexidades significativas:
          01. Afetiva: o esclarecimento advindo da ocorrência coincidente, criadora de relacionamento afetivo.
          02. Amparadora: o esclarecimento advindo do sincronismo providencial de experiências amparadas sucessivas.
          03. Autassistencial: o esclarecimento advindo do enfrentamento e a superação das circunstâncias evidenciadas pelas sincronicidades autassediadoras.
          04. Autopesquisística: o esclarecimento advindo da coerência existente entre as sincronicidades identificadas e a construção lúcida de significados no âmbito da autopesquisa.
          05. Confirmadora: o esclarecimento advindo dos sincronismos confirmadores, por exemplo, da direção futura a ser tomada pela dupla evolutiva (DE).
          06. Conscienciocêntrica: o esclarecimento advindo do encadeamento sincrônico e sinérgico de eventos promovidos por Instituições Conscienciocêntricas (ICs).
          07. Convivencial: o esclarecimento advindo da concomitância recorrente relativa aos aspectos curiosos ligados às amizades evolutivas e / ou às relações grupocármicas.
          08. Crítica: o esclarecimento advindo da correlação entre estados intraconscienciais críticos e oportunidades propiciadoras de esclarecimentos e qualificação do autodiscernimento.
          09. Globalizada: o esclarecimento advindo da convergência de momentos sociais observáveis na escala mundial.
          10. Informativa: o esclarecimento advindo das informações diversas advindas por meio de sincronicidades.
          11. Intraconsciencial: o esclarecimento advindo da equivalência de significado entre estados intraconscienciais e eventos externos.
          12. Intrafísica: o esclarecimento advindo da interrelação sincrônica entre eventos da vida intrafísica.
          13. Mentalsomática: o esclarecimento advindo da ocorrência concomintante de aportes intelectivos na condução metodológica de pesquisas científicas.
          14. Onírica: o esclarecimento advindo da repercussão sincrônica de eventos intrafísicos nas imagens oníricas.
          15. Proexológica: o esclarecimento advindo da correlação sincronizadora e sinérgica entre o estado de clareza quanto às diretrizes da proéxis e as situações externas favoráveis.
          16. Projeciológica: o esclarecimento advindo da recorrência de sonhos e projeções simultaneamente às reciclagens existenciais em curso.
          17. Retificadora: o esclarecimento advindo da interrelação estreita entre as sincronicidades e a predisposição intraconsciencial para a retificação.
          18. Retrocognitiva: o esclarecimento advindo da coincidência de eventos intrafísicos projeciológicos de suposto caráter retrocognitivo.
            19. Simbólica: o esclarecimento advindo da conjuminação de eventos intrafísicos e imagens hipnagógicas com teor simbólico.


                                                     VI. Acabativa

            Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a sincronicidade elucidativa, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
            01. Agente confluencial: Confluenciologia; Neutro.
            02. Antiacaso: Intrafisicologia; Neutro.
            03. Conexão interdimensional: Conexologia; Neutro.
            04. Contrafluxo ao Cosmos: Contrafluxologia; Nosográfico.
            05. Cosmossíntese: Mentalsomatologia; Homeostático.
            06. Fluxo cósmico: Cosmoconscienciologia; Homeostático.
            07. Imersão pontual: Experimentologia; Neutro.
            08. Interrelação fenomênica: Fenomenologia; Neutro.
            09. Intrarticulação heurística: Holomaturologia; Homeostático.
            10. Megassincronicidade: Megassincronologia; Neutro.
            11. Minissincronicidade: Minissincronologia; Neutro.
            12. Paraconexão: Interassistenciologia; Neutro.
            13. Parassincronicidade: Parassincronologia; Neutro.
            14. Sincronicidade: Cosmoconscienciologia; Neutro.
            15. Técnica do autoinventariograma: Autoconscienciometrologia; Neutro.
 É PRECISO IR ALÉM DO ESTADO DE SURPRESA DIANTE
    DAS SINCRONICIDADES, ATRIBUINDO SENTIDOS E EXTRAINDO ELUCIDAÇÕES PARA COLHER GANHOS PRÓ-EVOLUTIVOS RUMO AO AUTODISCERNIMENTO.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, já realiza autopesquisa com base na identificação e elucidação de sincronicidades? Quais os resultados?
            Bibliografia Específica:
            1. Csikszentmihaly, Mihaly; A Descoberta do Fluxo: A Psicologia do Envolvimento com a Vida Cotidiana (Finding Flow the Psychology of Engagement with every Day Life); trad. Pedro Ribeiro; 166 p.; 9 caps.; 7 ilus.; 4 tabs.; 23 x 15 cm; br.; Rocco; Rio de Janeiro, RJ; 1999; páginas 36 a 40.
            2. Cunha e Silva, Eduardo da; Considerações Conscienciológicas sobre o Fenômeno da Sincronicidade Multidimensional; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 11; N. 1; 1 E-mail; 16 enus.; 14 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Janeiro-Março, 2007; páginas 25 a 38.
            3. Hopcke, Robert H.; Sincronicidade: Ou porque nada é por Acaso (There are no Acidentes); trad. Lygia Itiberê da Cunha; 280 p.; 6 caps.; 21 x 14 cm; br.; Nova Era; Rio de Janeiro, RJ; 1999; páginas 32 a 117.
            4. Jung, Carl Gustav; Sincronicidade (Die Dynamik des Unbewussten (Band 8) III-Synchronizitat als ein Prinzip akausaler Zusammenhange); trad. Mateus Ramalho Rocha; 144 p.; 2 caps.; 2 ilus.; 21 x 14 cm; br.; 16ª Ed.; Vozes; Petrópolis, RJ; 2011; páginas 11 a 111.
            5. Nogueira, Salvador; Efeitos da Simultaneidade; Artigo; Revista Pesquisa Fapesp; Mensário; N. 201; Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; São Paulo, SP; Novembro, 2012; páginas 64 e 65.
            6. Progoff, Ira; Jung, Sincronicidade e Destino (Jung, Synchronicity, and Human Destiny); trad. Anibal Mari; 156 p.; 11 caps.; 19 x 13 cm; br.; Cultrix; São Paulo, SP; 1975; páginas 87 a 148.
            7. Vieira, Waldo; Sincronicidade Multidimensional; Artigo; Boletins da Conscienciologia; Revista; Anuário; Vol. 1; N. 1; 3 enus.; Centro de Altos Estudos da Consciência ( CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Janeiro-Dezembro, 1999; páginas 7 e 8.
                                                                                                                C. G. S.