Inteligência Técnica

A inteligência técnica é a aptidão, talento, habilidade, discernimento, perspicácia, intelecção, interpretação e acuidade desenvolta da lucidez pessoal, capaz de demonstrar criatividade no emprego teático do desenvolvimento técnico, em alguma área de experimentação da Tecnologia.

Você, leitor ou leitora, reconhece ter inteligência técnica? Como tal inteligência se manifesta na vida prática?

      INTELIGÊNCIA TÉCNICA
                                        (TECNOLOGIA)


                                           I. Conformática

         Definologia. A inteligência técnica é a aptidão, talento, habilidade, discernimento, perspicácia, intelecção, interpretação e acuidade desenvolta da lucidez pessoal, capaz de demonstrar criatividade no emprego teático do desenvolvimento técnico, em alguma área de experimentação da Tecnologia.
         Tematologia. Tema central neutro.
         Etimologia. A palavra inteligência provém do idioma Latim, intelligentia, “inteligência; entendimento; conhecimento; noção”. Apareceu no Século XIV. O vocábulo técnica vem do idioma Francês, technique, derivado do idioma Latim, technicus, e este do idioma Grego, tekhnikós, “relativo à Arte, à Ciência ou ao saber, ao conhecimento ou à prática de alguma profissão; hábil”. Surgiu no Século XIX.
         Sinonimologia: 01. Inteligência tecnológica. 02. Inteligência eletronótica. 03. Inteligência cerebelar. 04. Inteligência psicomotriz. 05. Inteligência prática. 06. Inteligência manual. 07. Inteligência artesanal. 08. Engenhosidade técnica. 09. Habilidade tecnológica. 10. Proficiência técnica
         Neologia. As duas expressões compostas inteligência técnica amadora e inteligência técnica profissional são neologismos técnicos da Tecnologia.
         Antonimologia: 01. Inteligência abstrata. 02. Inteligência filosófica. 03. Atecnia. 04. Imperícia tecnológica. 05. Imprudência técnica. 06. Improficiência técnica. 07. Inexperiência técnica. 08. Incompetência técnica. 09. Tecnicidade obtusa. 10. Estouvamento técnico.
         Estrangeirismologia: o technical skill.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à somaticidade teática.


                                             II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da Tecnologia; os ortopensenes; a ortopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade.
         Fatologia: a vocação manual; a perícia técnica; o tirocínio tecnológico; o emprego sistemático de procedimentos metódicos; a maneira, jeito ou habilidade especial de executar as ações; o procedimento aplicado à realização de algo técnico; o conjunto de conhecimentos pessoais de aplicação prática; o conjunto de procedimentos metódicos para se obter determinado resultado; o conjunto de conhecimentos baseados em conhecimentos científicos utilizados na investigação e na transformação das realidades; a capacidade pessoal de abstração; a acuidade mental; a facilidade da apreensão do funcionamento de máquinas e aparelhagens; a aptidão para as atividades exigindo habilidade manual; a compreensão imediata da funcionalidade dos instrumentos; o discernimento acessível às instruções de emprego dos aparelhos; a interpretação penetrante dos mecanismos eletroeletrônicos; a perspicácia físicoquímica das realidades; o raciocínio eletronótico; a sagacidade na área da Mecatrônica; o talento psicomotriz; a criação de neoideias; o conhecimento conceitual e racional; o desenvolvimento mental apurado; a destreza taquipsíquica; a capacidade de adquirir, reter e aplicar experiências; a capacidade de reestruturar os dados perceptivos; a engenhosidade no exercício de alguma atividade; a faculdade de entender o significado e aplicação das coisas; a habilidade de tirar partido das circunstâncias; a faculdade de agir com facilidade, acerto e rapidez; o estilo pessoal na prática da Analítica, Hermenêutica e Exegética.
         Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo cognitivo técnico.
          Principiologia: o princípio da descrença.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a teoria da inteligência evolutiva.
          Tecnologia: a inteligência técnica.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Evoluciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Mentalsomatologia.
          Efeitologia: o efeito das extrapolações mentaissomáticas.
          Neossinapsologia: a catálise das neossinapses.
          Ciclologia: o ciclo das neoideias.
          Binomiologia: o binômio Paratecnologia-Eletronótica.
          Interaciologia: a interação faculdades mentais–percepções parapsíquicas.
          Crescendologia: o crescendo problema técnico–solução genial.
          Trinomiologia: o emprego teático do trinômio aprender-apreender-compreender; a vivência do trinômio raciocinar-interpretar-conceber; o trinômio dissecção-detalhamento-exaustividade da ideia em foco.
          Polinomiologia: o polinômio neopensenes-neoverpons-neoperspectivas-neoteorias.
          Antagonismologia: o antagonismo técnico / tolo.
          Paradoxologia: o paradoxo intelectual de encontrarem-se disponíveis para muitas inteligências as verdades captadas por poucas.
          Politicologia: a conscienciocracia; a lucidocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço.
          Filiologia: a tecnofilia; a intelectofilia; a evoluciofilia; a cogniciofilia; a enciclopediofilia; a mnemofilia; a cienciofilia.
          Holotecologia: a tecnoteca; a mentalsomatoteca; a ideoteca; a cognoteca; a experimentoteca; a metodoteca; a ciencioteca.
          Interdisciplinologia: a Tecnologia; a Paratecnologia; a Materiologia; a Conscienciometrologia; a Cogniciologia; a Autodiscernimentologia; a Mentalsomatologia; a Criteriologia; a Experimentologia; a Cerebrologia; a Holoculturologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciência tecnológica; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; a pessoa de alta esfera intelectual; a personalidade técnica; a conscin de alta habilidade.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens intellector; o Homo sapiens technologicus; o Homo sapiens intellegens; o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens rationabilis; o Homo sapiens logicus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens mentalsomaticus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: inteligência técnica amadora = a da pessoa autodidata, caloura; inteligência técnica profissional = a da pessoa experimentada, veterana e atualizada.
          Culturologia: a cultura da Tecnologia; a cultura da Paratecnologia.


                                            VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a inteligência técnica, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Acrobacia mentalsomática: Heuristicologia; Neutro.
          02. Autopensenização polifásica: Pensenologia; Neutro.
          03. Desembaraço intelectual: Mentalsomatologia; Homeostático.
          04. Equilíbrio mental: Homeostaticologia; Homeostático.
          05. Imagística: Mentalsomatologia; Neutro.
          06. Inteligência: Conscienciometrologia; Neutro.
          07. Inteligência evolutiva: Autevoluciologia; Homeostático.
          08. Meganível da autoconsciência: Imagisticologia; Homeostático.
          09. Pico máximo da inteligência: Mentalsomatologia; Homeostático.
          10. Soltura mentalsomática: Experimentologia; Homeostático.
        A INTELIGÊNCIA TÉCNICA, EM GERAL, PODE SER
   IDENTIFICADA PELO EMPREGO DIRETO, EM CONJUNTO
   OU SEPARADAMENTE, DE 3 MODALIDADES DE INTELIGÊNCIAS: A ESPACIAL, A EXPERIMENTAL E A INTERNA.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, reconhece ter inteligência técnica? Como tal inteligência se manifesta na vida prática?