Horizontalidade Interassistencial

A horizontalidade interassistencial é a propriedade, capacidade, qualidade ou condição do engajamento e conjugação pertinente do assistente em relação ao assistido, notadamente a partir da similitude dos perfis, atributos, autovivências e faixa etária, permitindo a harmonia da relação auxiliadora, a integração dos benefícios recíprocos e o pleno êxito assistencial, fundamentado no princípio da empatia evolutiva.

Você, leitor ou leitora, já se conscientizou da funcionalidade e dos recursos necessários para estabelecer a horizontalidade interassistencial nas relações pessoais? Desde quando?

      HORIZONTALIDADE INTERASSISTENCIAL
                                (INTERASSISTENCIOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A horizontalidade interassistencial é a propriedade, capacidade, qualidade ou condição do engajamento e conjugação pertinente do assistente em relação ao assistido, notadamente a partir da similitude dos perfis, atributos, autovivências e faixa etária, permitindo a harmonia da relação auxiliadora, a integração dos benefícios recíprocos e o pleno êxito assistencial, fundamentado no princípio da empatia evolutiva.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O vocábulo horizonte vem do idioma Latim, horizon, “horizonte”, e este do idioma Grego, horizon, “círculo separador; horizonte”. Surgiu no Século XV. A palavra horizontalidade apareceu no Século XIX. O prefixo inter provém do idioma Latim, inter, “no interior de dois; entre; no espaço de”. O termo assistência deriva do idioma Latim, assistentia, “ajuda; socorro”, e este de assistens ou adsistens, particípio presente de assistere ou adsistere, “estar ou conservar-se de pé junto a; estar presente; comparecer; assistir em juízo; assistir à cabeceira; estar ao pé do leito; estar à porta de alguém”. Surgiu no Século XVI.
          Sinonimologia: 1. Igualização interassistencial. 2. Nivelação interassistencial. 3. Irmanação interassistencial. 4. Equivalência interassistencial. 5. Paridade interassistencial. 6. Relação interassistencial equipolente. 7. Assistência entre semelhantes. 8. Coassistencialidade. 9. Sintonia interconsciencial assistencial.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 15 cognatos derivados do vocábulo horizonte: horizontada; horizontado; horizontal; horizontalidade; horizontalismo; horizontalista; horizontalística; horizontalístico; horizontalizar; horizontar; horizonteante; horizontense; horizontina; horizontinense; horizontino.
          Neologia. As 3 expressões compostas horizontalidade interassistencial, horizontalidade interassistencial inata e horizontalidade interassistencial modulável são neologismos técnicos da Interassistenciologia.
          Antonimologia: 1. Verticalidade interassistencial. 2. Desigualdade interassistencial. 3. Dissimilitude interassistencial. 4. Hierarquização assistencial. 5. Plenipotência assistencial. 6. Antiassistencialidade.
          Estrangeirismologia: o rapport interconscins; o modus operandi da assistência horizontal no momento evolutivo; o par nobile fratum; o sentimento de kinship; o fellow feeling; o princípio like attracts like; o nexus empático; a coniunctio; o esforço para o bridging the gap entre as condições intraconscienciais díspares; o amicus humani generis.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à convivialidade interassistencial.
          Coloquiologia. Eis expressão popular relativa ao assunto: – Estamos todos no mesmo barco.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da holomaturidade interassistencial evolutiva; os ortopensenes; a ortopensenidade; os benignopensenes; a benignopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; o holopensene da sociabilidade técnica assistencial; a irradiação do holopensene harmônico.
          Fatologia: a horizontalidade interassistencial; o ato de ombrear-se, nivelar-se, pôr-se em pé de igualdade ao assistir o outro; a atração natural interpessoal; o entrosamento existencial; a correspondência interconsciencial; o potencial latente da relação interpares; a influenciação assistencial espontânea; a estimulação assistencial instintiva; a autopredisposição interassistencial; a natureza do vínculo consciencial; a identificação assistente-assistido; a aceitação e respeito ao assistido; a definição dos critérios de equivalência; a categoria específica da assistência a ser prestada; o timeline da assistência; a comunicação cara a cara; o feedback; a comunicação simbólica; a comunicação tátil; a comunicação elucidativa; o ato de encarar fraternal e cosmoeticamente as diferenças de potencialidade e patamar evolutivo; o limite cosmoético na evitação do estupro evolutivo; a prototipia consciencial alcançável no momento evolutivo; a lucidez quanto ao modus operandi do engajamento assistencial; a implementação da relação assistencial igualitária; os desníveis sadios das reciprocidades assistenciais; a dobradinha providencial cosmoética; a domesticação mútua na interassistencialidade; a evitação da subjugabilidade interpessoal; a delimitação cosmoética da ação assistencial; a sensibilização mútua quanto à possibilidade assistencial; a adaptabilidade mútua; a dosificação das experiências conscienciais através do apuro pesquisístico da Autoparaconscienciometrologia; a intersubjetividade; o modelo positivo restaurador e reforçador para a evolução do assistido rumo à autorregulação e autavaliação; o contágio do autodesempenho; a pedagogia espontânea pela autexemplificação; a autodescoberta e realização em resposta ao entendimento empático; a evocação de atitudes e experiências passadas similares para exame e análise; a comunicação horizontal dinamizando a expressão da problemática; a indução interconsciencial à racionalidade; a irresistibilidade ao exemplo arrastador; a tarefa do esclarecimento (tares); a construção da empatia universal; a Homologia Universal.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a assimilação simpática (assim); a interfusão holossomática; a iscagem interconsciencial lúcida; o banho energético espontâneo extrafísico; o desenvolvimento parapsíquico; a sinceridade multidimensional; os parexemplos discretos reproduzíveis das consciexes amparadoras; a biencapsulação da dupla assistente-assistido; as práticas diárias pessoais da tenepes; a ofiex pessoal.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo catalítico evolutivo pela conjugação dos afins; o sinergismo potencializador da cobaia natural edificante para os outros; o sinergismo potente das amizades; o sinergismo da conjugação dos trafores recíprocos; o sinergismo das ECs entrosadas; a comunicação horizontal sinergística; o sinergismo timing do assistente–timing do assistido; o sinergismo da fraternidade vivenciada; o sinergismo versatilidade dos papéis interassistenciais–palco existencial.
          Principiologia: o princípio da afinidade interconsciencial; o princípio da hierarquia evolutiva inevitável; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio da inseparabilidade grupocármica; o princípio da inexistência de primeiros encontros; o princípio da responsabilidade assistencial evolutiva; o princípio de jamais forçar o heteroconstrangimento; o princípio da meritocracia cosmoética no universo da Interassistenciologia; o princípio da singularidade holobiográfica.
          Codigologia: as regras dos códigos de etiqueta social; os códigos do Treinamento das Habilidades Sociais (THS); o código do exemplarismo pessoal (CEP); o autoparapsiquismo interassistencial aperfeiçoando o código pessoal de Cosmoética (CPC); o êxito interassistencial ampliando e fortalecendo o código grupal de Cosmoética (CGC).
          Teoriologia: a teoria da capacidade empática latente; a teoria das sincronicidades oportunizando os encontros e vivências mútuas; a teática da interlocução equalitária; a teática da integração do auxílio mútuo; a teoria do espelhamento interconsciencial; a teoria das medidas de parecença; a teoria do coeficiente de correlação de concordância (CCC); a teoria das paraconexões interassistenciais; a autoconscientização quanto à teoria da inteligência evolutiva (IE).
          Tecnologia: a técnica do menos doente assistir ao mais doente; a técnica da priorização do mais relevante; a técnica etológica do salto baixo; a técnica da aplicação da fórmula DD (desinibição-diálogo); as técnicas fraternas de evitação do elitismo cultural no universo da Conscienciologia; a técnica de acolhimento do heteroconscienciograma; a técnica pedagógica de adequar a comunicação ao contexto cognitivo do receptor; a técnica de modular a autexpressão evolutiva visando a equivalência do nível médio da relação assistencial; a técnica do histrionismo na horizontalização interassistencial.
          Voluntariologia: o voluntariado dedicado à humanidade; o voluntariado da interassistencialidade tacon-tares; o voluntariado cosmoético enriquecendo a Ficha Evolutiva Pessoal (FEP).
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da vida cotidiana; o laboratório conscienciológico da grupalidade; o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da diferenciação pensênica; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Tenepessologia; o laboratório conscienciológico da dupla evolutiva.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível dos Conscienciômetras; o Colégio Invisível da Parapercepciologia; o Colégio Invisível da Interassistenciologia; o Colégio Invisível dos Tenepessistas; o Colégio Invisível dos Epicons; o Colégio Invisível da Evoluciologia.
          Efeitologia: os efeitos da mutualidade interassistencial; os efeitos do contágio dignificante; os efeitos das intercorrências enriquecedoras; os efeitos da convivência junto aos amparadores extrafísicos de função; os efeitos dos vínculos assimétricos; os efeitos do nível de adaptabilidade de cada conscin; os efeitos cognitivos da solidariedade interassistencial; os efeitos da focagem na problemática alheia promovendo a reperspectivação da própria realidade; os efeitos autesclarecedores extraídos da convivência humana saudável.
          Neossinapsologia: as neossinapses geradas pelas neoinduções revigorantes assistenciais; as neossinapses derivadas das interações conscienciais homeostáticas.
          Ciclologia: o ciclo de acertos entre as consciências do grupo evolutivo; o ciclo de reeducação e qualificação interassistencial; o ciclo das reações em cadeia dos retornos sadios; o ciclo das neovivências impactantes retificadoras; o ciclo revezador interassistencial assistente-assistido; o ciclo alternante da horizontalidade interassistencial explícita e implícita.
          Enumerologia: a incitação assistencial; a estimulação assistencial; a suscitação assistencial; a instigação assistencial; a inspiração assistencial; a animação assistencial; a provocação assistencial.
          Binomiologia: o binômio assistente-assistido; o binômio intencionalidade-interesse; o binômio admiração-discordância; o binômio paciência-anticonflitividade; o binômio inspiração-autocognição; o binômio heteroperdoamento-autoimperdoamento; o binômio patológico microuniverso intransitável por si–microuniverso intransitável por outrem.
          Interaciologia: a interação dos semelhantes; a interação estímulo-resposta; a interação cenário habitual vital–influenciação homeostática; a interação timing da assistência–modalidade de assistência; a interação bagagem vivencial diversificada–mundividência interassistencial; a interação autodesassédio-heterodesassédio; a interação resgate holomnemônico das afinidades anteriores–vínculos interpessoais terapêuticos.
          Crescendologia: o crescendo tacon-tares; o crescendo assistência entre afins–amizade interativa; o crescendo intersuspeição-interconfiança; o crescendo assistente amador–minipeça do Maximecanismo Multidimensional Interassistencial; o crescendo heterocrítica benéfica–heterodesassédio realizado; o crescendo sondagem preambular–sondagem avançada.
          Trinomiologia: o trinômio liberdade-igualdade-fraternidade; o trinômio (aliteração)
simpatia-sintonia-sinergia; o trinômio intercompreensão-intercooperação-interassistência; o trinômio interassistencial acolhimento-orientação-encaminhamento; o trinômio pessoa certa–contexto adequado–mensagem essencial; o trinômio semelhança-interatividade-aprendizagem; o trinômio hiperacuidade taquipsíquica–abordagem multifocal–indução eficaz.
          Polinomiologia: o polinômio postura-olhar-voz-gesto; o polinômio estímulo salutar–planificação existencial–retificação existencial–acerto da rota evolutiva; o polinômio intraconsciencialidade-Intraconscienciologia-interconsciencialidade-Interconscienciologia.
          Antagonismologia: o antagonismo similitude factual / similitude falsa; o antagonismo endosso racional / endosso sentimental; o antagonismo ato de informar sem fazer a cabeça / doutrinação; o antagonismo indução exemplificativa cosmoética / lavagens subcerebrais; o antagonismo interdependência evolutiva / subjugação interconsciencial; o antagonismo perfil assistencial / perfil assistível; o antagonismo bom exemplo / mau exemplo; o antagonismo técnica da horizontalização interassistencial / estratégias persuasivas do discurso religioso.
          Paradoxologia: o paradoxo do animal subumano suscitar o alívio de enfermidades holossomáticas no ser humano.
          Politicologia: a democracia pura; as políticas do Igualitarismo; as políticas sociais de assistência; a conscienciocracia; a interassistenciocracia; a lucidocracia; a cosmoeticocracia.
          Legislogia: a lei da correspondência; a lei de atração entre os opostos ou lei da afinidade dos contrários; a lei do contágio; a lei do maior esforço empático aplicada à manutenção do rapport interconsciencial; a lei da interdependência consciencial; a lei do maior esforço na convivialidade.
          Filiologia: a conscienciofilia; a fraternofilia; a interassistenciofilia; a conviviofilia; a gregariofilia; a neofilia; a autocriticofilia; a heterocriticofilia; a cogniciofilia; a reeducaciofilia.
          Fobiologia: a biofobia; a sociofobia; a fraternofobia; a recexofobia; o combate à evoluciofobia.
          Sindromologia: a síndrome da insegurança; a síndrome do avestruzismo; a síndrome da perfeição; a síndrome da distorção imaginativa; a síndrome da ectopia afetiva (SEA).
          Maniologia: a gurumania; a evitação inteligente da idolomania; a teomania.
          Mitologia: o mito da igualdade sob todos os aspectos; o mito das almas gêmeas; a queda do mito da superioridade do assistente.
          Holotecologia: a diplomacioteca; a comunicoteca; a experimentoteca; a sociologicoteca; a nosoteca; a sincronoteca; a convivioteca; a consciencioteca; a conscienciometroteca; a interassistencioteca; a parapsicoteca; a cosmovisioteca.
          Interdisciplinologia: a Interassistenciologia; a Interaciologia; a Vinculologia; a Conviviologia; a Parapercepciologia; a Perfilologia; a Exemplologia; a Parapedagogiologia; a Intercompreensiologia; a Comunicologia; a Grupocarmologia; a Evoluciologia; a Terapeuticologia; a Tenepessologia; a Ofiexologia; a Megafraternologia.


                                              IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin minipeça do Maximecanismo Multidimensional Interassistencial; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a consciência magnânima; a conscin-trator; a conscin-reboque; a conscin-solução; a conscin-problema; a conscin emuladora do melhor; a consciência liberta do autocratismo; a consciência permeável;a consciência omninterativa; a consciência omniangular; as consciências cobaias evolutivas fora-de-série.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o verbetógrafo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a verbetógrafa; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens interassistens; o Homo sapiens interassistentiologus; o Homo sapiens rationalis; o Homo sapiens tachypsychicus; o Homo sapiens methodologus; o Homo sapiens catalyticus; o Homo sapiens harmonicus; o Homo sapiens exemplarissimus; o Homo sapiens coadjutor; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens offiexista; o Homo sapiens cosmovisiologus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: horizontalidade interassistencial inata = o engajamento e a integração do assistente em relação ao assistido a partir da similitude inerente e natural de caracteres conscienciais específicos por meio da influência homeostática; horizontalidade interassistencial modulável
= o engajamento e integração do assistente em relação ao assistido a partir da modulação e da focagem multicentralizada de caracteres conscienciais específicos similares por meio da instigação homeostática.
          Culturologia: a cultura da convivialidade fraterna; a cultura do exemplarismo cosmoético; a cultura da Conscienciometrologia; a cultura da Interassistenciologia.
          Caracterologia. Sob a ótica da Interassistenciologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 18 conjunturas ou categorias de relações pautadas pela horizontalidade interassistencial significativas no âmbito das experimentações sociológicas e conscienciológicas:
          01. Apoio a voluntários e alunos (AVA). A fusão equipolente cognitiva entre o intermissivista inadaptado e o assistente renovado e reciclado, portador de desajustes pessoais e vivências similares.
          02. Assistência técnica. As sucessivas alternâncias das manobras técnicas assistenciais horizontalizantes e verticalizantes em relação à conscin etologicamente paradoxal.
          03. Consciência-bússola. O esforço contínuo do comunicador, homem ou mulher, da Evoluciologia na aglutinação da massa intermissivista, visando esforços e desempenhos homeostáticos das consciências sintônicas.
          04. Domesticação mútua. A troca de sinais naturais e instintivos emitidos através dos comportamentos mútuos afins, evidenciando os mecanismos de reconhecimento e apoio respectivos das consciências da mesma estirpe.
          05. Duplismo. A relação horizontalizada reforçadora do trafor operante da conscin cabeça energético-parapsíquica da dupla evolutiva em prol de ambos.
          06. Equipes de saúde. As relações pautadas pela horizontalidade, afinadas pelo mesmo diapasão, das equipes multiprofissionais e interdisciplinares na área da saúde.
          07. Esclarecimento interpares. A assistência mútua entre consciências afins, em posições hierárquicas e evolutivas equivalentes.
          08. Grupo de apoio. Os fatores terapêuticos funcionantes nos grupos de alcoólicos, psicóticos e narcóticos anônimos, através da horizontalidade relacional terapêutica, reunidos pela similitude das feridas e cicatrizes.
          09. Infiltração cosmoética. A resolução das pendências do passado potencializando a camuflagem assistencial evolutiva.
          10. Invéxis. O exemplarismo do voluntário da ASSINVÉXIS frente ao jovem recém-chegado à Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI).
          11. Mateologia. Os pontos de equidependências na relação interassistencial entre a Consciex Livre (CL) e o Serenão.
          12. Medicina. A mudança da abordagem médico-paciente da verticalidade impositiva para a horizontalidade democrática na tomada de decisões sobre a saúde do paciente.
          13. Parapedagogiologia. As inserções cognitivas empáticas e ganchos paradidáticos persuasivos cosmoéticos, através da horizontalidade reflexiva, na relação docente-discente.
          14. Sociopatia. Os limites da impossibilidade da horizontalidade interassistencial à personalidade psicopática, demarcando o limite da afinidade cognitiva.
          15. Tenepes. A eficácia interassistencial entre amparador de função e tenepessista pela compatibilidade e afinidade construída.
          16. Terapêutica. A criança portadora de oligofrenia entretendo-se e convivendo, no mesmo playground, com crianças saudáveis da mesma faixa etária.
          17. Visita. O pareamento harmônico e nivelamento da informação franca e apropriada do voluntário atuante de Instituição Conscienciocêntrica (IC) em relação ao intermissivista recém-chegado à Cognópolis Conscienciológica.
          18. Voluntariado. A autodisposição interassistencial para acolher, orientar e encaminhar, a partir de manifestações fraternas espontâneas, no auxílio e apoio ao símile.
          Profilaxia. Do ponto de vista da Paraprospectivologia, a horizontalidade interassistencial cosmoética, em certas circunstâncias, pode evitar séries de infortúnios paralisantes e reincidências anacrônicas iguais às 11 a seguir, listadas na ordem alfabética, seguidas das respectivas posturas assistenciais profiláticas:
          01. Antagonismos. A habilidade, a perspicácia em modular a apresentação pessoal, o olhar, a linguagem corporal e a aproximação no prelúdio da comunicação horizontal.
          02. Atropelos. A autoconsciência da ignorância e da falta de compostura do assistente em querer manter e expor o pique máximo das conquistas evolutivas (autafirmação) em detrimento do acolhimento interassistencial horizontalizante.
          03. Contrariedades. A candura e a compaixão na condução da equiponderação sinalizando o sinergismo catalítico evolutivo, sem o acumpliciamento demagógico com a dor alheia.
          04. Desacertos. O simples ato de estender a mão no gesto de apoio e auxílio ao outro, representando e deflagrando a horizontalidade interatuante entre os pares em crise.
          05. Equívocos. A horizontalidade ponderativa estabelecendo o diálogo franco e esclarecedor rumo ao autodiscernimento maior.
          06. Erros de abordagem. A pronta exposição da vivência similar com possibilidade de retificação pontual e elemento de conexão na evitação dos malentendidos da real intenção do assistente.
          07. Excessos. A operacionalização lúcida da horizontalidade interassistencial sem perder de vista a tares, a maior, à frente.
          08. Incompreensões. A reforma do temperamento difícil obstrutor da horizontalidade relacional apreciativa na aquisição de nova oportunidade interassistencial para condição afável e benigna.
          09. Interpretações ambíguas. A exposição gradual e contínua das verpons na operacionalização da horizontalidade interpessoal.
          10. Omissões. O escaneamento contínuo das possibilidades interassistenciais latentes da consciência atilada, fraterna e disponível para estabelecer a horizontalidade interassistencial no momento evolutivo.
          11. Peremptoriedades. A horizontalidade argumentativa coletiva enunciada pela soma das abordagens heterogêneas, sinérgicas e cosmoéticas das conscins presentes, aliviando o diálogo solo.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a horizontalidade interassistencial, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
         01. Antagonismologia sadia: Autodiscernimentologia; Homeostático.
         02. Antimodelo: Paradigmologia; Homeostático.
         03. Assistência inegoica: Interassistenciologia; Homeostático.
         04. Assistência sem retorno: Interassistenciologia; Homeostático.
         05. Convivência nociva: Conviviologia; Nosográfico.
         06. Esclarecimento interpares: Interassistenciologia; Homeostático.
         07. Homologia conscienciológica: Pesquisologia; Neutro.
         08. Indução interconsciencial: Conviviologia; Neutro.
         09. Interassistenciologia: Conviviologia; Homeostático.
         10. Modelo contíguo: Autevoluciologia; Neutro.
         11. Oportunidade de ajudar: Interassistenciologia; Homeostático.
         12. Perfilologia: Conscienciometrologia; Neutro.
         13. Princípio da empatia evolutiva: Evoluciologia; Neutro.
         14. Princípio do exemplarismo pessoal: Cosmoeticologia; Homeostático.
         15. Síntese caracterial: Perfilologia; Neutro.
   A HORIZONTALIDADE INTERASSISTENCIAL É RECURSO
 ÚTIL PARA A CONJUGAÇÃO DOS OPOSTOS NAS RELAÇÕES CONSCIENCIAIS, INSERINDO EQUILÍBRIO, HARMONIA E REFLEXÃO A PARTIR DA EMPATIA DOS AFINS.
         Questionologia. Você, leitor ou leitora, já se conscientizou da funcionalidade e dos recursos necessários para estabelecer a horizontalidade interassistencial nas relações pessoais? Desde quando?
                                                                                               L. F.