Histórico do Holociclo

O histórico do Holociclo é a descrição cronológica dos fatos e parafatos relacionados ao laboratório técnico de pesquisa localizado no Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC) especializado em Enciclopedismo Conscienciológico (Cosmocogniciologia), desassedialidade mentalsomática (Mentalsomatologia) e intelectualidade multidimensional (Pesquisologia Conscienciológica).

Você, leitor ou leitora, participou dos acontecimentos desenvolvidos no Holociclo nessas duas décadas? Se sim, quais lembranças esse verbete lhe evoca? Se não, gostaria de participar a partir de agora?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                1
                                 HISTÓRICO DO HOLOCICLO
                                             (HOLOCICLOLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. O histórico do Holociclo é a descrição cronológica dos fatos e parafatos relacionados ao laboratório técnico de pesquisa localizado no Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC) especializado em Enciclopedismo Conscienciológico (Cosmocogniciologia), desassedialidade mentalsomática (Mentalsomatologia) e intelectualidade multidimensional (Pesquisologia Conscienciológica).
             Tematologia. Tema central homeostático.
             Etimologia. O vocábulo histórico vem do idioma Latim, historicus, “referente à História; de História; de historiador”, adaptado do idioma Grego, historikós, “relativo à exposição de acontecimentos passados”. Surgiu no Século XVII. O elemento de composição holo provém do idioma Grego, hólos, “total; completo; inteiro”. O termo ciclo deriva do idioma Francês, cycle, derivado do idioma Latim, cyclus, e este do idioma Grego, kyklos, “círculo; roda”. Apareceu no Século XVIII.
             Sinonimologia: 1. Memorial do Holociclo. 2. Histórico do megalaboratório de desassédio mentalsomático. 3. Exposição cronológica da matriz da produção da Enciclopédia da Conscienciologia.
             Neologia. As 3 expressões compostas histórico do Holociclo, histórico do Holociclo intrafísico e histórico do Holociclo extrafísico são neologismos técnicos da Holociclologia.
             Antonimologia: 1. Histórico da Holoteca. 2. Memoricídio do Holociclo.
             Estrangeirismologia: o Cosmocognitarium; o show-room da multidimensionalidade; o Holociclo na condição de spot fotográfico e filmográfico; as equipes de experts; o portfolio dos superdotados; o upgrade mentalsomático; o finding verponológico.
             Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Historiografia do laboratório de Mentalsomatologia Interassistencial.


                                                       II. Fatuística

             Pensenologia: o holopensene pessoal da Historiografia; o holopensene da Cogniciologia; os retropensenes; a retropensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os curiosopensenes; a curiosopensenidade; os lexicopensenes; a lexicopensenidade; os enciclopensenes; a enciclopensenidade; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; os grafopensenes; a grafopensenidade.
             Fatologia: o histórico do Holociclo; o desenvolvimento da Escola do Pensamento Conscienciológico; a escola multidimensional; a lexicoterapia avançada; a câmara de cosmanálise; o olhar conscienciológico dos fatos; a elaboração da Bibliografia Específica Exaustiva (BEE) dos tratados conscienciológicos; a elaboração da Bibliografia Internacional da Conscienciologia (terceira bibliografia); as atualizações periódicas do Manual do Fichamento Bibliográfico e Webgráfico do Holociclo; a renovação mentalsomática; a expansão do dicionário cerebral analógico; o corredor lexicográfico; o histórico da escola de Evoluciologia; o Holociclo como local de decodificação do parapsiquismo, de aporte autoral aos interessados e de registro demográfico da comunidade conscienciológica em Foz do Iguaçu; a formação de comunidade enciclopédica; as atividades parapedagógicas desenvolvidas no Holociclo ao modo da pesquisa enciclopédica, da pesquisa institucional, da consulta ao acervo, da consultoria ao especialista, da visitação de estudantes, de turistas e de moradores iguaçuenses; a organização da Biblioteca Internacional da Conscienciologia (Ano-base: 2014); as sincronicidades relativas à historiografia do Holociclo; a transferência da aforismoteca da Holoteca para o Holociclo (Ano-base: 2014); a exigência de amplo espaço físico, próprio, para implantação dos trabalhos do Cosmograma Exposto e da Lexicologia Exposta; as pontoações de 7.428 léxicos e os 608.781 recortes de periódicos (Data-base: 2                                                        En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 04.08.19); a meta de no futuro estender a Hemeroteca e a Lexicoteca ao longo de todo edifício, de porta a porta, visando melhor visualização e acesso ao acervo.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o Holociclo enquanto caricatura de parapsicoteca e incubadora paratecnológica; o Holociclo na condição de megateca do antiassédio e de atendimento de conscins e consciexes por ser Desperto; a visita guiada ao timeline da Conscienciologia no Holociclo por amparadores às consciexes intermissivistas; o desbloqueio dos chacras encefálicos; a inspiração extrafísica dos amparadores polímatas; a consulta a dezenas de dicionários podendo desencadear a soltura do energossoma por intermédio da leitura exaustiva; a Enciclopédia da Conscienciologia possibilitando o gruporrevezamento multiexistencial.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo notícias-verbetes; o sinergismo cosmograma-enciclopedismo; o sinergismo cabeças-mãos; o sinergismo operosidade psicomotriz–operosidade mentalsomática; o sinergismo autopesquisa-heteropesquisa; o sinergismo Holociclo–Enciclopédia da Conscienciologia; o sinergismo técnico cosmograma–fichamento mentalsomático.
          Principiologia: o princípio “os fatos orientam a pesquisa”; o princípio da refutação ao argumento e não ao argumentador; o princípio da caligrafia na qualificação da didática pessoal; o princípio da ordenação da autopensenidade pela leitura de dicionários; o princípio de o mais ou menos jamais ser o inteiro; o princípio “ninguém trabalha sozinho no Holociclo”; o princípio “não existe cultura ampla sem a consulta permanente a centenas de obras de referência”; o princípio “Tem lógica? Para quê?”; o princípio de o cérebro emperrado não suportar o holopensene do Holociclo; o princípio “é preferível o trabalho menor, correto, perante o trabalho enorme pejado de erros”; a abertura da cortina do nicho do princípio da descrença (PD).
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) incluindo cláusula de sustentabilidade do acervo e dos trabalhos do Holociclo; o código grupal de Cosmoética (CGC) incluindo cláusula de manutenção do patrimônio do Holociclo.
          Teoriologia: a teoria do Homo sapiens reurbanisatus; a teoria do Homo sapiens pacificus; a teoria do paradigma consciencial; a teoria do bloqueio zero.
          Tecnologia: a técnica da associação de ideias; a técnica da atomização cognitiva; a técnica do autodidatismo; a técnica dos 50 dicionários; a técnica dos debates semanais; a técnica do fichamento mentalsomático; a técnica dos pilares da Conscienciologia.
          Voluntariologia: as equipes técnicas de voluntários do Holociclo; a melhoria no relacionamento interconsciencial a partir do voluntariado no Holociclo; os mutirões realizados pelos voluntários para fichamento de léxicos e aplicação do cosmograma nos periódicos; o acolhimento dos voluntários migrantes; o voluntariado integrado ao paravoluntariado.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Autexperimentologia; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico do Cosmograma; o laboratório conscienciológico do Fichamento Mentalsomático; o laboratório conscienciológico da Autodespertologia; o laboratório conscienciológico da Pacifismologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Enciclopedistas da Conscienciologia; o Colégio Invisível dos Mantenedores do Holociclo; o Colégio Invisível dos Cosmoanalistas; o Colégio Invisível dos Fichadores Mentaissomáticos; o Colégio Invisível dos Bibliografistas; o Colégio Invisível dos Lexicógrafos da Conscienciologia; o Colégio Invisível dos Autores do Holociclo.
          Efeitologia: o efeito da organização pensênica desencadeada pelo fichamento mentalsomático; o efeito de pacificação íntima advindo dos esforços mentaissomáticos; o efeito de desassédio mentalsomático do Holociclo; o efeito lúdico da taxologia do cosmograma; o efeito de acalmia promovido pelo holopensene do Holociclo; o efeito de minimização do egão em prol do trabalho em equipe; o efeito cosmocognitivo derivado da aplicação das técnicas redacionais da Enciclopédia da Conscienciologia. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                   3
             Neossinapsologia: as neossinapses oriundas de pensenizar grande adquiridas no Holociclo; a atitude neofílica de associação de ideias pela leitura de recortes do cosmograma predispondo a neossinapses; o uso do dicionário analógico facultando neossinapses; as neossinapses adquiridas no exercício do cotejo entre o tema de pesquisa pessoal e os temas da Lexicoteca e da Hemeroteca; a desconstrução de sinapses preconceituosas a partir das neossinapses surgidas na realização do fichamento mentalsomático; as neossinapses do parapsiquismo intelectual.
             Ciclologia: o ciclo de funcionamento do Holociclo de domingo a domingo, 365 dias no ano, por duas décadas consecutivas; o ciclo ininterrupto do saber; o ciclo registro–fichamento–revisão–taxologia–exposição dos dicionários.
             Enumerologia: a lista da bibliografia lexicográfica do Holociclo; a lista de temas da lexicoteca e encicloteca; a lista de temas da hemeroteca; a lista de jornais e revistas do Holociclo; a lista dos Periódicos do Mundo Inteiro (PMI); a lista de autores do Holociclo publicados; a lista dos pilares do Holociclo.
             Binomiologia: o binômio equipin-equipex; o binômio pesquisa-especialidade; o binômio cérebro-paracérebro; o binômio minitertúlia-Holociclo; o binômio Holociclo-Holoteca; o binômio Holociclo–Associação Internacional de Enciclopediologia Conscienciológica (ENCYCLOSSAPIENS); o binômio detalhismo-exaustividade; o binômio admiração-discordância; o binômio invéxis-Holociclo.
             Interaciologia: a interação fatos-parafatos; a interação fichadores-revisores; a interação recorte-taxologia; a interação cosmogramistas-fichadores; a interação Fatologia–Hemeroteca do Holociclo; a interação Conformática–Lexicoteca do Holociclo; a interação cosmograma-conscienciograma; a interação paper–laptop pessoal.
             Crescendologia: o crescendo libertação dicionarística–libertação mentalsomática; o crescendo recorte–taxologia–revisão–distribuição dos recortes de jornais e revistas; o crescendo seriexológico Biblioteca de Alexandria–Holociclo; o crescendo seriexológico Encyclopédie–Enciclopédia da Conscienciologia; o crescendo disponibilidade pessoal–grupalidade produtiva; o crescendo Oficinas do Holociclo–Programa Verbetografia da ENCYCLOSSAPIENS.
             Trinomiologia: o trinômio Mentalsomatologia-Parapercepciologia-Interassistenciologia; o trinômio extrapolacionismo-primener-cipriene; o trinômio desassediador catarse-catálise-insights; o trinômio artigo-verbete-livro; o trinômio especialidade-variáveis-minivariáveis; o trinômio monumental desassediador Holociclo-Acoplamentarium-Tertuliarium; o trinômio dicionário cerebral sinonímico–dicionário cerebral antonímico–dicionário cerebral analógico.
             Polinomiologia: o polinômio histórico hemeroteca-lexicoteca-encicloteca-biblioteca-aforismoteca.
             Antagonismologia: o antagonismo macrocosmo de problemas / microcosmo de soluções; o antagonismo microvisão / cosmovisão; o antagonismo concentração mental / mudança de bloco autopensênico; o antagonismo automotivação / marasmo; o antagonismo escrita em redes sociais / escrita de texto conscienciológico; o antagonismo mesa individual / megamesa grupal; o antagonismo atenção concentrada / atenção dividida.
             Paradoxologia: o paradoxo de o foco na pesquisa dos fatos externos proporcionar paz íntima; o paradoxo do holopensene homeostático do Holociclo formado, inclusive, de temas nosográficos.
             Politicologia: a política do senso de equipe do voluntariado holociclológico.
             Legislogia: a lei do maior esforço pesquisístico.
             Filiologia: a holociclofilia; a cogniciofilia; a pesquisofilia; a organizaciofilia; a cosmogramofilia; a lexicofilia; a enciclopediofilia.
             Fobiologia: a oportunidade de autossuperação de fobias auto ou heteropesquisísticas pelo autenfrentamento de recortes e de dicionários sobre temas nosográficos.
             Mitologia: o mito de o investimento na intelectualidade não promover o desenvolvimento do parapsiquismo.
             Holotecologia: a hemeroteca; a cosmogramoteca; a fatoteca; a lexicoteca; a encicloteca; a definoteca; a cognoteca; a reurbanoteca; a pacificoteca; a neologisticoteca; a aforismoteca; a parapsicoteca; a ciencioteca; a biblioteca conscienciológica. 4                                                           En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
          Interdisciplinologia: a Holociclologia; a Cosmocogniciologia; a Mentalsomatologia; a Enumerologia; a Comunicologia; a Metodologia; a Arquivologia; a Cosmogramologia; a Cosmanálise; a Lexicologia; a Enciclopediologia Conscienciológica.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: os voluntários das equipes técnicas do Holociclo; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a consciex Zéfiro; a consciex Enumerador.
          Masculinologia: o mantenedor; o fichador; o recórter; o taxologista; o revisor; o hemerotecário; o cosmoanalista; o digitalizador; o digitador; o infocomunicólogo; o lexicólogo; o lexicógrafo; o lexicotecário; o etimólogo; o neologista; o autor do Holociclo publicado; o especialista; o verbetólogo; o verbetógrafo.
          Femininologia: a mantenedora; a fichadora; a recórter; a taxologista; a revisora; a hemerotecária; a cosmoanalista; a digitalizadora; a digitadora; a infocomunicóloga; a lexicóloga; a lexicógrafa; a lexicotecária; a etimóloga; a neologista; a autora do Holociclo publicada; a especialista; a verbetóloga; a verbetógrafa.
          Hominologia: o Homo sapiens encyclopaedicus; o Homo sapiens lexicographus; o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens logicus; o Homo sapiens polymatha.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: histórico do Holociclo intrafísico = a descrição cronológica dos fatos relacionados, vivenciados predominantemente pelas conscins; histórico do Holociclo extrafísico
= a descrição cronológica dos parafatos relacionados, vivenciados predominantemente pelas consciexes.
          Culturologia: a cultura da memória mentalsomática.
          Cronologia. De acordo com a Historiografologia, eis, a título de contribuição aos registros históricos do Holociclo, os principais fatos ocorridos entre 1995 e 2020, listados na ordem cronológica:
          1995. Início da implantação do Campus CEAEC.
          1996. Chegada e organização da biblioteca doada por Waldo Vieira (1932–2015) ao CEAEC.
          1998. Dedicação integral de Waldo Vieira à elaboração da Enciclopédia da Conscienciologia, no Rio de Janeiro; construção do prédio da Holoteca no CEAEC.
          2000. Inauguração do prédio da Holoteca (janeiro); inauguração do Laboratório do Cosmograma (julho); transferência da residência de Waldo Vieira para Foz do Iguaçu (julho); início dos trabalhos da Enciclopédia da Conscienciologia no Holociclo (11.07.2000); lexicoteca com 1.600 léxicos (17.11.2000); assinatura de 8 jornais brasileiros (início: entre 15.09.2000 e 03.10.2000).
          2001. Curso Holociclo: Valorização do Mentalsoma (14-17.06.01); Curso Enumerograma e Exposição do verbete Bebê (Homo neonatus) no Holociclo (agosto); publicação da Apostila do Holociclo (12.08.2001); 39 voluntários do Holociclo (15.09.01); inauguração da Aleia dos Gênios da Humanidade no CEAEC; início das tertúlias conscienciológicas de modo esporádico no Holociclo; elaboração e debate dos 45 Pilares do Holociclo (técnica) – 1o debate em 03.03.01; 1a aparição da consciex Transmentor em Foz do Iguaçu (no Holociclo); organização da exposição Vitrine Mentalsomática. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                            5
             2002. Aparição da consciex Veronesa no CEAEC; Exposições realizadas: Curiosidades Científicas, Instrumentos Mentaissomáticos, verbete Homo bellicosus, verbete Homo reurbanisatus; 114 voluntários do Holociclo, sendo 61 moradores de Foz do Iguaçu (14.04.02); Inauguração da Aleia dos Gênios da Humanidade para comunidade de Foz (06.06.2002) e publicação do Catálogo da Aleia; início formal das tertúlias conscienciológicas no Salão Verde (nov/2002); consciexes paracampadas nas cercanias do Holociclo e da Holoteca e o início das visitas de consciexes intermissivistas ao CEAEC.
             2003. Visitações regulares de alunos do ensino fundamental e médio de escolas de Foz do Iguaçu e região; inauguração de Hemeroteca na União Dinâmica de Faculdades Cataratas (UDC) inspirada na Hemeroteca do Holociclo (31.08.03); inauguração da Holoteca para comunidade de Foz do Iguaçu; aparição da consciex Rose Garden no CEAEC, após despedida da consciex Tao Mao; publicação do tratado Homo sapiens reurbanisatus elaborado no Holociclo; publicação da 2a versão da Apostila do Holociclo; realização do Curso Fundamentos da Enciclopédia da Conscienciologia (imersão: 29.12.2003 a 02.01.2004); realização do Curso Homo sapiens reurbanisatus (07.09.03).
             2004. Realização da 2a edição do Curso Fundamentos da Enciclopédia (29.01-01.02.04); elaboração do tratado Homo sapiens pacificus (HSP); aparição da consciex Espartano (2004; relação com HSP); 57 voluntários do Holociclo (14.02.04); realização da 3a edição do Curso Fundamentos da Enciclopediologia (24-27.12.04).
             2005. Debate do primeiro verbete da Enciclopédia da Conscienciologia (Abertismo Consciencial – Data: 09.08.2005) na Tertúlia, com distribuição gratuita em papel; 131 voluntários no Holociclo (28.09.2005).
             2006. Publicação da edição-protótipo da Enciclopédia da Conscienciologia: 240 verbetes; realização da 4a edição do Curso da Enciclopédia da Conscienciologia: Oficinas do Holociclo (CEAEC; janeiro); realização do Curso Imersão na Pesquisa Enciclopédica (CEAEC-IIPC; setembro).
             2007. Publicação do tratado Homo sapiens pacificus elaborado no Holociclo; publicação da Edição-protótipo da Enciclopédia da Conscienciologia: 720 verbetes; convocação geral da CCCI para comparecer à tertúlia de 20.02.2007, verbete 473: Aparecimento do Evoluciólogo e convite a todos para a elaboração de neoverbetes; publicação da notícia “Quero o Nome mais Bonito” no jornal A Gazeta do Iguaçu sobre alunos do Ensino Médio de Escola particular terem elaborado dicionário de nomes próprios inspirados na Lexicoteca do Holociclo; realização do Curso Homo sapiens pacificus (14 e 15.04.2007 - CEAEC); realização do Módulo Imersão na Pesquisa Enciclopédica do Curso Formação do Pesquisador (parceria CEAEC-IIPC; setembro); realização do Curso Lexicologia (1a turma: 08 e 09.12.2007 - Foz).
             2008. Realização da Dinâmica Mentalsomática Parapsíquica pelo Cosmograma no Laboratório do Cosmograma (fevereiro); inauguração do Tertuliarium (30.11.2008); publicação: edição-protótipo da Enciclopédia da Conscienciologia: 1.000 verbetes.
             2009. Publicação: Edição-protótipo da Enciclopédia da Conscienciologia: 1.365 verbetes; realização do Curso Lexicologia (2a turma: 31.01 a 01.02.2009 - Foz); realização do Curso Lexicologia (3a turma: 14 e 15.02.2009 - Foz); realização do Curso Lexicologia (4a turma: 03 a 05.07.2009 - Foz); realização do Curso Definição da Especialidade Pessoal (30.05.09 a 20.09.09) em sinergia com as equipes técnicas do Holociclo.
             2010. 1o grupo de 20 verbetes de neoverbetógrafos (em 02.09.2010; verbete 1680) debatidos no Tertuliarium; publicação da edição-protótipo da Enciclopédia da Conscienciologia: 1.820 verbetes; realização do Curso Lexicologia (5a turma: 12 a 14.03.2010 - Foz); realização do Curso Lexicologia (6a turma: 18-19.09.2010 e 06-07.11.2010 - SP).
             2011. Reforma da Holoteca possibilitando a expansão do Holociclo; 2 o grupo de 20 verbetes de neoverbetógrafos (início: 17.02.2011; verbete 1.843); 3 o grupo de 40 verbetes de neoverbetógrafos (início: 29.03.2011; verbete 1.883); totalizando 80 neoverbetes de 68 neoverbetógrafos (08.05.2011); defesa do Verbete Holociclo (03.10.2011); 81 voluntários do Holociclo (11.06.11).
             2012. Elaboração do Histórico das Pontoações do CEAEC (Data-base: 10.02.12); atingimento da meta de 6 mil dicionários do Holociclo, comemorado com bolo de ameixa para todos, 6                                                        En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a ao final da tertúlia (04.03.12); apresentação do último verbete pelo organizador da Enciclopédia da Conscienciologia, intitulado Paragangue (12.04.12); elaboração do Roteiro Padrão de Apresentação do Holociclo para Visitantes (1a Versão, 18.08.12).
          2013. No dia 12 de junho de 2013, as tertúlias da tarde passaram a ser coordenadas pela pré-IC ENCYCLOSSAPIENS; no dia 21 de dezembro de 2013, é fundada a ENCYCLOSSAPIENS; publicação do Dicionário de Neologismos da Conscienciologia.
          2014. Início da organização da Biblioteca Internacional da Conscienciologia no Holociclo; 34 voluntários do Holociclo (Março, 2014); publicação do Dicionário de Argumentos da Conscienciologia (DAC) e do Léxico de Ortopensatas.
          2015. Atingimento da meta de 500 verbetógrafos (12.08.15); o Holociclo possuía 63 voluntários regulares e 6 temporários, dedicados ao mutirão para o fichamento de mais de 400 dicionários (01.04.2015); Mutirão do Cosmograma (09.08.15 até 07.08.16); publicação da obra 500 Verbetógrafos da Enciclopédia da Conscienciologia (20.12.15) pela ENCYCLOSSAPIENS.
          2016. Apresentação das pontoações da Biblioteca Internacional da Conscienciologia no Congraçamento.
          2017. Início do Projeto da Hemeroteca Digital no Holociclo (fichamento dos recortes).
          2018. Início da digitalização dos recortes da Hemeroteca; 40 voluntários do Holociclo
+ 08 voluntários exclusivos em projetos de dicionários (Março, 2018); Tertúlia Matinal “Holociclo: Útero Mentalsomático” (29.04.18); publicação: 9ª edição-protótipo da Enciclopédia da Conscienciologia: 4.580 verbetes pela ENCYCLOSSAPIENS (21.12.18).
          2019. Mutirão do Cosmograma (Início: 31.03.19); manutenção da assinatura somente do jornal local A Gazeta do Iguaçu; 46 voluntários do Holociclo (16.10.19).
          2020. Holociclo fechado devido à pandemia de Covid-19 (a partir de 18.03.20); campanha de Comemoração de Duas Décadas de funcionamento (14.05 a 11.07.20).


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o histórico do Holociclo, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Bibliografia exaustiva: Mentalsomatologia; Neutro.
          02. Consciência de equipe: Grupocarmologia; Neutro.
          03. Enciclopediologia: Cosmovisiologia; Homeostático.
          04. Encicloteca: Cosmocogniciologia; Neutro.
          05. ENCYCLOSSAPIENS: Enciclopediologia; Homeostático.
          06. Equipe técnica do Holociclo: Voluntariologia; Homeostático.
          07. Holociclo: Cosmocogniciologia; Neutro.
          08. Incubadora Paratecnológica: Interassistenciologia; Homeostático.
          09. Intelectualidade adolescente: Parageneticologia; Homeostático.
          10. Lexicoteca: Mentalsomatologia; Neutro.
          11. Mantenedor do Holociclo: Holociclologia; Neutro.
          12. Parapsiquismo intelectual: Parapercepciologia; Homeostático.
          13. Quinquênio da ENCYCLOSSAPIENS: Neoenciclopediologia; Homeostático.
          14. Técnica da pontoação: Enumerologia; Neutro.
          15. Técnica do Cosmograma: Cosmogramologia; Neutro. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                                     7
 O HISTÓRICO DO HOLOCICLO VISA A COSMOVISÃO SOBRE OS PRINCIPAIS FATOS ARROLADOS EM DUAS DÉCADAS PRODUTIVAS, COM A FINALIDADE DE VALORIZAR
       A MEMÓRIA MENTALSOMÁTICA INTERASSISTENCIAL.
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, participou dos acontecimentos desenvolvidos no Holociclo nessas duas décadas? Se sim, quais lembranças esse verbete lhe evoca? Se não, gostaria de participar a partir de agora?
             Bibliografia Específica:
             01. Ferraro, Cristiane; Comunidade Enciclopédica em Foz do Iguaçu; O Jornal de Hoje; Diário; Ano XV; N. 4.352; Seção: Conscienciologia; 1 ilus.; 1 ref.; Natal, RN; 30.05.12; página 14.
             02. Idem; Holociclo: 15 Anos de Voluntariado Enciclopédico; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Edição Comemorativa 20 Anos do Ceaec; 1 cronologia; 9 enus.; 8 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Julho, 2015; páginas 118 a 122.
             03. Idem; Holociclo: Incubadora de Autores; A Gazeta do Iguaçu; Tabloide; Diário; Ano 24; N. 7.162; Caderno: 2; Seção: Consciência em Evolução; 1 ilus.; 1 microbiografia; Foz do Iguaçu, PR; 17.05.12; página b7.
             04. Ferraro, Cristiane; & Arakaki, Kátia; Histórico das Tertúlias Conscienciológicas; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 16; N. 4; 1 cronologia; 9 enus.; 34 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Outubro-Dezembro, 2012; páginas 361, 362, 367, 369 e 372.
             05. Jornal do CEAEC; Redação; Histórico do CEAEC; Mensário; Ano 5; N. 60; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Julho, 2000; página 4.
             06. Jornal do CEAEC; Redação; Aléia é inaugurada para Comunidade; Mensário; Ano 7; N. 83; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Junho, 2002; página 1.
             07. Lopes, Adriana; & Ferraro, Cristiane; Enciclopedismo Conscienciológico; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 16; N. 3; 1 cronologia; 5 enus.; 4 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Julho-Setembro, 2012; página 268.
             08. Paro, Denise; CEAEC oferece Dinâmica Mentalsomática Parapsíquica a partir da Técnica do Cosmograma; Jornal Campus CEAEC; Mensário; N. 145; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Agosto, 2007; capa (manchete).
             09. Valiente, Daniela; Quero o Nome mais Bonito: Alunos preparam Dicionário com Significado de seus Nomes e aprendem mais sobre sua Origem; A Gazeta do Iguaçu; Tabloide; Diário; Ano 18; N. 5.590; Caderno: 2; 1 fichário; 4 fotos; Foz do Iguaçu, PR; 01.03.07; página 17.
             10. Vieira, Cláudio; & Mello, Henrique; Hemeroteca proporciona Uma Viagem ao Conhecimento; UDC Notícias; Tabloide; Ano III; N. 128; Seção: Comunidade; 1 foto; Foz do Iguaçu, PR; 31.08.03; página 8.
             11. Voz Dinâmica; Informativo do Colégio Educação Dinâmica; Redação; Alunos visitam o CEAEC; Mensário; N. 36; Foz do Iguaçu, PR; Maio, 2003; página 7.
                                                                                                                     C. F.