Gratuidade Cosmoética

A gratuidade cosmoética é a qualidade da ação espontânea e gratuita, em bases cosmoéticas, dispensando pagamento, ou seja, inteiramente de graça.

Você, leitor ou leitora, já vivencia a gratuidade cosmoética? Desde quando?

      GRATUIDADE COSMOÉTICA
                                   (COSMOETICOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. A gratuidade cosmoética é a qualidade da ação espontânea e gratuita, em bases cosmoéticas, dispensando pagamento, ou seja, inteiramente de graça.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O vocábulo gratuidade é de origem controversa. Segundo Antônio Geraldo da Cunha (1924–1999) procede do idioma Latim Tardio, gratuitas, “gratuidade”. Para Antenor de Veras Nascentes (1886–1972) e José Pedro Machado (1914–2005) deriva do idioma Latim, gratuitus, “gratuito; dado ou recebido de graça”. Apareceu em 1772. A palavra cosmos vem do idioma Grego, kósmos, “ordem; organização; mundo; universo”. Surgiu em 1563. O elemento de composição cosmo provém do mesmo idioma Grego, kósmos. Apareceu, no idioma Português, no Século XIX. O vocábulo ética procede do idioma Latim, ethica, “ética; moral natural; parte da Filosofia aplicada à moral”, e este do idioma Grego, éthikós. Surgiu no Século XV.
          Sinonimologia: 1. Gratuitidade cosmoética. 2. Ação cosmoética gratuita. 3. Ação cosmoética de graça. 4. Ação cosmoética grátis.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 3 cognatos derivados do vocábulo gratuito: gratuidade; gratuita; gratuitidade.
          Neologia. As 3 expressões compostas gratuidade cosmoética, gratuidade cosmoética individual e gratuidade cosmoética grupal são neologismos técnicos da Cosmoeticologia.
          Antonimologia: 1. Ação cosmoética paga. 2. Pagamento cosmoético. 3. Ação com pagamento. 4. Ação anticosmoética gratuita.
          Estrangeirismologia: a disponibilização free of charge das informações conscienciológicas na Internet.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade interassistencial cosmoética.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da interassistencialidade; os benignopensenes; a benignopensenidade; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os harmonopensenes; a harmonopensenidade.
          Fatologia: a gratuidade cosmoética; os serviços promovidos pelas tarefas de esclarecimento (tares); o fato comum e lastimável de existirem as antipatias, os ódios, as aversões, as acusações e as inimizades gratuitas, mas também, para compensar, o fato reconfortante de existirem as empatias gratuitas, as doações de sangue gratuitas, os testes de saúde gratuitos e todo vasto universo de interassistencialidade espontânea e solidariedade entre os componentes da Humanidade na Terra.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal.


                                          III. Detalhismo

          Principiologia: o princípio da gratuidade cosmoética das obras parapsíquicas; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da descrença exposto claramente na própria edição gratuita do livro conscienciológico.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC).
          Teoriologia: a teoria do amparo individual; a teoria do amparo grupal.
          Tecnologia: a técnica diária do tenepessismo; a técnica de doação do verbete da Enciclopédia da Conscienciologia.
          Voluntariologia: a colaboração gratuita no voluntariado conscienciológico.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da Proéxis; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Parageneticologia; o laboratório conscienciológico da grupalidade; o laboratório conscienciológico Serenarium; o laboratório conscienciológico da Paraeducação.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Interassistenciólogos.
          Interaciologia: a interação tacon-tares.
          Trinomiologia: o trinômio ensaio–verbete–aula diária conscienciólogica gratuita.
          Polinomiologia: o polinômio palestra-artigo-curso-livro.
          Antagonismologia: o antagonismo inexistência de gratuidade evolutiva / existência de gratuidade cosmoética.
          Paradoxologia: o paradoxo do pagamento do preço do pedágio para assistir gratuita e parapsiquicamente às consciências na Terra.
          Politicologia: a assistenciocracia; a bioeticocracia; a democracia; a tecnocracia; a cosmoeticocracia; a conscienciocracia; a meritocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço interassistencial evolutivo.
          Filiologia: a assistenciofilia; a biofilia; a evoluciofilia; a sociofilia; a conscienciofilia; a gnosiofilia; a cosmoeticofilia.
          Holotecologia: a biologicoteca; a somatoteca; a cosmoeticoteca; a interassistencioteca; a etoteca; a paradireitoteca; a culturoteca.
          Interdisciplinologia: a Cosmoeticologia; a Interassistenciologia; a Maxiproexologia; a Comunicologia; a Grupocarmologia; a Policarmologia; a Reeducaciologia; a Verponologia; a Mentalsomatologia; a Intencionologia; a Economia; a Parapedagogiologia; a Autodiscernimentologia; a Cosmovisiologia; a Verbaciologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens gratuitus; o Homo sapiens assistentialis; o Homo sapiens democraticus; o Homo sapiens benevolens; o Homo sapiens evolutiologus; o Homo sapiens gruppalis; o Homo sapiens conscientiologus; o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens polymatha.


                                       V. Argumentologia

          Exemplologia: gratuidade cosmoética individual = a doação sem interesse secundário do conscienciólogo, homem ou mulher, voluntário conscienciológico; gratuidade cosmoética grupal
= a doação sem interesse secundário do grupo ou do conjunto dos voluntários da Instituição Conscienciocêntrica.
          Culturologia: a cultura da Cosmoética Teática.
          Taxologia. Sob a ótica da Cosmoeticologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 17 atividades conscienciológicas demonstrando a vivência direta da gratuidade cosmoética ou do anticapitalismo vivenciado na Cognópolis, em Foz do Iguaçu, no Paraná, Brasil:
          01. Anticomercialização. A anticomercialização total exemplificada pela pessoa do conscienciólogo ou consciencióloga large.
          02. Autorado. O autorado conscienciológico voluntário e pedagógico vivenciado como princípio.
          03. Bibliotecas. As doações fraternas, em bases conscienciocêntricas ou interconscienciais, em geral, por exemplo, dos acervos dos livros das bibliotecas particulares dos conscienciólogos à Holoteca do CEAEC, e a doação de livros patrocinadas por autores e instituições.
          04. Bioenergias. As atividades educacionais bioenergéticas sem muros e as caminhadas em locais públicos.
          05. Conferências. As palestras e conferências públicas ministradas gratuitamente pelos professores itinerantes das ICs.
          06. Cortesias. As cortesias, bolsas parciais e bolsas totais em Cursos de Conscienciologia concedidas aos alunos despossuídos.
          07. Direitos. As doações dos direitos autorais ou patrimoniais pelos autores e autoras das obras editadas pela EDITARES.
          08. Edições. As edições integrais gratuitas de determinados livros pequenos e grandes da Conscienciologia.
          09. Entrevistas. As entrevistas conscienciológicas concedidas gratuitamente pelos experts da Conscienciologia.
          10. Exame. O exame de avaliação ou Prova Geral de Conscienciologia ministrada, para quem quiser participar, gratuitamente, na manhã do segundo domingo de dezembro de cada ano, no CEAEC.
          11. Materiais. Os materiais didáticos conscienciológicos distribuídos gratuitamente na Holoteca e durante os Cursos.
          12. Papéis. As folhas de papel carta para anotações oferecidas gratuitamente no Holociclo do CEAEC durante o ano inteiro.
          13. Serviços. Os serviços pedagógicos gratuitos das Instituições Conscienciocêntricas (ICs).
          14. Tenepes. Os atendimentos gerais aos pedidos a serem atendidos nas tarefas energéticas pessoais em toda parte.
          15. Tertúlias. O Curso de Longo Curso, diário, gratuito, sem pré-requisitos, ministrado no Tertuliarium do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC).
          16. Utilidade. Os títulos de Utilidade Pública Federal recebidos por determinadas ICs, o mais antigo, desde 1998, pelo Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC).
           17. Verbetes. Os verbetes impressos da Enciclopédia da Conscienciologia oferecidos gratuitamente todos os dias no Tertuliarium.


                                                      VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 12 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a gratuidade cosmoética, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Banco de órgãos: Assistenciologia; Neutro.
           02. Conscienciografia: Comunicologia; Neutro.
           03. Edição gratuita: Comunicologia; Homeostático.
           04. Interassistencialidade: Assistenciologia; Homeostático.
           05. Lei do maior esforço: Holomaturologia; Homeostático.
           06. Megadoação: Interassistenciologia; Homeostático.
           07. Partilha do saber: Seriexologia; Homeostático.
           08. Pedágio parapsíquico: Parapercepciologia; Neutro.
           09. Postura conscienciológica: Autodiscernimentologia; Homeostático.
           10. Prioridade da escrita: Comunicologia; Homeostático.
           11. Tares expositiva: Interassistenciologia; Homeostático.
           12. Tertúlia conscienciológica: Parapedagogiologia; Neutro.
  AS EXCEPCIONAIS CONDIÇÕES DA MEGAFRATERNIDADE
   E OS HÁBITOS DA GRATUIDADE COSMOÉTICA TENDEM
  A SE EXPANDIR NA TERRA POR MEIO DOS PRINCÍPIOS
 EVOLUÍDOS OU TARES DA CONSCIENCIOLOGIA TEÁTICA.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, já vivencia a gratuidade cosmoética? Desde quando?
           Bibliografia Específica:
           1. Vieira, Waldo; Homo sapiens pacificus; 1.584 p.; 413 caps.; 403 abrevs.; 434 enus.; 37 ilus.; 7 índices; 240 sinopses; glos. 241 termos; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 1 a 1.584.
           2. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; 1.584 p.; 479 caps.; 139 abrevs.; 40 ilus.; 7 índices; 102 sinopses; glos. 241 termos; 7.655 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 1 a 1.584.