Geronte Proexista

O geronte proexista é a conscin, homem ou mulher, pertencente à terceira ou quarta idade biológica, com expressiva experiência de vida e bagagem de conhecimentos, conquistados por meio dos autesforços, direcionados à consecução da programação existencial (proéxis).

Você, leitor ou leitora, admite ser proexista? Reconhece a autorresponsabilidade existencial exemplarista do geronte?

      GERONTE PROEXISTA
                                        (PROEXOLOGIA)


                                           I. Conformática

          Definologia. O geronte proexista é a conscin, homem ou mulher, pertencente à terceira ou quarta idade biológica, com expressiva experiência de vida e bagagem de conhecimentos, conquistados por meio dos autesforços, direcionados à consecução da programação existencial (proéxis).
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. A palavra geronte vem do idioma Grego, gerón, “velho; ancião; em Esparta, senador”. Surgiu no Século XX. O vocábulo programação procede do mesmo idioma Grego, prógramma, “ordem do dia; inscrição”. Apareceu também no Século XX. A palavra existencial provém do idioma Latim, existentialis, “existencial”, de existere, “aparecer; nascer; deixar-se ver; mostrar-se; apresentar-se; existir; ser; ter existência real”. Surgiu no Século XIX.
          Sinonimologia: 1. Idoso em exercício da proéxis. 2. Veterano da vida na consecução da proéxis. 3. Ancião proexista.
          Neologia. As 3 expressões compostas geronte proexista, geronte proexista primário e geronte proexista avançado são neologismos técnicos da Proexologia.
          Antonimologia: 1. Infante proexista. 2. Jovem proexista. 3. Geronte sem proéxis.
          Estrangeirismologia: o upgrade interconsciencial; o check list proexológico; o aproveitamento do lifetime; a avaliação do curriculum vitae assistencial.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à consecução da programação existencial.
          Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular relativo ao tema: – Sejamos gerontes proexistas.


                                             II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da longevidade produtiva; o holopensene pessoal proexista; o holopensene pessoal da autorganização; a retilinearidade autopensênica; os autopensenes hígidos; a autopensenidade; os benignopensenes; a benignopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os recexopensenes; a recexopensenidade; a autopensenização saudável; o exame da autopensenização; o percentual de ortopensenes pessoais; o autesforço na criação e preservação de holopensene harmônico pró-compléxis; o holopensene pessoal da homeostase holossomática.
          Fatologia: a vivência proexológica da terceira e quarta idades; a superação das limitações físicas, psíquicas e emocionais em favor da consecução da proéxis; o aproveitamento das experiências vivenciadas em diversas áreas; o uso dos trafores no autodesempenho proexológico; a fase da aposentadoria enquanto oportunidade de renovação existencial; a ponderação sincera a respeito dos próprios erros e desvios anticosmoéticos; a longevidade propiciando reperspectivar os erros e acertos da existência; os direitos e deveres condizentes com a fase existencial; a adaptação sem acomodação; o investimento compensatório no mentalsoma; a manutenção do bom humor; a aceitação das limitações físicas; o temperamento fraternal; a flexibilidade mental; o aproveitamento lúcido do tempo de vida intrafísica restante; a desdramatização da própria dessoma; a oportunidade para as recomposições e resgates grupocármicos; o senso de urgência na consecução da proéxis; a Associação Internacional da Programação Existencial (APEX) propiciando o esclarecimento a respeito do aproveitamento evolutivo das vidas humanas; o curso Balanço Existencial da APEX oportunizando a Inventariologia Pessoal.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; o investimento e a manutenção das bioenergias compensatórias aos declínios somáticos; a manutenção homeostática do holossoma no exercício proexológico; a qualificação da tenepes; o auxílio de consciexes intermissivistas ao geronte proexista; a recuperação máxima de cons no período de vida intrafísica; o parapsiquismo na infância, na meia-idade e na velhice; o investimento no parapsiquismo contribuindo na manutenção da lucidez seriexológica.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo exercícios físicos–exercícios intelectuais; o sinergismo envelhecimento-eutimia; o sinergismo inversor intelectual–geronte polímata; o sinergismo geronte-voluntariado.
          Principiologia: o princípio da aprendizagem vitalícia; o princípio da manutenção da saúde no envelhecimento; o princípio da retilinearidade proexológica; o princípio de toda consciência ter algo a aprender e a ensinar; o princípio da interassistência consciencial de o menos doente assistir ao mais doente.
          Codigologia: o código de exemplarismo pessoal (CEP); o código de prioridades pessoais (CPP) estabelecido pelo geronte proexista; o código pessoal de Cosmoética (CPC) utilizando a sabedoria existencial do veteranismo; o código grupal de Cosmoética (CGC) vivenciado racionalmente.
          Teoriologia: a teoria da evolução compulsória; as teorias conscienciológicas; a teoria de viver intrafisicamente até os 120 anos com saúde; a teoria da indestrutibilidade das aquisições cognitivas; a teoria e a prática do autodidatismo permanente.
          Tecnologia: as técnicas conscienciológicas do detalhismo e da exaustividade empregadas na consecução da proéxis; a técnica de mais 1 ano de vida intrafísica; a técnica da autorreflexão de 5 horas; a técnica da prática diária da tenepes; a técnica da leitura e da escrita diária enquanto investimento cognitivo; as técnicas conscienciométricas promovendo visão realista das autocapacidades e das autolimitações.
          Voluntariologia: a importância do voluntariado no completismo da proéxis do geronte; a autoqualificação do voluntariado conscienciológico do geronte; o voluntariado ativo praticado pelo idoso.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o laboratório conscienciológico da Tenepessologia; o laboratório conscienciológico Tertuliarium.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Gerontologia; o Colégio Invisível da Proexologia; o Colégio Invisível da Dessomatologia.
          Efeitologia: a assepsia nos ambientes enquanto efeito da passagem do geronte proexista; os efeitos surpreendentes da vontade decidida; os efeitos do estilo de vida produtivo na terceira e quarta idades; os efeitos positivos do investimento do idoso no mentalsoma e produção de gescons.
          Neossinapsologia: as neossinapses oriundas da definição das prioridades proexológicas; as neossinapses adquiridas por meio da autopesquisa permanente; as neossinapses conquistadas devido à mudança de vida do idoso; as neossinapses advindas do investimento na escrita de neoverbetes; a longevidade lúcida vincando neossinapses no cérebro e no paracérebro.
          Ciclologia: o ciclo vital da experiência humana; a superação do ciclo senescência-aposentadoria-acomodação; o ciclo da produtividade máxima; o ciclo evolutivo ressoma-dessoma-intermissão.
          Enumerologia: a opção pela atividade cognitiva; a opção pelo autoinvestimento parapsíquico; a opção pelo cumprimento da proéxis; a opção pelo exemplarismo pessoal; a opção pelo antiqueixismo; a opção pela ortopensenidade; a opção pela longevidade produtiva.
          Binomiologia: o binômio tempo-esforço; o binômio prioridades rígidas–prioridades flexíveis; o binômio recebimento-retribuição orientando a proéxis.
          Interaciologia: a interação Gerontologia-Proexologia; a interação trabalho-repouso; a interação culminante proéxis-compléxis.
          Crescendologia: o crescendo evolutivo sementeira-colheita; o crescendo quantidade de vida–qualidade de vida; o crescendo diagnóstico-prognóstico proexológico.
          Trinomiologia: o trinômio motivação-esforço-perseverança; o trinômio racionalidade-discernimento-holomaturidade; o trinômio proéxis-compléxis-moréxis.
          Polinomiologia: o polinômio etário infância-adolescência-maturidade-geronticidade; o polinômio primavera-verão-outono-inverno.
          Antagonismologia: o antagonismo maturidade física / maturidade mental; o antagonismo geronte evolutivo / jovem evolutivo.
          Paradoxologia: o paradoxo maturidade do jovem–imaturidade do idoso; o paradoxo declínio somático–aperfeiçoamento intelectual; o paradoxo geronte dessomado–consciex rejuvenescida.
          Politicologia: a gerontocracia; a meritocracia; a cosmoeticocracia; a proexocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço acelerando o ritmo evolutivo na velhice; as leis do Estatuto do Idoso garantindo o direito à qualidade de vida aos gerontes.
          Filiologia: a proexofilia; a profilaxiofilia; a cienciofilia; a neofilia; a recexofilia; a adaptaciofilia; a autopesquisofilia; a cosmoeticofilia.
          Fobiologia: a superação do medo das deficiências físicas na velhice.
          Sindromologia: a remissão das síndromes típicas da longevidade.
          Maniologia: a superação da mania da autodepreciação na velhice.
          Mitologia: a anulação do mito preconceituoso de a velhice ser sinônimo de ruína cognitiva.
          Holotecologia: a gerontoteca; a cognoteca; a somatoteca; a intelectoteca; a neuroteca; a cerebroteca; a mentalsomatoteca; cosmoeticoteca.
          Interdisciplinologia: a Proexologia; a Medicina Preventiva; a Geriatria; a Gerontologia; a Intrafisicologia; a Autocriteriologia; a Intraconscienciologia; a Autodiscernimentologia; a Inventariologia; a Exemplologia; a Seriexologia; a Evoluciologia; a Holomaturologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin pesquisadora; a conscin autodidata; a conscin enciclopedista; a conscin veterana da vida evolutiva; a conscin sênior.
          Masculinologia: o geronte proexista; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o tenepessista; o ofiexista; o pesquisador; o projetor consciente; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a geronte proexista; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a tenepessista; a ofiexista; a pesquisadora; a projetora consciente; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens geronticus; o Homo sapiens autossufficiens; o Homo sapiens interassistens; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens efficax; o Homo sapiens evolutivus; o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens lucidus; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens intermissivista; o Homo sapiens experimentor; o Homo sapiens proexologus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens autodeterminator.


                                       V. Argumentologia

          Exemplologia: geronte proexista primário = aquele com dedicação mínima às atividades relativas à proéxis; geronte proexista avançado = aquele com dedicação diuturna ao completismo da proéxis.
          Culturologia: a cultura da autopriorização evolutiva; a cultura do aproveitamento dos aportes proexológicos; a cultura da reciclagem intraconsciencial; a cultura da longevidade humana produtiva; a cultura erudita; a cultura da produtividade intelectual; a cultura da autocognição organizada; a evitação da cultura dos desperdícios.
          Temperamentologia. A vida dinâmica do geronte proexista depende da estrutura do temperamento, a última área a ser geralmente renovada desde a raiz, em função do ego ou egão.
          Adaptaciologia. Segundo a Autodiscernimentologia, a excelência do autodesempenho do geronte pode ser sabotada pela lei do menor esforço e pela autodesorganização ou indisciplina pessoal, atravancando a consecução da programação existencial, mantendo em subnível os próprios potenciais evolutivos e os recursos recebidos nesta existência humana, aos quais deve retribuir.
          Caracterologia. Sob a ótica da Holossomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 14 trafores determinantes na manutenção do dinamismo da proéxis do geronte:
          01. Abertismo consciencial.
          02. Acolhimento.
          03. Anticonflitividade.
          04. Autodiscernimento.
          05. Automotivação.
          06. Bom humor.
          07. Convivialidade sadia.
          08. Desdramatização.
          09 Desrepressão.
          10. Gentileza.
          11. Neofilia.
          12. Proatividade.
          13. Sociabilidade.
          14. Vontade.
          Taxologia. Sob a ótica da Experimentologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 recursos úteis à consecução da programação existencial pelo geronte:
          01. Agenda pessoal: a cotidianidade diuturna.
          02. Autodidatismo: a leitura permanente; a polivalência pessoal.
          03. Biblioteca pessoal: a Arquivologia; a Inventariologia.
          04. Carreira profissional: a sobrevivência humana digna.
          05. Diploma: a educação formal.
          06. Dupla evolutiva (DE): o parceiro ou parceira.
          07. Estado vibracional: a chave energética da vida humana.
          08. Exemplarismo: o princípio do exemplarismo pessoal (PEP).
          09. Intelectualidade: a vida intelectual produtiva.
          10. Ortopensenidade: a pensenidade sadia.
          11. Perseverança: a autodisciplina; as rotinas úteis.
             12.  Recin: a reciclagem intraconsciencial; o autenfrentamento.
             13.  Soma: o ginossoma; o androssoma.
             14.  Tares: o predomínio da tarefa de esclarecimento.
             15.  Universalismo: o altruísmo; o fraternismo.


                                                      VI. Acabativa

             Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o geronte proexista, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
             01. Aproveitamento do tempo: Autoproexologia; Homeostático.
             02. Autogestão existencial: Autoproexologia; Neutro.
             03. Autolucidez proexológica: Proexologia; Homeostático.
             04. Autorrecuperação dos megacons: Autoconscienciometrologia; Homeostático.
             05. Compensação mentalsomática: Intrafisicologia; Homeostático.
             06. Conscin tricerebral: Cerebrologia; Neutro.
             07. Correção de rota: Autorrecexologia; Homeostático.
             08. Desafio da longevidade ativa: Intrafisicologia; Homeostático.
             09. Desviacionismo: Proexologia; Nosográfico.
             10. Exercitação neuronal: Mentalsomatologia; Homeostático.
             11. Fase existencial conclusiva: Intrafisicologia; Neutro.
             12. Geronte evolutivo: Gerontologia; Homeostático.
             13. Geronte pré-intermissivista: Recexologia; Homeostático.
             14. Padrão homeostático de referência: Paraassepsiologia; Homeostático.
             15. Vício da formação cultural: Conscienciometrologia; Nosográfico.
 O GERONTE PROEXISTA COM EXPRESSIVA EXPERIÊNCIA
 DE VIDA E BAGAGEM DE CONHECIMENTOS RECONHECE
 RACIONALMENTE A AUTORRESPONSABILIDADE EVOLUTIVA NO CUMPRIMENTO DA PROGRAMAÇÃO EXISTENCIAL.
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, admite ser proexista? Reconhece a autorresponsabilidade existencial exemplarista do geronte?
             Filmografia Específica:
             1. Um Senhor Estagiário. Título original: The intern. País: EUA. Data: 2015. Duração: 121 min. Gênero: Comédia. Idade (censura): Livre. Idioma: Inglês. Cor: Colorido. Dublado: Português. Direção; Produção e Roteiro: Nancy Meyers; Scott Rudin, & Suzanne McNeill Farwell. Elenco: Robert de Niro; Anne Hathaway; Adam De Vine; Christina Scherer; & Zack Pearlman. Sinopse: A história acompanha Jules (Anne Hathaway), bem-sucedida dona de site de moda, abalada pela notícia de necessitar contratar estagiário. Por questão social, os idosos precisam voltar à ativa. Nesse contexto, a moça passa a contar com Ben, senhor de 70 anos buscando novos desafios.
             Bibliografia Específica:
             01. Allegretti, Fernanda; Envelhecer no Século XXI; Veja; Revista; Ed. 2.470; N. 12; Seção: A Melhor Idade; 5 fotos; São Paulo, SP;18.03.16; páginas 88 a 95.
             02. Alonso, Karina; Manfio, Vitor; & Piccinato, Ricardo; Seu Cérebro mais Potente; Segredos da Mente: Supercérebro; Revista; Anuário; Ano 1; N. 2; Bauru, SP; 2015; páginas 1, 21 a 23, 25 a 27 e 32 a 35.
             03. Seisdedos, Andrey; Inteligências Turbinadas; Segredos da Mente: Supercérebro; Revista; Anuário; Ano 1; N. 2; Seção: Entrevista & Educação; Bauru, SP; 2015; páginas 9 a 11e 36 a 39.
             04. Vieira, Waldo; 200 Táticas da Conscienciologia: Especialidades e Subcampos; revisores Alexander Steiner; et al.; 260 p.; 200 caps.; 15 E-mails; 8 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 2 websites; 13 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1997; páginas 40 a 42, 57, 110, 126, 159, 187, 195 e 219.
              05. Idem; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; revisor Alexander Steiner; 344 p.; 150 abrevs.; 106 assuntos das folhas de avaliação; 3 E-mails; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 foto; 1 microbiografia; 100 qualidades da consciência; 2.000 questionamentos; 100 títulos das folhas de avaliação; 1 website; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; páginas 66 a 71.
              06. Idem; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 155 a 158, 571 a 638, 903 a 982 e 983 a 1.018.
              07. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 77, 78, 168 a 207, 335, 336, 353 a 355, 403 a 414, 462 a 470, 799 a 825, 941 a 946, 977 a 994, 1.093, 1.094 e 1.102 a 1.104.
              08. Idem; Manual da Proéxis: Programação Existencial; 168 p.; 40 caps.; 17 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 3a Ed.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2003; páginas 20 a 22, 26 a 28, 31, 32, 38 a 48, 55 a 58, 93 a 97, 106 a 115, 133, 134, 116 a 120, 138 e 139.
              09. Idem; Nossa Evolução; 168 p.; 15 caps.; 149 abrevs.; glos. 282 termos; 6 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; páginas 86 e 87.
              10. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 115, 220, 378, 430, 431, 489, 494, 496, 497, 504 a 508, 520, 534, 584, 595, 598, 606, 607, 685 e 764.
              Webgrafia Específica:
              1. Albino, Helena Maria Galvão; Aspectos Emocionais do Envelhecimento; Artigo; Amigos do Freud; Revista Brasileira de Psicanálise; 24-01.02.14; Porto Alegre, RS; disponível em <http://amigosdofreud.blogspot.com.br/
2007/05/aspectos-emocionais-do-envelhecimento.html#.VyFdMvkrLIU>; acesso em: 27.04.16; 15h25.
              2. Chiquetti, Eloá Maria; Gerontomotricidade - Motricidade para Idosos - Ebah; Artigo; 2 caps.; 6 refs.; Cascavel, PR; 2010; disponível em: <www.ebah.com.br/content/ ABAAABteoAI/gerontomotricidade> acesso em:10.02. 16; 10h35.
              3. Diário Oficial da República Federativa do Brasil; O Estatuto do Idoso; Tabloide; Lei n° 10.741; 40 enus.; 01.01.04; Brasília, DF; disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.741.htm>; acesso em: 22.05.16; 10h22.
                                                                                                                      R. R. I.