Vaguidão Proexológica

A vaguidão proexológica é a condição ou estado da conscin, homem ou mulher, de indefinição, imprecisão ou hesitação quanto aos objetivos evolutivos pessoais, resultante da manutenção da hipoacuidade relativa à própria consciência e autoproéxis.

Você, leitor ou leitora, está buscando solucionar com Inteligência Evolutiva a condição da vaguidão proexológica? Quais ações, práticas ou estratégias de neutralização da erraticidade autoproexológica vem aplicando com sucesso?

      VAGUIDÃO PROEXOLÓGICA
                                       (PROEXOLOGIA)


                                          I. Conformática

         Definologia. A vaguidão proexológica é a condição ou estado da conscin, homem ou mulher, de indefinição, imprecisão ou hesitação quanto aos objetivos evolutivos pessoais, resultante da manutenção da hipoacuidade relativa à própria consciência e autoproéxis.
         Tematologia. Tema central nosográfico.
         Etimologia. O vocábulo vago vem do idioma Latim, vagus, “quem se move livremente de algum lugar a outro; errante; inconstante (na maneira de ser, na aparência, no procedimento); volúvel; leviano (diz-se de amante); incerto, indeciso; vacilante; livre, independente; extravagante; desocupado; ocioso”. Surgiu em 1572. O termo vaguidão apareceu no Século XIV. A palavra programa deriva também do idioma Latim, programma, “publicação por escrito; edital; cartaz”, e este do idioma Grego, prógramma, “ordem do dia; inscrição”, de prográphó, “escrever anteriormente; escrever na cabeça de”, provavelmente por influência do idioma Francês, programme. Surgiu no Século XVIII. O vocábulo programação apareceu no Século XX. O termo existencial procede do idioma Latim Tardio, existentialis, “existencial; relativo ao aparecimento”, de existere, “aparecer; nascer; deixar-se ver; mostrar-se; apresentar-se; existir; ser; ter existência real”. Surgiu no Século XIX. O elemento de composição logia provém do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”.
         Sinonimologia: 1. Erraticidade proexológica. 2. Irresolução proéxica. 3. Incerteza proexológica. 4. Indeterminação existencial. 5. Dubiedade proexológica.
         Neologia. As 3 expressões compostas vaguidão proexológica, minivaguidão proexológica e maxivaguidão proexológica são neologismos técnicos da Proexologia.
         Antonimologia: 1. Definição proexológica. 2. Roteiro proéxico determinado. 3. Autoconscientização proexológica. 4. Autorientação proexológica. 5. Megafocagem evolutiva.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à inteligência proexológica.
         Ortopensatologia. Eis duas ortopensatas, citadas na ordem alfabética, pertinentes ao tema:
         1. “Paraprocedenciologia. A vida intrafísica da conscin, que ignora a própria paraprocedência, é viagem sem roteiro e navegação sem bússola, em função da possível autoproéxis”.
         2. “Proéxis. O planejamento e a consecução do esquema estrutural da proéxis podem ser envolventes e constantemente motivadores, preenchendo o vazio da intimidade de qualquer pessoa. Existem proéxis terapêuticas”.


                                            II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da autodesorientação existencial; os hipopensenes; a hipopensenidade; os ignoropensenes; a ignoropensenidade; os vacuopensenes; a vacuopensenidade; os lacunopensenes; a lacunopensenidade; os patopensenes; a patopensenidade.
         Fatologia: a vaguidão proexológica; o ato de viver sem rumo certo quanto à autoproéxis; a atitude de percorrer os próprios caminhos de modo vacilante; a conduta de zanzar pela vida; a angústia pela existência sem destino; a perplexidade diante da prospecção de rumos autevolutivos; a sensação de autodesnorteamento consciencial; a perambulação existencial; o medo de fazer escolhas e aplicar resoluções; o receio de enfrentar riscos cosmoéticos calculados; a inconstância decisória; a ambiguidade anticosmoética no contexto da Proexologia; o murismo existencial; a autorganização deficitária; o plano de vida inexistente ou desordenado; as abordagens equivocadas diante da ausência de conhecimento da autoproéxis; a desistência fácil, sem disciplina e constância, da autopesquisa proexológica teática; a espera inútil da certeza absoluta quanto às próprias diretrizes evolutivas; o autenclausuramento em redoma de desesperança existencial; o comprometimento falho com as autorresponsabilidades evolutivas reconhecidas; a autovivência da jejunice evolutiva; a práxis proexológica assertiva; a fruição evolutiva de conhecimentos e recursos conscienciais disponíveis, hoje, aqui e agora; a descomplicação do contexto complexo da proéxis; a autoliberdade sadia quanto à tentativa de acertar mais e errar menos evolutivamente; o descortínio e a autodireção correta em relação aos pormenores da proéxis pessoal; a autoconvicção vivenciada e aplicada; a conduta de determinar e seguir linha contínua de trabalhos e realizações evolutivas; a autoconsciência proexológica avançada obtida pela autopesquisa consciencial tenaz; a autossapiência proéxica.
          Parafatologia: as memórias traumáticas reminiscentes do passado multiexistencial obscurecendo o autodiscernimento proexológico teático; a autovivência do estado vibracional (EV)
profilático; o desenvolvimento da expertise autoproexológica pelo multicompletismo existencial em vidas consecutivas; o autorrevezamento multiexistencial, operacional e autoconsciente.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo nosológico obtusidade proexológica–antidiscernimento proéxico; o sinergismo inapreensibilidade da autoproéxis–incoerência existencial.
          Principiologia: o princípio da descrença (PD); o princípio racional de não ir contra os fatos; o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio da perseverança autopesquisística; o princípio tarístico do autesclarecimento; o princípio da imprescindibilidade de autodecisões críticas na vida humana; o princípio da autodedicação; o princípio da disciplina evolutiva.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código de valores pessoais; o código pessoal de prioridades evolutivas; o código de conduta do proexista.
          Teoriologia: a teoria da inteligência evolutiva (IE); a teoria da recuperação das unidades de lucidez (cons); a teoria do autoconhecimento evolutivo; a teoria (1%) e a autexperiência (99%) da Teaticologia; a teoria das cláusulas pétreas da proéxis; a teoria e a prática da autorganização prioritária; a teoria do megafoco existencial.
          Tecnologia: a técnica da evitação do sonambulismo existencial; a técnica da tábula rasa; a técnica do aqui e agora existencial; a técnica da opção inteligente; a técnica da priorização do mais relevante; a técnica das autorretrocognições sadias.
          Voluntariologia: o voluntariado interassistencial cosmoético enquanto recurso evolutivo favorável à identificação e ao autodirecionamento quanto às diretrizes proexológicas.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da imobilidade física vígil (IFV); o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o laboratório conscienciológico da Autossinaleticologia; o laboratório conscienciológico da Autorretrocogniciologia; o laboratório conscienciológico da Autoparageneticologia; o laboratório conscienciológico da Tenepessologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Experimentologia; o Colégio Invisível da Proexologia; o Colégio Invisível da Intrafisicologia.
          Efeitologia: os efeitos do autorrestringimento consciencial; os efeitos da autodesinformação quanto às cláusulas do próprio mandato existencial; os efeitos da jejunice proexológica.
          Neossinapsologia: a falta de recuperação das paraneossinapses intermissivas; a carência de neossinapses advindas da Autoproexologia teática.
          Ciclologia: o ciclo hipolucidez proéxica–entropia consciencial–despriorização evolutiva; o ciclo erraticidade proexológica–autoincompléxis.
          Binomiologia: o binômio autoconsciencialidade-autocompetências; o binômio background multiexistencial–definição proexológica.
          Interaciologia: a interação vaguidão proexológica–vazio existencial; a interação paravínculo intermissivo–autorientação pragmática da proéxis pessoal.
          Crescendologia: o crescendo nosográfico hipolucidez intermissiológica–erraticidade proexológica–autoproexialidade falha; o crescendo regressivo consciex-gigante no CI–conscin-pigmeia na proéxis.
          Trinomiologia: o trinômio autassédio-autocorrupção-acriticismo; o trinômio atonia-apatia-covardia; o trinômio autorreflexão superficial–cognição restrita–monovisão proéxica; o trinômio indeliberação–omissão deficitária–irrealização.
          Polinomiologia: o polinômio ignorância–imperícia–irrazão–tecnicidade obtusa.
          Paradoxologia: o paradoxo de a amnésia quanto às cláusulas da autoproéxis poder ser providencial às conscins jejunas evolutivas na condição de profilaxia à insensatez pessimista.
          Politicologia: a cogniciocracia; a discernimentocracia; a lucidocracia; a proexocracia; a evoluciocracia; a cosmoeticocracia; a conscienciocracia; a interassistenciocracia.
          Legislogia: as leis racionais da proéxis; a necessidade da lei do maior esforço pesquisístico; a lei do maior esforço aplicada à ampliação dinâmica da autolucidez.
          Filiologia: a raciocinofilia; a neofilia; a pesquisofilia; a cogniciofilia; a intrafisicofilia; a proexofilia; a evoluciofilia.
          Fobiologia: a voliciofobia; a priorofobia; a decidofobia; o medo de errar; a recinofobia; a laborfobia; a futurofobia; a interassistenciofobia.
          Sindromologia: a síndrome do medo; a síndrome da hipomnésia; a síndrome da indecisão; a síndrome da despriorização existencial; a síndrome da dispersão consciencial; a síndrome da insegurança; a síndrome do desviacionismo; a síndrome do autodesperdício.
          Maniologia: a mania da dúvida.
          Mitologia: o mito da impossibilidade de saber as diretrizes da proéxis pessoal; o mito da inspiração sem transpiração.
          Holotecologia: a proexoteca; a cognoteca; a pensenoteca; a conflitoteca; a problematicoteca; a experimentoteca; a psicossomatoteca.
          Interdisciplinologia: a Proexologia; a Autodecidologia; a Autodeterminologia; a Autocogniciologia; a Autodiscernimentologia; a Coerenciologia; a Autassediologia; a Psicossomatologia; a Intrafisicologia; a Metodologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciência confusa; a pessoa vacilante; a conscin indecisa; a conscin insegura; a conscin sem megafoco; a pessoa desorganizada.
          Masculinologia: o jejuno evolutivo; o proexista inexperiente; o perdidão; o confusino; o hipomnéstico; o inconvicto; o buscador-borboleta; o homem ziguezagueante; o desviacionista; o evoluciente.
          Femininologia: a jejuna evolutiva; a proexista inexperiente; a perdidona; a confusina; a hipomnéstica; a inconvicta; a buscadora-borboleta; a mulher ziguezagueante; a desviacionista; a evoluciente.
          Hominologia: o Homo sapiens alienatus; o Homo sapiens erraticus; o Homo sapiens illucidus; o Homo sapiens autobsidiatus; o Homo sapiens inexpertus; o Homo sapiens ignorans; o Homo sapiens immaturus; o Homo sapiens negligens; o Homo sapiens decidophobicus; o Homo sapiens deviatus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: minivaguidão proexológica = a da conscin proexista jejuna incerta quanto aos paradeveres intermissivos, com ativismo evolutivo perante trabalhos tarísticos; maxivaguigão proexológica = a da conscin intermissivista desnorteada quanto à autoproéxis vivendo de braços cruzados esperando algo excepcional acontecer para tomar iniciativa interassistencial.
          Culturologia: a cultura da indecisão; a cultura do “deixa a vida me levar”.
          Situações. Em geral, a conscin, ao manifestar a condição da vaguidão proexológica, tende a vivenciar, por exemplo, na ordem alfabética, 3 situações nosográficas na existência intrafísica:
          1. Deslocamento. Seguir os objetivos comuns de vida das pessoas próximas influentes, podendo gerar a incapacidade de adaptação ou a sensação de vazio existencial.
          2. Dispersão. Assumir diversas frentes de trabalho em áreas da vida distintas, sem coerência ou priorização lógica, acarretando na vivência do autodesviacionismo.
          3. Labilidade. Vaguear sem rumo certo, mudando com frequência de decisão quanto à escolha de projetos a realizar, mantendo labilidade quanto aos objetivos existenciais.
          Tabelologia. Para a ampliação do entendimento sobre o tema, eis, na ordem alfabética, 10 cotejos entre a vaguidão proexológica e a definição proexológica:
              Tabela – Cotejo Vaguidão Proexológica / Definição Proexológica
      Nos          Vaguidão Proexológica                      Definição Proexológica
      01.   Acúmulo de série de autenganos             Somatório de autorrealizações
      02.   Autodesorganização existencial             Planificação existencial evolutiva
      03.   Bússola consciencial danificada            Ponteiro consciencial apurado
      04.   Covardia evolutiva                         Superação da pusilanimidade
      05.   Desfocagem consciencial                    Fixação no megafoco da autoproéxis
      06.   Falta de perspectiva existencial           Prospectiva racional proexológica
      07.   Inadaptação existencial                    Minipeça multidimensional lúcida
      08.   Inexperiência e titubeio persistente       Maturidade e determinação sadia
      09.   Sensação de viver sem rumo                 Sensação de integração evolutiva
      10.   Volatilidade de propósitos                 Firmeza nas decisões cosmoéticas


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a vaguidão proexológica, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Autoconvicção vivenciada: Autocogniciologia; Neutro.
          02. Autolucidez proexológica: Proexologia; Homeostático.
          03. Conscin sem megafoco: Caracterologia; Nosográfico.
          04. Dilema existencial: Problematicologia; Neutro.
          05. Espera inútil: Experimentologia; Nosográfico.
          06. Inconcretude: Autopriorologia; Homeostático.
          07. Inteligência proexológica: Proexologia; Homeostático.
          08. Inteligência resolutiva: Autodiscernimentologia; Homeostático.
          09. Malpreparação: Proexologia; Nosográfico.
          10. Objetivo pessoal: Autevoluciologia; Neutro.
          11. Prioridade proexológica: Autoproexologia; Homeostático.
          12. Proexialidade: Proexologia; Homeostático.
          13. Vácuo cosmoético: Cosmoeticologia; Nosográfico.
            14. Vaguidão ideológica: Etologia; Nosográfico.
            15. Vazio existencial: Proexologia; Nosográfico.
    A SAÍDA PERMANENTE DA VAGUIDÃO PROEXOLÓGICA
  É CONQUISTADA PELA AQUISIÇÃO MERITÓRIA DO TRAÇO-FORÇA DO CONTINUÍSMO EVOLUTIVO. BUSQUEMOS
     A FIXAÇÃO DA AUTO-HIPERACUIDADE CONSCIENCIAL.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, está buscando solucionar com Inteligência Evolutiva a condição da vaguidão proexológica? Quais ações, práticas ou estratégias de neutralização da erraticidade autoproexológica vem aplicando com sucesso?
            Bibliografia Específica:
            1. Vieira, Waldo; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia; Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 207, 605 e 978.
            2. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1. 811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 1.240 e 1.373.
            3. Idem; Manual da Proéxis: Programação Existencial; revisores Erotides Louly; & Helena Araújo; 164 p.; 40 caps.; 18 E-mails; 86 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 16 websites; 17 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 5ª Ed. rev.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011; páginas 72 a 75.
            4. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; revisores Alexander Steiner; et al.; 1.254 p.; 18 seções; 525 caps.; 150 abrevs.; 17 E-mails; 1.156 enus.; 1 escala; 1 foto; 3 gráfs.; 42 ilus.; 1 microbiografia; 1 sinopse; 2 tabs.; 15 websites; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 10a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; página 540.
                                                                                                                     R. D. R.