Geronte Evolutivo

O geronte evolutivo é a consciência, consciex ou conscin, homem ou mulher, com expressiva bagagem evolutiva, conquistada através de autesforços acumulados através de múltiplas vidas intrafísicas por milênios, exemplificando, hoje, nível de maturidade consciencial evidente.

Você, leitor ou leitora, admite ser geronte evolutivo? Você se sente com responsabilidades evidentes?

      GERONTE EVOLUTIVO
                                     (GERONTOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. O geronte evolutivo é a consciência, consciex ou conscin, homem ou mulher, com expressiva bagagem evolutiva, conquistada através de autesforços acumulados através de múltiplas vidas intrafísicas por milênios, exemplificando, hoje, nível de maturidade consciencial evidente.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. A palavra geronte vem do idioma Grego, géron, “velho; ancião; em Esparta, senador”. Surgiu no Século XX. O vocábulo evolutivo procede do idioma Francês, evolutif, de évolution, e este do idioma Latim, evolutio, “ação de percorrer; de desenrolar”. Apareceu em 1873.
          Sinonimologia: 1. Veterano da vida evolutiva. 2. Intermissivista. 3. Proexista.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 43 cognatos derivados do vocábulo geronte: Gerocomia; gerocômico; gerodermia; gerodérmica; gerodérmico; Gerontagogia; gerontagógico; gerontagogo; gerôntica; gerôntico; gerontismo; gerontista; Gerontocerebrologia; gerontocida; gerontocomia; gerontocômio; gerontocracia; gerontocrata; gerontocrática; gerontocrático; gerontodemografia; gerontodemográfico; gerontodrama; gerontófila; gerontofilia; gerontofílica; gerontofílico; gerontófilo; gerontofobia; gerontóloga; Gerontologia; gerontológica; gerontológico; gerontologista; gerontólogo; gerontoteca; gerontoxo; geropensene; geropensenidade; geroterapia; geroterápica; geroterápico; gerotoxo.
          Neologia. As 3 expressões compostas geronte evolutivo, geronte evolutivo especializado e geronte evolutivo cosmovisiológico são neologismos técnicos da Gerontologia.
          Antonimologia: 1. Conscin vulgar. 2. Consciência-robô. 3. Consciênçula.
          Estrangeirismologia: os elders evolutivos; a seniority; o lifetime; o Proexarium; o right timing evolutivo; o macrocefalium; o rapport interconsciencial em larga escala.
          Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade parapsíquica evolutiva.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal das previsibilidades pessoais; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os parapensenes; a parapensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; o exame da autopensenização; o percentual de ortopensenes pessoais; a ortopensenidade média; os genopensenes; a genopensenidade; os geropensenes; a geropensenidade.
          Fatologia: a Gerontologia evolutiva; a ampla gama de experiências em diversificadas atividades; a vasta rede de contatos conscienciais empáticos; o extenso leque de atributos conscienciais desenvolvidos; o acervo pessoal de lições evolutivas; a autossaturação com as ilusões intrafísicas.
          Parafatologia: o parapsiquismo na infância, na meia-idade e na velhice; o desenvolvimento ao longo dos anos da autovivência do estado vibracional (EV) profilático e da sinalética energética e parapsíquica pessoal; as múltiplas cicatrizes psicossômicas; a bagagem cognitiva qualificada evolutivamente após o Curso Intermissivo pré-ressomático.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo geronte evolutivo–gestor evolutivo; o sinergismo das várias inteligências pessoais confluindo com a inteligência evolutiva (IE); o sinergismo maturidade intrafísica–maturidade evolutiva.
          Principiologia: o princípio da descrença; o princípio da autevolução ininterrupta; o princípio da seriexialidade evolutiva.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) requisitando a utilização interassistencial da sabedoria do veteranismo existencial.
          Teoriologia: a teoria da evolução consciencial multiplanetária; a teoria das interprisões grupocármicas.
          Tecnologia: a técnica de mais 1 ano de vida humana.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Evoluciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Gerontes Conscienciológicos; o Colégio Invisível dos Serenões.
          Efeitologia: o efeito do longo tempo existencial aplicado no refinamento de trafores; o efeito halo do exemplarismo pessoal positivo.
          Ciclologia: o ciclo ressoma-dessoma-intermissão; o ciclo multiexistencial pessoal (CMP); o ciclo vital da experiência humana.
          Enumerologia: as plurietnias; as pluriculturas; as plurimesologias; as plurigenealogias; as plurivinculações; as pluriocupações; as pluribiografias.
          Binomiologia: o binômio tempo-esforço; o binômio casuística-fatuística; o binômio paracasuística-parafatuística; o binômio conquistas-derrotas; o binômio automimeses necessárias–automimeses dispensáveis.
          Interaciologia: a interação Gerontologia-Proexologia; a interação multidotações adquiridas–versatilidade consciencial; a interação holomemória enriquecida–traquejo existencial; a interação erros renitentes–regressão evolutiva; a interação acertos lúcidos–otimização autevolutiva.
          Crescendologia: o crescendo evolutivo vida vegetal–vida subumana–vida humana–vida mentalsomática pura; o crescendo evolutivo subcerebralidade-cerebralidade-paracerebralidade; o crescendo evolutivo monovisão-cosmovisão; o crescendo evolutivo sementeira-colheita.
          Trinomiologia: o trinômio gerontológico fartura de autexperiências (Erudiciologia)–fartura econômico-financeira–fartura de doenças (comorbidades); o trinômio holomaturológico autodiscernimento-autocosmoética-interassistencialidade.
          Polinomiologia: o polinômio etário infância–adolescência–meia-idade–maturidade.
          Antagonismologia: o antagonismo maturidade biológica / maturidade evolutiva; o antagonismo calourice evolutiva / veteranismo evolutivo; o antagonismo geronte evolutivo / jovem evolutivo.
          Paradoxologia: o paradoxo do neonato sapiente; o paradoxo inversor existencial–geronte evolutivo; o paradoxo do geronte existencial regredido à condição de animal humano; o paradoxo geronte dessomado–consciex rejuvenescida.
          Politicologia: a meritocracia; a democracia pura.
          Legislogia: a lei do maior esforço acelerando o ritmo autevolutivo.
          Filiologia: a neofilia; a evoluciofilia; a conscienciofilia.
          Holotecologia: a anatomoteca; a cerebroteca; a cognoteca; a fisiologoteca; a gerontoteca; a intelectoteca; a mentalsomatoteca; a mnemoteca; a evolucioteca.
          Interdisciplinologia: a Gerontologia; a Autevoluciologia; a Holomaturologia; a Autodiscernimentologia; a Cosmoeticologia; a Autopriorologia; a Parapercepciologia; a Interassistenciologia; a Geriatria; a Intraconscienciologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin veterana da vida evolutiva; a pessoa-plural; a consciência milenária; a conscin sênior.
          Masculinologia: o geronte evolutivo; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o semperaprendente.
          Femininologia: a geronte evolutiva; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a semperaprendente.
          Hominologia: o Homo sapiens praevolutiologus; o Homo sapiens evolutivus; o Homo sapiens geronticus; o Homo sapiens autocognitor; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens inventarians; o Homo sapiens polymatha; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens evolutivus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: geronte evolutivo especializado = a consciência com notável bagagem evolutiva em linha específica de atividade intrafísica; geronte evolutivo cosmovisiológico =
a consciência com notável bagagem evolutiva simultaneamente quanto às atividades intra e extrafísicas.
          Culturologia: a cultura da holomaturidade; a Multiculturologia da Evoluciologia.


                                            VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o geronte evolutivo, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Anacronismo: Paracronologia; Nosográfico.
          02. Balanço pré-evoluciólogo: Autoproexologia; Homeostático.
          03. Compreensão da Conscienciologia: Mentalsomatologia; Homeostático.
          04. Conscin tricerebral: Cerebrologia; Neutro.
          05. Cuidadologia: Interassistenciologia; Homeostático.
          06. Desafio da proéxis: Proexologia; Homeostático.
          07. Encontro antecipatório: Projeciologia; Homeostático.
          08. Envelhecimento: Somatologia; Neutro.
          09. Exercitação neuronal: Mentalsomatologia; Homeostático.
        10.  Falência parcial dos órgãos: Somatologia; Neutro.
        11.  Intensidade existencial: Holomaturologia; Neutro.
        12.  Intrafisicalidade: Intrafisicologia; Neutro.
        13.  Megatarefa final: Megagesconologia; Homeostático.
        14.  Meta existencial final: Proexologia; Homeostático.
        15.  Senso de urgência: Autevoluciologia; Neutro.
  O GERONTE EVOLUTIVO HÁ DE RECONHECER, RACIONALMENTE, SER PORTADOR DE PRONUNCIADAS RESPONSABILIDADES EXISTENCIAIS, NA INTERASSISTENCIALIDADE ÀS CONSCIÊNCIAS JOVENS EVOLUTIVAS.
        Questionologia. Você, leitor ou leitora, admite ser geronte evolutivo? Você se sente com responsabilidades evidentes?