Garantia Evolutiva

A garantia evolutiva é a troca inteligente dos valores finitos da vida humana pelos valores imperecíveis da consciência, objetivando, no conjunto dos autesforços, a melhoria da qualificação do saldo da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP), por parte da conscin lúcida, intermissivista, proexista, cosmoética e garantindo, com tal resolução, o autodesenvolvimento dinâmico e autorrevezador na cadeia de vidas intrafísicas.

Você, leitor ou leitora, está consciente dos valores reais da própria evolução consciencial? Desde quando?

      GARANTIA EVOLUTIVA
                                   (AUTEVOLUCIOLOGIA)


                                          I. Conformática

         Definologia. A garantia evolutiva é a troca inteligente dos valores finitos da vida humana pelos valores imperecíveis da consciência, objetivando, no conjunto dos autesforços, a melhoria da qualificação do saldo da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP), por parte da conscin lúcida, intermissivista, proexista, cosmoética e garantindo, com tal resolução, o autodesenvolvimento dinâmico e autorrevezador na cadeia de vidas intrafísicas.
         Tematologia. Tema central homeostático.
         Etimologia. A palavra garantia provém do idioma Francês, garantie, “compromisso de quem se coloca como garantia de algo; caução”, derivada de garant, “fiador”, e esta do idioma Germânico, wërento, de wëren, “fornecer; garantir”. Surgiu no Século XVII. O vocábulo evolutivo procede também do idioma Francês, evolutif, de évolution, e este do idioma Latim, evolutio, “ação de percorrer, de desenrolar”. Apareceu em 1873.
         Sinonimologia: 1. Garantia autevolutiva. 2. Comprometimento evolutivo. 3. Compromisso evolutivo. 4. Fiança evolutiva. 5. Autempenho multidimensional. 6. Fidelidade proexológica. 7. Legitimização do autorrevezamento multiexistencial.
         Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 6 cognatos derivados do vocábulo garantia: garante; garantida; garantido; garantidor; garantidora; garantir.
         Neologia. As duas expressões compostas garantia evolutiva antecipada e garantia evolutiva posterior são neologismos técnicos da Autevoluciologia.
         Antonimologia: 1. Desatenção autevolutiva. 2. Desobrigação evolutiva. 3. Irresponsabilidade pessoal. 4. Descompromisso tarístico. 5. Postergação evolutiva. 6. Autexclusão evolutiva.
         Estrangeirismologia: a relação input-output; o res non verba.
         Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à evolutividade pessoal prioritária.


                                            II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal do megafoco evolutivo; os prioropensenes; a prioropensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade.
         Fatologia: a garantia evolutiva; a garantia autevolutiva; a autogarantia; a teática da inteligência evolutiva (IE); a aferição periódica da bússola evolutiva; o autodiscernimento quanto à melhor escolha evolutiva; a análise refletida das alternativas possíveis; a avaliação do custo-benefício de cada ato pessoal; as preferências mais inteligentes; as decisões mais corretas; a vida feita de escolhas diuturnas; a sapiência de conseguir identificar as escolhas mais acertadas; a autodisponibilidade; a autorganização; as fases da existência humana; as recins cirúrgicas para extirpar as tendências regressivas; a busca imperturbável do objetivo evolutivo; a persistência inteligente no megafoco; as coleiras sociais do ego; os conflitos de interesse; a vivência da omissuper; a força fundamental da vontade da consciência; a intencionalidade sadia; a autoconsciência cosmoética.
         Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; os autocomprometimentos pré-ressomáticos da conscin intermissivista; o Curso Intermissivo (CI) pessoal; a autoconfiança nas próprias ideias inatas; as sondagens energéticas dos caminhos de vida possíveis; a autopredisposição à captação das dicas dos amparadores extrafísicos sobre o rumo mais correto a seguir; a autoparaperceptibilidade aplicada à otimização da autevolução.


                                            III. Detalhismo

          Principiologia: o princípio do exemplarismo pessoal (PEP).
          Teoriologia: a teoria das cláusulas pétreas.
          Tecnologia: as técnicas de viver evolutivamente; a técnica da tenepes; a paratécnica da ofiex.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Evoluciologia; o laboratório conscienciológico da tenepes.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Evoluciólogos.
          Efeitologia: o efeito cascata da aceleração da autevolução.
          Ciclologia: o ciclo período intermissivo–vida intrafísica.
          Enumerologia: o saber escolher o duplista da dupla evolutiva; o saber escolher os compassageiros evolutivos; o saber escolher as melhores opções no contexto evolutivo atual; o saber escolher o modo de ocupação do tempo evolutivo; o saber escolher as tarefas mais prioritárias; o saber escolher o mais rentável à autevolução; o saber escolher os itens acrescentáveis ao CPC.
          Binomiologia: o binômio intrafisicalidade-extrafisicalidade; o binômio descarte do pior–escolha do melhor.
          Interaciologia: a interação comprometimento-Proxêmica; a interação comprometimento-Cronêmica.
          Trinomiologia: o trinômio interesse-meta-evolução; o trinômio decisões cosmoéticas–soluções criativas–resultados evolutivos.
          Polinomiologia: o polinômio soma-energossoma-psicossoma-mentalsoma.
          Antagonismologia: o antagonismo teoria / prática; o antagonismo iniciativa / acabativa.
          Paradoxologia: o paradoxo da melhor escolha evolutiva para si mesmo repercutir em melhor escolha para todos.
          Politicologia: a democracia; a conscienciocracia.
          Legislogia: a lei da economia de males; a lei do maior esforço.
          Filiologia: a laborfilia; a evoluciofilia.
          Mitologia: o esforço de autossuperação da influência dos mitos regressivos milenares.
          Holotecologia: a proexoteca; a volicioteca; a evolucioteca; a cognoteca; a administratoteca; a assistencioteca; a parapsicoteca.
          Interdisciplinologia: a Autevoluciologia; a Cosmovisiologia; a Interassistenciologia; a Proexologia; a Autodiscernimentologia; a Autocriteriologia; a Mentalsomatologia; a Autexperimentologia; a Autopriorologia; a Autocosmoeticologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; as consciexes calouras no primeiro Curso Intermissivo; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente proativo; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente proativa; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens compromissor; o Homo sapiens contractor; o Homo sapiens attentus; o Homo sapiens assistentialis; o Homo sapiens ratiocinator; o Homo sapiens ideologicus; o Homo sapiens proexologus; o Homo sapiens sapientior.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: garantia evolutiva antecipada = a permutação dos interesses da existência humana ainda no período da juventude, durante a fase preparatória da vida ou do início da inversão existencial (invéxis); garantia evolutiva posterior = a permutação dos interesses da existência humana na fase da maturidade, ou executiva, da programação existencial pessoal.
          Culturologia: a Multiculturologia da Evolução Consciencial; a esnobação das seduções da cultura das inutilidades onipresentes; a cultura conscienciológica.
          Barateamento. Eis, por exemplo, na ordem alfabética, 7 valores finitos ou perecíveis da vida intrafísica a serem barateados pela conscin lúcida na troca inteligente para sustentar a garantia autevolutiva:
          1. Acidente: a superestimação do terremoto, tsunami e outros eventos naturais.
          2. Contratempo: a supervalorização dos eventos sociais, por exemplo, a crise econômica.
          3. Doença: a superestimação da Patologia Humana; o culto da hipocondria.
          4. Fama: a celebridade; o prestígio social; a pompa.
          5. Plástica: a beleza física; a exaltação do soma.
          6. Poder: a política humana; a liderança social.
          7. Sexualidade: a hipersexualidade na vida intrafísica.
          Valorização. Eis, por exemplo, na ordem alfabética, 7 valores imperecíveis da consciência a serem estimados e buscados pela conscin lúcida na troca inteligente para sustentar a garantia autevolutiva:
          1. CMP: a qualidade do ciclo multiexistencial pessoal.
          2. CPC: o código pessoal de Cosmoética entrosado ao código grupal de Cosmoética (CGC).
          3. FEP: o saldo positivo da Ficha Evolutiva Pessoal.
          4. Livro: a obra tarística, escrita e publicada, como sendo o melhor legado terrestre a fim de embasar o autorrevezamento multiexistencial.
          5. Minipeça: a conquista da condição de minipeça autoconsciente do Maximecanismo Multidimensional Interassistencial.
          6. Priorização: as prioridades do momento evolutivo.
          7. Tenepes: as tarefas energéticas, pessoais, diárias, a caminho da obtenção da oficina extrafísica (ofiex) pessoal.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 12 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a garantia evolutiva, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Autocomprometimento: Proexologia; Neutro.
          02. Autocompromisso multidimensional: Multidimensiologia; Homeostático.
          03. Autodiscernimento: Holomaturologia; Homeostático.
          04. Autorrevezamento multiexistencial: Autorrevezamentologia; Homeostático.
          05. Cláusula pétrea: Proexologia; Homeostático.
          06. Desafio da proéxis: Proexologia; Homeostático.
          07. Lisura: Cosmoeticologia; Homeostático.
          08. Megaperigo dos efeitos mediatos: Paracronologia; Nosográfico.
          09. Ortopensenidade: Cosmoeticologia; Homeostático.
          10. Prometedor: Cosmoeticologia; Neutro.
          11. Razão superior: Voliciologia; Homeostático.
          12. Verdade prioritária: Verponologia; Homeostático.
     A CONSCIN LÚCIDA ESCOLHE E VIVE, VOLUNTARIAMENTE, A GARANTIA AUTEVOLUTIVA POR MEIO DAS
  TROCAS DOS VALORES FINITOS DA VIDA HUMANA PELOS VALORES IMPERECÍVEIS DA VIDA CONSCIENCIAL.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, está consciente dos valores reais da própria evolução consciencial? Desde quando?