A filmografia específica é o repertório, coleção ou seleção de referências de filmes, documentários, séries televisivas e materiais audiovisuais consultados e citados pelo autor ou autora na criação de texto e pertinentes ao tema pesquisado.
Você, leitor ou leitora, utiliza a técnica da filmografia específica nas autopublicações? Quais os resultados tarísticos alcançados?
En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 1 FILMOGRAFIA ESPECÍFICA (CONSCIENCIOGRAFOLOGIA) I. Conformática Definologia. A filmografia específica é o repertório, coleção ou seleção de referências de filmes, documentários, séries televisivas e materiais audiovisuais consultados e citados pelo autor ou autora na criação de texto e pertinentes ao tema pesquisado. Tematologia. Tema central neutro. Etimologia. O termo filme provém do idioma Inglês, film, “película, membrana muito delgada”. Apareceu no Século XII. O elemento de composição grafia vem do idioma Grego, graphé, “escrita; escrito; convenção; documento; descrição”. O vocábulo específico deriva do idioma Latim Tardio, specificus, “que determina a espécie”. Surgiu no Século XVI. Sinonimologia: 1. Referenciação filmográfica específica. 2. Remissão cinematográfica. Neologia. As 3 expressões compostas minifilmografia específica, maxibibliografia específica e megafilmografia específica são neologismos técnicos da Conscienciografologia. Antonimologia: 1. Filmografia exaustiva. 2. Filmografia geral. 3. Bibliografia específica. Estrangeirismologia: o modus faciendi técnico. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à explicitação das fontes cinematográficas. Seciologia. No âmbito da Lexicografia, a Filmografia Específica é Seção, variável ou eventual, componente da Divisão Acabativa, dos verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da Conscienciografologia; o holopensene da cinematografia; os pesquisopensenes; a pesquisopensenidade; os grafopensenes tarísticos; a grafopensenidade; os didactopensenes; a didactopensenidade; os cognopensenes; a cognopensenidade; os mnemopensenes; a mnemopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os tecnopensenes; a tecnopensenidade; o modelo organizado pessoal de pensenização; o rastro dos grafopensenes específicos da pesquisa; a grafopensenidade. Fatologia: a filmografia específica; as referências aos recursos audiovisuais empregados na pesquisa conscienciológica; a transformação dos materiais audiovisuais em fonte utilitária; as fontes de pesquisa cinematográfica; as normas de fichamento filmográfico; a base de dados online Internet Movie Database (IMDb); a busca do material cinematográfico; a seleção de filmes; os créditos cinematográficos referenciando a equipe produtora do material audiovisual; a coleta de informações cinematográficas confiáveis; a checagem da fidedignidade das informações filmográficas compartilhadas; a Taxologia Cinematográfica; a subordinação ao tema de pesquisa; a qualidade dos recursos mentaissomáticos utilizados nas pesquisas; a filmografia explicitando a bagagem intelectual do autor; o dicionário filmográfico cerebral; a composição do banco de dados cinematográfico pessoal; o conteúdo tarístico implícito nas obras audiovisuais; o enriquecimento técnico do texto tarístico; a ilustração dos conceitos apresentados na publicação; as analogias elucidativas; a interconexão dos assuntos por intermédio da associação de ideias; o fato de o mesmo filme poder ser analisado sob variadas perspectivas; a democratização do conhecimento; as plataformas de video streaming; o olhar conscienciológico da cinematografia disponível; os enredos cinematográficos explicitadores das realidades conscienciais; a filmografia comentada; os materiais audiovisuais referenciados nos livros e verbetes da Conscienciologia. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; as inspirações extrafísicas de títulos de películas enriquecedoras das autopublicações tarísticas; as paraevocações 2 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a decorrentes da elaboração e leitura da filmografia específica; as pararrealidades extrafísicas nas representações cinematográficas enquanto recurso tarístico nas obras publicadas. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo das associações de ideias. Principiologia: o princípio da explicitação pesquisística; o princípio organizador dos saberes; o princípio de buscar a fonte segura da informação; o princípio da responsabilidade cognitiva; o princípio do megafoco mentalsomático. Codigologia: o código de conduta do autor conscienciológico. Tecnologia: a técnica do fichamento filmográfico; as resenhas técnicas de filmes; a técnica de selecionar filmes; a técnica do cosmograma; as técnicas pessoais de registro e arquivamento; a técnica do gancho didático; a técnica da abordagem racional às realidades. Voluntariologia: o voluntariado pesquisístico, multidimensional e gesconológico da tares. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autoconscienciografologia; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia. Colegiologia: o Colégio Invisível dos Pesquisadores da Conscienciologia; o Colégio Invisível dos Pesquisadores-Autores da Conscienciologia; o Colégio Invisível da Comunicologia. Efeitologia: o efeito halo das pesquisas técnicas; os efeitos da comunicação mentalsomática; os efeitos evolutivos do uso de metodologias sistematizadas cosmoéticas; o efeito de aprimorar a argumentação pessoal. Neossinapsologia: as neossinapses favorecidas, reforçadas e consolidadas pelo detalhismo e exaustividade pesquisística. Ciclologia: o ciclo coleta de dados–ponderações técnicas–tratamento didático–difusão tarística; o ciclo análise crítica–síntese elucidativa. Binomiologia: o binômio gráfico-audiovisual; o binômio pesquisa-fonte; o binômio coleta-emprego; o binômio cardápio de ideias–escolha prioritária; o binômio conteúdo-forma; o binômio cinema-cultura; o binômio filme-evocação. Interaciologia: a interação Filmologia-Filmografia; a interação texto–fonte filmográfica; a interação cosmograma-cosmovisão; a interação pesquisa–normalização filmográfica; a interação explicitação-elucidação. Crescendologia: o crescendo dado-informação-conhecimento. Trinomiologia: o trinômio catalogação-indexação-recuperação; o trinômio documentários-seriados-filmes. Polinomiologia: o polinômio da equipe diretor-produtor-roteirista-ator; o polinômio conteudístico fatuística-parafatuística-casuística-paracasuística. Antagonismologia: o antagonismo superficialidade / detalhismo; o antagonismo labor intelectual / preguiça mental; o antagonismo enfoque tímido / interpretação cosmovisiológica. Paradoxologia: o paradoxo de conhecer a realidade através da ficção. Politicologia: a pesquisocracia; a cognocracia; a tecnocracia; a intelectocracia; a gesconocracia; a culturocracia; a democracia do saber. Legislogia: a lei do maior esforço intelectual, interassistencial, evolutivo. Filiologia: a cinefilia; a pesquisofilia; a mnemofilia; a culturofilia; a tecnofilia; a conteudofilia; a conscienciografofilia. Fobiologia: a superação da culturofobia; o descarte da mentalsomatofobia. Sindromologia: a eliminação da síndrome da dispersão consciencial (SDC); a atenção à síndrome da preguiça mental; a profilaxia da síndrome da hipomnésia. Holotecologia: a videoteca; a cinemateca; grafoteca; a sistematicoteca; a didaticoteca; a metodoteca; a comunicoteca. Interdisciplinologia: a Conscienciografologia; a Filmografologia; a Tecnologia; a Comunicologia; a Pesquisologia; a Arquivologia; a Conformaticologia; a Conteudisticologia; a Autorganizaciologia; a Autodidaticologia; a Culturologia; a Mentalsomatologia; a Evoluciologia. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 3 IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o cinéfilo; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o intermissivista; o compassageiro evolutivo; o comunicólogo; o conscienciólogo; o proexólogo; o reeducador; o escritor; o intelectual; o pesquisador; o sistemata; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetólogo. Femininologia: a cinéfila; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a intermissivista; a compassageira evolutiva; a comunicóloga; a consciencióloga; a proexóloga; a reeducadora; a escritora; a intelectual; a pesquisadora; a sistemata; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetóloga. Hominologia: o Homo sapiens scriptor; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens communicator; o Homo sapiens autodidacticus; o Homo sapiens analyticus; o Homo sapiens reeducator; o Homo sapiens technologus; o Homo sapiens omniexpositor; o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens mentalsomaticus. V. Argumentologia Exemplologia: minifilmografia específica = a relação de materiais audiovisuais utilizados na elaboração do livro conscienciológico pessoal; maxifilmografia específica = a relação de materiais audiovisuais utilizados na elaboração de tratado da Conscienciologia; megafilmografia específica = a relação de materiais audiovisuais utilizados na elaboração do conjunto de verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia. Culturologia: a cultura cinematográfica; a cultura da Comunicologia Tarística; a cultura do esclarecimento; a cultura do autodidatismo; a cultura da Conscienciografologia. Dados. Eis, em ordem lógica, 27 elementos componentes das referências de produções audiovisuais na filmografia específica: 01. Título da obra cinematográfica. 02. Título original. 03. País: local(is) de produção da obra. 04. Data: ano de lançamento da obra. 05. Duração: minutagem da obra. 06. Gênero: categoria(s) distintiva da produção audiovisual. 07. Idade (censura): classificação do filme por faixa etária. 08. Idioma: indicação das línguas faladas na obra. 09. Cor: indicação se a obra é colorida, em preto e branco ou ambas. 10. Legendado: especificação se a obra é legendada ou não e em quais idiomas. 11. Direção: cineasta(s) responsável(is) pela obra. 12. Elenco: nome dos atores e atrizes em ordem de relevância na trama. 13. Produção: responsável(eis) pela análise técnica detalhada da previsão dos custos e dos meios financeiros necessários à realização do filme. 14. Desenho de produção: responsável(is) pelo planejamento cinematográfico desde a pesquisa até a pós-produção do filme. 15. Direção de Arte: responsável(is) pela concepção visual da obra. 16. Roteiro: responsável(is) pela escrita de história original, narrativa (script) ou adaptação de obra publicada para o formato audiovisual. 17. Fotografia: responsável(is) pela captação e tratamento das imagens da obra cinematográfica. 4 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 18. Música: responsável(is) pela composição e / ou seleção da trilha sonora da produção audiovisual. 19. Montagem: responsável(is) pela edição das tomadas e cenas de determinada obra cinematográfica em sequência coerente. 20. Cenografia: responsável(is) pelas decorações cênicas da obra. 21. Figurino: responsável(is) pela elaboração e / ou seleção da vestimenta dos personagens da obra. 22. Efeitos especiais: responsável(is) pela utilização de técnicas de pós-produção para criar imagens, cenários ou seres fictícios para a obra. 23. Efeitos sonoros: responsável(is) pelos sons criados ou editados artificialmente, utilizados para enfatizar as cenas da obra. 24. Companhia (Estúdio). 25. Distribuidora. 26. Outros dados: informação sobre a adaptação de determinado livro para o cinema; descrição dos prêmios ganhos; inspiração em eventos reais. 27. Sinopse: resumo do enredo ou descrição do conteúdo da produção audiovisual. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a filmografia específica, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Arquivologia: Experimentologia; Neutro. 02. Bibliografia exaustiva: Mentalsomatologia; Neutro. 03. Cinema tarístico: Cinematografologia; Homeostático. 04. Cinematografia pesquisística: Pesquisologia; Neutro. 05. Culturologia: Intrafisicologia; Neutro. 06. Estudos fílmicos: Cogniciologia; Neutro. 07. Ferramenta de comunicação: Comunicologia; Neutro. 08. Fonte cognitiva: Autocogniciologia; Neutro. 09. Fontificação: Experimentologia; Neutro. 10. Fórmula formal: Conformática; Neutro. 11. Gancho didático: Comunicologia; Neutro. 12. Modelo mentalsomático: Comunicologia; Neutro. 13. Referência: Autevoluciologia; Neutro. 14. Suporte expressivo tarístico: Parapedagogiologia; Neutro. 15. Técnica do cosmograma: Cosmogramologia; Neutro. A FILMOGRAFIA ESPECÍFICA DAS OBRAS TARÍSTICAS ENRIQUECEM A CONTEUDÍSTICA DAS INVESTIGAÇÕES DESENVOLVIDAS PELO AUTOR DEDICADO AO EXPLICITAR AS ASSOCIAÇÕES DIDÁTICAS IMAGÉTICAS. Questionologia. Você, leitor ou leitora, utiliza a técnica da filmografia específica nas autopublicações? Quais os resultados tarísticos alcançados? Bibliografia Específica: 1. Nader, Rosa; Org.; Manual de Verbetografia da Enciclopédia da Conscienciologia; apres. Dulce Daou; revisores Ulisses Schlosser; Erotides Louly; & Helena Araujo; 392 p.; 5 seções; 10 caps.; 21 E-mails; 464 enus.; 4 fichários; 1 foto; 18 minicurrículos; 9 tabs.; 263 verbetes chaves; 19 websites; 64 refs.; 11 webgrafias; 1 anexo; alf.; 28 x 21 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu; 2012; páginas 273 a 276. T. L. F.