A filha cuidadora é a conscin, descendente ginossomática, acolhedora, empática e voluntária, a qual se responsabiliza por auxiliar e assistir os genitores de idade avançada, provendo conforto holossomático e melhoria da qualidade de vida.
Você, leitor ou leitora, considera relevante prover conforto holossomático aos pais idosos? Por quais razões?
FILHA CUIDADORA (INTERASSISTENCIOLOGIA) I. Conformática Definologia. A filha cuidadora é a conscin, descendente ginossomática, acolhedora, empática e voluntária, a qual se responsabiliza por auxiliar e assistir os genitores de idade avançada, provendo conforto holossomático e melhoria da qualidade de vida. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O termo filha deriva do idioma Latim, filia, “descendente; aquela que origina, natural”; “a mulher em relação aos pais; descendente”. Surgiu no Século XIII. O termo cuidado deriva também do idioma Latim, cogitatus, “meditado; pensado; refletido”, de cogitare, “agitar no espírito; remoer no pensamento; pensar; meditar; projetar; preparar”. Apareceu no Século XIII. Sinonimologia: 1. Filha assistente dos genitores. 2. Filha protetora dos progenitores. 3. Filha zelante do bem-estar dos pais. Neologia. As 3 expressões compostas filha cuidadora, filha cuidadora novata e filha cuidadora veterana são neologismos técnicos da Interassistenciologia. Antonimologia: 1. Filha negligente na assistência aos pais. 2. Filha ausente. 3. Mulher cuidadora profissional. Estrangeirismologia: o stai attento com os pais; o rapport entre genitores e filhos; o link interconsciencial; o Conviviarium. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturescência da interassistencialidade. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da Interassistenciologia; o holopensene acolhedor; os autopensenes; a autopensenidade fraterna; o holopensene grupal; o holopensene individual; a autopensenização interassistencial; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; a necessidade do holopensene pessoal cosmoético; o holopensene empático; o holopensene do idoso religioso dificultando a tares. Fatologia: a empatia da filha no processo de assistência ao idoso; a comunicação clara gerando confiança entre o assistido (pais) e a assistente (filha); as sutilezas da comunicação não-verbal; o ato de saber lidar com o desequilíbrio familiar em determinados momentos; a atenção detalhista com o ambiente no conforto do paciente; a autorreflexão levando à reciclagem do assistente e assistido; a manutenção do clima positivo familiar a partir da habilidade comunicativa entre cuidador e paciente; a lucidez nas interações; a observação constante do cuidador; a cosmoeticidade nas atitudes diuturnas; a profilaxia da conflitividade; a planilha organizacional medicamentosa; a atenção especial dedicada a alguém; o carinho aconchegante no lar; o bem-estar do cuidador; o não arrependimento dos cuidados; a convivência com grupos evolutivos; as verpons; a resiliência final; a inteligência evolutiva (IE); a preparação pré-dessoma dos genitores. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o amparo extrafísico de função; as manifestações da clarividência viajora envolvendo pais e filhos; a assimilação simpática (assim); a desassimilação simpática (desassim) necessária; a predisposição para o amparo extrafísico; a exaustão das energias conscienciais exigindo refazimento bioenergossomático; a importância do uso das energias conscienciais interassistenciais de maneira consciente; a limpeza energética no ambiente do assistido. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo filha atenciosa–idoso assistido; o sinergismo bioenergético EV–arco voltaico craniochacral; o sinergismo energético filha cuidadora–genitores; o sinergismo empatia–percepção compreensiva; o sinergismo palavras esclarecedoras–paciência–acalmia; o sinergismo egocarma-grupocarma; o sinergismo bom humor–desrepressão holossomática. Principiologia: o princípio da grupalidade; o princípio de intencionar o melhor para todos; o princípio da assistência recíproca entre filha cuidadora e genitores; o princípio do aperfeiçoamento contínuo da filha cuidadora; o princípio do não abandono dos cuidados aos pais; o princípio da convivialidade interconsciencial. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC). Teoriologia: a teoria da evolução em grupo priorizando a vivência de fatos e parafatos; a teoria da evolução consciencial conjunta; a teoria da prática da tenepes; a teoria da família sistêmica; a teoria da interprisão grupocármica; a teoria da serialidade; a teoria do EV aplicado todos os dias; a teoria do holossoma homeostático. Tecnologia: a técnica da reciclagem existencial; a técnica da assistência realizada; a técnica da autodeterminação; a técnica da autopesquisa; a técnica do diálogo entre a filha cuidadora e os pais; a técnica da autopensenização diária; a técnica das pequenas tarefas diárias; a técnica da mobilização básica de energias (MBE); a técnica da desassimilação necessária; a técnica do arco voltaico craniochacral. Voluntariologia: a disponibilização de tempo para o voluntariado interassistencial; o voluntariado conscienciológico coexistente com o voluntariado da Cuidadologia. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico do Estado Vibracional; o laboratório conscienciológico da Tenepessologia; o laboratório conscienciológico da Autodespertologia; o laboratório conscienciológico da grupalidade; os plantões diuturnos na UTI enquanto laboratório conscienciológico; o laboratório da Consciencioterapia; o laboratório da Autossinaleticologia. Colegiologia: o Colégio Invisível da Grupocarmologia. Efeitologia: os efeitos cognitivos da solidariedade interassistencial no trinômio (trio) cuidador–assistido–família do assistido; o efeito da organização na convivência grupocármica; os efeitos cuidadológicos no binômio (dupla) idoso assistido–filha cuidadora; o efeito do exemplarismo pessoal na reciclagem grupocármica; os efeitos das exteriorizações energéticas das melhores energias nos ambientes intrafísicos; os efeitos interassistenciais do abertismo consciencial; os efeitos da tares cosmoética; o efeito Hulk; os efeitos do arco voltaico craniochacral diário. Neossinapsologia: os bagulhos autopensênicos dificultando a dinâmica geradora de neossinapses; a motivação assistencial formando neossinapses; as reciclagens pessoais realizadas abrindo neossinapses evolutivas. Ciclologia: o ciclo sono–vigília intrafísica; o ciclo primavera-verão-outono-inverno; o ciclo do check-up holossomático; o ciclo amparo de função–assistência qualificada; o ciclo das descobertas na convivência. Enumerologia: a autocompreensão da filha cuidadora; o acolhimento da filha cuidadora; a adaptação da filha cuidadora; a organização da filha cuidadora; a empatia da filha cuidadora; a disposição da filha cuidadora; as recins da filha cuidadora. Binomiologia: o binômio mãe–filha cuidadora; o binômio pai–filha cuidadora; o binômio consolação-esclarecimento; o binômio filha cuidadora interassistencial–bem-estar do idoso; o binômio simpatia-empatia; o binômio afeto-acolhimento; o binômio atenção-percepção; o binômio esforço-satisfação; o binômio assim-desassim; o binômio admiração-discordância; o binômio paradigma religioso–paradigma consciencial. Interaciologia: a interação filha cuidadora–pais idosos; a interação fortalecimento intraconsciencial–imperturbabilidade; a interação autodesassédio-heterassistência; a interação amparador–filha cuidadora–genitor. Crescendologia: o crescendo gratidão-retribuição-inovação; o arco voltaico craniochacral intermediando o crescendo tacon-tares; o crescendo interesse pelos pais–dedicação assistencial da cuidadora; o crescendo iscagem amadora–iscagem lúcida. Trinomiologia: o trinômio acolhimento-orientação-encaminhamento; o trinômio aqui-agora-já; o trinômio vontade-posicionamento-superação; o trinômio afeto-compreensão-esclarecimento. Polinomiologia: o polinômio soma-energossoma-psicossoma-mentalsoma; o polinômio postura-voz-olhar-gesto; o polinômio amparabilidade-imperturbabilidade-reflexão-lucidez. Antagonismologia: o antagonismo manipulação interconsciencial / respeito aos direitos conscienciais; o antagonismo empatia / antipatia; o antagonismo egoísmo / fraternismo; o antagonismo dogmatismo religioso / universalismo; o antagonismo filha ausente / filha cuidadora; o antagonismo atenção / desatenção; o antagonismo perfil tarístico / perfil taconístico; o antagonismo assédio / amparo. Paradoxologia: o paradoxo de a filha cuidadora não cuidar de si mesma; o paradoxo de o assédio intra ou extrafísico poder contribuir para a lucidez da conscin; o paradoxo de quanto mais se assiste o outro mais se é assistido; o paradoxo de a doença dos pais fortalecer a filha cuidadora para o amparo; o paradoxo de a heterocrítica servir como autocrítica. Politicologia: a lucidocracia; a desassediocracia; a meritocracia; a democracia sustentadora do saber cuidar; a exemplocracia; a conscienciocracia; a cosmoeticocracia. Legislogia: a lei do maior esforço aplicado ao cuidado dos genitores; as leis da Fisiologia Humana; a lei da inseparabilidade grupocármica; a lei da interassistencialidade; a lei da empatia. Filiologia: a conviviofilia; a amparofilia; a coerenciofilia; a cosmoeticofilia; a cosmofilia; a interassistenciofilia; a grupofilia. Fobiologia: a aquafobia; a evitação da neofobia; o esclarecimento da tanatofobia; o enfrentamento da proexofobia; a decidofobia; o autenfrentamento da glossofobia; a superação da evoluciofobia. Sindromologia: a superação da síndrome da nostalgia; o enfrentamento da síndrome do estrangeiro (SEST) no grupo evolutivo; o combate à síndrome da dispersão consciencial; a compreensão da síndrome da autovitimização; a síndrome do conflito de paradigmas; a superação da síndrome do pânico. Maniologia: a mania da perfeição; a mania da autoprocrastinação; a mania da proteção; a superação da mania de julgar estar incomodando; a superação da mania de esquecer de si. Mitologia: o mito da família perfeita; a quebra de paradigmas míticos no ambiente familiar. Holotecologia: a interassistencioteca; a convivioteca; a cosmoeticoteca; a grupocarmoteca; a proexoteca; a tenepessoteca; a pesquisoteca. Interdisciplinologia: a Interassistenciologia; a Cuidadologia; a Cosmoeticologia; a Autoconviviologia; a Homeostaticologia; a Tenepessologia; a Pensenologia; a Assistenciologia Grupocármica; a Grupocarmologia; a Evoluciologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin cuidadora; a isca humana lúcida; a conscin amparadora; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin esclarecedora. Masculinologia: o filho cuidador; o cuidador imaturo; o cuidador veterano; o cuidador voluntário; o cuidador informal; o cuidador formal; o fisioterapeuta; o nutricionista; o enfermeiro; o médico; o psicólogo o amparador intrafísico; o projetor consciente; o filho cosmoético; o reeducador; o duplista; o intermissivista; o tenepessista; o exemplarista; o proexista; o comunicólogo; o reciclante existencial; o inversor existencial; o autopesquisador; o verbetógrafo; o tertuliano; o teletertuliano; o conscienciólogo; o autodidata; o intelectual; o acompanhante; o escritor; o tocador de obras; o homem de ação. Femininologia: a filha cuidadora; a cuidadora novata; a cuidadora veterana; a cuidadora voluntária; a cuidadora informal; a cuidadora formal; a fisioterapeuta; a nutricionista; a enfermeira; a médica; a psicóloga a amparadora intrafísica; a projetora consciente; a filha cosmoética; a reeducadora; a duplista; a intermissivista; a tenepessista; a exemplarista; a proexista; a comunicóloga; a reciclante existencial; a inversora existencial; a autopesquisadora; a verbetógrafa; a tertuliana; a teletertuliano; a consciencióloga; a autodidata; a intelectual; a acompanhante; a escritora; a tocadora de obras; a mulher de ação. Hominologia: o Homo sapiens assistentialis; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens parapsychicus cosmoethicus; o Homo sapiens curator; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens communicator; o Homo sapiens despertus. V. Argumentologia Exemplologia: filha cuidadora novata = a pré-serenona vulgar com pouca experiência quanto à prática da interassistência aos genitores; filha cuidadora veterana = a conscin feminina autoconsciente e hábil na prestação de assistência aos pais. Culturologia: a cultura da Cuidadologia; a cultura da Interassistenciologia; a cultura da Grupocarmologia; a cultura do acompanhamento interassistencial; a cultura da intercompreensão. Taxologia. Segundo a Assistenciologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 7 atividades utilizadas na Conscienciologia, favoráveis ao aperfeiçoamento da filha cuidadora: 1. Cursos de campos bioenergéticos. 2. Consciencioterapia. 3. Docência. 4. Escrita conscienciológica. 5. Tenepes. 6. Verbetografia. 7. Voluntariado conscienciológico. Caracterologia. Sob a ótica da Autexperimentologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 8 posturas ou condições vivenciadas pela filha cuidadora: 1. Assistencialidade: predisposição em auxiliar outras consciências. 2. Autenfrentamento: capacidade de transformar para melhor qualquer aspecto paralisador da evolução da consciência. 3. Autodesassedialidade: vivência teática da autodefesa intra e extrafísica, com o intuito de promover a manutenção do equilíbrio pessoal íntimo. 4. Automotivação: ânimo, entusiasmo, interesse ou disposição para enfrentar com vigor, paciência e persistência as diversas fases do convívio grupal. 5. Autopesquisa: aplicação de recursos, métodos, técnicas e instrumentos para o estudo de si mesma. 6. Autotares: autesclarecimentos a favor da cosmoética. 7. Reeducação recíproca: instrução mútua por meio do exemplarismo individual e grupal. 8. Saúde holossomática: condição equilibrada de todos os veículos da consciência. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a filha cuidadora, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Aconchego: Psicossomatologia; Neutro. 02. Amparador extrafísico: Interassistenciologia; Homeostático. 03. Autopacificação teática: Pacifismologia; Homeostático. 04. Autopesquisa da imperturbabilidade: Autevoluciologia; Homeostático. 05. Assistenciologia Grupocármica: Interassistenciologia; Homeostático. 06. Casa pró-idoso: Conviviologia; Neutro. 07. Consciência assistente: Interassistenciologia; Homeostático. 08. Cuidado intensivo humanizado: Intensivismologia; Homeostático. 09. Cuidador multidimensional: Interassistenciologia; Homeostático. 10. Cuidador voluntário: Interassistenciologia; Homeostático. 11. Desordem familiar: Interprisiologia; Nosográfico. 12. Interação cuidador-paciente: Interassistenciologia; Neutro. 13. Interassistencialidade: Assistenciologia; Homeostático. 14. Interrelação mãe-filha: Conviviologia; Neutro. 15. Minipeça interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático. A FILHA CUIDADORA ATUA COM INTELIGÊNCIA EVOLUTIVA PARA OFERECER ASSISTÊNCIA HOLOSSOMÁTICA COSMOÉTICA AOS PAIS IDOSOS, GERANDO SEGURANÇA, EQUILÍBRIO E BEM-ESTAR FAMILIAR NO COTIDIANO. Questionologia. Você, leitor ou leitora, considera relevante prover conforto holossomático aos pais idosos? Por quais razões? Filmografia Específica: 1. As Cinco Pessoas que Você Encontra no Céu. Título Original: The Five People You Meet in Heaven. País: EUA. Data: 2004. Duração: 160 minutos. Gênero: Drama. Idade (censura): 14 anos. Idioma: Inglês. Cor: Colorido. Legendado: Inglês; & Português (em DVD). Direção: Lloyd Kramer. Elenco: Jon Voight; Ellen Burstyn; Jeff Daniels; Dagmara Dominczyk; Steven Grayhm; Michael Imperioli; & Callum Keith Rennie. Produção: Howard Ellis. Desenho de Produção: Caroline Hanania. Direção de Arte: Sandy Cochrane. Roteiro: Mitch Albom, baseado no livro dele mesmo. Fotografia: Kramer Morgenthau. Música: David Hirschfelder. Montagem: Igor Kovalik; Gillian McCarthy; & Stuart Waks. Cenografia: Rose Marie McSherry. Efeitos Especiais: yU+Co. Companhia: Five People Productions Inc.; & Hallmark Entertainment. Outros dados: Filme produzido para TV. Sinopse: Eddie viveu em meio a guerras e trabalho árduo. Quando completa 83 anos, ele sofre acidente no parque de diversão onde trabalhou a vida inteira. Logo depois, 5 pessoas irão lhe ajudar a rever determinados trechos da própria vida. Bibliografia Específica: 1. Balona, Málu; Autocura através da Reconciliação: Um Estudo Prático sobre a Afetividade; pref. Daniel Muniz; revisores Alexander Steiner; et al.; 342 p.; 2 seções; 11 caps.; 18 E-mails; 1 entrevista; 125 expressões e ditos populares; 56 enus.; 1 foto; 6 ilus.; 1 microbiografia; 5 quadros sinópticos; 4 questionários; 17 técnicas; 5 teorias; 5 websites; glos. 86 termos; 1 posf.; 20 cenografias; 20 infográficos; 56 filmes; 265 refs.; 2 apênds.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 2 a Ed. rev. e aum.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2004; páginas 67, 75, 88, 114, 133, 147, 229, 246, 249 e 255. 2. Luz, Marcelo da; Onde a Religião termina?; pref. Waldo Vieira; revisores Erotides Louly; Helena Araujo; & Valana Ferreira; 486 p.; 5 seções; 17 caps.; 12 documentários e minisséries; 17 E-mails; 39 enus.; 149 estrangeirismos; 1 foto; 1 microbiografia; 15 siglas; 2 tabs.; 16 websites; 79 infográficos; 22 filmes; 571 refs; 2 apênds.; alf.; geo.; ono.; 23,5 x 16 x 3 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011; páginas 332 e 333. 3. Rossa, Dayane; Oportunidade de Viver: Estudo sobre a Existência Humana e o Sentido da Vida; pref. Amin Lascani; revisores Equipe de Revisores da Editares; 328 p.; 8 seções; 47 caps.; 22 E-mails; 192 enus.; 1 foto; 1 minicurrículo; 2 tabs.; 20 websites; glos. 179 termos; 10 filmes; 199 refs.; alf.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 65, 69, 87, 95 a 141, 193, 196, 199, 208, 211, 214 e 257. 4. Tornieri, Sandra; Mapeamento da Sinalética Energética Parapsíquica; 4 sessões; 55 caps; 296 p.; anexos; 2 apêndices; 51 refs.; 6 film.; pref.; enu.; glos. 189 termos; alf.; ono.; 21 x 14 cm; br.; Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2015; páginas 29 a 188. 5. Vieira, Waldo; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3 a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 174 a 215 e 1.005. 6. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3 a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 194, 261, 271, 318, 388, 389 e 403 a 447. 7. Idem; Manual da Tenepes: Tarefa Energética Pessoal; revisor Alexander Steiner; 142 p.; 34 caps.; 147 abrevs.; 1 E-mail; 52 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 1 tab.; 1 teste; glos. 282 termos; 5 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1995; páginas 21, 27 a 29, 39, 42, 45, 50, 55, 57, 66, 70, 74 e 79. 8. Idem; Nossa Evolução; revisor Tatiana Lopes; 170 p.; 15 caps.; 149 abrevs.; 17 E-mails; 1 foto; 1 microbiografia; 162 perguntas; 162 respostas; 13 websites; glos. 282 termos; 6 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 3a Ed.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2010; páginas 7 a 118. Webgrafia Específica: 1. Direito do Idoso - Conhecer para Defender; 72 p.; 8 caps, 29 refs; Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação; Conselho Estadual do Idoso; Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Conselho Estadual do Idoso; IOESC; Florianópolis, 2014; disponível em: http://187.4.200.245:81/cogemas/1a.Reuni%C3%A3o_CA%C3%87ADOR%2010%20DE%20MAR%C3%87O%20DE%202015/IDOSO/LIVRO%20%20CONH ECER%20PARA%20DEFENDER%20-%20IDOSO.pdf; acesso em: 20.04.2017. D. M. C.