Falaciologia

A Falaciologia é a Ciência aplicada aos estudos específicos, técnicos, sistemáticos ou pesquisas sobre as falácias, sofismas, ilogicidades, raciocínios falsos, interpretações errôneas, ignorâncias em geral ou manifestações autopensênicas irracionais simulando veracidade.

A Falaciologia alcança você, leitor ou leitora, de algum modo na vida moderna? Os fatos falaciosos chegam a causar problema intelectual ou cosmoético para você?

      FALACIOLOGIA
                                     (PARAPATOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A Falaciologia é a Ciência aplicada aos estudos específicos, técnicos, sistemáticos ou pesquisas sobre as falácias, sofismas, ilogicidades, raciocínios falsos, interpretações errôneas, ignorâncias em geral ou manifestações autopensênicas irracionais simulando veracidade.
          Tematologia. Tema central nosográfico.
          Etimologia. O termo falácia vem do idioma Latim, fallacia, “engano; trapaça; manha”. Surgiu no Século XV. O elemento de composição logia provém do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”.
          Sinonimologia: 01. Sofismologia. 02. Enganologia. 03. Dogmatologia. 04. Apedeutismologia. 05. Ignoranciologia. 06. Contradiciologia. 07. Insciciologia; Inscienciologia. 08. Inexperienciologia. 09. Incoerenciologia. 10. Estulticiologia.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 10 cognatos derivados do vocábulo falácia: falaciar; falacíloco; falaciloquência; falacíloquo; Falaciologia; falaciosa; falacioso; falacíssimo; falaz; megafalácia.
          Neologia. O termo Falaciologia e as duas expressões compostas Falaciologia Mínima e Falaciologia Máxima são neologismos técnicos da Parapatologia.
          Antonimologia: 01. Logicologia. 02. Sapienciologia. 03. Erudiciologia. 04. Cogniciologia. 05. Raciocinologia. 06. Coerenciologia. 07. Compreensiologia. 08. Percepciologia. 09. Experienciologia. 10. Civilizaciologia.
          Estrangeirismologia: o raciocínio a priori; o raciocínio a posteriori; o raciocínio modus ponens; o raciocínio modus tollens; o raciocínio non sequitur; o raciocínio in dictione.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Priorologia Cosmoética.
          Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares sintetizando o tema: – Falácia: pérola falsa. Falaciologia: mentiraria diáfana.
          Coloquiologia: o argumento objetivando vender gato por lebre.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da anticosmoética; os falaciopensenes; a falaciopensenidade; os patopensenes; a patopensenidade; os ignoropensenes; a ignoropensenidade; os pseudopensenes; a pseudopensenidade.
          Fatologia: o conjunto de falácias; as falácias canônicas medievalescas; as falácias literárias; a falácia de definição; a falácia naturalista; a falácia desconstrucionista; a falácia documental; a falácia emocional; a falácia romântica; a falácia patética; a falácia estatística; a falácia da irrelevância; a falácia da ambiguidade; os números grandes; os malentendidos culturais; os argumentos logicamente inconsistentes; as armadilhas lógicas; a intenção de ludibriar; as conclusões sofismáticas; a inconcludência; as ilogicidades; os ilogismos; os paralogismos; as incoerências; a imprecisão; as demagogias; os desvios do pensamento; os erros de raciocínio; os raciocínios errados com aparência de verdadeiros; o raciocínio intencionalmente falso objetivando a persuasão; as irracionalidades; o silogismo sofístico; os engodos; os artifícios; as artimanhas; as superstições; os factoides; os truques retóricos; a ilusão de otica; as desinformações; as jumentadas; as chicanas; as pseudoverdades; as calúnias; as invencionices; a farsa; a mistificação; a fraude; a pseudossabedoria; os idiotismos culturais; os farisaísmos; o criacionismo; os bolsões conservantistas; os patrulhamentos ideológicos; a inveja intelectual; o complexo de inferioridade intelectual; o respeito à inexperiência alheia; a pouca leitura; a preguiça mental; o autodesconfiômetro; o automancômetro; o semancol; o semancômetro; a Anti-hermenêutica; o Ficcionismo; a Desviologia; a Erística; a Antagonística; a base da ideia no ataque pessoal; o ponto falho do raciocínio; os bicondicionais tautológicos; o ceticismo; a compilação de dados.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático.


                                            III. Detalhismo

          Principiologia: o princípio da descrença.
          Teoriologia: a teoria da coerência; a teoria da correspondência; a teoria da interpretação; a teoria epistêmica; a teoria pragmatista; a teoria semântica; a teoria da argumentação; a teoria da prova; a teoria da demonstração; a teoria da lógica.
          Tecnologia: a técnica de inferência; a técnica dos silogismos; a técnica espúria da inculcação.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Pensenologia.
          Efeitologia: o efeito da validação pessoal verbaciológica.
          Ciclologia: o ciclo causa-efeito.
          Enumerologia: a Nosologia; a Subcerebrologia; a Corrupciologia; a Pseudologia; a Voliciopatia; a Intenciopatia; a Assediologia.
          Binomiologia: o binômio aparência-conteúdo; o binômio correlação-causalidade; o binômio dedução-indução.
          Interaciologia: a interação afirmação-evidência.
          Crescendologia: a falta do crescendo premissa-conclusão.
          Trinomiologia: o trinômio consistência-coerência-racionalidade; o trinômio hipótese-teoria-lei.
          Polinomiologia: o polinômio relevância-aceitabilidade-embasamento-refutação.
          Antagonismologia: o antagonismo crença / verdade; o antagonismo inexplicado / inexplicável; o antagonismo dados corretos / raciocínios errados (vício da forma); o antagonismo dados falsos / raciocínios corretos (vício de conteúdo); o antagonismo realidade / ilusão; o antagonismo Confutaciologia / Falaciologia; o antagonismo falácia / paradoxo.
          Paradoxologia: a conduta paradoxal do debatedor.
          Politicologia: a política demagógica da ditadura.
          Legislogia: a lei das probabilidades.
          Filiologia: a cienciofilia; a cogniciofilia do essencial; a definofilia.
          Fobiologia: a leiturofobia.
          Maniologia: a idolomania.
          Mitologia: os mitos em geral.
          Holotecologia: a criticoteca; a analiticoteca; a argumentoteca; a mentalsomatoteca; a abstratoteca; a comunicoteca; a polemoteca.
          Interdisciplinologia: a Falaciologia; a Parapatologia; o Ignorantismo; o Intolerantismo; o Pirronismo; o Ficcionismo; a Teologia; a Soteriologia; a Sofística; a Subcerebrologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a isca humana inconsciente; as pessoas heterocríticas espúrias; as vítimas do porão consciencial.
          Masculinologia: o compassageiro evolutivo; o pré-serenão vulgar; os minidissidentes; os blogueiros; os orkutistas; os assistidos no departamento de Apoio a Voluntários e Alunos (AVA); os heterassediados.
         Femininologia: a compassageira evolutiva; a pré-serenona vulgar; as minidissidentes; as blogueiras; as orkutistas; as assistidas no departamento de Apoio a Voluntários e Alunos (AVA); as heterassediadas.
         Hominologia: o Homo obtusus; o Homo sapiens antirretilineatus; o Homo sapiens antilogicus; o Homo sapiens omissus; o Homo sapiens bifrons; o Homo sapiens malevolens; o Homo sapiens obsessor.


                                        V. Argumentologia

         Exemplologia: Falaciologia Mínima = o conjunto de raciocínios falsos para enganar alguém suscetível; Falaciologia Máxima = o conjunto de raciocínios falsos, políticos, para enganar o povo ou a massa humana impensante.
         Culturologia: a cultura da impunidade.
         Taxologia. À luz da Holomaturologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 60 itens ou temas de confusões falaciosas, desde as complexas às mais simplórias, autoconscientes ou inconscientes, quando a Fatuística (ou Parafatuística) é substituída pelo Ignorantismo (Obscurantismo ou Confusionismo):
                              Tabela – Insciências da Falaciologia
  Nos                  Fatuística                                   Ignorantismo
  01.    Amparador pessoal de função               Guia amaurótico pessoal
  02.    Auteducação (polidez)                     Eufemística excessiva
  03.    Autevolução sincera                       Demagogia religiosa
  04.    Autexperiência inefável                   Ditadura do paradigma eletronótico
  05.    Autocompreensão do Cosmos                 Achismo (Palpitometria)
  06.    Autodisciplina detalhista                 Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)
  07.    Autolucidez consciencial                  Elitismo intelectual racista
  08.    Autorganização sadia                      Lavagem subcerebral
  09.    Autoprojetor consciente                   Médium lavado cerebralmente
  10.    Autoquestionamento (urbi et orbi)         Unanimidade corporativa
  11.    Autovivência sadia (independência)        Repetibilidade científica convencional
  12.    Binômio admiração-discordância            Desafeição (mágoa, ressentimento)
  13.    Binomiologia (convergência)               Antagonismologia (divergência)
  14.    Ciência (especialidade)                   Religião (seita)
  15.    Consciência (em si)                       Energia consciencial (EC)
  16.    Conscienciologia (neoparadigma)           Materiologia (ou religiosismo)
  17.    Conscin interessada                       Conscin autassediada
  18.    Cosmoconsciência                          Onirismo vulgar
  19.    Cosmoética Pessoal                        Leniência (cumplicidade, comparsaria)
  Nos               Fatuística                           Ignorantismo
  20. Cosmoética Destrutiva               Arrogância (sardonismo)
  21. Debate público racional             Discurso pronto (apriorismose)
  22. Detalhismo (Técnica)                Perfeccionismo (doença)
  23. Dissidência ideológica a maior      Dissidência ideológica a menor
  24. Dupla evolutiva (lifetime)          Dupla sexual (fim de semana)
  25. Erudição científica                 Masturbação mental
  26. Espirro (Imunologia, autodefesa)    Assediologia (intrusão interconsciencial)
  27. Fisiologia Humana                   Patologia Humana
  28. Força presencial natural            Gurulatria consentida
  29. Gongo do Tertuliarium (campainha)   Sino da ICAR (hipnose, lavagem cerebral)
  30. Heteroparapsiquismo                 Autalienação humana
  31. Hierarquia evolutiva (escala)       Hierarquia temporal (poder)
  32. Homo sapiens serenissimus           Homo sapiens mysticus
  33. Impactoterapia cosmoética           Argumento de autoridade (magister dixit)
  34. Informação avançada oportuna        Persuasão doutrinária inculcadora
  35. Instrumento de comunicação          Bagulho energético
  36. Intraconsciencialidade              Visual somático (Extraconsciencialidade)
  37. Invexologia técnica pessoal         Iniciação emocional mística
  38. Irreverência lógica (Heterocrítica) Sacrilégio (Schadenfreude)
  39. Liberdade democrática               Interprisão grupocármica
  40. Maxidissidência ideológica          Apostasia religiosa
  41. Mensagem tarística da tela          Moldura secundária da tela
  42. Neoverponologia                     Radicalismo (heresia)
  43. Omniquestionamento                  Antifraternidade evidente
  44. Opinião pessoal democrática         Consenso eterno (interioropatia)
  45. Orismologia (Ciência)               Gongorismo (graforragia)
  46. Paraciência (Neociência)            Seita moderna gurulátrica
  47. Pé-de-meia sustentável libertário   Voto de pobreza demagógico
  48. Personalidade controvertível        Personalidade baratrosférica
  49. Prática diária da tenepes           Religiosidade beata
  50. Princípio da descrença              Crendice atávica
  51. Projeção consciencial lúcida        Projeção imaginativa (Imagisticologia)
  52. Proposição racional científica      Dogma teológico tradicional
  53. Saldo da ficha evolutiva pessoal    Crédito, fama ou status temporal
   Nos                        Fatuística                                                Ignorantismo
   54.     Seriexologia Humana                                     Evolução subumana
   55.     Similaridade fenomênica                                 Identificação fenomênica
   56.     Sistemática racional                                    Soteriologia (Salvacionismo)
   57.     Tarefa do esclarecimento (Tares)                        Confusionismo ignaro
   58.     Universalismo (Holofilosofia)                           Murismo (Parapatologia)
   59.     Verponologia (Teaticologia)                             Utopismo (Falaciologia)
   60.     Verpon temporária (Refutaciologia)                      Verdade absoluta (Absolutismo)


                                                       VI. Acabativa

            Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 12 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a Falaciologia, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
            01. Adversário ideológico: Conviviologia; Neutro.
            02. Aparência: Intrafisicologia; Nosográfico.
            03. Argumentação ilógica: Comunicologia; Nosográfico.
            04. Autassédio: Parapatologia; Nosográfico.
            05. Guia desorientador: Parapatologia; Nosográfico.
            06. Ilogicidade: Parapatologia; Nosográfico.
            07. Inautenticidade: Parapatologia; Nosográfico.
            08. Jornalismo marrom: Comunicologia; Nosográfico.
            09. Preço da verpon: Verponologia; Homeostático.
            10. Sedução da simplificação: Psicossomatologia; Nosográfico.
            11. Tríade da erronia: Parapatologia; Nosográfico.
            12. Verdade prioritária: Verponologia; Homeostático.
   A FALACIOLOGIA EXIGE ESTUDO ATENTO DA CONSCIN
    LÚCIDA PRINCIPALMENTE QUANDO A PERSONALIDADE
      VIVE INSERIDA NO MUNDO DAS IDEIAS AVANÇADAS
 COM PESQUISAS DE PONTA DOS FATOS E PARAFATOS.
            Questionologia. A Falaciologia alcança você, leitor ou leitora, de algum modo na vida moderna? Os fatos falaciosos chegam a causar problema intelectual ou cosmoético para você?
            Bibliografia Específica:
            1. Vieira, Waldo; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 700 caps.; 147 abrevs.; 600 enus.; 8 índices; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; página 139.