Anticético

O anticético é a conscin, homem ou mulher, partidária do Anticeticismo, a doutrina contrária ao pensamento ceticista da Raciocinologia, da Descrenciologia, da Refutaciologia, da Confutaciologia e da Autopesquisologia.

Você, leitor ou leitora, é cético ou anticético? Como justifica você, racionalmente, o próprio posicionamento ideológico?

      ANTICÉTICO
                                       (PARAPATOLOGIA)


                                            I. Conformática

          Definologia. O anticético é a conscin, homem ou mulher, partidária do Anticeticismo, a doutrina contrária ao pensamento ceticista da Raciocinologia, da Descrenciologia, da Refutaciologia, da Confutaciologia e da Autopesquisologia.
          Tematologia. Tema central nosográfico.
          Etimologia. O prefixo anti procede do idioma Grego, antí, “de encontro; contra; em oposição a”. Apareceu no Século XVI. O vocábulo cético provém do idioma Francês, sceptique, derivado do idioma Grego, skeptikós, “que observa; que reflete”, e este de sképtomai, “olhar atentamente; observar; examinar; meditar; refletir”. Surgiu no Século XVIII.
          Sinonimologia: 01. Anticética. 02. Anticeticista. 03. Anticéptica; anticéptico. 04. Crente. 05. Dogmatista. 06. Fanática; fanático. 07. Supersticiosa; supersticioso. 08. Hiperortodoxa; hiperortodoxo. 09. Fundamentalista. 10. Caprichosa; caprichoso.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 11 cognatos derivados do vocábulo anticeticismo: anticéptica; anticepticismo; anticepticista; anticepticística; anticepticístico; anticéptico; anticética; anticeticista; anticeticística; anticeticístico; anticético.
          Neologia. As duas expressões compostas anticético amador e anticético profissional são neologismos técnicos da Parapatologia.
          Antonimologia: 01. Cética; cético. 02. Céptica; céptico. 03. Cepticista. 04. Descrente. 05. Acréu. 06. Incrédula; incrédulo. 07. Incréu. 08. Ateologia; antidogmatista. 09. Autopesquisador; autopesquisadora. 10. Refutador; refutadora.
          Estrangeirismologia: o magister dixit; o onus probandi; o credo quia absurdum; o superlobby místico; o skeptikós.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, especificamente do antidiscernimento ideológico.


                                              II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da sacristia, do incenso e da crença; os credopensenes; a credopensenidade; os patopensenes; a patopensenidade.
          Fatologia: a doutrina firmada; a fé; a profissão de fé; a crença popular; a credibilidade; a crendice; o credo; a credulopatia; a genuflexão; a idolatria; a deificação; o beatério; a beataria; a beatice; o beatismo; a santimônia; o dogma; o convencimento; a inculcação; a doutrinação; a ciliciação; a flagelação; o Opus Dei; as artimanhas; o achismo dogmático; a aprioropatia dogmática; a catequese; o medievalismo; as mentiras religiosas; a excomunhão católica vigente; o teoterrorismo; o fechadismo consciencial; a monovisão parcelada; a inconsciência autocrítica; a lavagem subcerebral; as promessas; as romarias; as procissões; o religiosismo amaurótico; os absurdos do Criacionismo; as idiotices dos livros religiosos sagrados; a teosebia; a hagiografia; a dulia; a hiperdulia; a pieguice; a melifluidade; a anticiência; a seita; a religião; os cânones; o ato de acreditar; os olhos fechados; o sistema de opiniões; a isenção de preconceitos; a criticidade; o ceticismo; a irreligião.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a heterassedialidade obscurantista.


                                            III. Detalhismo

          Principiologia: o princípio da descrença.
         Colegiologia: o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível da Consciencioterapia.
         Enumerologia: o anticeticismo; o catecismo; o fanatismo; o catonismo; o facciosismo; o hipocrisismo; o idiotismo cultural.
         Binomiologia: o binômio presunção-persuasão; o binômio admiração-discordância.
         Trinomiologia: o trinômio crendices-delírios-tradições; o trinômio avaliar-informar-esclarecer.
         Polinomiologia: o polinômio ser-sentir-pensenizar-agir.
         Antagonismologia: o antagonismo racionalidade / credulidade; o antagonismo verpons / dogmatismos.
         Politicologia: a gurucracia; a genuflexocracia; a teocracia; a idolocracia.
         Filiologia: a teofilia.
         Fobiologia: a neofobia.
         Sindromologia: a síndrome da ectopia afetiva (SEA).
         Maniologia: a teomania; a religiomania; a idolomania; a hagiomania.
         Mitologia: a Teomitologia; a Teomitografia.
         Holotecologia: a dogmaticoteca; a oniroteca; a absurdoteca; a mitoteca.
         Interdisciplinologia: a Parapatologia; a Nosografia; a Apriorismologia; o Anticeticismo; o Ignorantismo; o Intolerantismo; a Dogmatologia; a Onirologia; o Pirronismo; o Ficcionismo; a Falaciologia; a Teologia; a Soteriologia; a Sofística; a Enganologia; a Subcerebrologia; a Holomaturologia; a Autopesquisologia.


                                          IV. Perfilologia

         Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a isca humana inconsciente; a pessoa peremptória; a conscin fanática; a personalidade devota amaurótica.
         Masculinologia: o anticético; o adepto; o crédulo; o fiel; o beato; o guru; o idólatra; o bovinólatra; o hagiólatra; o monarcólatra; o astrofílico; o teomaníaco; o rezador; o credulopata; o dogmata; o fazedor de cabeças; o encolhedor de cérebros; o doutrinador; o codoutrinador; o doutrinarista; o compassageiro evolutivo; o evoluciente; o pré-serenão vulgar; o cético otimista cosmoético (COC).
         Femininologia: a anticética; a adepta; a crédula; a fiel; a beata; a idólatra; a bovinólatra; a hagiólatra; a monarcólatra; a astrofílica; a teomaníaca; a dogmata; a fazedora de cabeças; a encolhedora de cérebros; a doutrinadora; a codoutrinadora; a doutrinarista; a rezadora; a credulopata; a compassageira evolutiva; a evoluciente; a pré-serenona vulgar; a cética otimista cosmoética (COC).
         Hominologia: o Homo sapiens antiscepticus; o Homo sapiens gurulatricus; o Homo sapiens fanaticus; o Homo sapiens idolatricus; o Homo sapiens acriticus; o Homo sapiens credulus; o Homo sapiens masochista.


                                        V. Argumentologia

         Exemplologia: anticético amador = o cidadão fiel, crente de qualquer religião; anticético profissional = o sacerdote com carreira profissional no exercício de alguma religião.
         Culturologia: os megaidiotismos culturais.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o anticético, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Acriticismo: Parapatologia; Nosográfico.
          02. Antidogmática: Comunicologia; Homeostático.
          03. Consciênçula: Conscienciometrologia; Nosográfico.
          04. Credulidade: Psicossomatologia; Nosográfico.
          05. Descrenciologia: Experimentologia; Homeostático.
          06. Doutrinação: Parapatologia; Nosográfico.
          07. Encolhimento consciencial: Parapatologia; Nosográfico.
          08. Fechadismo consciencial: Parapatologia; Nosográfico.
          09. Gurulatria: Parapatologia; Nosográfico.
          10. Retardamento mental coletivo: Parapatologia; Nosográfico.
   NO CONTEXTO DA EVOLUÇÃO, A CONDIÇÃO DO ANTICÉTICO, HOMEM OU MULHER, NÃO É RECOMENDÁVEL
   PARA NINGUÉM, EMBORA SENDO SITUAÇÃO PREDOMINANTE NA HUMANIDADE AINDA NO TERCEIRO MILÊNIO.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, é cético ou anticético? Como justifica você, racionalmente, o próprio posicionamento ideológico?