Exotericidade

A exotericidade é a qualidade, propriedade, capacidade, característica ou condição de divulgar, transmitir ou tornar públicos, os princípios científicos, racionais, lógicos e as autexperimentações teáticas.

Você, leitor ou leitora, expõe continuadamente os achados das próprias investigações conscienciais visando a interassistência tarística? Quais os frutos da exotericidade gerados até o momento?

      EXOTERICIDADE
                                     (TARISTICOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. A exotericidade é a qualidade, propriedade, capacidade, característica ou condição de divulgar, transmitir ou tornar públicos, os princípios científicos, racionais, lógicos e as autexperimentações teáticas.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O vocábulo exotérico vem do idioma Grego, eksóterikós, e este do idioma Latim, exotericus, “externo; que pertence ao lado de fora”. Surgiu no Século XIX.
          Sinonimologia: 1. Qualidade da vulgarização do conhecimento. 2. Capacidade de exposição cognitiva. 3. Qualidade do anti-hermetismo. 4. Habilidade da disseminação do conhecimento. 5. Capacidade de autexposição assistencial. 6. Propriedade antiobscurantista. 7. Qualidade do antiacobertamento informacional.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 4 cognatos derivados do vocábulo exotericidade: exotérica; exotérico; exoterismo; exoterista.
          Neologia. As 3 expressões compostas exotericidade elementar, exotericidade intermediária e exotericidade avançada são neologismos técnicos da Taristicologia.
          Antonimologia: 1. Esoterismo. 2. Hermetismo. 3. Restritividade do conhecimento. 4. Obscurantismo. 5. Propriedade do acobertamento. 6. Sonegação de informação.
          Estrangeirismologia: a glasnost; a open mind; a autoconsciencialidade large; a distribuição do know-how intelectivo; a opção pelo front tarístico cosmoético verponológico; as tertúlias conscienciológicas diárias online; a autexposição pública urbi et orbi; a recomposição interassistencial do modus vivendi intelectual pluriexistencial; a high performance mentalsomática a favor de todas as consciências; a qualidade da opus major deixada para a posteridade.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à mentalsomaticidade interassistencial.
          Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular relativo ao tema: – Anti-hermetismo: exoterismo universalista.
          Ortopensatologia: – “Impactoterapia. Estamos vivendo hoje a época da explicitação máxima, inclusive da Impactoterapia, ou o exoterismo, às vezes incompreendido, mas objetivamente atuante, reação bem melhor do que antes”.
          Filosofia: o abertismo consciencial; o altruísmo intelectual; o antiobscurantismo.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da Comunicologia; o holopensene pessoal da Taristicologia; o holopensene pessoal da interassistencialidade; os intelectopensenes; a intelectopensenidade; os assistenciopensenes; a assistenciopensenidade; os proexopensenes; a proexopensenidade; os grafopensenes tarísticos; a grafopensenidade interassistencial; os liberopensenes; a liberopensenidade; os didactopensenes; a didactopensenidade; os cosmoeticopensenes; a cosmoeticopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; a conexão explícita ao holopensene conscienciológico; o enciclopedismo tarístico possibilitando rupturas pensênicas definitivas com companhias retrógradas e neófobas; a busca da clareza e da fidedignidade do próprio holopensene ao modo do ocorrido nas comunexes evoluídas; a assinatura pensênica grafada para a posteridade.
          Fatologia: a exotericidade; a folha de avaliação número 59 do Conscienciograma (Exotericidade: Conscin e Abertismo); a difusão de conhecimentos entre a população em geral; o compartilhamento do cabedal cognitivo pessoal; o ato de não reter o patrimônio intelectual; o ato fraterno de distribuir as conquistas cognitivas pessoais a partir da tarefa do esclarecimento (tares); o imperativo evolutivo da partilha dos saberes e autexperiências sedimentadas; a exposição das realidades depois de construídas com autoridade vivencial; o compartilhamento dos achados pesquisísticos; a autopredisposição para a materialização de verpons desassediadoras e libertadoras das consciências; o ato de deixar registros de estudos dos próprios transviamentos, possibilitando a outras consciências evitar cometerem as mesmas ilicitudes; o período exotérico ou inicial científico da Projeciologia (1905–1965); o anacronismo do retroconhecimento de poucos iniciados (esoterismo) com o surgimento do neoconhecimento para todos indistintamente (exoterismo); o antiperdularismo e o antiegoísmo quanto à riqueza intelectual e cognoscitiva pessoal; a substituição das elucubrações filosóficas teóricas pelos debates dos achados pesquisísticos e exposição das autovivências; a evitação do autenclausuramento mentalsomático antigesconológico; a evitação da omissão deficitária pela sonegação de informação esclarecedora; o ato de a conscin sair da condição de mera detentora para produtora de conhecimento útil; a medida da extensão do conhecimento da conscin quanto à inteligência evolutiva (IE) exposta no conjunto de publicações pessoais; o compromisso autoral intransferível de explicitação das ideias pessoais; o ato de o intermissivista lúcido conjugar o abertismo para a captação neoideativa à transformação em obras de assistência fraterna; a conscienciografia encurtando o caminho para a policarmalidade; o compromisso evolutivo do intermissivista com a fixação grafotarística dos neoprincípios da Conscienciologia na Terra; o descarte de qualquer intenção visionária, infantil ou romântica de massificação da Conscienciologia; o registro do teto máximo de lucidez existencial, tendo em vista a Autorrevezamentologia e a Interassistenciologia Multiexistencial.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a exposição do fenômeno projetivo antes misterioso, esotérico, hermético, oculto e inacessível aos não-iniciados da Era do Obscurantismo; o corte das automimeses dispensáveis; a autocientificidade nos estudos parafenomênicos desconstruindo o misticismo; o ato de trazer os bastidores extrafísicos para o palco da vida humana, rompendo as barreiras do ignorantismo quanto à multidimensionalidade da consciência; a divulgação dos achados parapsíquicos; a reverberação multidimensional da tares; a materialização, em forma de livros, das verpons desassediadoras e libertadoras das consciências; a capacidade de superação das pressões extrafísicas contrárias e antagônicas à publicação de livros tarísticos e libertários; o autorado vincando o neoposicionamento da conscin perante o grupo evolutivo, ocorrendo a mudança de companhias extrafísicas seculares; a fidelidade à paraprocedência cursista; a parerudição colocada a serviço da própria consciência e do bem comum; a responsabilidade do intermissivista diante do cabedal cognitivo haurido na extrafisicalidade e reiterado pelo aporte mentalsomático das obras e tratados da Conscienciologia; a necessidade da distribuição da paracognição intermissiva; a doação continuada do patrimônio paracerebral por meio das publicações pessoais; o parapsiquismo intelectual; a autoconsciência de as inspirações extrafísicas surgirem para a conscin capaz de expandi-las e compartilhá-las.


                                            III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo tarístico teática-verbação-confor; o sinergismo parapsiquismo-intelectualidade-comunicabilidade; o sinergismo desenvoltura intelectual–performance escrita–desempenho comunicativo; o sinergismo sabedoria oculta–egocentrismo–antifraternismo; o sinergismo autocognição útil–autodisponibilidade interassistencial.
          Principiologia: o princípio intermissivo da responsabilidade tarística; o princípio da prioridade compulsória (PPC); o princípio da inseparabilidade grupocármica; o princípio da restauração evolutiva; o princípio da retribuição do conhecimento recebido; o princípio evolutivo do autexemplarismo tarístico; o princípio da interassistencialidade.
          Codigologia: os códigos ritualísticos das seitas iniciáticas; o código de conduta do proexista; o código pessoal de generosidade; o código pessoal de Cosmoética (CPC) contendo cláusula sobre a interassistencialidade tarística.
          Teoriologia: a autorresponsabilidade interconsciencial despertada no entendimento da teoria das interprisões grupocármicas; a teoria das cláusulas pétreas da proéxis; a teoria da reeducação consciencial; as teorias conscienciológicas vivenciadas, compreendidas e exemplificadas.
          Tecnologia: a técnica de considerar empréstimos as achegas intelectivas recebidas; a técnica do esclarecimento atacadista; as técnicas conscienciográficas fundamentadas na Interassistenciologia; as técnicas da Debatologia; as neotecnologias fornecendo instrumentos ágeis e eficazes de explicitação informativa; as técnicas fraternas de evitação do elitismo cultural no universo da Conscienciologia; a técnica do autorrevezamento multiexistencial.
          Voluntariologia: o voluntariado teático da tares; os voluntários conscienciólogos com perfil mentalsomático; o autorado voluntário da Conscienciologia.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Autorretrocogniciologia; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o laboratório conscienciológico da Conscienciografologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Paradireitologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Holocarmologia; o Colégio Invisível da Intermissiologia; o Colégio Invisível da Comunicologia; o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível da Taristicologia; o Colégio Invisível dos Autores da Conscienciologia; o Colégio Invisível da Evoluciologia.
          Efeitologia: o efeito da conscientização autoproexológica; o efeito halo da teática interassistencial grafopensênica; o efeito da efetiva autocompreensão do papel de minipeça lúcida.
          Neossinapsologia: as neossinapses autorais e a recuperação de cons magnos advindas do autempenho tarístico; a formação neossináptica derivada do conhecimento verponológico libertando as consciências dos apriorismos, sectarismos e castrações.
          Ciclologia: o ciclo do curso grupocármico interprisão-autovitimização-recomposição-libertação-policarmalidade; o ciclo autor tarístico hoje–amparador de função amanhã; o avanço qualitativo no ciclo multiexistencial pessoal (CMP) da atividade.
          Binomiologia: o binômio refém da autocognição–paradever proexológico; o binômio clarificação de constructos–obra elucidante; o binômio sementeira intrafísica–colheita intermissiva.
          Interaciologia: a interação aquisição intelectual–produção intelectual; a interação recuperação de cons–compartilhamento de cons; a exposição da filosofia pessoal na interação tertúlias conscienciológicas–autocobaiagem.
          Crescendologia: o crescendo escriba-neoverbetógrafo; o crescendo saber-autorresponsabilidade; o crescendo informação arquivada–informação partilhada; o crescendo torre de marfim da auterudição–debatódromo aberto da autexperiência; o crescendo autoposicionamento-autexposição-autotransparência-autabertismo.
          Trinomiologia: o trinômio mentalsomático Debatologia-Refutaciologia-Argumentologia; o trinômio agente retrocognitor–formador de opinião–produtor de conhecimento; o trinômio tarístico acumulação-processamento-distribuição.
          Polinomiologia: o polinômio conscienciológico anticatequese-antidogmática-antidoutrinação-antiinculcação; o polinômio evolutivo autodisponibilidade-convivialidade-comunicabilidade-interassistencialidade; o polinômio captação-reflexão-conclusão-registro-aplicação.
          Antagonismologia: o antagonismo esoterismo / abertismo consciencial; o antagonismo autexposição / autorreclusão; o antagonismo vida expansiva / vida recolhida; o antagonismo conscin large / conscin miserê; o antagonismo conscin doadora de verpons / conscin receptora de verpons; o antagonismo informador de verpons / impositor de ideias; o antagonismo explicitação cosmoética / acobertamento tendencioso.
          Paradoxologia: o paradoxo de a omissão deficitária ser autoposicionamento explícito; o paradoxo da conscin intelectualizada sem produção de obra escrita; o paradoxo da conscin parapsíquica veterana incapaz de processar, qualificar e distribuir paraconstructos; o paradoxo de a partilha do saber amplificar exponencialmente o valor da própria cognição; o paradoxo de buscar o autodesenvolvimento (Egologia) visando a interassistência máxima (Policarmologia).
          Politicologia: a política do antiacobertamento; a política pessoal da autexposição exemplarista; a taristicocracia; a intelectocracia; a projeciocracia; a parapercepciocracia; a paradireitocracia; a assistenciocracia; a cosmoeticocracia.
          Legislogia: a lei evolutiva da interassistencialidade; a lei da intransmissibilidade da autexperiência; a lei do maior esforço evolutivo na exposição das ideias libertárias.
          Filiologia: a assistenciofilia; a intelectofilia; a parapsicofilia; a grafofilia; a cosmoeticofilia.
          Fobiologia: a supressão da fobia à autexposição; o autenfrentamento da comunicofobia; a autopesquisofobia extinta; a grafofobia superada.
          Sindromologia: a eliminação da síndrome da autexclusão comunicativa; a evitação da síndrome do autodesperdício; os malefícios antievolutivos da síndrome da parerudição desperdiçada; o autenfrentamento da síndrome da inércia grafopensênica; a supressão da síndrome da intelectualidade estéril.
          Maniologia: a extinção da egomania.
          Mitologia: o mito egoísta de não ter nada a ensinar.
          Holotecologia: a comunicoteca; a parapsicoteca; a intelectoteca; a hermeneuticoteca; a teaticoteca; a interassistencioteca; a evolucioteca.
          Interdisciplinologia: a Taristicologia; a Comunicologia; a Conscienciometrologia; a Interassistenciologia; a Autenticologia; a Megafraternologia; a Retribuiciologia; a Teaticologia; a Gesconologia; a Cosmoeticologia; a Autocoerenciologia; a Proexologia; a Autevoluciologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o agente retrocognitor; o divulgador científico; o facilitador da Conscienciologia; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o compassageiro evolutivo; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o conviviólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o projetor consciente; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetógrafo; o verbetólogo.
          Femininologia: a agente retrocognitora; a divulgadora científica; a facilitadora da Conscienciologia; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a compassageira evolutiva; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a convivióloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a projetora consciente; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetógrafa; a verbetóloga.
          Hominologia: o Homo sapiens divulgator; o Homo sapiens reeducator; o Homo sapiens communicator; o Homo sapiens omniexpositor; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens scriptor.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: exotericidade elementar = a divulgação dos próprios achados pesquisísticos a partir da publicação de artigos científicos; exotericidade intermediária = a divulgação dos próprios achados pesquisísticos a partir da escrita e defesa de série de verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia; exotericidade avançada = a divulgação dos próprios achados pesquisísticos a partir da omniexposição tarística pela publicação da automegagescon.
           Culturologia: a cultura da interassistencialidade tarística cosmoética; a cultura do exemplarismo esclarecedor; a cultura da Megafraternologia; a cultura da transparência; a cultura da Conscienciografologia Lúcida.


                                                       VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a exotericidade, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Abertismo consciencial: Evoluciologia; Homeostático.
           02. Acolhimento mentalsomático: Interassistenciologia; Homeostático.
           03. Agente retrocognitor: Mnemossomatologia; Homeostático.
           04. Autexposição conscienciográfica: Autenfrentamentologia; Neutro.
           05. Conscienciografia libertadora: Conscienciografologia; Homeostático.
           06. Conscin obscurantista: Antievoluciologia; Nosográfico.
           07. Divulgação científica: Comunicologia; Neutro.
           08. Esoterismo: Desviaciologia; Nosográfico.
           09. Facilitador da Conscienciologia: Parapedagogiologia; Homeostático.
           10. Intelectualidade interassistencial: Mentalsomatologia; Homeostático.
           11. Megaexplicitação cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático.
           12. Obscuridade: Holomaturologia; Neutro.
           13. Repercutibilidade assistencial tarística: Assistenciologia; Homeostático.
           14. Síndrome da parerudição desperdiçada: Parapatologia; Nosográfico.
           15. Vida pública: Sociologia; Neutro.
 A EXOTERICIDADE POSSIBILITA À CONSCIN RETRATAR-SE
      DE OMISSÕES, CENTRALIZAÇÕES, RETENÇÕES E MISTIFICAÇÕES DO CONHECIMENTO, A PARTIR DA DISTRIBUIÇÃO INEGOICA DA PARACOGNIÇÃO EVOLUTIVA.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, expõe continuadamente os achados das próprias investigações conscienciais visando a interassistência tarística? Quais os frutos da exotericidade gerados até o momento?
           Filmografia Específica:
           1. Cosmos: Uma Odisséia no Espaço-Tempo. Título Original: Cosmos: A Spacetime Odyssey. País: E.U.A. Data: 2014. Formato: Série. Gênero: documentário científico. Episódio: primeiro. Duração: 43:34 min. Idioma: Inglês. Cor: Colorido. Legendado: Português. Criadores: Ann Druyan; & Steven Soter. Direção: Brannon Braga; & Bill Pope; Ann Druyan. Produtores: Livia Hanich; & Steven Holtzman. Produtores Executivos: Seth MacFarlane; Ann Druyan; Brannon Braga; & Mitchell Cannold. Editores: Jonh Duffy; Eric Lea; & Michael O’Halloran. Cinematografia: Bill Pope. Apresentador: Neil deGrasse Tyson. Tema de Abertura: Instrumental. Compositor da Música Tema: Alan Silvestri. Companhia: Cosmos Studios e Fuzzy Door Productions. Sinopse: A nova versão do programa homônimo de 1980 apresentado por Carl Sagan, produzida pela Fox em parceria com o National Geographic Channel, é apresentada pelo astrofísico Neil deGrasse Tyson, diretor do planetário Hayden no Museu Americano de História Natural e adota o estudo de teorias espaciais e exploração científica, na linha do programa original.
           Bibliografia Específica:
           1. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; revisor Alexander Steiner; 344 p.; 150 abrevs.; 106 assuntos das folhas de avaliação; 3 E-mails; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 foto; 1 microbiografia; 100 qualidades da consciência; 2.000 questionamentos; 100 títulos das folhas de avaliação; 1 website; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; páginas 168 e 169.
            2. Idem; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; página 249.
            3. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 387, 473 e 726.
            4. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo, CEAEC & EDITARES; 3 Vols.; 2.084 p.; Vol. II; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 7.518 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 25.183 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 13 cm; enc.; 2ª Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; página 1.017.
            5. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; revisores Alexander Steiner; et al.; 1.254 p.; 18 seções; 525 caps.; 150 abrevs.; 17 E-mails; 1.156 enus.; 1 escala; 1 foto; 3 gráfs.; 42 ilus.; 1 microbiografia; 1 sinopse; 2 tabs.; 15 websites; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 10a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas 73, 108, 155 e 1.045.
                                                                                                                       T. L. F.