Exemplologia

A Exemplologia é a Ciência aplicada aos estudos específicos, sistemáticos, técnicos ou pesquisas sobre os exemplos, em geral, dentro do universo de manifestações autopensênicas da consciência, consciex, conscin, homem ou mulher.

Você, leitor ou leitora, se considera exemplo evolutivo, sob certo aspecto, em algum setor da evolução consciencial? Tal realidade traz gratificação, constrangimento ou ambas as condições íntimas para você?

      EXEMPLOLOGIA
                                (PARAPEDAGOGIOLOGIA)


                                         I. Conformática

         Definologia. A Exemplologia é a Ciência aplicada aos estudos específicos, sistemáticos, técnicos ou pesquisas sobre os exemplos, em geral, dentro do universo de manifestações autopensênicas da consciência, consciex, conscin, homem ou mulher.
         Tematologia. Tema central neutro.
         Etimologia. O termo exemplo vem do idioma Latim, exemplum, “cópia; imitação; reprodução; exemplar; traslado”. Surgiu no Século XIV. O elemento de composição logia provém do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”.
         Sinonimologia: 01. Precedenciologia. 02. Ciência dos Precedentes. 03. Ciência do Exemplarismo. 04. Ciência dos Modelos. 05. Ciência dos Padrões. 06. Ciência dos protótipos evolutivos. 07. Teoria da emulação. 08. Ciência da reeducação integral modelar. 09. Ciência dos atributos conscienciais imitáveis. 10. Pesquisa da imitação cosmoética.
         Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 15 cognatos derivados do vocábulo exemplo: antiexemplarismo; autexemplificação; exemplar; exemplaridade; exemplário; exemplarismo; exemplarista; exemplificação; exemplificador; exemplificadora; exemplificar; exemplificativa; exemplificativo; megaexemplo; miniexemplo.
         Neologia. O vocábulo Exemplologia e as duas expressões compostas Exemplologia Regressiva e Exemplologia Evolutiva são neologismos técnicos da Parapedagogiologia.
         Antonimologia: 01. Ciência dos escândalos. 02. Criminologia. 03. Ciência da Imaginação. 04. Ciência do irreal. 05. Pesquisa do instinto de competição. 06. Teoria das repetições dogmáticas. 07. Pesquisa dos mecanismos da inveja. 08. Análise do comportamento automático. 09. Ciência da moralidade. 10. Pesquisa da imitação irracional.
         Estrangeirismologia: o exempli gratia.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Cosmoeticologia.
         Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular sintetizando o tema: – Exemplos arrastam consciências.
         Seciologia. No âmbito da Lexicografia, a Exemplologia é Seção, fixa ou permanente, componente da Divisão Argumentologia, dos verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia.


                                           II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da exemplificação; os ortopensenes; a ortopensenidade.
         Fatologia: os exemplos; o exemplário técnico; a autexemplificação; a coleção de exemplos; os exemplos cosmoéticos; o exemplo como minivariável nas pesquisas da Conscienciologia; a verbação; o exemplarismo horizontal; o exemplarismo vertical; a homineconvivialidade; o ato a ser imitado; a imitação; o estalão; o exemplar; o tipo; o arquétipo; o protótipo; o cânone; o exemplo pessoal do perdão; o exemplo pessoal de fraternidade teática.
         Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a condição exemplar da desperticidade pessoal.


                                           III. Detalhismo

          Principiologia: o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da empatia evolutiva; o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio dos arquétipos; o princípio conscienciocêntrico; o princípio da reciprocidade; o princípio da empatia evolutiva.
          Teoriologia: a teoria da imitação infantil.
          Tecnologia: a técnica da omissuper; a técnica pessoal de viver.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Proéxis; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico Acoplamentarium; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da grupalidade; o laboratório conscienciológico Serenarium; o laboratório conscienciológico da Paraeducação.
          Enumerologia: o modelo; o molde; o figurino; o espelho; a bitola; a cópia; a reprodução.
          Binomiologia: o binômio fato-exemplo; o binômio admiração-discordância; o binômio real-ideal; binômio imitação-emulação; binômio autocrítica-heterocrítica; binômio autexposição-heterexposição; binômio trafor imitável–trafar evitável.
          Interaciologia: a interação estímulo-resposta.
          Trinomiologia: o trinômio descoberta-responsabilidade-exemplarismo.
          Antagonismologia: o antagonismo bom exemplo / mau exemplo; o antagonismo conscin-trator / conscin-trafar.
          Paradoxologia: o Serenão anônimo na condição de modelo evolutivo.
          Politicologia: a cosmoeticocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço; a lei do contágio.
          Holotecologia: a convivioteca; a gregarioteca; a socioteca; a interassistencioteca; a fatoteca; a experimentoteca; a comunicoteca.
          Interdisciplinologia: a Exemplologia; a Parapedagogiologia; a Comunicologia; a Linguística; a Filologia; a Experimentologia; a Conviviologia; a Sociologia; a Sociometria; a Grupocarmologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a semiconsciex; a conscin-cobaia; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o evoluciólogo; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o teleguiado autocrítico; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o Serenão na condição de exemplo e modelo evolutivo para o pré-serenão.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a evolucióloga; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a teleguiada autocrítica; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a Serenona na condição de exemplo e modelo evolutivo para a pré-serenona.
         Hominologia: o Homo sapiens exemplologus; o Homo sapiens professor; o Homo sapiens reeducator; o Homo sapiens paradireitologus; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens serenissimus.


                                        V. Argumentologia

         Exemplologia: Exemplologia Regressiva = os estudos das consciências com retrocesso evolutivo, ao modo das consréus transmigradas para outro planeta de evolução inferior; Exemplologia Evolutiva = os estudos das consciências com avanço evolutivo extraordinário, ao modo das Consciexes Livres (CLs).
         Taxologia. Sob a ótica da Parapedagogiologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 110 categorias de expressões técnicas, em contraponto duplo ou triplo, incluindo as aproximações simples, aplicadas nas exemplificações dos fatos e parafatos executados pelas consciências, pesquisados pela Conscienciologia e apontados na Enciclopédia da Conscienciologia:
         01. Acanhado / expandido.
         02. Adolescente / adulta.
         03. Amadora / profissional.
         04. Amador / evoluído.
         05. Amena / aguda.
         06. Aproveitado / desperdiçado.
         07. Aquisitivo / executivo / distributivo.
         08. Automimética / neoparadigmática.
         09. Autopesquisística / heteropesquisística.
         10. Baixa / alta.
         11. Básica / avançada.
         12. Básica / evoluída.
         13. Básica / profissional.
         14. Completa / incompleta.
         15. Conclusivo / acrescentador.
         16. Cosmoética / anticosmoética.
         17. Curta / prolongada.
         18. Direta / indireta.
         19. Doméstica / coletiva.
         20. Dominadora / dominada.
         21. Elementar / avançado.
         22. Elementar / evoluído.
         23. Elementar / superior.
         24. Eletronótica / conscienciológica.
         25. Especializado / cosmovisiológico
         26. Específica / geral.
         27. Espontânea / voluntária.
         28. Esquecida / atendida.
         29. Eventual / sistemático.
         30. Evoluciológico / serenológico
         31. Feliz / infeliz.
         32. Feminino / masculino.
         33. Fundamental / auxiliar.
         34. Grosseiro / superficial / parapsíquico.
         35. Hipo / hiper.
  36. Humana / multidimensional.
  37. Ignorado / autoconsciente.
  38. Imediato / mediato.
  39. Inconsciente / proposital.
  40. Individual / grupal.
  41. Infantil / adolescente / madura.
  42. Infantil / adulto.
  43. Inicial / final.
  44. Inicial / intermediária / final.
  45. Instintivo / autoconsciente.
  46. Integral / parcial.
  47. Intermissivo / volitativo.
  48. Intrafísica / extrafísica.
  49. Intrafísica / paraperceptiva.
  50. Inversor / tenepessista / desperto.
  51. Inversor / tenepessista / ofiexista.
  52. Jovem / madura.
  53. Juvenial / madura.
  54. Leve / pesado.
  55. Light / heavy.
  56. Material / consciencial.
  57. Menor / maior.
  58. Mesológica / intraconsciencial.
  59. Micro / macro.
  60. Mínima / abrangente.
  61. Mínima / média / máxima.
  62. Mínima / mediana / máxima.
  63. Mini / maxi / mega.
  64. Mínimo / máximo (antes ou depois).
  65. Nova / veterana.
  66. Ordinária / extraordinária.
  67. Ortopensênica / patopensênica.
  68. Parcial / integral.
  69. Passado / presente.
  70. Patológica / homeostática.
  71. Patológico / homeostático / intencional.
  72. Patológico / ortopensênico.
  73. Pesada / extrema.
  74. Pesadão / leve / sutil.
  75. Pessoal / alheio.
  76. Pessoal / grupal.
  77. Pessoal / grupal / coletivo.
  78. Pessoal / impessoal.
  79. Popular / técnica.
  80. Prática / teórica.
  81. Primária / doentia.
  82. Primário / avançado.
  83. Primário / evoluído.
  84. Prioritária / secundária.
  85. Psicossomático / mentalsomático.
  86. Rara / eventual.
  87. Regressiva / evolutiva.
  88. Restrito / amplo.
          89. Retroativo / evoluído.
          90. Retroativo / proativo.
          91. Rudimentar / sofisticado.
          92. Ruim / péssimo.
          93. Sadia / doentia.
          94. Simples / abrangente.
          95. Simples / complexa.
          96. Simples / composta.
          97. Sintética / analítica.
          98. Somática / parapsíquica.
          99. Subespecialidade / especialidade.
         100. Superficial / abrangente.
         101. Superficial / destrutiva.
         102. Superficial / profundo.
         103. Temporal / evolutiva.
         104. Temporária / permanente.
         105. Teórica / prática.
         106. Teórica / teática.
         107. Teórica / vivenciada.
         108. Transitório / permanente.
         109. Única / confirmada.
         110. Útil / inútil.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a Exemplologia, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Antipodia consciencial: Conviviologia; Neutro.
          02. Autexemplificação: Cosmoeticologia; Neutro.
          03. Carga da convivialidade: Conviviologia; Neutro.
          04. Código pessoal de Cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático.
          05. Companhia eletiva: Conviviologia; Neutro.
          06. Elenco da Conscienciologia: Conviviologia; Homeostático.
          07. Momento da megadecisão: Recexologia; Neutro.
          08. Princípio da empatia evolutiva: Evoluciologia; Neutro.
          09. Princípio do exemplarismo pessoal: Cosmoeticologia; Homeostático.
          10. Refutaciologia: Mentalsomatologia; Neutro.
    A EXEMPLOLOGIA PESQUISA TUDO AQUILO IMITÁVEL
  POR SER FATOR CAPAZ DE DINAMIZAR OU POTENCIALIZAR A EVOLUÇÃO DAS CONSCIÊNCIAS ATÉ NÍVEIS
    ELEVADOS DE AUTODISCERNIMENTO E COSMOÉTICA.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, se considera exemplo evolutivo, sob certo aspecto, em algum setor da evolução consciencial? Tal realidade traz gratificação, constrangimento ou ambas as condições íntimas para você?