Evolução Agonística

A evolução agonística é o desenvolvimento da consciência desde o nível subumano, físico, somático, muscular, miológico, cerebelar ou vegetativo até o domínio íntimo, pleno, autoconsciente, pacífico, do microuniverso pessoal reagindo equilibradamente ante os fluxos sincrônicos mais sutis das múltiplas dimensões conscienciais do Cosmos.

A evolução agonística já alcançou você, leitor ou leitora? Em qual condição: a automimética ou a neoparadigmática?

      EVOLUÇÃO AGONÍSTICA
                                      (EVOLUCIOLOGIA)


                                          I. Conformática

         Definologia. A evolução agonística é o desenvolvimento da consciência desde o nível subumano, físico, somático, muscular, miológico, cerebelar ou vegetativo até o domínio íntimo, pleno, autoconsciente, pacífico, do microuniverso pessoal reagindo equilibradamente ante os fluxos sincrônicos mais sutis das múltiplas dimensões conscienciais do Cosmos.
         Tematologia. Tema central homeostático.
         Etimologia. O termo evolução vem do idioma Francês, évolution, e este do idioma Latim, evolutio, “ação de percorrer, de desenrolar”, de evolvere, “rolar de cima; arrojar; despenhar; precipitar; desdobrar; fazer sair; desenvolver”. Apareceu no Século XVIII. O vocábulo agonística deriva do idioma Grego, agonistikós, “que concerne à luta; que diz respeito à luta; a arte da luta”. Surgiu no Século XIX.
         Sinonimologia: 1. Evolução autoconsciencial. 2. Evolução intraconsciencial.
         Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 6 cognatos derivados do vocábulo Agonística: agonarca; agonista; agonistarca; agonístico; protagonista; protagonizar.
         Neologia. As 3 expressões compostas evolução agonística, evolução agonística automimética e evolução agonística neoparadigmática são neologismos técnicos da Evoluciologia.
         Antonimologia: 1. Regressão autoconsciencial. 2. Regressão intraconsciencial.
         Estrangeirismologia: o know-how evolutivo; o background cultural da personalidade.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à evolutividade lúcida privilegiando a consciência sobre a matéria.
         Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular sintetizando o tema: – Evoluímos sob megapressões.


                                            II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da evolução autoconsciente; os ortopensenes; a ortopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade.
         Fatologia: a evolução agonística; a troca social da guerra pelo desporto; a permuta da arte marcial pela leitura técnica; a evolução da consciência podálica à consciência poliédrica; a evolução da gestação humana à gestação consciencial; a recuperação pessoal dos cons magnos; a potencialização evolutiva; a evolução antiga vagarosa ante a evolução moderna dinâmica; o momento evolutivo pessoal; o nível desenvolvimental da conscin; as maxiconquistas atuais pessoais; a inteligência evolutiva (IE); a Escala Evolutiva das Consciências; a Ficha Evolutiva Pessoal (FEP); a Hermenêutica da Evoluciologia; a planilha evolutiva pessoal, duplista e grupal; a proéxis pessoal, duplista e grupal; a autoconsciencialidade pessoal, duplista e grupal.
         Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o emprego sadio da energia imanente por parte da conscin lúcida.


                                          III. Detalhismo

         Sinergismologia: o sinergismo volição-intencionalidade.
         Principiologia: o princípio insubstituível do esforço pessoal; o princípio da empatia evolutiva; os princípios da Era Consciencial.
         Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
         Teoriologia: a teoria do Evolucionismo.
          Tecnologia: a técnica do planejamento autevolutivo da conscin lúcida; a técnica de viver evolutivamente.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Evoluciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Evoluciólogos.
          Efeitologia: o efeito da priorização da retilinearidade da autopensenização.
          Ciclologia: o ciclo evolutivo Homem Animal–Homem Consciencial.
          Binomiologia: o binômio mente-matéria; o binômio autopensenização–rumática evolutiva.
          Interaciologia: a interação consciência-mentalsoma.
          Crescendologia: o crescendo esforço braçal–esforço intelectual; o crescendo faixa preta–prêmio Nobel.
          Trinomiologia: o trinômio evolutivo (trio) vegetal-animal-hominal; o trinômio interesse-meta-evolução.
          Polinomiologia: o polinômio soma-energossoma-psicossoma-mentalsoma.
          Antagonismologia: o antagonismo célula muscular / célula neuronal; o antagonismo conhecimento panorâmico / conhecimento restrito.
          Paradoxologia: o paradoxo da consciência imperecível–soma perecível; o crescendo evolutivo paradoxal megamaioria animal–microminoria evolutiva.
          Politicologia: a evoluciocracia; a lucidocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço.
          Filiologia: a neofilia; a evoluciofilia.
          Holotecologia: a evolucioteca; a somatoteca; a recexoteca; a prioroteca; a cosmoeticoteca; a cognoteca; a assistencioteca.
          Interdisciplinologia: a Evoluciologia; a Reeducaciologia; a Recexologia; a Experimentologia; a Civilizaciologia; a Priorologia; a Cosmoeticologia; a Erudiciologia; a Voliciologia; a Parapedagogiologia; a Sincronologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens evolutivus; o Homo sapiens evolutiens; o Homo sapiens pacificus; o Homo sapiens evolutiologus; o Homo sapiens polymathicus; o Homo sapiens despertus; o Homo sapiens autossufficiens; o Homo sapiens semiconsciex; o Homo sapiens teleguiatus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: evolução agonística automimética = o voluntário da guerra tornado desportista; evolução agonística neoparadigmática = o cientista eletronótico tornado conscienciólogo interassistencial.
          Culturologia: a cultura da evolução dos exercícios físicos; a cultura da evolução consciencial autoconsciente.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a evolução agonística, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Abertismo consciencial: Evoluciologia; Homeostático.
          02. Aceleração da História Pessoal: Evoluciologia; Homeostático.
          03. Assepsia energética: Paraassepsiologia; Homeostático.
          04. Autevolução: Evoluciologia; Homeostático.
          05. Autoconsciencialidade ascendente: Autodiscernimentologia; Homeostático.
          06. Autossuficiência evolutiva: Evoluciologia; Homeostático.
          07. Ciclo Evolutivo Pessoal: Evoluciologia; Homeostático.
          08. Defasagem evolutiva: Evoluciologia; Neutro.
          09. Desbarbarização da Humanidade: Reeducaciologia; Homeostático.
          10. Senso universalista: Cosmoeticologia; Homeostático.
      A MOVIMENTAÇÃO MIGRATÓRIA DOS CONSCIENCIÓLOGOS E CONSCIENCIÓLOGAS PARA A COGNÓPOLIS,
 EM FOZ DO IGUAÇU, PARANÁ, BRASIL, É DEMONSTRAÇÃO CONCRETA DA EVOLUÇÃO AGONÍSTICA MODERNA.
          Questionologia. A evolução agonística já alcançou você, leitor ou leitora? Em qual condição: a automimética ou a neoparadigmática?