O estilo de vida evolutivo é a maneira ou forma digna, cosmoética e edificadora de vivenciar a existência intrafísica, escolhida pela conscin intermissivista lúcida, homem ou mulher, em coerência e convergência com as aspirações, objetivos evolutivos e cláusulas proexológicas autodeterminadas no Curso Intermissivo (CI) recente.
Qual é o estilo de vida escolhido e mantido por você, leitor ou leitora, intermissivista? O modo pessoal de viver a existência intrafísica é assentado em bases da paracultura da Intermissiologia ou na cultura da Socin Patológica?
ESTILO DE VIDA EVOLUTIVO (PROEXOLOGIA) I. Conformática Definologia. O estilo de vida evolutivo é a maneira ou forma digna, cosmoética e edificadora de vivenciar a existência intrafísica, escolhida pela conscin intermissivista lúcida, homem ou mulher, em coerência e convergência com as aspirações, objetivos evolutivos e cláusulas proexológicas autodeterminadas no Curso Intermissivo (CI) recente. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O vocábulo estilo vem do idioma Latim, stilus, “varinha pontuda; ponta; ferro pontudo com que se escrevia nas tábuas enceradas; exercício de composição; modo de escrever”. Apareceu no Século XIV. A palavra vida deriva do idioma Latim, vita, “vida; vida humana; Humanidade; existência”. Surgiu no Século X. O termo evolutivo procede do idioma Francês, évolutif, de évolution, e este do idioma Latim, evolutio, “ação de percorrer; de desenvolver”. Apareceu em 1873. Sinonimologia: 1. Modo de vida evolutivo. 2. Estilo existencial cosmoético. Antonimologia: 1. Estilo de vida baratrosférico. 2. Jeito anticosmoético de viver. Estrangeirismologia: o modus vivendi lúcido e evolutivo. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto às escolhas evolutivas relativas ao método de viver intrafisicamente. Ortopensatologia: – “Viver. O artista segue a arte de viver. O cientista segue a ciência de viver. – “Qual é o estilo do seu viver?””. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da holomaturidade consciencial; os ortopensenes; a ortopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os tecnopensenes; a tecnopensenidade; os proexopensenes; a proexopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; a autopensenização explicitada pelo estilo de viver. Fatologia: o estilo de vida evolutivo; a habilidade de desenhar e conduzir a vida intrafísica com inteligência evolutiva (IE); as rotinas ou hábitos sadios; a preservação do soma e da saúde mental; a predileção pela manutenção de vida simples, porém confortável; a autorganização existencial prática e funcional; a adoção e aplicação de ortocondutas evolutivas; a autorrenúncia às tendências, infantilidades e caprichos mundanos; a escolha da profissão favorável ao cumprimento de paradeveres intermissivos; a própria existência adaptada e harmonizada ao ativismo produtivo, interassistencial e evolutivo; a opção pelo duplismo evolutivo; o investimento teático no ludismo mentalsomático; a priorização permanente da qualidade evolutiva do conteúdo ao invés do culto das formas; a saída da inatividade existencial; a superação do sedentarismo intelectual; a conduta antiturismo existencial; o corte do boavidismo; a erradicação da vida boêmica; a supressão do império dos vícios na vida pessoal; a profilaxia à incorporação de costumes anacrônicos, bizarros ou excêntricos; a ruptura da condição de escravidão à ocupação profissional; a autocura do culto à vida adrenalínica; a evitação do cotidiano preenchido pelas malhações excessivas em academia; a salvaguarda quanto à existência repleta de compromissos excessivos; a abdicação da permanência ad infinitum na vida acadêmica; o desinteresse ao hiperconsumismo; a rejeição ao dinheirismo; a vida indoors e outdoors equilibrada; a independência às hiperestimações perceptivas da Era da Comunicação Global; o saber viver intrafisicamente; o domínio da vida intrafísica cosmoética e evolutiva; a existência humana na condição de prestação de serviço evolutivo, a favor da realização da proéxis pessoal e grupal. Parafatologia: a sintonia cosmoética entre a paravisão panorâmica heteroproexológica da consciex evolucióloga e as predileções existenciais maduras da conscin proexista; a semelhança entre a pararrotina interassistencial evolutiva na intermissão recente e o cotidiano da conscin intermissivista exemplarista; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático incorporada na existência diuturna. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo valores conscienciais evolutivos–interesses existenciais sadios; o sinergismo desambição cosmoética–ambição evolutiva; o sinergismo hiperacuidade-autodiscernimento; o sinergismo tempo existencial–oportunidades evolutivas; o sinergismo auto-herança paragenética homeostática–intermissividade pragmática; o sinergismo evolutivo autocentragem consciencial–ortopensenização permanente; o sinergismo vivência do autotraforismo–vida produtiva; o sinergismo da retilinearidade lógica da autolucidez. Principiologia: o princípio do descarte do imprestável; o princípio básico da acuidade das priorizações; o princípio da adaptabilidade; o princípio da descrença (PD) à frente dos interesses terra-a-terra; o princípio da autorrecuperação de cons magnos. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC). Teoriologia: a teoria da inteligência evolutiva (IE); a teoria do megafoco existencial; a teoria dos cons; a teoria e prática da proéxis. Tecnologia: a técnica de viver evolutivamente; a técnica de viver priorizando a autevolução; a técnica do usufruto evolutivo da estadia intrafísica. Voluntariologia: o estilo de vida adaptado ao voluntariado tarístico pessoal. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autoparageneticologia; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Tenepessologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia. Colegiologia: o Colégio Invisível da Intrafisicologia. Efeitologia: os efeitos catalíticos do estilo de vida evolutivo; o alto rendimento existencial autevolutivo enquanto efeito da vida intrafísica otimizada. Neossinapsologia: o emprego efetivo das paraneossinapses intermissivas. Ciclologia: o ciclo modus vivendi extrafísico–modus vivendi intrafísico. Binomiologia: o binômio escolhas intrafísicas–maneira de viver; o binômio equilíbrio holossomático–ajustamento harmonioso existencial; o binômio temperamento–estilo de vida. Interaciologia: a interação período intermissivo–período intrafísico; a interação vida consciencial na Sociex–vida consciencial na Socin; a interação entre as retrovidas pessoais. Crescendologia: o crescendo vida banal automimética–vida invulgar profícua; o crescendo estadia intrafísica desperdiçada–experimentações evolutivas da vida humana. Trinomiologia: o trinômio juízo crítico–comedimento cosmoético–sensatez serena. Polinomiologia: o polinômio automanifestação evolutiva–estilo existencial cosmoético–autoproexialidade eficaz–completismo existencial. Politicologia: a lucidocracia; a mentalsomatocracia; a cosmoeticocracia; a interassistenciocracia; a invexocracia; a recexocracia; a proexocracia. Legislogia: a lei do maior esforço aplicada à caminhada evolutiva na intrafisicalidade. Filiologia: a adaptaciofilia; a intermissiofilia; a intrafisicofilia; a priorofilia; a disciplinofilia; a proexofilia; a recinofilia; a cosmoeticofilia; a evoluciofilia. Fobiologia: a ausência da proexofobia. Sindromologia: a autossuperação da síndrome da dispersão consciencial; a autocura da síndrome da despriorização existencial; a eliminação da síndrome da abstinência da Baratrosfera (SAB); a autorremissão da síndrome do estrangeiro (SEST); a profilaxia da síndrome da parerudição desperdiçada. Maniologia: a profilaxia à fracassomania; o descarte da dromomania. Holotecologia: a tecnoteca; a invexoteca; a recexoteca; a proexoteca; a experimentoteca; a traforoteca; a despertoteca. Interdisciplinologia: a Proexologia; a Autopensenologia; a Autodiscernimentologia; a Autopriorologia; a Intrafisicologia; a Experimentologia; a Extrafisicologia; a Paraprocedenciologia; a Holomaturologia; a Maxiproexologia; a Holobiografologia; a Evoluciologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; o ser interassistencial; a conscin cosmoética; a personalidade autocentrada; a conscin minipeça interassistencial; a pessoa amadurecida; o ser desperto. Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação. Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação. Hominologia: o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens assistentialis; o Homo sapiens voluntarius; o Homo sapiens maxiproexologus; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens offiexista; o Homo sapiens despertus; o Homo sapiens evolutiologus. V. Argumentologia Exemplologia: despriorização do estilo de vida evolutivo = o da conscin intermissivista retranquista e desorganizada com ineficácia para aplicar as lições hauridas e os paradeveres planificados na intermissão; priorização do estilo de vida evolutivo = o da personalidade intermissivista aberta e disciplinada com aproveitamento útil do laboratório evolutivo terrestre. Culturologia: a implantação de práticas evolutivas da contracultura avançada de origem intermissiva pela conscin proexista lúcida e teática. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o estilo de vida evolutivo, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Acepipe: Autopolicarmologia; Homeostático. 02. Adaptaciofilia: Adaptaciologia; Homeostático. 03. Aproveitamento do tempo: Autoproexologia; Homeostático. 04. Autocentramento consciencial: Conscienciometrologia; Homeostático. 05. Autômato humano: Parafisiologia; Nosográfico. 06. Autoparaprocedência cursista: Intermissiologia; Homeostático. 07. Autovivência das prioridades: Autopriorologia; Homeostático. 08. Boemia: Parapatologia; Nosográfico. 09. Filial cognitiva: Autocogniciologia; Neutro. 10. Frugalidade complexa: Holomaturologia; Homeostático. 11. Omnifrivolização: Parapatologia; Nosográfico. 12. Pararrotina útil: Pararrotinologia; Neutro. 13. Rotina redonda: Rotinologia; Homeostático. 14. Teoria dos 7 Cês: Intrafisicologia; Neutro. 15. Vida humana: Intrafisicologia; Neutro. A ADOÇÃO PERMANENTE DE ESTILO DE VIDA EVOLUTIVO INDUZ A CONSCIN INTERMISSIVISTA À RELIGAÇÃO PARAPROCEDENCIAL E AO REEMPREGO ÚTIL DA ORTOFÔRMA HOLOPENSÊNICA INTERMISSIVA. Questionologia. Qual é o estilo de vida escolhido e mantido por você, leitor ou leitora, intermissivista? O modo pessoal de viver a existência intrafísica é assentado em bases da paracultura da Intermissiologia ou na cultura da Socin Patológica? Bibliografia Específica: 1. Vieira; Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 85 e 898. 2. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 46 e 945. 3. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tab s.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 1.710. 4. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; revisores Ana Maria Bonfim; Everton Santos; & Tatiana Lopes; 1.088 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 blog; 1 cronologia; 100 datas; 20 E-mails; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 1 fórmula; 1 foto; 1 microbiografia; 56 tabs.; 57 técnicas; 300 testes; 21 websites; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. rev. e amp.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2013; páginas 86 e 311. 5. Idem; Técnica de Viver (Pelo Espírito de Kelvin Van Dine); 186 p.; 60 caps.; 60 ilus.; 18,5 x 13,5 cm; br.; 9ª Ed.; Comunhão Espírita Cristã (CEC); Uberaba, MG; 1995; páginas 9 a 11, 159, 160 e 179 a 182. R. D. R.