Escola de Cons

A escola de cons é o sistema parapedagógico construído ativamente pela consciência lúcida com o propósito de facilitar a recuperação de cons magnos, bem como, manter o megafoco proexológico a partir de resultados subjetivos ou objetivos, convergentes, criativos, especializados, recicladores e teáticos na existência intrafísica em relação ao Curso Intermissivo (CI) pré-ressomático.

No teste de avaliação pessoal, pela escala simples de 1 a 5, em qual nível você, leitor ou leitora, se encontra na escola de cons? Você é intermissivista amador ou veterano da escola de cons?

      ESCOLA DE CONS
                               (PARAPEDAGOGIOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. A escola de cons é o sistema parapedagógico construído ativamente pela consciência lúcida com o propósito de facilitar a recuperação de cons magnos, bem como, manter o megafoco proexológico a partir de resultados subjetivos ou objetivos, convergentes, criativos, especializados, recicladores e teáticos na existência intrafísica em relação ao Curso Intermissivo (CI) pré-ressomático.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo escola deriva do idioma Latim, schola, “lugar nos banhos onde cada pessoa espera a vez; ocupação literária; assunto; matéria; escola; colégio; aula; divertimento; recreio”, e este do idioma Grego, skholé, “descanso; repouso; lazer; tempo livre; estudo; ocupação voluntária de quem, por ser livre; não é obrigado a; escola; lugar de estudo”. Surgiu no Século XIII. O vocábulo consciência procede também do idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e este do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Apareceu no mesmo Século XIII.
          Sinonimologia: 01. Escola planetária lúcida. 02. Escola de autorreeducação. 03. Escola de compléxis. 04. Escola continuada da dimensão extrafísica à intrafísica. 05. Escola de melhoria da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP). 06. Escola de neoconstruções produtivas. 07. Escola da sapiência incessante. 08. Escola seriexológica. 09. Escola-modelo evolutiva. 10. Escola megaevolutiva.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 41 cognatos derivados do vocábulo escola: antiescolaridade; autescola; desescolarização; escolaça; escolada; escola-cantina; escolado; escolágio; escola-modelo; escolante; escolar; escolarca; escolarcada; escolarcado; escolaresco; escolaridade; escolarização; escolarizada; escolarizado; escolarizar; escolarizável; escolasta; escolástica; escolasticado; escolasticato; escolasticismo; escolasticista; escolasticística; escolasticístico; escolástico; extraescola; extraescolar; heterescolaridade; interescolar; Megaescola; neoescola; paraescola; pós-escola; pré-escola; pré-escolar; pré-escolaridade.
          Neologia. As 3 expressões compostas escola de cons, escola de cons preparatória e escola de cons executiva são neologismos técnicos da Parapedagogiologia.
          Antonimologia: 1. Escola-modelo formal. 2. Universidade. 3. Escola primária. 4. Infantário. 5. Curso Intermissivo. 6. Academia eletronótica. 7. Escola multicultural.
          Estrangeirismologia: a alma mater; o Conviviarium; a awareness evolutiva; o ad infinitum; o curriculum vitae; a masterpiece pessoal; a dramatis personae; a vivência full time na recuperação de cons.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à recuperação de cons magnos.
          Megapensenologia. Eis 3 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: –Ensinar: reaprender, reeducar-se. Escola: local pró-mentalsomático. Prisão, não. Escola.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da Parapedagogiologia; o autodiscernimento na intrafisicalidade com vistas a neoassinaturas pensênicas; as novas pensenidades através de exposição prévia ao parambiente educativo; o pen da pensenidade, transformador da Ficha Evolutiva Pessoal; a racionalidade autopensênica; a holopensenidade da escola de cons; os parapensenes; a parapensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; a retilinearidade pensênica.
          Fatologia: a escola de cons; o dinamismo existencial; as aplicações teáticas do Curso Intermissivo; a construção de saberes; a recuperação de cons, pessoal ou grupal, essencial no corredor evolutivo; os discentes e docentes intermissivistas desempenhando a completude existencial; a bagagem experimental de multividas para as inovações proexológicas; a reeducação embasada na convergência otimizadora entre as dimensões intrafísica e extrafísica; a participação ativa da consciência pesquisadora opondo-se aos métodos tradicionais superando dogmas, seitas e religiões da vida humana; a holomaturidade exemplificadora e semperaprendente; a essência construtora da autocrítica evolutiva; o desempenho rotineiro cosmoético para esclarecer mais; a Epistemologia da Parapedagogiologia em ação, vida a vida; os agentes da pseudorreciclagem (não-invéxis e não-recéxis) sem recuperação de cons; o estado de apatia delinquente vida após vida; o infantilismo constante nas vidas humanas; os currículos adaptados, programas e procedimentos metodológicos diferenciados, apoiados em equipamentos e materiais paradidáticos específicos, visando a maximização cognitiva, durante a intrafisicalidade; as autorreciclagens ininterruptas; o registro incessante na escola de cons; a Evoluciologia.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático construindo a lucidez intermissiva; a autoparaprocedência cursista; o irrompimento do paracérebro; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; o sistema parapedagógico do(a) superaprendiz; a cosmossíntese semperaprendente da vida extrafísica; a Paraeducação continuada na intermissão; os pararregistros da escola intermissiva; as investigações paragenéticas e holobiográficas da escola de cons; o paraconvívio na escola de cons enquanto motivação aos futuros desafios proexológicos; o estudo intermissivo a partir do paramegaprojeto da escola de cons; a aprendizagem de fundo nas inspirações de amparadores e amparadoras para docentes da escola de cons; o paradidatismo exemplificador na escola de cons; as habilidades técnicas da cognição multidimensional e multiexistencial; a parescola da policarmalidade cosmoética; a parapreceptoria ativa; a hipótese das disciplinas intermissivas serem prescrições reeducativas; o Planeta-escola podendo ultrapassar o Planeta-hospital devido às aprendizagens intermissivas.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo empático na maxiproéxis; o sinergismo retroexperiências acumuladas–neoexperiências promissoras; o sinergismo autocognitivo intermissão-retrovidas; a coerência consciencial do sinergismo vida intrapsíquica–vida social–vida parassocial; o sinergismo tertulianos-paratertulianos-teletertulianos; o sinergismo erudição humana–erudição parapsíquica; o sinergismo Curso Intermissivo–Curso de Longo Curso (tertúlias conscienciológicas do CEAEC).
          Principiologia: o princípio da autorrecuperação de cons magnos; o princípio cosmoético da autoprogramação existencial; o princípio tarístico do autesclarecimento; o princípio da experimentação cotidiana; o princípio evolutivo compreendido e vivenciado em profundidade; o princípio da autorreeducação evolutiva; o princípio da harmonia cognitiva na escola de cons.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC), o código grupal de Cosmoética (CGC), o código duplista de Cosmoética (CDC) apreendidos na escola de cons; o código parapedagógico da escola de cons no qual predomina a Cosmoética; o código do ego (códego).
          Teoriologia: a teoria dos cons magnos; a teoria das multividas; a teoria dos Cursos Intermissivos; a teoria da seriéxis; a teoria do amparo interconsciencial; a teoria da interprisão grupocármica; a teoria prática (teática) do autodidatismo permanente.
          Tecnologia: a técnica de recuperação de cons; a técnica da reaprendência contínua; a técnica da fixação de cons no paracérebro; a técnica da autovisão prioritária; a técnica específica da inovação parapedagógica; a técnica multidimensional da vivência do semperaprendizado; a técnica de viver evolutivamente.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Paraeducação; o laboratório conscienciológico da Proéxis; o laboratório conscienciológico da retrocognição; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da autorganização; a escola de cons sendo laboratório conscienciológico (labcon).
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos evoluciólogos; o Colégio Invisível da Parageneticologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível dos Intermissivistas; o Colégio Invisível dos Parapercepciologistas.
          Efeitologia: a relação de causa e efeito existente entre o Curso Intermissivo e a possibilidade da completude proexológica; o efeito da aprendizagem lúcida sobre o ignorantismo evolutivo; os efeitos da melin; os efeitos evolutivos da cultura em geral.
          Neossinapsologia: as neossinapses intermissivas dos últimos paraconvívios atuantes na escola de cons.
          Ciclologia: o ciclo cósmico tempo intermissivo–tempo intrafísico; o ciclo mentalsomático; o ciclo multiexistencial pessoal (CMP); o ciclo reparatório em cada autorreciclagem entendida e vivida; o ciclo evolutivo pessoal; o ciclo conquista evolutiva anterior–conquista evolutiva posterior.
          Enumerologia: a neoescola de cons; a megaescola de cons; a superescola de cons; a hiperescola de cons; a holoescola de cons; a omniescola de cons; a cosmoescola de cons.
          Binomiologia: o binômio autoconscienciograma-autoconsciencioterapia; o binômio resgate da identidade multidimensional–resgate dos cons; o binômio bagagem vivida–inovação teática; o binômio recuperar cons–criar verpons; o binômio autocrítica–prioridade evolutiva; o binômio cognitivo multiplicar–diversificar cons.
          Interaciologia: a interação prioridade existencial–escola de cons; a interação cognição–escola de cons; a interação compléxis–escola de cons; a interação consciência–contexto–artefatos do saber; a interação restrições intrafísicas–expansões extrafísicas; a interação conceptáculo extrafísico–conceptáculo intrafísico.
          Crescendologia: o crescendo intermissão lúcida–proéxis.
          Trinomiologia: o trinômio intelectualidade evolutiva–racionalidade cosmoética–aplicabilidade existencial; o trinômio efetividade-eficiência-eficácia proporcionado pela escola de cons; o trinômio automotivação-trabalho-lazer; o trinômio aprendizado-universalismo-reeducação; o trinômio construção-desconstrução-reconstrução.
          Antagonismologia: o antagonismo docente (demonstrar saberes e exemplificar) / discente (construir saberes e aplicar).
          Paradoxologia: o paradoxo intrafísico alto nível intelectual–ausência de Curso Intermissivo.
          Politicologia: a cosmoeticocracia; a discernimentocracia; a parapsicocracia; a evoluciocracia; a lucidocracia proexológica.
          Legislogia: a lei do maior esforço na manutenção de atividade útil evolutiva.
          Filiologia: a cognofilia; a neofilia; a pensenofilia; a conviviofilia; a parapsicofilia; a laborfilia; a evoluciofilia.
          Sindromologia: a eliminação da síndrome das férias; a reversão da síndrome do colecionismo erudito sem objetivo útil; a superação da síndrome de Amiel.
          Maniologia: a bibliomania útil; a mania de estudar sempre; a intelectomania.
          Mitologia: o banimento do mito dogmático das religiões e das crenças.
          Holotecologia: a hiperespaçoteca; a autopesquisoteca; a teaticoteca; a mentalsomatoteca; a experimentoteca; a cosmoeticoteca; a evolucioteca.
          Interdisciplinologia: a Parapedagogiologia; a Reeducaciologia; a Mentalsomatologia; a Holotecologia; a Verponologia; a Intermissiologia; a Policarmologia; a Parepistemologia; a Parageneticologia; a Paracerebrologia; a Autorrevezamentologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin autodidata; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; a conscin interassistencial.
          Masculinologia: o agente retrocognitor; o acoplamentista, o intermissivista; o proexista; o reeducador; o ensinador; o treinador; o instrutor; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o semperaprendente.
          Femininologia: a agente retrocognitora; a acoplamentista, a intermissivista; a proexista; a reeducadora; a ensinadora; a treinadora; a instrutora; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a semperaprendente.
          Hominologia: o Homo sapiens maxilucidus; o Homo sapiens cognopolita; o Homo sapiens autodidacticus; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens paradiplomata; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens gruppalis; o Homo sapiens convivens; o Homo sapiens intermissivista.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: escola de cons preparatória = os estudos intermissivos; escola de cons executiva = as autexperimentações vivenciadas em Cognópolis.
          Culturologia: a cultura da Parapedagogiologia; a cultura da Mentalsomatologia; a cultura da extrafisicalidade avançada; a Paraculturologia predominando sobre a cultura eletronótica.
          Parageografia. A escola de cons modela as comunidades conscienciológicas, propícias à completude da proéxis grupal, a partir de holopensene apátrida, assistencial, cosmoético, revolucionário e, ao mesmo tempo, pacífico. Isso pode assinalar o futuro Estado Mundial em ação.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidade e temas centrais, evidenciando relação estreita com a escola de cons, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Atitude irretocável: Autodiscernimentologia; Homeostático.
          02. Aula de Conscienciologia: Parapedagogiologia; Homeostático.
          03. Autodesempenho proexológico: Proexologia; Homeostático.
          04. Casa do intelecto: Mentalsomatologia; Neutro.
          05. Conhecimento teático: Teaticologia; Homeostático.
          06. Informação esclarecedora: Parapedagogiologia; Homeostático.
          07. Intermissivista: Intermissiologia; Homeostático.
          08. Irrompimento do paracérebro: Paracerebrologia; Homeostático.
          19. Lição recicladora: Seriexologia; Neutro.
          10. Memória básica: Holomnemônica; Neutro.
          11. Parângulo: Heuristicologia; Homeostático.
          12. Paratécnica didática: Parapedagogiologia; Homeostático.
          13. Porão consciencial: Intrafisicologia; Nosográfico.
          14. Técnica da circularidade: Experimentologia; Neutro.
          15. Tempo dos Cursos Intermissivos: Parapedagogiologia; Homeostático.
 O CURSO INTERMISSIVO PRÉ-RESSOMÁTICO QUALIFICA,
 PREPARA E DISPONIBILIZA O ACESSO ÀS VERPONS NECESSÁRIAS À AUTEVOLUÇÃO, CONTRIBUINDO PARA RECICLAGENS EFETIVAS, PRÓPRIAS DA ESCOLA DE CONS.
              Questionologia. No teste de avaliação pessoal, pela escala simples de 1 a 5, em qual nível você, leitor ou leitora, se encontra na escola de cons? Você é intermissivista amador ou veterano da escola de cons?
              Bibliografia Específica:
              01. Appiah, Kwame Anthony; & Gates Jr., Henry Louis; Editores; The Dictionary of Global Culture; XIV
+ 718 p.; 5 enus.; glos. 1.200 termos; 1 nota; 20,5 x 13 x 3,5 cm; br.; Vintage Book; Nova York, NY; EUA; 1999; páginas 29, 175, 223, 292, 328, 362, 373, 480, 504, 567, 636, 657 e 716.
              02. Burke, Peter; Uma História Social do Conhecimento: De Gutenberg a Diderot (A Social History of Knowledge); trad. Plinio Dentzien; 242 p.; 9 caps.; 17 citações; 14 ilus.; 452 notas; 23 x 16 cm; br.; Jorge Zahar Editor; Rio de Janeiro, RJ; 2004; páginas 16, 33 a 36, 54 a 76, 136 a 156, 178 a 180.
              03. Gillispie, Charles Coulston; Dicionário de Biografias Científicas (Dictionary of Scientific Biography American Council of Learned Societies); revisores Ana Cristina Pinto da Silva; et al.; trad. Carlos Almeida Pereira; 3 Vols.; 2.670 p.; 1 E-mail; 2 websites; glos. 2.685 termos; 397 refs.; 1 índice de disciplinas; ono., 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Contraponto; Rio de Janeiro, RJ; Novembro, 2007; páginas 47, 161, 276 a 283, 368, 456, 549, 574, 613, 751 a 767, 835, 1.034, 1.142, 1.262 a 1.274, 1.827 a 1.832, 1.893, 1.910 a 1.917, 2.050, 2.088, 2.098, 2.229, 2.247, 2.299, 2.460, 2.474, 2.480, 2.502, 2.579 e 2.634.
              04. Goswami, Amit; Reed, Richard E.; & Goswami, Maggie; O Universo Autoconsciente: Como a Consciência cria o Mundo Material (The Self-Aware Universe); pref.; Fred Alan Wolf; revisores Hebe Ester Lucas; & Adilson da Silva; trad. Adriano Fromer Piazzi; 368 p.; 4 caps.; 5 enus.; 37 ilus.; 23 subcampos; 1 website; glos. 144 termos; 207 refs.; 22,5 x 15,5 cm; br.; Aleph; 2007; páginas 43 a 67, 131 a 138, 194 a 210, 224 a 232, 244, 246 a 249, 277, 278 e 305 a 315.
              05. Huisman, Denis; Diccionario de las Mil Obras Clave del Pensamiento (Dictionnaire des Mille Oeuvres Clés de la Philosophie); apres. Manuel Garrido; trad. Carmem Garcia Trevijano; 724 p.; 2 tabs.; glos. 1.000 termos; 26 apênds.; 1.026 refs.; ono.; 22 x 14 x 4 cm; br.; Tecnos; Madrid; Espanha; 1997; páginas 268, 377, 571 e 703 a 718.
              06. Klein, William; Professor Autopesquisador, Reeducador, Exemplarista; Artigo; Anais do I Congresso Internacional de Parapedagogia e IV Jornada de Educação Conscienciológica (Construindo o Planeta-Escola); Foz do Iguaçu, PR; 7-10.06.07; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 33 e 34.
              07. Perrenoud, Philip; et al.; A Escola de A a Z; 26 Maneiras de Repensar a Educação (Lècole entre Autorite et Zizanie: ou 26 Façons de Renoncer au Dernie Mot); revisor Luca Rischbieter; trad. Patricia Chitonni Ramos Reiollard; 141 p.; 29 caps.; 47 citações; 36 ilus.; 1 website; 85 refs.; 24 notas; 23 x 16 cm; br.; Artmed; Porto Alegre, RS; páginas 37 a 40, 57 a 60, 71 a 82 e 117 a 143.
              08. Vieira, Waldo; Homo sapiens reurbanisatus; 1.584 p.; 479 caps.; 139 abrevs.; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 102 filmes; 40 ilus.; 5 índices; 3 infografias; 24 seções; 102 sinopses; 25 tabs.; 300 testes; glos. 241 termos; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 168, 185 a 190, 404, 471 a 498 e 1.098 a 1.120.
              09. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 16 endereços; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 3 seções; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; glos. 12.576 megapensenes trivocabulares; 1 anexo; 29 refs.; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Cognópolis; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas 175 e 178.
              10. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 700 caps.; 147 abrevs.; 600 enus.; 8 índices; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 72, 110, 303, 454, 510, 517 a 518 e 751.
              11. Wilson, John; Pensar com Conceitos (Thinking with Concepts); trad. Waldéa Barcellos; 166 p.; 4 caps.; 1 E-mail; 13 enus.; 1 ilus.; 50 questionamentos; 30 resumos; 2 websites; 23 x 16 cm; br.; Martins Fontes; São Paulo, SP; 2005; páginas 16 a 52 e 139 a 166.
              12. Zainko, Maria Amelia Sabbag; Cidades Educadoras; revisoras Marianne Nigro; & Silvana Seffrin; 198 p.; 26 caps.; 14 enus.; 26 questionamentos; 61 refs.; 23 x 16 cm; br.; Martins Fontes; São Paulo, SP; 2005; páginas 13 a 34 e 129 a 149.
                                                                                                                           T. G.