Escala dos Autores Mentaissomáticos

A escala dos autores mentaissomáticos é a classificação técnica, estruturada com o consenso maior possível, das conscienciólogas e conscienciólogos dedicados às autogestações conscienciais (autogescons), intelectuais, e os respectivos grafopensenes das verdades relativas de ponta (verpons) da Conscienciologia.

Você já publicou alguma obra conscienciológica, seja livro, ensaio, artigo, curso, tese ou experimento? Em qual dos 4 níveis da escala dos autores mentaissomáticos você classifica o trabalho?

      ESCALA         DOS      AU T O R E S ME NT AI SS OM ÁT I C OS
                                  (MENTALSOMATOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A escala dos autores mentaissomáticos é a classificação técnica, estruturada com o consenso maior possível, das conscienciólogas e conscienciólogos dedicados às autogestações conscienciais (autogescons), intelectuais, e os respectivos grafopensenes das verdades relativas de ponta (verpons) da Conscienciologia.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo escala deriva do idioma Latim, scala, “degraus, escadaria, escada”. Surgiu no Século XIV. O vocábulo autor vem igualmente do idioma Latim, auctor, “o que produz, o que gera, faz nascer; fundador; inventor”. Apareceu no Século XIII. A palavra mental procede do mesmo idioma Latim tardio, mentalis, “do espírito mental”, e este de mens, mentis, “atividade do espírito; intenção; pensamento; inteligência”. Surgiu no Século XV. O termo somática provém do idioma Francês, somatique, e este do idioma Grego, somatikós, “do corpo; material; corporal”. Surgiu no Século XIX.
          Sinonimologia: 1. Índice dos escritores da Conscienciologia. 2. Caracterologia dos autores mentaissomáticos. 3. Heterocrítica das obras conscienciológicas.
          Neologia. As 3 expressões compostas escala dos autores mentaissomáticos, escala dos autores mentaissomáticos primários e escala dos autores mentaissomáticos avançados são neologismos técnicos da Mentalsomatologia.
          Antonimologia: 1. Escala evolutiva das consciências. 2. Escala das prioridades evolutivas. 3. Conscienciograma.
          Estrangeirismologia: o artigo científico (paper); o timeline da Conscienciologia; o doctus cum libro.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à comunicabilidade cosmoética.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: a qualificação da autopensenização; os ortopensenes; a ortopensenidade.
          Fatologia: a escala dos autores mentaissomáticos; o livro conscienciológico; o conteúdo da obra; a estilística da obra; o processo editorial; o livro como cartão de visita do autor; a classificação da obra pelo próprio autor; a antologia; a autologicidade; a autocompreensão da Conscienciologia; as autoprioridades evolutivas; a autogestação consciencial (autogescon); o autorrevezamento multiexistencial; as autobiografias; as técnicas de produção de ideias originais; as proéxis intelectuais; os recursos intelectuais emergenciais; a inteligência evolutiva (IE); o continuísmo consciencial; a escolha evolutiva pessoal; a heterocrítica das obras escritas; os congressos, seminários, simpósios, fóruns, encontros, jornadas e confraternizações dos conscienciólogos; a estruturação da Conscienciologia; a Bibliografia Específica Exaustiva (BEE) da Conscienciologia; o Curso Imersão Heterocrítica de Obra Útil (a partir de 1999); o Curso Formação de Autores (a partir de 2002); o Dia do Escritor (25 de Julho).
          Parafatologia: o Curso Intermissivo (CI) pré-ressomático pessoal.


                                          III. Detalhismo

          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia; o laboratório conscienciológico da proéxis.
          Crescendologia: o crescendo consciênçula–consciência poliédrica.
          Filiologia: a bibliofilia; a criticofilia; a lexicofilia; a enciclopediofilia.
          Holotecologia: a grafopensenoteca; a conscienciometroteca; a mensuroteca; a taxoteca; a intelectoteca; a mentalsomatoteca; a elencoteca.
          Interdisciplinologia: a Mentalsomatologia; a Proexologia; a Comunicologia; a Linguística; a Perfilologia; a Caracterologia; a Tipologia; a Conscienciometrologia; a Seriexologia; a Inventariologia; a Cosmovisiologia; a Voliciologia; a Intencionologia; a Criteriologia; a Autocoerenciologia; o Opcionismo; a Interassistenciologia; a Eficienciologia; a Prospectiva Cosmoética.


                                             IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin cosmoética.
          Masculinologia: o autor de livro; o defensor de tese conscienciológica; o ex-aluno de Curso Intermissivo (CI) pré-ressomático; o lexicógrafo; o retomador de tarefa; o reciclante; o inversor existencial; o professor de Conscienciologia; o tenepessista; o projetor consciente; o epicon lúcido; o conscienciólogo; o escritor-pesquisador; o pesquisador intelectualmente dependente; o pesquisador intelectualmente independente.
          Femininologia: a autora de livro; a defensora de tese conscienciológica; a ex-aluna de Curso Intermissivo (CI) pré-ressomático; a lexicógrafa; a retomadora de tarefa; a reciclante; a inversora existencial; a professora de Conscienciologia; a tenepessista; a projetora consciente; a epicon lúcida; a consciencióloga; a escritora-pesquisadora; a pesquisadora intelectualmente dependente; a pesquisadora intelectualmente independente.
          Hominologia: o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens scriptor; o Homo sapiens auctor.


                                           V. Argumentologia

          Exemplologia: escala dos autores mentaissomáticos primários = a composta por articulistas, homens e mulheres, de temas da Conscienciologia; escala dos autores mentaissomáticos avançados = a composta por autores, homens e mulheres, de livros técnicos sobre a Conscienciologia.
          Taxologia / Caracterologia. Sob a ótica da Mentalsomatologia, eis, na ordem funcional, disposta em 4 patamares – primários, literários, intermediários e avançados – a escala dos autores mentaissomáticos, voluntários doadores dos direitos patrimoniais ou intelectuais das próprias obras às Instituições Conscienciocêntricas (ICs) ou Assistenciais, com os respectivos exemplos:
          1. Primários.
          Obras / Livros / Gescons: as obras infantis; os livros psicografados; os balões de ensaio; os livros de minidissidentes da Conscienciologia; as obras específicas de autajuda; as produções específicas da New Age; as bases conscienciológicas energossomáticas; o abertismo consciencial inicial; a Conformática; o voluntariado inicial da Conscienciologia; a saída do porão consciencial.
          Cobaias / Perfis / Exemplos: os colaboradores precursores; Basílio, I.; Ribeiro, L.; & Melo, N., Boa Noite, Universo! (2002); Pereira, J., Bárbarah vai à Estrela (2001); Vieira, W., Técnica de Viver (1967).
          2. Literários.
          Obras / Livros / Gescons: as obras com predominância literária; os estudos filosóficos incipientes; as pesquisas técnicas pioneiras; os autoquestionamentos; a reversão existencial; a técnica do crescendo; os relatos de experiências pessoais (Autopesquisologia; Casuística; Fatuística); as autobiografias; as bases conscienciológicas comunicativas; a Filologia; o abertismo consciencial pragmático; a Cosmanálise; as Instituições Conscienciocêntricas (ICs); o predomínio do princípio da descrença.
          Cobaias / Perfis / Exemplos: as primeiras equipes técnicas de voluntários fundadores das Instituições Conscienciocêntricas (ICs); Arakaki, K., Viagens Internacionais: O Nomadismo da Conscienciologia (2004); Araújo, L., Ensaios Extracorpóreos (1998); Bastiou, J.-P., Globe-trotter da Consciência: Do Yoga à Conscienciologia (2002); Biaso, F., Despertar para Nova Dimensão: Diário de Experiências Extracorpóreas (1996); Guzzi, F., Mudar ou Mudar: Relatos de Uma Reciclante Existencial (2000); Salles, R., Consciência em Revolução (2003); Thiago, G., Vivendo em Múltiplas Dimensões (1999); Vieira, W., A Natureza Ensina (1996).
          3. Intermediários.
          Obras / Livros / Gescons: os heteroquestionamentos; as bases conscienciológicas psicossomáticas; o abertismo consciencial altamente teático; o avanço mentalsomático óbvio; a recuperação dos cons magnos; as obras sem predominância literária; a divulgação técnica do início da Ciência Conscienciológica; a ênfase à Coerenciologia; o emprego da Orismologia; as obras mais técnicas já publicadas em outros idiomas.
          Cobaias / Perfis / Exemplos: a radicação vitalícia do autor (ou autora) na Cognópolis de Foz do Iguaçu; Alegretti, W., Retrocognições: Lembranças de Vidas Passadas (1998); Almeida, J., Qualificações da Consciência (2004); Balona, M., Síndrome do Estrangeiro (1998); Daou, D., Autoconsciência e Multidimensionalidade (2004); Razera, G., Hiperatividade Eficaz: Uma Escolha Consciente (2001); Vieira, W., Nossa Evolução (1996).
          4. Avançados.
          Obras / Livros / Gescons: os omniquestionamentos; as bases conscienciológicas mentaissomáticas, propriamente ditas; o abertismo consciencial das maxiproéxis; a técnica do detalhismo; a Conformática; a Lexicologia; a cosmossíntese; a geração das verpons; os artigos da revista técnica Conscientia; os artigos da revista técnica Conscienciologia Aplicada; os trabalhos da revista técnica Journal of Conscientiology; os centros de excelência em consciencialidade; os kits dos laboratórios conscienciológicos; a Cosmovisiologia; o uso da Holoteca.
          Cobaias / Perfis / Exemplos: os pesquisadores conscienciológicos voluntários, veteranos, de longo curso; Araújo, F.; & Pinheiro, L., Dicionário de Verbos Conjugados da Língua Portuguesa (2004); Vieira, W., Homo sapiens reurbanisatus (2003).
          Abordagem. De acordo com a Experimentologia, sem dúvida, importa esclarecer existirem centenas de obras, hoje (Ano-base: 2006), com valores indiscutíveis sobre assuntos específicos, merecedoras de entrar em algum patamar desta escala, contudo, é impraticável enumerar todas, aqui, não sendo este o objetivo do verbete.
          Independência. Embora não apresente relação direta com a escala dos autores mentaissomáticos, o pesquisador independente da Conscienciologia, ao abranger a desvinculação empregatícia e ideológica na Socin, é conduta ainda exceção na Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI; Ano-base: 2008).
          Redaciologia. A redação do livro útil gera longa série de benefícios dentre os quais estes 10, listados na ordem alfabética:
          01. Autevoluciologia: a sustentação maior.
          02. Autocriticologia: o incremento inevitável.
          03. Autolucidez: a recuperação dos cons magnos.
          04. Autorganização: o desenvolvimento dinâmico.
          05. Autorrevezamento multiexistencial: a potencialização.
          06. Gesconologia: a autopromoção tarística da FEP.
          07. Grupocarmologia: a consolidação do lugar pessoal.
             08. Interassistenciologia: a definição da minipeça no Maximecanismo Multidimensional Interassistencial.
             09. Mentalsomatologia: a organização do caos mentalsomático.
             10. Profilaxia: específica de comorbidades e psicopatias.


                                                        VI. Acabativa

             Remissiologia. Pelos critérios da Holomaturologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 12 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a escala dos autores mentaissomáticos, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens, autores e leitores interessados:
             01. Aceleração da História Pessoal: Evoluciologia; Homeostático.
             02. Alavancagem da proéxis: Proexologia; Homeostático.
             03. Altruísmo: Policarmologia; Homeostático.
             04. Amplificador da consciencialidade: Holomaturologia; Homeostático.
             05. Aplicação da neoideia: Heuristicologia; Neutro.
             06. Avanço mentalsomático: Mentalsomatologia; Homeostático.
             07. Compreensão da Conscienciologia: Mentalsomatologia; Homeostático.
             08. Elenco da Conscienciologia: Conviviologia; Homeostático.
             09. Escala das prioridades evolutivas: Evoluciologia; Homeostático.
             10. Escolha evolutiva: Experimentologia; Homeostático.
             11. Faixa conscienciológica: Evoluciologia; Neutro.
             12. Grupo de neoideias: Mentalsomatologia; Neutro.
   A ESCALA DOS AUTORES MENTAISSOMÁTICOS OBJETIVA APONTAR O NÍVEL DA QUALIDADE DO PRODUTO
    DA AUTOGESTAÇÃO CONSCIENCIAL EM RELAÇÃO AO
   AUTORREVEZAMENTO MULTIEXISTENCIAL DA CONSCIN.
             Questionologia. Você já publicou alguma obra conscienciológica, seja livro, ensaio, artigo, curso, tese ou experimento? Em qual dos 4 níveis da escala dos autores mentaissomáticos você classifica o trabalho?
             Bibliografia Específica:
             01. Alegretti, Wagner; Retrocognições: Lembranças de Vivências Passadas; pref. Waldo Vieira; revisores Ana Luiza Rezende; et al.; 304 p.; 23 caps.; 46 enus.; 1 formulário; 4 fotos; 1 ilus.; 1 tab.; 4 técnicas; 1 website; glos. 300 termos; 66 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1998.
             02. Almeida, Júlio; Qualificações da Consciência; pref. Waldo Vieira; 250 p.; 14 caps.; endereços; 193 enus.; siglas; tabs.; 1 teste; glos. 210 termos; 403 refs.; alf.; estrangerismos; ono.; 21 x 14 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; Brasil; 2005.
             03. Arakaki, Kátia; Viagens Internacionais: O Nomadismo da Conscienciologia; pref. Simone de La Tour; revisores Cathia Caporali; et al.; 294 p.; 33 caps.; 13 abrevs.; endereços; 123 enus.; glos. 155 termos; miniglos. 106 termos; 244 refs.; alf.; geo.; ono.; 14 x 21 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; Brasil; 2005.
             04. Araújo, Felipe; & Pinheiro, Lourdes; Dicionário de Verbos Conjugados da Língua Portuguesa; 742 p.; 468 conjugações; 603 definições; 20 enus.; 2 fotos; 3 ilus.; 2 microbiografias; 151 neologismos; 1 tab.; glos. 21.200 termos; 26 refs.; alf.; ono.; 23,5 x 17 x 4 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; Brasil; 2005.
             05. Araújo, Luiz; Ensaios Extracorpóreos; adendo Clóvis Ferreira; prefs. Clóvis Ferreira; & Werner Scheinpflug; revisores Denise Barbosa; et al.; 112 p.; 20 caps.; cronologias; endereços; 2 enus.; 8 ilus.; glos. 35 termos; alf.; 20,5 x 13,5 cm; br.; 2a Ed. revisada e atualizada; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1998.
             06. Balona, Málu; Síndrome do Estrangeiro; pref. Waldo Vieira; revisores Ana Bonfim; et al.; 314 p.; 14 caps.; 13 abrevs.; cronologias; 1 entrevista; 20 enus.; 5 esquemas; estatísticas; 93 filmografias; 6 ilus.; 4 musicografias; 30 painéis; 5 pinacografias; 42 siglas; tabelas; testes; 12 websites; 380 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 2a Ed. revisada e atualizada; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2000.
            07. Basílio, Ione; Ribeiro, Luciana; & Melo, Nívea; Boa Noite, Universo!; revisores Adriana Hoffmann; et al.; 62 p.; 11 caps.; 3 biografias; cronologias; 1 E-mail; 25 endereços; 3 fotos; 22 ilus.; 6 perguntas; 2 siglas; 21 x 20,5 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2002.
            08. Bastiou, Jean-Pierre; Globe-trotter da Consciência: Do Yoga à Conscienciologia; Autobiografia; pref. Waldo Vieira; revisores Laênio Loche; et al.; 309 p.; 33 caps.; cronologias; endereços; 1 entrevista; 7 enus.; 5 fotos; 3 ilus.; glos. 33 termos da Conscienciologia; glos. 117 termos sânscritos; 14 refs.; alf.; geo.; ono.; 21 x 14 cm; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2002.
            09. Biaso, Francisco de; Despertar para Nova Dimensão: Diário de Experiências Extracorpóreas; 114 p.; 16 caps.; cronologias; 7 endereços; 2 enus.; glos. 25 termos; 13 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1996.
            10. Daou, Dulce, Autoconsciência e Multidimensionalidade; pref. Tânia Guimarães; revisores Ana Flávia Magalhães Pinto; et al.; 282 p.; 33 caps.; biografias; citações; endereços; estatísticas; 92 enus.; microbiografias; siglas; tabs.; 18 websites; glos. 171 termos; 174 refs.; alf.; ono.; 21 x 14 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; Brasil; 2005.
            11. Guzzi, Flávia; Mudar ou Mudar: Relatos de Uma Reciclante Existencial; pref. Málu Balona; revisores Ana Luiza Rezende; et al.; 222 p.; 14 caps.; endereços; 1 entrevista; 15 enus.; glos. 300 termos; 20 refs.; alf.; 20,5 x 14 cm; br.; 2a Ed. revisada; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2000.
            12. Pereira, Jayme; Bárbarah vai à Estrela; Folheto; revisor Jaime Pereira Júnior; 28 p.; 3 biografias; cronologias; 2 enus.; 8 ilus.; glos. 8 termos; 25 refs.; ono.; 30 x 21 cm; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Manaus, AM; Brasil; 2001.
            13. Prado, Hamilton; No Limiar do Mistério da Sobrevivência: Experiências com o Eu Astral; 158 p.; 20 caps.; cronologias; 8 enus.; 1 apênd.; 21 x 14 cm; br.; 2 a Ed.; Milesi Editora; São Paulo, SP; 1982.
            14. Razera, Graça; Hiperatividade Eficaz: Uma Escolha Consciente – Um Estudo Conscienciológico Sobre o TDAH; pref. João Bonassi; revisores Cristiane Ferraro; et al.; 252 p.; 23 caps.; 31 citações; endereços; 1 entrevista; 47 enus.; 8 esquemas; 7 estatísticas; 13 fichários; 4 filmografias; 3 organogramas; 29 siglas; 15 testes; 11 websites; glos. 132 termos; 215 refs.; alf.; 21 x 14 cm; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2001.
            15. Salles, Rosemary; Consciência em Revolução; Autobiografia; pref. Waldo Vieira; revisores Cristina Arakaki; et al.; 194 p.; 4 caps.; citações; endereços; 1 entrevista; 12 siglas; glos. 152 termos; alf.; ono.; 20,5 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2003.
            16. Thiago, Glória; Vivendo em Múltiplas Dimensões; pref. Wagner Alegretti; 368 p.; 32 caps.; 50 cronologias; endereços; 53 enus.; 2 questionários; glos. 120 termos; 29 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1999.
            17. Vieira, Waldo; A Natureza Ensina; 164 p.; 150 ilus.; 450 minifrases; 10 x 15 cm; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996.
            18. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; 1.584 p.; 479 caps.; 139 abrevs.; 40 ilus.; 7 índices; 102 sinopses; glos. 241 termos; 7.655 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004.
            19. Idem; Nossa Evolução; 168 p.; 15 caps.; 149 abrevs.; glos. 282 termos; 6 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996.
            20. Idem; Técnica de Viver; Obra psicografada; 186 p.; 60 caps.; 60 ilus.; 18,5 x 13,5 cm; br.; CEC; Uberaba, MG; Brasil; 1967.