Escala da Autodesperticidade

A escala da autodesperticidade é a sequência, o conjunto de degraus, a gradação crescente do aperfeiçoamento da qualidade de autodesassedialidade da conscin intermissivista, autoconsciente das responsabilidades evolutivas, tornando-a pouco a pouco, experimentadora plena do autodesassédio permanente total.

Você, leitor ou leitora, em qual ponto da escala evolutiva da consciência se encontra? Em qual ponto da escala da autodesperticidade deseja chegar nesta vida?

      ESCALA        DA      AU T OD E SP ER TI CI D AD E
                                   (AUTOCRITICOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. A escala da autodesperticidade é a sequência, o conjunto de degraus, a gradação crescente do aperfeiçoamento da qualidade de autodesassedialidade da conscin intermissivista, autoconsciente das responsabilidades evolutivas, tornando-a pouco a pouco, experimentadora plena do autodesassédio permanente total.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O vocábulo escala vem do idioma Latim, scala, “degraus; escadaria; escada”. Surgiu no Século XIV. O elemento de composição auto deriva do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O prefixo des procede do idioma Latim, dis ou de ex, “negação; oposição; falta; separação; divisão; aumento; reforço; intensidade; afastamento; supressão”. O termo assédio é de origem controvertida, vem provavelmente do idioma Italiano, assedio, derivado do idioma Latim, obsidio ou obsidium, “sítio; cerco; assédio”, derivado de sidere, “estar sentado”. Apareceu, no idioma Italiano, no Século XIII. Surgiu, no idioma Português, no Século XVI. A palavra permanente provém do idioma Latim, permanens, particípio presente de permanere, “ficar até o fim”. Apareceu em 1702. O vocábulo total vem do idioma Latim Medieval, totalis, de totus, “todo; inteiro”. Surgiu no Século XV.
          Sinonimologia: 1. Escala da autodesassedialidade. 2. Escala do ser desperto.
          Neologia. As 4 expressões compostas escala da autodesperticidade, escala da autodesperticidade ignorada, escala da autodesperticidade incompreendida e escala da autodesperticidade compreendida são neologismos técnicos da Autocriticologia.
          Antonimologia: 1. Escala evolutiva das consciências. 2. Escala de consciência contínua. 3. Involução consciencial. 4. Regressismo evolutivo.
          Estrangeirismologia: o know-how da desperticidade; o upgrade do intermissivista; o modus operandi do assédio; o campus da Invexologia; o campus do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); o campus da Organização Internacional de Consciencioterapia (OIC).
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à autodesassedialidade.
          Ortopensatologia. Eis duas ortopensatas, citadas em ordem alfabética, pertinentes ao tema:
          1. “Autodesperticidade. Não existe geração espontânea de Seres Despertos, são necessários décadas de autesforços evolutivos para se alcançar a autodesperticidade teática”.
          2. “Desperticidade. Ocorre uma gradação de anticonflitividade da conscin desde a desperticidade jejuna maternal até à desperticidade do pós-doutoramento da pessoa que já entende a autotransafetividade”.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da desperticidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; a retilinearidade autopensênica; o holopensene da anticonflitividade; o hábito cotidiano de avaliar a autopensenização; o ato de treinar a pensenização do ser desperto no dia a dia; o desenvolvimento da autovigilância pensênica ininterrupta; o materpensene pessoal despertológico; o hábito de pensenizar tecnicamente de modo sadio; o carregamento da autopensenidade no pen; as estratégias para a manutenção do holopensene pessoal hígido.
          Fatologia: a escala da autodesperticidade; a autodesperticidade básica; a autodesperticidade avançada; o fato de o ser desperto ser especialista em assédio; o fato de o ser desperto compreender a estratégia dos assediadores; a autorretidão cosmoética aprimorada ao longo da vida humana; a anticonflituosidade vivenciada no dia a dia; a pseudoimperturbabilidade evidente na anticosmoética pessoal; os travões limitadores da autodesperticidade; o autodesassédio sem ingenuidade; a autoconscienciometria auxiliando no aumento de tecnicidade intraconsciencial; a autoconsciencioterapia auxiliando no aumento de tecnicidade intraconsciencial; a opção pelo autodesassédio; a opção pela autodesperticidade; o epicentrismo consciencial; a eliminação dos tabus relacionados à autodesperticidade através da tecnicidade; os recursos disponíveis na Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI); a diminuição da deturpação da autoimagem através do curso Conscin-Cobaia Voluntária do Conscienciograma da Associação Internacional de Conscienciometria Interassistencial (CONSCIUS); o autorreconhecimento de trafores, trafares e trafais pessoais por meio do Conscienciograma; a Cognópolis; a eliminação das autodistorções cognitivas do inversor existencial através da Consciencioterapia da Organização Internacional de Consciencioterapia (OIC).
          Parafatologia: o autodomínio do estado vibracional (EV) profilático da conscin desperta; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a autossuperação da labilidade parapsíquica; a assistência extrafísica permanente instalada pela rotina interassistencial; a evitação de assédios extrafísicos crônicos; a autoprojetabilidade lúcida desassediadora; os extrapolacionismos promovidos pelos amparadores extrafísicos; a vivência da tenepes por duas décadas; a vivência multidimensional da autodesperticidade.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo dupla evolutiva (DE)–autodesperticidade; o sinergismo Instituição Conscienciocêntrica (IC)–autodesperticidade; o sinergismo Cognópolis-autodesperticidade; o sinergismo invéxis-autodesperticidade; o sinergismo recéxis-autodesperticidade; o sinergismo gestação consciencial–projeção consciente (PC)–epicentrismo consciencial; o sinergismo leitura-autodesperticidade; o sinergismo gescon-autodesperticidade.
          Principiologia: o princípio da descrença (PD) aplicado à autodesperticidade.
          Codigologia: a aplicação do código pessoal de Cosmoética (CPC) para eliminação de trafar pessoal gerador de autassédios.
          Tecnologia: a técnica da inversão existencial; a técnica da reciclagem existencial; a técnica da autorreflexão de 5 horas; a técnica da exaustividade; a técnica da imobilidade física vígil (IFV); as técnicas conscienciométricas; a técnica do estado vibracional; as técnicas consciencioterápicas; a técnica da conscin-cobaia.
          Voluntariologia: o intercâmbio de experiências entre os voluntários das ICs.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autodespertologia; o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Autossinaleticologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico do estado vibracional; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia.
          Efeitologia: o efeito autodesassediador da aplicação de técnicas conscienciológicas.
          Binomiologia: o binômio pensenização sadia–ação correta; o binômio ortopensenidade-autocosmoeticidade; o binômio interassistencialidade-autodesperticidade; o binômio autorganização-autodesperticidade; o binômio autodiscernimento-autodesperticidade; o binômio epicentrismo consciencial–autodesperticidade; o binômio tenepes-autodesperticidade; o binômio domínio das energias–Cosmoética; o binômio domínio das energias–anticonflituosidade; o binômio Cosmoética-anticonflituosidade.
          Crescendologia: o crescendo evolutivo gerado pela despresunção do intermissivista.
          Trinomiologia: o trinômio anticonflitividade–Cosmoética–domínio das energias; o trinômio estado vibracional–sinalética parapsíquica–domínio das energias; o trinômio voluntariado-tenepes-autodesperticidade; o trinômio invéxis-epicentrismo-desperticidade; o trinômio processo-reflexão-resultado; o trinômio autorreflexão-profundidade-interpretação; o trinômio início-meio-fim; o trinômio interassistencial acolhimento-orientação-encaminhamento.
          Polinomiologia: o polinômio autorganização–estado vibracional–sinalética–iscagem.
          Antagonismologia: o antagonismo autassédio / autodesassédio; o antagonismo ansiedade / aceleração evolutiva; o antagonismo arrogância / acolhimento; o antagonismo temperamento tíbio / temperamento javalínico.
          Politicologia: a meritocracia explícita na Escala Evolutiva das Consciências.
          Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo aplicada à autodesassedialidade.
          Filiologia: a despertofilia; a tenepessofilia; a ortopensenofilia; a logicofilia; a conviviofilia; a neofilia; a autopesquisofilia; a definofilia; a interassistenciofilia.
          Sindromologia: a superação da síndrome da dispersão consciencial; a profilaxia da síndrome da autovitimização; a erradicação da síndrome do infantilismo.
          Holotecologia: a despertoteca; a assedioteca; a evolucioteca; a epicentroteca; a conscienciometroteca; a interassistencioteca; a experimentoteca; a proexoteca.
          Interdisciplinologia: a Autocriticologia; a Despertologia; a Assediologia; a Autorrecinologia; a Invexologia; a Recexologia; a Autoconsciencioterapia; a Autoconscienciometrologia; a Proexologia; a Autodesassediologia; a Cosmoeticologia; a Autopesquisologia; a Interassistenciologia; a Evoluciologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a conscin cosmoética; a conscin anticonflituosa; a conscin javalínica; a isca humana consciente; a conscin parapsíquica; a conscin interassistencial; o ser desperto; a semiconsciex.
          Masculinologia: o predesperto; o autodecisor; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o intermissivista lúcido; o inversor existencial; o reciclante existencial; o duplista; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o reeducador; o pesquisador; o parapercepciologista; o proexólogo; o escritor; o voluntário; o projetor consciente; o epicon lúcido; o homem de ação; o homem autorreflexivo; o tenepessista; o ofiexista; o evoluciólogo; o Serenão.
          Femininologia: a predesperta; a autodecisora; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a intermissivista lúcida; a inversora existencial; a reciclante existencial; a duplista; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a reeducadora; a pesquisadora; a parapercepciologista; a proexóloga; a escritora; a voluntária; a projetora consciente; a epicon lúcida; a mulher de ação; a mulher autorreflexiva; a tenepessista; a ofiexista; a evolucióloga; a Serenona.
          Hominologia: o Homo sapiens despertus; o Homo sapiens autorganisatus; o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens determinator; o Homo sapiens intermissivus; o Homo sapiens agens; o Homo sapiens assistens; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens conscientiologus.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: escala da autodesperticidade ignorada = o fluxo evolutivo não identificado pela conscin na robéxis; escala da autodesperticidade incompreendida = o esquema evolutivo distorcido pela conscin com baixa autocrítica; escala da autodesperticidade compreendida
= o esquema evolutivo aplicado teaticamente pela conscin lúcida.
          Culturologia: a cultura da Despertologia; a cultura da Invexologia; a cultura da Recexologia; a cultura da Parapercepciologia; a cultura da autopesquisa; a cultura da autoconscienciometria; a cultura da autoconsciencioterapia; a cultura da Evoluciologia.
          Histórico. No dia 15 de dezembro de 2011, durante o I Simpósio de Pesquisas do Curso Extensão em Conscienciologia e Projeciologia 2 (ECP2) e da V Qualificação das Equipes do ECP2, organizado pelo Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC), em Foz do Iguaçu (PR), Waldo Vieira (1932–2015) comentou sobre a presença de equipex de parapreceptores (evoluciólogos) auditando a Cognópolis Foz, concluindo em relação à existência de algumas conscins próximas da condição de desperticidade. Naquele momento, Vieira lançou o desafio da assunção da desperticidade em 3 anos.
          PROAD. A partir deste evento várias iniciativas foram desenvolvidas com o objetivo de aprofundar a temática, em especial, do Programa de Aceleração da Desperticidade (PROAD), curso do Conselho de Epicons, realizado pelo CEAEC em parceria com a OIC e a CONSCIUS. O curso possui vários pré-requisitos, visa compreender e acelerar o nível de desassédio e assistência dos participantes. A atividade é estruturada para 10 alunos acompanhados por 2 consciencioterapeutas, 2 conscienciômetras e 2 epicons.
          Casuísticas. Pelo menos 18 intermissivistas fizeram a assunção da desperticidade, a partir de 5 turmas do PROAD (Ano-base: 2021), permitindo maiores debates através das casuísticas, já realizados em tertúlias, círculos mentaissomáticos, cursos da Ação Integrada da CCCI, Epicentrismo em Debate, Cultura Invexológica, entre outras atividades da Conscienciologia.
          Valores. Cada conscin desenvolve a desperticidade a partir de experiências e trafores singulares, sendo impraticável estabelecer padrão homogêneo de condutas e ações para atingir esse nível evolutivo. Contudo, é importante e necessário compreender alguns traços essenciais sustentadores da teática da desassedialidade permanente total, ou seja, elementos comuns às conscins despertas ou pilares da vivência da autodesperticidade.
          Desperticidade. Pela Despertologia, o aprofundamento teórico, das taxologias e das normatizações, é passo indispensável no desenvolvimento de qualquer especialidade. Eis Taxologia de 5 etapas relacionadas à autodesperticidade, citadas em ordem crescente na escala, descritas em 32 itens, elencados em ordem alfabética:
          A. Autoposicionamento pré-despertológico: os primeiros passos do tenepessista veterano rumo à autodesperticidade.
          01. Autoconscienciometria madura.
          02. Docência conscienciológica itinerante.
          03. Epicentrismo incipiente.
          04. Liderança interassistencial voluntária.
          05. Técnica da despertometria.
          06. Técnica do meganível da autoconsciência.
          07. Técnicas da invéxis e da recéxis.
          08. Tenepes em ascensão evolutiva.
          B. Desperticidade básica: os primeiros passos do epicentro consciencial e conscienciólogo veterano na vivência teática da autodesperticidade.
          09. Anticonflituosidade.
          10. Autodefesa energética.
          11. Autorganização consciencial.
          12. Autorretidão cosmoética.
          13. Primeiros 3 anos sem autassédio.
          14. Profilaxiofilia.
          C. Desperticidade composta: a desperticidade conjugada, assentada na aplicação predominante do megatrafor pessoal.
          15. Intelectualidade despertológica.
          16. Liderança despertológica.
          17. Parapsiquismo despertológico.
          18. Primeira década sem autassédio.
          19. Projetabilidade despertológica.
          20. Tenepessismo despertológico.
          D. Desperticidade avançada: a desperticidade veterana, vivenciando os primeiros passos da semiconsciexialidade.
          21. Agenda extrafísica.
          22. Atenção multidividida.
          23. Duas décadas sem autassédio.
          24. Ofiexismo.
          25. Pangrafia.
          26. Paratranse permanente sadio.
          27. Semiconsciexialidade básica.
          E. Desperticidade extrafísica: a desperticidade da consciex líder assistencial.
          28. Assistência aos megassediadores.
          29. Docência titular de Curso Intermissivo.
          30. Intermissão prolongada.
          31. Liderança de resgates na Baratrosfera.
          32. Paraidentidade (identidade extrafísica).


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a escala da autodesperticidade, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Autassédio: Parapatologia; Nosográfico.
          02. Autodesassedialidade: Autoconsciencioterapia; Homeostático.
          03. Bilibertação inversora: Invexologia; Neutro.
          04. Código pessoal de Cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático.
          05. Continuísmo consciencial: Evoluciologia; Homeostático.
          06. Despertometria: Predespertologia; Neutro.
          07. Hierarquização: Experimentologia; Neutro.
          08. Invexograma: Invexometrologia; Neutro.
          09. Ofiexologia: Assistenciologia; Homeostático.
          10. Ortopensenidade: Cosmoeticologia; Homeostático.
          11. Parapsiquismo: Parapercepciologia; Homeostático.
          12. Parapsiquismo intelectual: Parapercepciologia; Homeostático.
          13. Ser desperto: Despertologia; Homeostático.
          14. Sinalética parapsíquica: Parapercepciologia; Homeostático.
          15. Tríade da autodesperticidade: Predespertologia; Homeostático.
  A ESCALA DA AUTODESPERTICIDADE PERMITE À CONSCIN LÚCIDA REALIZAR O AUTODIAGNÓSTICO DO NÍVEL
  EVOLUTIVO, POSSILITANDO PLANEJAR AÇÕES E METAS
     PARA ALCANÇAR A CONDIÇÃO DE SER DESPERTO.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, em qual ponto da escala evolutiva da consciência se encontra? Em qual ponto da escala da autodesperticidade deseja chegar nesta vida?
            Bibliografia Específica:
            1. Alves, Albert; Fonseca, Djalma; Programa de Aceleração da Desperticidade (PROAD) sob o Enfoque da Conscienciometria; Artigo; Glasnost; Revista; Vol. 1; N. 1; Associação Internacional de Conscienciometria Interassistencial (CONSCIUS); Foz do Iguaçu, PR; Julho; 2014, páginas 134 a 155.
            2. Vieira, Waldo; Homo sapiens reurbanisatus; 1.584 p.; 479 caps.; 139 abrevs.; 40 ilus.; 7 índices; 102 sinopses; glos. 241 termos; 7.655 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; página 198.
            4. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vol. I; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 185 e 506.
            5. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 141, 146, 337, 340, 348, 367, 444, 506, 521, 607 e 734 a 748.
                                                                                                                     A. N.