Esbregue Pró-Evolutivo

O esbregue pró-evolutivo é o ato ou efeito de a consciência, intra ou extrafísica, receber e / ou emitir repreensão, advertência, pito, reprimenda, bronca, corrigenda, admoestação impactoterápica, cosmoética e tarística.

Você, leitor ou leitora, já refletiu sobre a pertinência interassistencial de dar ou receber corrigenda pró-evolutiva? Está preparado(a) para a entrevista pós-dessomática com o evoluciólogo de plantão?

      ESBREGUE PRÓ-EVOLUTIVO
                               (INTERASSISTENCIOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O esbregue pró-evolutivo é o ato ou efeito de a consciência, intra ou extrafísica, receber e / ou emitir repreensão, advertência, pito, reprimenda, bronca, corrigenda, admoestação impactoterápica, cosmoética e tarística.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. A palavra esbregue tem origem obscura. O prefixo pro vem do mesmo idioma Latim, pro, “diante de; adiante; antes de; a favor de; em prol de”. O vocábulo evolutivo procede também do idioma Francês, évolutif, de évolution, e este do idioma Latim, evolutio, “ação de percorrer, de desenrolar”. Apareceu em 1873.
          Sinonimologia: 1. Advertência tarística. 2. Chamada impactoterápica. 3. Esbregue interassistencial. 4. Reprimenda cosmoética. 5. Corretivo tarístico.
          Neologia. As 3 expressões compostas esbregue pró-evolutivo, miniesbregue pró-evolutivo e maxiesbregue pró-evolutivo são neologismos técnicos da Interassistenciologia.
          Antonimologia: 1. Elogio pró-evolutivo. 2. Exaltação do trafor. 3. Incentivo traforístico. 4. Esbregue malintencionado.
          Estrangeirismologia: o Autorreflexarium.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à criticidade cosmoética.
          Coloquiologia: o ato de levar sabão em momento oportuno; o ato de passar sermão; o ato de dar puxão de orelha providencial; o fato de levar escovadela reparadora; o ato de espinafrar a conscin incauta; o ato de vestir a carapuça tarística; o ato de explicitar o megatrafar, doa a quem doer.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da heterocriticidade pró-evolutiva; os ortopensenes; a ortopensenidade; a intencionalidade ilibada expressa na autopensenização do autor do esbregue; os criticopensenes; a criticopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os didactopensenes; a didactopensenidade; o holopensene pessoal da ortointencionalidade.
          Fatologia: o esbregue pró-evolutivo; a chamada de atenção objetivando a reciclagem intraconsciencial; o alerta cosmoético do compassageiro evolutivo; o abertismo às heterocríticas construtivas; a reprimenda do médico à conscin desleixada quanto aos exames periódicos; o esbregue do professor ao aluno negligente; a repreensão do preceptor ao educando atrasado; a chamada do consciencioterapeuta ao evoluciente procrastinador dos registros da autopesquisa; a evitação dos mecanismos de defesa do ego (MDEs) ao receber heterocrítica; o “sorriso amarelo” da consciência-alvo da reprimenda; o avestruzismo ingênuo; o ato de sair pela tangente da conscin autocorrupta; o alerta do revisor quanto às correções necessárias não realizadas no texto; a checagem da intenção do autor do esbregue; o cuidado em não colocar a reprimenda a serviço do revanchismo; a satisfação malévola indicando a intencionalidade patológica do heterocriticador; a dosagem da tares de acordo com o fôlego do assistido; a evitação do estupro evolutivo; o histrionismo cosmoético, calculado, do esbregue tarístico; a carraspana mentalsomática corroborada pelo ato de não tremer as mãos; o tom de voz tranquilo ao efetivar o corretivo esclarecedor; a imperturbalidade necessária ao agente da ortorrepreensão; a evitação do carregamento desnecessário nas tintas; o ato de lidar bem com o rebote emocional da consciência receptora do esbregue; a escolha das palavras certas, no momento certo, para efetivar a censura cosmoética; o constrangimento terapêutico; o confrangimento cosmoético; a evitação lúcida da omissão deficitária; a autoconfiança do assistente qualificando a intencionalidade da intervenção tarística; o ato de desdra2                                                        Enciclopédia da Conscienciolo gia matizar tanto a emissão quanto a recepção do esbregue pró-evolutivo; a inteligência evolutiva (IE) explicitada no aceite da reprimenda evolutiva.
         Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o esbregue paradiplomático do evoluciólogo à consciex recentemente dessomada; a reprimenda silenciosa do amparador extrafísico da tenepes, ao cruzar os braços perante tenepessista tíbio; o esbregue intermissivo; a projeção lúcida (PL) vexaminosa; a experiência de quase-morte (EQM) oportunizando o puxão de orelha dos amparadores extrafísicos à consciência incauta.


                                         III. Detalhismo

         Sinergismologia: o sinergismo autocriticidade-heterocriticidade; o sinergismo abertismo consciencial–Debatologia; o sinergismo neofilia-renovação; o sinergismo patológico dos autapriorismos; o necessário sinergismo Impactoterapia-Recexologia; o sinergismo assertividade cosmoética–ortointencionalidade.
         Principiologia: o princípio da descrença (PD) recomendado tanto ao emissor do esbregue, quanto ao receptor; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio do “isso também passa”; o princípio cosmoético de respeitar o nível evolutivo das consciências; o princípio de, na dúvida, abster-se da heterocrítica; o princípio da autenticidade cosmoética; o princípio da Cosmoética Destrutiva.
         Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) qualificando a repreensão pró-evolutiva; o código grupal de Cosmoética (CGC).
         Teoriologia: a teoria da heterocriticidade; a teoria da intencionalidade sadia; a teoria da zona de desconforto; as teorias psicológicas sobre dar e receber feedback; a teática da criticidade sadia e interassistencial; a teoria da verdade relativa de ponta, incentivando a consciência às autorrecins; as teorias conscienciológicas impactoterápicas.
         Tecnologia: as técnicas histriônicas parapedagógicas; a técnica tarística do soco na cara empregada fraternalmente na Impactoterapia; a técnica da parafratura exposta; a técnica do enfrentamento do malestar; a técnica do inventário dos próprios erros (Errologia); a técnica da autorreflexão de 5 horas aplicada ao conteúdo da repreensão; a técnica da banana techique; a técnica da conscin-trafor em contraponto ao esbregue explicitador dos trafares; a técnica da correção imediata dos erros.
         Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico das equipes de revisores e heterocriticadores técnicos.
         Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o trio de laboratórios mentaissomáticos Holociclo, Holoteca e Tertuliarium; o laboratório conscienciológico da Paradireitologia; o laboratório conscienciológico Serenarium; o laboratório conscienciológico da proéxis.
         Colegiologia: o Colégio Invisível dos Consciencioterapeutas; o Colégio Invisível da Parapedagogia; o Colégio Invisível da Interassistenciologia; o Colégio Invisível da Conscienciometria.
         Efeitologia: o efeito impactante do esbregue pró-evolutivo; o efeito da crise de crescimento gerada pela tares; o efeito cumulativo dos esbregues impulsionadores das autorrecins; a retomada das diretrizes da autoproéxis enquanto efeito da tares assertiva; o efeito autobenigno da antivitimização.
         Neossinapsologia: as neossinapses resultantes da autorreflexão sobre a bronca tarística recebida.
         Ciclologia: o ciclo das autorreflexões.
         Enumerologia: a corrigenda reeducativa dos pais; a corrigenda pedagógica dos professores; a corrigenda norteadora do preceptor; a corrigenda assertiva do parceiro afetivo; a corrigenda tarística dos compassageiros evolutivos; as corrigendas autestruturadoras das autorrecins; a corrigenda cosmoética dos amparadores extrafísicos.
          Binomiologia: o binômio morder-assoprar; o binômio fornecer crítica–receber crítica; o binômio admiração-discordância; o binômio autoimperdoador-heteroperdoador; o binômio escutar-ponderar; o binômio autorreflexão-reatividade; o binômio assistido-assistente.
          Interaciologia: a interação feedback impactoterápico–solilóquio autorreciclador; a interação apreço pela autolucidez–opção pelo autodesassédio; a interação assistente-assistido; a interação alerta pró-evolutivo–autorreflexão profunda; a interação autanálise-heteranálise; a interação autenfrentamento lúcido–autorreciclagem programada; a interação solilóquio-autexposição.
          Crescendologia: o crescendo das reciclagens intraconscienciais; o crescendo tacon-tares; o crescendo intenção patológica–intenção dúbia–intenção cosmoética.
          Trinomiologia: o trinômio conhecer-avaliar-criticar; o trinômio escutar-refletir-reciclar.
          Polinomiologia: o polinômio crítica-pesquisa-cognição-realismo; a lucidez do autor da corrigenda quanto ao polinômio pessoa certa–local correto–momento oportuno–informação providencial; o polinômio autoconsciencioterápico autoinvestigação-autodiagnóstico-autenfrentamento-autossuperação.
          Antagonismologia: o antagonismo heterocrítica benéfica / heterocrítica maléfica; o antagonismo encantoamento cosmoético / encantoamento anticosmoético; o antagonismo esbregue humilhante / esbregue tarístico; o antagonismo estupro evolutivo / corretivo cosmoético; o antagonismo omissão deficitária / omissão superavitária (omissuper); o antagonismo conluio anticosmoético / glasnost consciencial; o antagonismo constrangimento íntimo / constrangimento público.
          Paradoxologia: o paradoxo de o esbregue cosmoético poder gerar euforia; o paradoxo amizade-debate.
          Legislogia: a lei do maior esforço em dar e receber feedback tarístico.
          Filiologia: a heterocriticofilia; a reeducaciofilia; a autocogniciofilia; a evoluciofilia; a proexofilia; a autoconscienciometrofilia; a reciclofilia; a autocriticofilia.
          Fobiologia: a criticofobia superada; a autopesquisofobia na base da rejeição às heterocríticas.
          Sindromologia: a síndrome de Poliana dificultando o esbregue cosmoético.
          Holotecologia: a criticoteca; a cognoteca; a conscienciometroteca; a mentalsomatoteca; a assistencioteca; a consciencioterapeuticoteca; a proexoteca.
          Interdisciplinologia: a Interassistenciologia; a Reeducaciologia; a Ortopensenologia; a Autopesquisologia; a Paradiplomacia; a Histrionologia; a Discernimentologia; a Conscienciometrologia; a Recinologia; a Autodescrenciologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial.
          Masculinologia: o heterocriticador cosmoético; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a heterocriticadora cosmoética; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a cons4                                                             Enciclopédia da Conscienciolo gia cienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens altruisticus; o Homo sapiens analyticus; o Homo sapiens argumentator; o Homo sapiens authenticus; o Homo sapiens convictus; o Homo sapiens indisciplinatus; o Homo sapiens exemplologus.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: miniesbregue pró-evolutivo = a reprimenda do consciencioterapeuta ao evoluciente; maxiesbregue pró-evolutivo = a pararreprimenda do evoluciólogo ao intermissivista recém-dessomado.
          Culturologia: a cultura da transparência; a cultura do feedback; a cultura da explicitação da intraconsciencialidade.
          Tipologia. Eis, por exemplo, em ordem alfabética, 7 tipos de reprimendas cosmoéticas passíveis de serem emitidas e / ou recebidas pelas conscins com abertismo às interlocuções tarísticas:
          1. Esbregue conscienciométrico: os feedbacks incisivos durante a técnica da conscin-cobaia voluntária; a evidenciação das incoerências entre os autotrafores e autotrafares durante a heteranálise conscienciométrica.
          2. Esbregue consciencioterápico: o chamamento ao autorrealismo do evoluciente; a cobrança assistencial das tarefas terapêuticas; a impactetoterapia calculada.
          3. Esbregue interduplista: a reclamação ponderada manifesta ao duplista displicente.
          4. Esbregue paradiplomático: os pareceres admoestatórios da União Internacional das Instituições Conscienciocêntricas Internacionais (UNICIN); as recomendações assertivas do Apoio a Voluntários e Alunos (AVA).
          5. Esbregue parental: os pitos paternos; a punição adequada à criança birrenta; a repreensão carinhosa, porém firme, dos avós.
          6. Esbregue revisístico: o reparo do texto indicado de maneira enfática, alertando para a banalização do confor em questão; o feedback realista, tarístico, no osso, durante revisão do livro pessoal; a recusa do artigo submetido a evento científico, com base na superficialidade da abordagem temática.
          7. Esbregue tertuliário: a explicitação do ato anticosmoético alheio online; a resposta impactoterápica à pergunta do tertuliano curioso; o esbregue orientador, público, ao intermissivista inadaptado.
          Antievoluciologia. Nem todo esbregue é pró-evolutivo ou interassistencial, a exemplo das corrigendas anticosmoéticas cruéis, ainda vigentes no início do Século XXI, em culturas específicas: o apedrejamento de mulheres consideradas adúlteras; a pena de morte; a queima de arquivo na ação de grupos de extermínio; o açoitamento enquanto punição legal. Eliminemos nossas barbáries.


                                             VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o esbregue pró-evolutivo, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
         01. Autoconstrangimento cosmoético mínimo: Cosmoeticologia; Nosográfico.
         02. Binômio empatia-assertividade: Conviviologia; Homeostático.
         03. Centrifugação do egão: Egologia; Homeostático.
         04. Consciência crítica cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático.
         05. Constrangimento cosmoético: Autocriticologia; Homeostático.
         06. Crítica benéfica: Autodiscernimentologia; Homeostático.
         07. Diálogo desassediante: Interassistenciologia; Homeostático.
         08. Esclarecimento interpares: Interassistenciologia; Homeostático.
         09. Impactoterapia: Paraterapeuticologia; Homeostático.
         10. Informação esclarecedora: Parapedagogiologia; Homeostático.
         11. Megaexplicitação cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático.
         12. Opção pela correção: Opciologia; Homeostático.
         13. Orgulho teimoso: Perdologia; Nosográfico.
         14. Pseudoindignidade: Cosmoeticologia; Neutro.
         15. Qualidade da intenção: Intencionologia; Neutro.
 O ESBREGUE, QUANDO COSMOÉTICO E TARÍSTICO, REPRESENTA APORTE ASSISTENCIAL À CONSCIÊNCIA LÚCIDA, MOTIVADA QUANTO ÀS AUTORRECINS PROFUNDAS
 INDISPENSÁVEIS AO INCREMENTO HOLOMATUROLÓGICO.
         Questionologia. Você, leitor ou leitora, já refletiu sobre a pertinência interassistencial de dar ou receber corrigenda pró-evolutiva? Está preparado(a) para a entrevista pós-dessomática com o evoluciólogo de plantão?
                                                                                             E. M. M.