Ensino

O ensino é o ato ou efeito de ensinar ou a transferência de conhecimento e informação correta.

Você já vive a coexistência de professor e aluno, ou professora e aluna permanentemente? Já se conscientizou do esforço de colocar a Megaescola Terrestre à frente do Mega-hospital Terrestre?

      ENSINO
                                     (EVOLUCIOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. O ensino é o ato ou efeito de ensinar ou a transferência de conhecimento e informação correta.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo ensino vem do idioma Latim, insignare, “pôr marca; distinguir; assinalar”. Surgiu no Século XIII.
          Sinonimologia: 1. Educação. 2. Instrução. 3. Pedagogia. 4. Didática. 5. Magistério. 6. Docência. 7. Aprendizagem. 8. Ciência da Educação. 9. Assistência educacional.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 14 cognatos derivados do vocábulo ensino: desensinador; desensinamento; desensinar; desensino; ensinação; ensinada; ensinadela; ensinado; ensinador; ensinamento; ensinança; ensinar; paraensino; superensino.
          Neologia. As duas expressões compostas superensino formal e paraensino parapsíquico são neologismos técnicos da Evoluciologia.
          Antonimologia: 1. Desensino. 2. Deseducação. 3. Ignorância. 4. Ignorantismo. 5. Apedeutismo. 6. Dogmática. 7. Lavagem subcerebral. 8. Discência. 9. Desassistência educacional.
          Estrangeirismologia: o ensino circular ou egklúklios paideia; o know-how evolutivo; o neomodus operandi da existência humana.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, especificamente do autodiscernimento mentalsomático.
          Megapensenologia. Eis 4 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Estudo: eis tudo. Os fatos ensinam. Quem reeduca, reapreende. Existem ensinamentos estupidificadores.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da evolução autoconsciente.
          Fatologia: o ensino; a técnica do ensino; o principal meio de educação; a educabilidade da conscin; a educação dos infantes; a reeducação dos adultos; o trabalho com computadores, televisões e vídeos; a liberdade de escolha durante as aulas sem impor atividades aos alunos; o emprego da Tecnologia contra a cola e o plágio interneteiro; o desenvolvimento mentalsomático; as lições; o currículo escolar; o professorado; o diploma; as solenidades; o abertismo consciencial; a antidogmática; o ensino isento de sectarismos religiosos ou políticos; a educação sem inculcação; o bom humor didático; o respeito à inteligência alheia; o limite da irreverência sem o excesso da ironia; as repetições didáticas; a itinerância pedagógica; os ganchos intelectuais; os infográficos; o esforço de tornar o consumidor, homem ou mulher, consciente; a inteligência evolutiva (IE); o ideal de mudar para melhor a faixa evolutiva da consciência; a tarefa do esclarecimento (tares); o primeiro momento de aprender a ensinar, o segundo momento de ensinar a aprender.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; as energias conscienciais (ECs) na força presencial do professor ou professora.


                                         III. Detalhismo

          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Evoluciologia; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Paraeducação; o laboratório conscienciológico do Curso Intermissivo (CI).
          Neossinapsologia: o ato de ensinar estimulando as neossinapses além das modernas práticas pedagógicas (tradicional, progressista, construtivista e outras).
          Enumerologia: o ensinamento; a instrução; a educação; o amestramento; o treinamento; a cultura; a civilidade. O ensino laico; o corpo docente; a liberdade de ensino; a metodologia didática; o livro didático; o ato de administrar ensino; o ato de dar lição.
          Binomiologia: o binômio ensino-autoverbação; o binômio admiração-discordância; o binômio interativo professor-aluno.
          Interaciologia: a interação professor-aluno; a interação pedagogo-parapedagogo.
          Trinomiologia: o trinômio ensino-fala-exemplificação; o trinômio didática-correção-encorajamento; o trinômio analisar-classificar-avaliar.
          Polinomiologia: o polinômio escritório–sala de aula–Holociclo–Holoteca.
          Antagonismologia: o antagonismo docência / discência; o antagonismo ensino / desensino; o antagonismo educação / deseducação; o antagonismo apedeutismo / erudição.
          Politicologia: a gestão democrática.
          Filiologia: a enciclopediofilia.
          Mitologia: o combate aos megamitos de todos os tipos.
          Holotecologia: a pedagogoteca; a encicloteca; a mentalsomatoteca.
          Interdisciplinologia: a Evoluciologia; a Mentalsomatologia; a Holomaturologia; a Comunicologia; a Parapedagogiologia; a Grupocarmologia; a Ressomatologia; a Holofilosofia; a Verbaciologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; a conscin anticoercitiva; o ser desperto; o ser interassistencial; a semiconsciex; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o mestre; o professor; o preceptor; o educador; o reeducador; o semperaprendente; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o cético otimista cosmoético (COC).
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a mestra; a professora; a preceptora; a educadora; a reeducadora; a semperaprendente; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a cética otimista cosmoética (COC).
          Hominologia: o Homo sapiens insignitor; o Homo sapiens magister; o Homo sapiens democraticus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens rationabilis; o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens epicentricus; o Homo sapiens progressivus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: superensino formal = aquele transmitido nos educandários convencionais de todas as naturezas; paraensino parapsíquico = aquele transmitido pelos educandários ou as Instituições Conscienciocêntricas (ICs) da Conscienciologia.
          Cosmovisiologia. Sob a ótica da Holomaturologia, a partir do princípio de a consciência ser complexa, multifacética ou poliédrica, não se pode cogitar, logicamente, de instrui-la, em nenhuma idade física ou condição social, de maneira simplista, reducionista ou vegetativa. Em primeiro lugar, a cosmovisão das realidades e pararrealidades se impõe de modo prioritário para todo semperaprendente, abarcando os pais, os administradores, os docentes e pupilos de ambos os gêneros, vivendo, experienciando e se instruindo, ao mesmo tempo, na condição de cobaias nas pesquisas em laboratórios e nos campi, na demanda da evolução e do bem-estar de todos.
          Vivenciologia. Segundo a Evoluciologia, o complexo do ensino compõe importante conjunto de vivências pessoais, grupais, afins, decisivas e simultâneas, por exemplo, estas 15 dispostas na ordem alfabética:
          01. Autodidatismo: a autodidaxia permanente enriquecida pelos Colégios Invisíveis da Ciência.
          02. Cosmoeticologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) aplicado em todas as instâncias.
          03. Didática: a estrutura da Infocomunicologia de ponta, em busca da libertação do ego de si mesmo, ou abrindo-se para a fraternidade.
          04. Docência: a vocação do mestre homem ou mulher, para a dedicação ou abnegação do magistério.
          05. Educação: com o predomínio da reeducação evolutiva e consequente ressocialização.
          06. Empreendedorismo: a administração dos atos de lecionar sem a ganância da indústria espúria da educação.
          07. Evolução: a progressão cosmoética conjunta da mentalidade de todos os cidadãos.
          08. Exemplificação: o princípio do exemplarismo pessoal (PEP) vivido.
          09. Famílias: os núcleos sociais, ou seja, o familiar, o profissional, o esportivo e o consciencial propriamente dito.
          10. Holofilosofia: a Política moral e profissional permeando todos os ambientes.
          11. Instrução: a informação a partir da estrutura detalhista da aprendizagem.
          12. Pedagogia: o holopensene do educandário organizado criativamente em todos os setores, estimulando a inventividade e a Heuristicologia.
          13. Puericultura: o acolhimento e o encaminhamento dos infantes em geral.
          14. Tares: a tarefa do esclarecimento além da tacon, da síndrome do infantilismo e do populismo demagógico.
          15. Teática: as aulas teórias e práticas repetitivas e dinâmicas.
          Conclusão. Os arrazoados precedentes conduzem à evidente conclusão temporária: além das etnias, das culturas particulares e das fronteiras impostas pelo renascimento nesta dimensão humana, o saber polimórfico e libertador há de ser, racionalmente, o desiderato de todos.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 7 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o ensino, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          1. Abertismo consciencial: Evoluciologia; Homeostático.
            2.  Antidogmática: Comunicologia; Homeostático.
            3.  Aula de Conscienciologia: Parapedagogiologia; Homeostático.
            4.  Informação esclarecedora: Parapedagogiologia; Homeostático.
            5.  Prova Geral de Conscienciologia: Parapedagogiologia; Homeostático.
            6.  Tempo dos Cursos Intermissivos: Parapedagogiologia; Homeostático.
            7.  Tertúlia conscienciológica: Parapedagogiologia; Neutro.
   O ENSINO, A EDUCAÇÃO E A PEDAGOGIA SE IMPÕEM
        NA CONDIÇÃO DE REALIDADE DE TODO DIA PARA
  QUEM FEZ O CURSO INTERMISSIVO PRÉ-RESSOMÁTICO
      E BUSCA EXECUTAR ALGUM TIPO DE MAXIPROÉXIS.
            Questionologia. Você já vive a coexistência de professor e aluno, ou professora e aluna permanentemente? Já se conscientizou do esforço de colocar a Megaescola Terrestre à frente do Mega-hospital Terrestre?
            Filmografia Específica:
            1. Escritores da Liberdade. Título Original: Freedom Writers. País: Alemanha; & EUA. Data: 2007. Duração: 123 min. Gênero: Drama. Idade (censura): 12 anos. Idioma: Inglês. Cor: Colorido. Legendado: Inglês; & Português (em DVD). Direção: Richard LaGravenese. Elenco: Hilary Swank; Patrick Dempsey; Scott Glenn; Imelda Staunton; & April L. Hernandez. Produção: Danny DeVito; Michael Shamberg; Stacey Sher; & Hilary Swank (produtora executiva). Desenho de Produção: Laurence Bennett. Direção de Arte: Peter Borck. Roteiro: Richard LaGravenese, baseado no livro The Freedom Writers Diary: How a Teacher and 150 Teens Used Writing to Change Themselves and the World Around Them dos Freedom Writers e de Erin Gruwell. Fotografia: Jim Denault. Música: Mark Isham. Montagem: David Moritz. Cenografia: Mike Malone. Efeitos Especiais: Engine Room; Lola Visual Effects; & Pacific Title and Art Studio. Companhia: Paramount Pictures; Double Feature Films; MTV Films; Jersey Films; & Kernos Filmproduktionsgesellschaft & Company. Outros dados: Filme baseado em fatos. Sinopse: Jovem professora, em ambiente escolar conturbado, tenta inspirar alunos a aprender mais sobre tolerância, valorizar a si mesmos e a dar continuidade aos estudos.
            2. O Clube do Imperador. Título Original: The Emperor’s Club. País: EUA. Data: 2002. Duração: 110 min. Gênero: Drama. Idade (censura): 12 anos. Idioma: Inglês. Cor: Colorido. Legendado: Português (em DVD). Direção: Michael Hoffman. Elenco: Kevin Kline; Emile Hirsch; Embeth Davidtz; Rob Morrow; & Edward Herrmann. Produção: Marc Abraham; & Andrew S. Karsch. Desenho de Produção: Patrizia von Brandenstein. Direção de Arte: Dennis Bradford. Roteiro: Neil Tolkin, baseado no história The Palace Thief de Ethan Canin. Fotografia: Lajos Koltai. Música: James Newton Howard. Montagem: Harvey Rosenstock. Cenografia: George DeTitta Jr.; & Beth Kushnick. Efeitos Especiais: Illusion Arts. Companhia: Beacon Communications; Fine Line Features; Horsepower Films; LivePlanet; Longfellow Pictures; & Sidney Kimmel Entertainment. Sinopse: O fim depende do começo! Este é o lema do colégio de rapazes St. Benedict’s, frequentado pela nata da sociedade americana. É neste ambiente, com alicerces de tradição e honra, onde leciona o professor Hundert, em cujas as aulas a emoção e a alegria estão sempre presentes. Porém, o arrogante aluno Sedgewick, filho de respeitado senador, inicia guerra particular com o mestre.
            3. O Sorriso de Monalisa. Título Original: Mona Lisa Smile. País: EUA. Data: 2003. Duração: 117 min. Gênero: Drama. Idade (censura): 12 anos. Idioma: Inglês; & Italiano. Cor: Colorido. Legendado: Chinês; Coreano; Espanhol; Inglês; Português; & Tailandês (em DVD). Direção: Mike Newell. Elenco: Julia Roberts; Kirsten Dunst; Julia Stiles; & Maggie Gyllenhaal. Produção: Elaine Goldsmith-Thomas; Paul Schiff; & Deborah Schindler. Desenho de Produção: Jane Musky. Direção de Arte: Patricia Woodbridge. Roteiro: Lawrence Konner; & Mark Rosenthal. Fotografia: Anastas N. Michos. Música: Rachel Portman. Montagem: Mick Audsley. Cenografia: Susan Bode. Efeitos Especiais: Framestore CFC. Companhia: Columbia Pictures Corporation; Revolution Studios; & Red Om Films. Sinopse: Professora de História da Arte está decidida a confrontar antigos costumes de tradicional escola para moças.