Empatia Multidimensional na Saúde

A empatia multidimensional na saúde é a capacidade interassistencial do profissional atuante na área médica, homem ou mulher, dedicar-se à compreensão holossomática do paciente, visando à intervenção diagnóstica e terapêutica, em trabalho conjunto ao amparador extrafísico de função.

Você, leitor ou leitora, profissional de saúde, já se predispôs a desenvolver a empatia multidimensional, em parceria com o amparador de função? De 1 a 5, em qual nível se situa quanto à lucidez da assistência prestada?

      EMPATIA          MULTIDIMENSIONAL NA                  SAÚDE
                                (PARAPERCEPCIOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. A empatia multidimensional na saúde é a capacidade interassistencial do profissional atuante na área médica, homem ou mulher, dedicar-se à compreensão holossomática do paciente, visando à intervenção diagnóstica e terapêutica, em trabalho conjunto ao amparador extrafísico de função.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O vocábulo empatia vem do idioma Inglês, empathy, traduzida do idioma Alemão, einfühlung, e esta do idioma Grego, empátheia, “paixão”. Surgiu no Século XX. O elemento de composição multi deriva do idioma Latim, multus, “muito; numeroso; em grande quantidade; extenso; espaçoso; importante; considerável”. O termo dimensão procede também do idioma Latim, dimensio, “dimensão; medida”. Apareceu no Século XVI. A palavra dimensional surgiu no Século XIX. O vocábulo saúde provém do mesmo idioma Latim, salus, “salvação; conservação (da vida); afastamento do perigo; vida”. Apareceu no Século XIII.
          Sinonimologia: 1. Empatia pluridimensional na saúde. 2. Acolhimento multidimensional na saúde.
          Neologia. As 3 expressões compostas empatia multidimensional na saúde, empatia multidimensional básica na saúde e empatia multidimensional avançada na saúde são neologismos técnicos de Parapercepciologia.
          Antonimologia: 1. Empatia monodimensional na saúde. 2. Empatia convencional na saúde.
          Estrangeirismologia: o full measure do paciente; o link interconsciencial entre profissional e paciente; o rapport potencializado pela empatia; o decoding and encoding; o insight sobre o atendido.
          Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à qualificação das interações multidimensionais na área da saúde.
          Megapensenologia. Eis 3 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Paciente: conscin singular. Terapeuta: conscin-medicamento atuante. Compreensão: ferramenta terapêutica.
          Coloquiologia: a desconstrução da falácia sei como você se sente pois já passei por isso.
          Citaciologia. Eis, na ordem cronológica, duas citações pertinentes ao tema: – Uma das mais importantes tarefas do médico é a de compreender, através do que o doente lhe expressa, o que ele realmente pretende dizer (…) criar uma atmosfera que permita ao doente expressar os seus problemas ajuda não só o médico, na sua tarefa de fixar o diagnóstico desses problemas, como também o doente a lidar com eles (Michael Balint, 1896–1970). Não se pode ter a compreensão de uma experiência com a doença sem também entender a pessoa que a sofre (Ian McWhinney, 1926–2012).
          Ortopensatologia: – “Empatia. A melhor empatia é a nascida da amabilidade e benevolência”. “A falta de empatia é a falta de discernimento”. “Até a empatia apresenta a gradação da afinidade interpessoal”.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene da intercompreensão multidimensional; o holopensene pessoal da Parapercepciologia; o holopensene pessoal da interassistencialidade; o holopensene pessoal fraterno e acolhedor; o holopensene pessoal da escuta altruísta; a higidez pensênica com o intuito de promover a assistência, livre de julgamentos e condicionamentos; o abertismo autopensênico às parapercepções; a autopensenização afinizada com o amparador; os paratecnopensenes advindos da parceria entre amparador e assistente; a paratecnopensenidade; a atenção à modificação da autopensenidade auxiliando no paradiagnóstico; o holopensene da saúde consciencial; o holopensene da saúde holossomática; o materpensene de saúde integral.
         Fatologia: o foco pleno no paciente; a vontade decidida, sincera e cosmoética de compreender para ajudar o atendido na autocura; a demonstração autêntica de interesse e disponibilidade para ouvir; a atenção à comunicação verbal e não verbal durante o atendimento; a observação e estudo dos modos de pensar, de sentir e de reagir do paciente; o respeito do profissional da saúde pelos valores do público atendido, sem ferir os próprios valores; o Universalismo; a evitação de julgamentos não assistenciais; o questionamento aberto levando à reflexão e às autescolhas lúcidas por parte do paciente, evitando fórmulas prontas; o reconhecimento e a valorização dos sentimentos do paciente; a narrativa do paciente permitindo ao mesmo a compreensão de pontos cegos; a viabilização de neoperspectivas de solução; o investimento do profissional da saúde na autoconscienciometria; a gestão das próprias emoções; o ato de manter o foco na patologia do assistido com tranquilidade; o anticomocionalismo quando em ressonância com a emoção doentia; o abertismo consciencial; a autoconscientização holossomática; o desenvolvimento da hiperacuidade; o autoinvestimento evolutivo do profissional através da participação em dinâmicas parapsíquicas e cursos conscienciológicos; o registro rotineiro das parapercepções levando à identificação de padrões de manifestação nos atendimentos; a convicção de estar multidimensionalmente acompanhado; o desenvolvimento do senso de minipeça interassistencial; o exemplarismo para os colegas de profissão; a Higiene Consciencial.
         Parafatologia: a empatia multidimensional na saúde; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático antes, durante e depois de cada atendimento; o desenvolvimento da sinalética energética e parapsíquica pessoal; o investimento do amparador de função no desenvolvimento parapsíquico do profissional; a qualificação da comunicação com o amparador extrafísico de função; a assistência multidimensional favorecendo as recins do profissional; a recolha holossomática de informações; a clarividência; a clariaudiência; a parapercepção impressiva; a paraatenção às informações extrafísicas relevantes; a percepção das energias conscienciais (ECs) de pacientes, conscins presentes e companhias extrafísicas; a assimilação simpática de energias enquanto ferramenta de diagnóstico e terapêutica; a desassimilação energética; a iscagem lúcida; o encaminhamento para a tenepes.


                                          III. Detalhismo

         Sinergismologia: o sinergismo Medicina-conscienciofilia; o sinergismo autoconhecimento-empatia; o sinergismo empatia multidimensional–conhecimento técnico; o sinergismo empatia-tares; o sinergismo empatia do profissional–empoderamento do paciente.
         Principiologia: o princípio da empatia evolutiva; o princípio da autocura; o princípio do aperfeiçoamento contínuo; o princípio da descrença (PD); o princípio da interassistência multidimensional.
         Codigologia: a inclusão da empatia no código pessoal de Cosmoética (CPC); o código do Juramento de Hipócrates.
         Teoriologia: a teoria do paradigma consciencial; a teoria da saúde consciencial.
         Tecnologia: a técnica da escuta ativa; a técnica da checagem holossomática; a técnica de sentir-se na pele do paciente; a técnica da assim e desassim; a técnica da atenção dividida.
         Voluntariologia: o voluntariado interassistencial pessoal; o voluntariado pesquisador; o voluntariado na área da saúde; os voluntários da Conscienciologia.
         Laboratoriologia: o laboratório consciencial da vida profissional na área da saúde; o laboratório conscienciológico da vida cotidiana diuturna; o laboratório conscienciológico do estado vibracional; o laboratório conscienciológico da Autossinaleticologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico grupal Acoplamentarium; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível da Parapercepciologia; o Colégio Invisível da Pensenologia; o Colégio Invisível da Pacifismologia; o Colégio Invisível da Megafraternologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia.
          Efeitologia: os efeitos terapêuticos da compreensibilidade rompendo o sentimento de isolamento vivenciado pelo enfermo.
          Neossinapsologia: as neossinapses da empatia desenvolvidas a partir das autopesquisas; as neossinapses advindas do autenfrentamento lúcido; as neossinapses geradas pelo convívio com diferentes formas de pensenizar; a criação de neossinapses a partir da interação com o amparador de função; o abertismo consciencial para neoapreensões das pararrealidades por meio de neossinapses; as neossinapses derivadas das paraneossinapses inatas; as neossinapses interassistenciais alcançadas pela vivência da empatia multidimensional.
          Ciclologia: o ciclo processual da empatia multidimensional escuta–acoplamento–conexão com o amparador de função–compreensão–ortocomunicação–assistência ampliada.
          Enumerologia: a capacidade de acolher fraternalmente; a capacidade de escutar ativamente; a capacidade de apreender a linguagem não verbal; a capacidade de captar as emoções; a capacidade de acoplar energeticamente; a capacidade de conectar-se ao amparo extrafísico; a capacidade de compreender o paciente. O ato de perguntar e estar em silêncio levando à reflexão; o ato de validar a narrativa do paciente; o ato de reformular neoperspectivas de solução; o ato de fazer a assimilação simpática de energias; o ato de sustentar a Higiene Consciencial; o ato de partilhar o holopensene terapêutico; o ato de promover a autocura.
          Binomiologia: o binômio conhecimento acadêmico–paraconhecimento; o binômio compreender–ser compreendido; o binômio ouvir mais–falar menos.
          Interaciologia: a interação conexão com amparador de função–parapsiquismo expandido; a interação hiperacuidade parapsíquica–acurácia diagnóstica; a interação autopensenidade-heteropensenidade no ato assistencial; a interação compreensão do paciente–conhecimento técnico auxiliando no entendimento da experiência do assistido com a doença.
          Crescendologia: o crescendo conhecimento teórico do paradigma consciencial–teática evolutiva.
          Trinomiologia: o trinômio sensação de ser compreendido–vivência de holopensene terapêutico–Higiene Consciencial.
          Polinomiologia: o polinômio abertismo consciencial–altruísmo cosmoético–autoconfiança–otimismo–pacificação íntima; o polinômio das dimensões da empatia multidimensional cognitiva-afetiva-comportamental-moral-parapsíquica.
          Antagonismologia: o antagonismo profissional cascagrossa / profissional lúcido quanto a multidimensionalidade.
          Paradoxologia: o paradoxo de a empatia com o outro ampliar a consciência de si; o paradoxo de vivenviar o anticomocionalismo simultaneamente à abertura para as emoções do paciente.
          Politicologia: a política do modelo clínico centrado no paciente; a autopesquisocracia; a discernimentocracia; a lucidocracia; a parapercepciocracia; a conscienciocracia; a interassistenciocracia; a cosmoeticocracia.
          Legislogia: a lei da empatia; a lei do maior esforço aplicada à criação de empatia em prol do assistido; a lei do maior esforço autopesquisístico; a lei evolutiva da interassistencialidade; as leis da Cosmoeticologia.
          Filiologia: a assistenciofilia; a homeostaticofilia; a parapsicofilia; a comunicofilia; a interaciofilia; a conscienciofilia; cosmoeticofilia.
          Fobiologia: a conscienciofobia; a interaciofobia; a comunicofobia; a nosofobia; a assistenciofobia; a parapsicofobia; a teaticofobia; a errofobia; o medo do autenfrentamento.
          Sindromologia: a síndrome da infradotalidade energética (cascagrossismo); a síndrome da robotização existencial; a síndrome do autismo anulando a empatia; a síndrome de burnout; a síndrome da autossantificação dificultadora do autenfrentamento da realidade consciencial.
          Maniologia: a mania de ouvir sem escutar; a mania de criticar; a mania de decidir pelo outro; a egomania; a autassediomania; a apriorismomania.
          Holotecologia: a comunicoteca; a energoteca; a holisticoteca; a interassistencioteca; a medicinoteca; a semioteca; a terapeuticoteca; a paraterapeuticoteca; a cosmoeticoteca.
          Interdisciplinologia: a Parapercepciologia; a Terapeuticologia; a Interassistenciologia; a Comunicologia; a Energossomatologia; a Autopesquisologia; a Acoplamentologia; a Desassediologia; a Homeostaticologia; a Cosmoeticologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin empática; a conscin esponja energética; a isca humana inconsciente; a conscin casca grossa; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial.
          Masculinologia: o profissional de saúde; o médico; o enfermeiro; o psicólogo; o consciencioterapeuta; o assistente social; o fisioterapeuta; o dentista; o higienista oral; o terapeuta da fala; o terapeuta ocupacional; o nutricionista; o farmacêutico; o técnico de análises; o atendente administrativo; o aluno de profissional de saúde; o conscienciólogo.
          Femininologia: a profissional de saúde; a médica; a enfermeira; a psicóloga; a consciencioterapeuta; a assistente social; a fisioterapeuta; a dentista; a higienista oral; a terapeuta da fala; a terapeuta ocupacional; a nutricionista; a farmacêutica; a técnica de análises; a atendente administrativa; a aluna de profissional de saúde; a consciencióloga.
          Hominologia: o Homo sapiens empathopensenicus; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens communicator; o Homo sapiens paraperceptivus; o Homo sapiens accouplementator; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens despertus; o Homo sapiens universalis.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: empatia multidimensional básica na saúde = a desenvolvida pelo profissional parapsíquico jejuno, ainda carente de maior nível de paratecnicidade e autopesquisa; empatia multidimensional avançada na saúde = a alcançada pelo profissional com base na autoparaperceptibilidade veterana e funcional, em parceria consciente com o amparo técnico de função.
          Culturologia: a cultura da empatia; a cultura do acolhimento interassistencial; o abertismo cultural; a cultura da hiperacuidade consciencial; a cultura parapsíquica; a cultura do autodomínio bioenergético; a cultura do emprego das energias conscienciais visando à melhoria do desempenho terapêutico; a cultura da prestação de assistência multidimensional; a cultura da saúde holossomática; a cultura da autocura.
          Elenco. Pela ótica da Interconscienciologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 8 tipos de personagens passíveis de interagirem, isoladamente ou em conjunto, com o profissional da área da saúde, lúcido quanto ao emprego do parapsiquismo interassistencial:
          1. Amparador de função: técnico especialista extrafísico.
          2. Amparador do paciente: coassistente extrafísico.
          3. Assediadores do paciente: consciexes assistíveis vinculadas ao atendido.
          4. Assediadores pessoais: consciexis assistíveis do grupocarma do profissional.
          5. Consciexes afins: consciências extrafísicas afinizadas ao holopensene do atendimento.
          6. Conscins afins: alunos; profissionais auxiliares; acompanhantes dos pacientes.
          7. Paciente: conscin alvo inicial da interassistência.
          8. Paralunos: paraintermissivistas; consciexes com holobiografia na área da saúde.
          Taxologia. Sob a ótica da Multidimensiologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 8 condições capazes de interferir na saúde holossomática do paciente, homem ou mulher, devendo ser consideradas pelo profissional da saúde:
          1. Crenças: os dogmas e distorções cognitivas.
          2. Higiene Consciencial: o nível de auto e heterodesassedialidade.
          3. Holocarma: as interprisões e recomposições grupocármicas.
          4. Holossoma: a interinfluência dos veículos de manifestação.
          5. Mesologia: os determinantes sociais de saúde.
          6. Paragenética: a herança multiexistencial.
          7. Proéxis: o nível de completismo existencial.
          8. Serialidade: o ciclo evolutivo singular de cada consciência.


                                                 VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a empatia multidimensional na saúde, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Acolhimento universal: Interassistenciologia; Homeostático.
          02. Acoplador energético: Energossomatologia; Homeostático.
          03. Atenção dividida: Mentalsomatologia; Homeostático.
          04. Atitude pró-amparador extrafísico: Interassistenciologia; Homeostático.
          05. Ausculta pensênica: Pesquisologia; Neutro.
          06. Autoconfiança parapsíquica: Parapercepciologia; Homeostático.
          07. Binômio assim-desassim: Energossomatologia; Homeostático.
          08. Binômio empatia-assertividade: Conviviologia; Homeostático.
          09. Comunicação interassistencial: Comunicologia; Homeostático.
          10. Empatia interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
          11. Holopensene consciencial terapêutico: Assistenciologia; Homeostático.
          12. Mapeamento da sinalética: Autossinaleticologia; Neutro.
          13. Medicina Integrativa Holossomática: Terapeuticologia; Homeostático.
          14. Multidimensionalidade consciencial: Parapercepciologia; Homeostático.
          15. Senso de multidimensionalidade pessoal: Parapercepciologia; Neutro.
 AO CULTIVAR A EMPATIA MULTIDIMENSIONAL NA RELAÇÃO COM OS PACIENTES, O PROFISSIONAL DA SAÚDE
 QUALIFICA A INTERASSISTENCIALIDADE E POTENCIALIZA
     O DESENVOLVIMENTO DO PARAPSIQUISMO PESSOAL.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, profissional de saúde, já se predispôs a desenvolver a empatia multidimensional, em parceria com o amparador de função? De 1 a 5, em qual nível se situa quanto à lucidez da assistência prestada?
          Filmografia Específica
          1. Saving Hope. Título Original: Saving Hope. País: Canada. Data: 7 de Junho 2012 a 3 de Agosto de 2017. Duração: 85 episódios de 43 min. Gênero: Serie televisiva de Drama / Fantasia. Idade (censura): livre. Idioma: inglês. Cor: colorido. Legendado: vários idiomas. Criador e Produtores executivos: IlanaFrank; Lesley Harrison; Morwyn Brebner; Aaron Martin; & Malcolm MacRury. Elenco: Erica Durance; Michael Shanks; Benjamin Ayres; Julia Chan; Huse Madhavji; Michelle Nolden; Daniel Gillies; & Wendy Crewson. Produtores executivos: Bell Broadcast and New Media Fund; Entertainment One; & Thump. Produção: Linda Pope; & Kathy-Avrich-Johnson. Outros dados: Distribuidores – Canadian Television (CTV) (2012) (Canada) (TV). Sinopse: quando o carismático Charlie Harris (Michael Shanks), cirurgião-chefe no Hospital Hope-Zion, entra em coma, ele deixa o hospital em completo caos, e a noiva e cirurgiã, Reid (Erica Durance), em estado de completo choque. Com o recém-chegado Joel Goram (Daniel Gillies), Reid faz de tudo para salvar a vida de Harris, enquanto ele explora os corredores do hospital em forma de espírito, sem saber se é fantasma ou apenas fragmento da própria imaginação.
            Bibliografía Específica:
            1. Balint, Michael; O Médico seu Paciente e a Doença (The Doctor, his Patient, and the Illness); pref. E. Portella Nunes.; trad. Roberto Musachio.; 332p.; 3 partes, 21 seções; 8 tabs.; alf.; 2ª Ed. rev. e aum.; Livraria Atheneu; Rio de Janeiro, RJ / São Paulo, SP; 1988; páginas 11 a 31, 95 a 136 e 185 a 245.
            2. Machado, Cesar; & Sabetzki, Stéfani; Humanização Parapsíquica na UTI: Assistência Integral ao Paciente Crítico; pref. Pedro Fernandes; revisores Sandra Tornieri; et al; 326 p.; 19 caps.; 77 abrev.; 34 enus.; 1 foto; 2 microbiografias; 1 tab.; 4 websites; glos. 196 termos; glos. 6 termos (neológico especializado); glos. 118 termos (área da saúde); 108 refs.; alf.; geo.; ono.; 22,5 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2017; páginas 13 a 233.
            3. McWhinney, Ian R.; & Freeman, Thomas; Manual de Medicina de Família e Comunidade (Textbook of Family Medicine); apres. Gustavo Gusso; revisor José Cerrati Lopes; & Lêda Dias Curra; trad. Anelise Teixeira Burmeister; 472 p.; 6 partes; 24 seções; alf.; geo; 22 x 16 x 3cm; br.; 3ª Ed. rev. e aum.; Artmed; Porto Alegre 2010; páginas 104 a 150.
            4. Montagna, Jovilde; Vivências Parapsíquicas de uma Pediatra: As Tarefas Assistenciais predispõem a Presença de Consciências Amparadoras Extrafísicas; pref. Mário Oliveira; 288p.; 3 partes; 3 seções; 64 caps; glos. 15 termos; glos. médico 9 termos; 10 refs.; alf.; geo.; 22,5 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2017; páginas 11 a 257.
            5. Nonato, Alexandre; et al.; Acoplamento Energético: qualificando as Interações Energéticas com Pessoas e Ambientes; revisores Guilherme Kunz; et al.; 288 p.; 8 caps.; 25 citações; 24 E-mails; 90 enus.; 6 fotos; 1 ilus.; 5 microbiografias; 100 perguntas; 9 técnicas; 22 websites; glos. 83 termos; 17 filmes; 60 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2015; páginas 45 a 155 e 193 a 239.
            6. Nunes, José M. Mendes; Comunicação em Contexto Clínico; pref. Alberto Pinto Hespanhol; 194p.; 10 caps.; 10 citações; 25 ilus.; 11 tabs.; 125 refs.; alf.; geo.; 22 x 16 cm; br.; Bayer; Lisboa, Portugal; 2007; páginas 41 a 94 e 155 a 163.
            7. Rogers, Carl R.; Tornar-se Pessoa: Visão de um Psicoterapeuta; (On becoming a Person: A therapist’s view of Psychotherapy); 402p.; 7 partes; 21 capítulos; 7 citações; 3 ilus.; refs.; 1 apênd.; alf.; geo; 18 x 12,5 x 4cm; br.; 2ª Ed.; Robison; London; 2004; páginas 31 a 57.
            8. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 578.
                                                                                                                    T. C. C.