Emigração Voluntária

A emigração voluntária é a ação espontânea de a conscin, homem ou mulher, sair de determinado país, estado ou cidade, buscando alhures experiências enriquecedoras, integração econômica, social, cultural e linguística tendo em vista o crescimento autevolutivo e a interassistencialidade.

Você, leitor ou leitora, já se viu em estado de incompletude existencial buscando como resposta mudança de região? Considera estratégia evolutiva viver em cultura diferente da própria origem?

      EMIGRAÇÃO VOLUNTÁRIA
                                     (CONVIVIOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A emigração voluntária é a ação espontânea de a conscin, homem ou mulher, sair de determinado país, estado ou cidade, buscando alhures experiências enriquecedoras, integração econômica, social, cultural e linguística tendo em vista o crescimento autevolutivo e a interassistencialidade.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. A palavra emigração vem do idioma Latim, emigratio, “ação de emigrar”. Apareceu no Século XIX. O termo voluntário provém do idioma Latim, voluntarius, “que age por vontade própria”. Surgiu no Século XV.
          Sinonimologia: 1. Expatriação voluntária. 2. Desterro voluntário. 3. Saída espontânea do local de origem.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 11 cognatos derivados da palavra emigração: emigrabilidade; emigrada; emigrado; emigrador; emigradora; emigrante; emigrar; emigratória; emigratório; emigrável; proemigração.
          Neologia. As duas expressões compostas emigração voluntária temporária e emigração voluntária definitiva são neologismos técnicos da Conviviologia.
          Antonimologia: 1. Imigração voluntária. 2. Expulsão do local de origem. 3. Emigração forçada. 4. Expatriação involuntária.
          Estrangeirismologia: os frontaliers; o stress da mudança; o permis de séjour; o turning point; as opt-out do L’espace Schengen.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, principalmente do autodiscernimento quanto ao senso sociocultural universalista.
          Megapensenologia. Eis 4 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Mudanças atraem mudanças. Mudanças exigem abertura. Mudanças trazem crescimento. Mudemos sem medo.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da reciclagem evolutiva; o holopensene pessoal da adaptabilidade; a rigidez pensênica; os etnopensenes; a etnopensenidade; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; a autorreestruturação pensênica; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os xenopensenes; a xenopensenidade; os grupopensenes; a grupopensenidade; os sociopensenes; a sociopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; o holopensene interassistencial; o holopensene autassistencial; o holopensene universalista; os holopensenes das diversas culturas; o holopensene da diversidade linguística; o holopensene pessoal cultural.
          Fatologia: a emigração voluntária; o recomeço espontâneo; a busca de novos horizontes; as mudanças de paradigmas; os fatores pró-emigração; a insatisfação político-social na região de origem; o conflito pessoal de sociabilidade; a mudança dos aprisionamentos culturais; a relação com a comunidade acolhedora; o aprendizado de outra língua; o poliglotismo expansor da mentalidade; a integração com nova cultura; a convivialidade; a adaptação climática; a emigração ecológica; a regularização migratória; a certeza íntima de segurança na região de acolhimento; a insegurança ao visitar a região de origem; a sensação de estrangeiro tanto na região de origem quanto na região de acolhimento; o sentimento de liberdade; o sentimento de aprisionamento; a casuística de parentes e / ou amigos morando no Exterior; as oportunidades de trabalho em outro país; os convites para desenvolver projetos fora do país natal; a relação grupocármica da conscin emigrante; a influência mesológica do emigrante; o abertismo consciencial nas observações culturais da nova região; a desmistificação religiosa com a observação cotidiana da vivência pessoal fora do país de origem; os estágios profissionais no Exterior; os casamentos interculturais; a vivência universalista das diversas culturas; a descoberta da manifestação intraconsciencial apriorista; as reciclagens intraconscienciais.
         Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a falta de sinalética energética e parapsíquica pessoal; as projeções inconscientes; as experiências parapsíquicas percebidas com a mudança de país; a catalepsia projetiva; a autorretrocognição em outra cultura; as reurbanizações extrafísicas; a assistência do amparador extrafisico.


                                          III. Detalhismo

         Sinergismologia: o sinergismo preconceito-antipatia; o sinergismo intercompreensão-convivialidade; o sinergismo tendência consciencial–condicionamento cultural; o sinergismo busca do esclarecimento de dúvidas–encontro das respostas por meio dos estudos, pesquisas e autodidaxia; o sinergismo reurbanização intrafísica–reurbanização extrafísica.
         Principiologia: o princípio de desejar o melhor para todos; o princípio da razão sobre a emoção; o princípio universalista da vida sem fronteiras; o desconhecimento do princípio da descrença (PD); o princípio do omniquestionamento.
         Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) norteando as posturas pessoais do emigrante; o código grupal de Cosmoética (CGC) determinando o comportamento e as relações multiculturais; o código da megafraternidade.
         Teoriologia: a teoria da interprisão grupocármica; a teoria do Estado Mundial; as teorias socioculturais.
         Tecnologia: a técnica de realizar viagens pesquisísticas; as técnicas energéticas; a técnica da autorreflexão de 5 horas; as técnicas paradiplomáticas; a técnica da Conviviologia Sadia.
         Voluntariologia: o voluntariado nos projetos conscienciocêntricos desenvolvidos em outros países.
         Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autodiscernimentologia.
         Colegiologia: o Colégio Invisível da Conviviologia.
         Efeitologia: os efeitos dos impactos sociais, econômicos, culturais e demográficos; os efeitos dos condicionamentos emocionais dos emigrantes e dos acolhedores; o efeito das emigrações compulsórias; o efeito das contradições assumidas; os efeitos traumáticos do choque cultural.
         Neossinapsologia: o convívio multicultural favorecendo a geração de neossinapses; a criação de neossinapses; as neossinapses advindas das interações sociais; as neossinapses geradas pelo antixenofobismo.
         Ciclologia: o ciclo planejar-viajar-pesquisar; os ciclos emigratórios; o ciclo diáspora-reagrupamento; o ciclo partidas-chegadas; o ciclo das interprisões grupocármicas; o ciclo de reeducação das condutas grupais; o ciclo do desassédio religioso; o ciclo emigratório estudo-trabalho.
         Enumerologia: a crise pessoal incentivando a emigração; a crise econômica incentivando neodesafios; a crise cultural incentivando o autabertismo; a crise social incentivando neoperspectivas; a crise profissional incentivando neoempreendimentos; a crise intraconsciencial incentivando autorrecins; a crise interassistencial incentivando neocondutas.
         Binomiologia: o binômio emigração-imigração; o binômio despedida-recomeço; o binômio perspectiva de quem vai–perspectiva de quem fica; o binômio certeza-dúvida; o binômio determinação-desesperança.
         Interaciologia: a interação viagem-cosmovisão; a interação do convívio multicultural; a interação multirracial; a interação Socin-Sociex; a interação análise egocármica–análise grupocármica.
         Crescendologia: o crescendo das retrocognições multiexistenciais; o crescendo cognitivo da associação de ideias de ponta.
          Trinomiologia: o trinômio vim-vi-venci; o trinômio povo-etnia-cultura; o trinômio vida velha–vida nova–vida real; o trinômio emigrante-imigrante-migrante; o trinômio acolhimento-orientação-encaminhamento.
          Polinomiologia: o polinômio emigração–miscigenação–segunda pátria–oportunidades evolutivas; o polinômio bairro-cidade-país-continente; o polinômio convivial egocarma-duplocarma-grupocarma-policarma.
          Antagonismologia: o antagonismo emigração interna / emigração internacional; o antagonismo emigração regularizada / emigração ilegal; o antagonismo emigração voluntária / emigração compulsória; o antagonismo trabalho legal / trabalho informal.
          Paradoxologia: o paradoxo de sair do país e vivenciar outra cultura para entender melhor a própria.
          Politicologia: a conviviocracia; as políticas internacionais de migração; as políticas dos países de trânsito dos emigrantes; as políticas dos países de acolhimento.
          Legislogia: a lei emigratória; as leis de segurança das fronteiras geopolíticas; as leis restritivas imigratórias; a lei de causa e efeito.
          Filiologia: a neofilia; a xenofilia; a adaptaciofilia; a comunicofilia; a poliglotofilia; a amparofilia; a assistenciofilia.
          Fobiologia: a neofobia; a culturofobia; a sociofobia; a xenofobia; a reciclofobia; a fobofobia; a poliglotofobia.
          Sindromologia: a síndrome da insegurança econômica; a síndrome da apriorismose; a síndrome do estrangeiro (SEST).
          Maniologia: a etnomania; a nostomania.
          Mitologia: o mito do eldorado; o mito da superioridade racial; o mito da terra prometida; o mito de tudo ser para sempre.
          Holotecologia: a culturoteca; a politicoteca; a dogmaticoteca; a convivioteca; a geografoteca; a turismoteca; a sociologicoteca; a comunicoteca.
          Interdisciplinologia: a Conviviologia; a Geopoliticologia; a Comunicologia; a Adaptaciologia; a Reciclologia; a Culturologia; a Etnologia; a Mesologia; a Cogniciologia; a Psicologia; a Grupocarmologia; a Seriexologia; a Autoproexologia; a Parassociologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin internacional; a conscin viajante; a personalidade adaptável; a personalidade estrangeira; a conscin multicultural; as consréus bairristas; a conscin barratrosférica; a conscin apriorista.
          Masculinologia: o emigrante voluntário; o retirante; o exilado; o poliglota; o desbravador; o turista; o estrangeiro; o imigrante; o acolhedor; o aventureiro; o explorador; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a emigrante voluntária; a retirante; a exilada; a poliglota; a desbravadora; a turista; a estrangeira; a imigrante; a acolhedora; a aventureira; a exploradora a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens migrator; o Homo sapiens migrans; o Homo sapiens universalis; o Homo sapiens communitarius; o Homo sapiens convivens; o Homo sapiens autodidacta; o Homo sapiens anticosmoethicus; o Homo sapiens multiculturalis.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: emigração voluntária temporária = a saída da região de origem para se estabelecer em outra transitoriamente; emigração voluntária definitiva = a saída da região de origem para se estabelecer em outra de modo vitalício.
          Culturologia: a cultura pessoal; o neomulticulturalismo; o monoculturalismo; a Interculturologia; a deformação cultural; as diferenças culturais; a autoinserção cultural; o choque cultural; os idiotismos culturais; a cultura universalista.
          Taxologia. Sob a ótica da Intrafisicologia, eis, na ordem alfabética, 5 exemplos de modalidades de emigração:
          1. Econômica: emigrações motivadas por desigualdades de condições ou perspectiva de qualidade de vida entre o país de origem e o país de destino (frontaliers).
          2. Exílio voluntário: emigrações motivadas pela busca de “identidade absoluta” em consequência à perda de bases pessoais ou à infelicidade.
          3. Forçada: emigrações justificadas devido às guerras civis e perseguições (étnicas, religiosas, políticas) ou às condições climáticas e ecológicas (desertificação, desflorestação, salinização, erosão).
          4. Permanente: emigrações oriundas de reagrupamento familiar (casamento, trabalho, expatriação, exílio).
          5. Temporária: emigrações as quais compreendem os trabalhadores temporários, estudantes, turistas e os visitantes em tratamento médico.
          Tipologia. Sob a ótica da Sociologia, eis, em ordem alfabética, os 4 principais critérios operantes nos movimentos migratórios:
          1. Motivo: da partida.
          2. Qualificação: profissional.
          3. Situação administrativa: com o país de acolhimento.
          4. Tempo: de permanência.


                                            VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a emigração voluntária, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Choque cultural: Civilizaciologia; Neutro.
          02. Condicionamento cultural: Sociologia; Neutro.
          03. Curva W: Adaptaciologia; Neutro.
          04. Despedida: Psicossomatologia; Neutro.
          05. Diferenças culturais: Etologia; Neutro.
          06. Dupla cidadania funcional: Autexperimentologia; Neutro.
          07. Exilado na própria pátria: Intrafisicologia; Neutro.
           08.   Exílio terapêutico: Conviviologia; Neutro.
           09.   Movimentação migratória: Sociologia; Neutro.
           10.   Neocidadania proexológica: Proexologia; Homeostático.
           11.   Nomadismo consciencial: Comunicologia; Neutro.
           12.   Nomadismo proexogênico: Interassistenciologia; Homeostático.
           13.   Pátria: Intrafisicologia; Neutro.
           14.   Poliglotismo: Comunicologia; Neutro.
           15.   Viagens internacionais: Autorrecexologia; Neutro.
  A EMIGRAÇÃO VOLUNTÁRIA EXPLICITA A INADAPTAÇÃO
   ÀS DIFICULDADES E CONDIÇÕES SOCIAIS PRESENTES.
    A MUDANÇA DE REGIÃO, MOTIVADA POR ESSE INCÔMODO, PERMITE À CONSCIN LÚCIDA TAL SUPERAÇÃO.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, já se viu em estado de incompletude existencial buscando como resposta mudança de região? Considera estratégia evolutiva viver em cultura diferente da própria origem?
           Filmografia Específica:
           1. Samba. Título Original: Samba. País: França. Data: 2014. Duração: 118 min. Gênero: Comédia & Drama. Idade (censura): 12 anos. Idioma: Françês. Cor: Colorido. Legendado: Português (em DVD). Direção: Eric Toledano; & Oliver Nakache. Direção: Nicolas Boiscuillé. Elenco: Omar Sy; Charlotte Gainsbourg; Chistiane Millet; Clotilde Mollet; Hélène Vincent; Isaka Sawadogo; Izïa Higelin; Jacqueline Jehanneuf; Liya Kebede; Olivier Nacache; Tahar Rahim; & Victor Loukianenko. Produção: Laurent Zeitoun; Nicolas Duval Adassovsky ; & Yann Zenou. Fotografia: Stéphane Fontaine. Música: Ludovico Einaudi. Roteiro: Delpine Coulin; & Muriel Coulin. Companhia Gaumont; Quad Productions; & Ten Filmes. Sinopse: Samba Cissé (Omar Sy) imigrante senegalês, apesar de viver em Paris há mais de dez anos, nunca conseguiu a autorização de residência para atingir os próprios objetivos. Durante esse tempo, foi sobrevivendo com pequenos trabalhos mal remunerados, tentando sempre regularizar a situação. Certo dia, é apanhado pela polícia e encaminhado para o serviço de estrangeiros e fronteiras para ser deportado. Nesse momento conhece Alice (Charlotte Gainsbourg), empresária, há anos lutando contra depressão e fazendo trabalho na condição de voluntária em organização de apoio a imigrantes ilegais. Apesar de estarem cientes da importância de manterem distância para não se envolverem emocionalmente, Samba e Alice vão encontrar apoio para avançar nas próprias vidas.
           Bibliografia Específica:
           1. Vieira, Waldo; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 648, 650, 658 e 872.
           2. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; página 334.
           3. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; página 253.
           Webgrafia Específica:
           1. Larousse Encyclopédie; Migrations: Cet Article Fait Partie du Dossier Consacré à la Population; 4 enus.; disponível em: <http://www.larousse.fr/encyclopedie/divers/migrations_humaines/186949#912892>; acesso em: 18.10.15.
                                                                                                                     M. B. S.