Egocentrismo Ansioso

O egocentrismo ansioso é a qualidade, condição, estado ou caráter da conscin apresentando elevado percentual de agitação somática e pensênica, impulsividade e irreflexão, indicando viver em excessiva autocentragem, em relação às atividades e ocupações intrafísicas, despriorizando a autorreflexão e bloqueando as parapercepções.

Você, leitor ou leitora, já se questionou sobre quais devem ser os critérios utilizados para identificação, avaliação e prescrição na manifestação do egocentrismo ansioso? Você percebe características ansiosas nas manifestações pessoais cotidianas, indicadoras do fechadismo consciencial? Quais atitudes profiláticas você vem utilizando?

      EGOCENTRISMO ANSIOSO
                                         (EGOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. O egocentrismo ansioso é a qualidade, condição, estado ou caráter da conscin apresentando elevado percentual de agitação somática e pensênica, impulsividade e irreflexão, indicando viver em excessiva autocentragem, em relação às atividades e ocupações intrafísicas, despriorizando a autorreflexão e bloqueando as parapercepções.
          Tematologia. Tema central nosográfico.
          Etimologia. O elemento de composição ego vem do idioma Latim, ego, “eu”. Apareceu, na Linguagem Erudita e Semierudita, a partir do Século XIX. A palavra centro deriva também do idioma Latim, centrum, “centro; ponta do compasso colocada no centro do círculo que descreve; centro do círculo; nó ou nodosidade na madeira ou mármore”, e essa provém do idioma Grego, kéntron, “aguilhão; ponta da lança; ponto central da circunferência; centro; o que serve para picar”. Surgiu no Século XV. O termo egocentrismo apareceu no Século XX. O vocábulo ansioso procede do mesmo idioma Latim, anxiosus, “inquieto; aflito; angustiado”. Apareceu no Século XVI.
          Sinonimologia: 01. Egocentrismo inquieto. 02. Autocentragem aflita. 03. Inquietação egocêntrica. 04. Egão desassossegado. 05. Egotismo impulsivo. 06. Egocentricidade azafamada. 07. Egocentralização impetuosa. 08. Manifestação autotremelicante. 09. Autenganologia. 10. Autassediologia.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 17 cognatos derivados do vocábulo ansioso: anseio; ânsia; ansiada; ansiado; ansiamento; ansiar; ansiedade; ansiolítica; ansiolítico; ansiosa; ansiosidade; ansiosismo; Ansiosologia; antiansiedade; antiansiosismo; maxiansiedade; miniansiedade.
          Neologia. As 3 expressões compostas egocentrismo ansioso; egocentrismo ansioso intraconsciencial e egocentrismo ansioso interconsciencial são neologismos técnicos da Egologia.
          Antonimologia: 01. Autocentragem fleumática. 02. Autocentragem inegoica. 03. Ego autocontrolado. 04. Alocentrismo distenso. 05. Antiegocentrismo pacífico. 06. Autodomínio somático. 07. Inabalabilidade psicossomática. 08. Autocontrole holossomático. 09. Autassistenciologia. 10. Altruísmo assistencial.
          Estrangeirismologia: a falta de análise da performance pessoal; o self ansioso; o ego ansioso manifesto no modus operandi; o rush cotidiano.
          Atributologia: predomínio dos sentidos somáticos notadamente do antidiscernimento quanto ao emprego da Autopriorologia.
          Megapensenologia. Eis 3 megapensenes trivocabulares sintetizando o tema: – Ansiedade: exaurimento energético. Inexiste trafar permanente. Prioridade: produtividade qualificativa.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal ansioso; os egopensenes; a egopensenidade; a autopensenidade circunscrita a excessiva importância ilusória dos desempenhos pessoais gerando ansiedade desnecessária; os patopensenes; a patopensenidade; os intrusopensenes; a intrusopensenidade; os xenopensenes; a xenopensenidade; o holopensene da hiperatividade.
          Fatologia: o egocentrismo ansioso; a defesa do ego por meio do mecanismo da ansiedade; a intensidade da vivência do autocentramento ansioso; o viver ansioso; o momento de ansiedade; o hábito de estar ansioso; o desassossego vivencial; a reatividade às heterocríticas impedindo o aprofundamento na autopesquisa; a visão centrípeta voltada para as ocupações e preocupações pessoais provocando cegueira quanto à auto e heterassistência; o campo de análise estreito; a impaciência reveladora da visão axípeta; a autorreflexão deficitária; a inconsciência dos egocentrismos manifestos na supervalorização das tarefas pessoais; o egocentrismo ansioso bloqueando a autorreflexão e o parapsiquismo; a surdez provocada pela preocupação excessiva com o desempenho pessoal; a falta de tranquilidade; a falta de quietude; o medo de errar; a autocobrança em querer acertar sucessivamente; a falta de preparo às heterocríticas; a inabilidade às contrariedades; a ofuscação na percepção das autoincoerências; o pseudocontrole; os pedidos de desculpas sucessivos ao modo de mecanismo de vitimização; a falta de abertura para o aprendizado com os erros; a vampirização energética; a baixa suportabilidade assistencial; os traços coadjuvantes da ansiedade; a deficiência na assertividade; a antitenepes egocêntrica; a avaliação do ego ansioso; a análise da infância; o corte do autassédio egocêntrico; o esforço para se expressar sem ansiedade; o entendimento no aprendizado com os erros, diminuindo os pedidos de desculpas, se propondo a fazer diferente na próxima oportunidade; a resposta diferente aos mesmos estímulos recorrentes; o expurgo consciencial; o exame acurado na aplicação da Autoconscienciometria; a Consciencioterapia; o esforço na autobservação, autorreflexão e reeducação das reações somáticas e psicossomáticas; a relaxação do soma; o abertismo para a autassistência lúcida; o exercício do desprendimento para aceitar ajuda; o aprendizado crescente no aceitar o cuidado do outro; a auditoria existencial; o recolhimento íntimo; a autorreflexão; o estudo das causas e contextos geradores do egocentrismo ansioso; a identificação do ciclo ansioso; o estudo da profilaxia do egocentrismo ansioso; os passos iniciais para o egocídio ansioso; a autodemissão lúcida das causas e efeitos do egocentrismo ansioso.
          Parafatologia: a volição fraca na autovivência do estado vibracional (EV) profilático;
 a dificuldade na discriminação holossomática; a dificuldade na aferição da leitura holossomática; os questionamentos intrafísicos sobre o desempenho na prática multidimensional da tenepes; os questionamentos intrafísicos sobre a atuação ansiosa reproduzida no extrafísico.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo ansiedade-egoísmo; o sinergismo do parâmetro didático antes e pós megaeuforização.
          Principiologia: o princípio cosmoético da autoimposição de não querer mais para si desempenhos ansiosos.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) regrando as escolhas profiláticas.
          Teoriologia: a teoria da autenticidade consciencial.
          Tecnologia: a técnica da imobilidade física vígil (IFV); a técnica do relaxamento muscular progressivo; a técnica da autobservação e registros diários; a técnica do estado vibracional; a técnica do autoquestionamento; a técnica da autorreflexão.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da imobilidade física vígil; o laboratório conscienciológico da Cosmoética; o laboratório conscienciológico do estado vibracional; o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico da tenepes; o laboratório conscienciológico da diferenciação pensênica; o laboratório conscienciológico Tertuliarium.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Egocarmologia; o Colégio Invisível da Experimentologia; o Colégio Invisível da Psicossomatologia; o Colégio Invisível da Consciencioterapia; o Colégio Invisível da Conscienciometrologia; o Colégio Invisível da Tenepessologia; o Colégio Invisível dos Pesquisadores da Conscienciologia.
          Efeitologia: os efeitos da Era da Ansiedade e do Individualismo; os efeitos da exacerbação do egocentrismo ansioso; os efeitos autointoxicantes do egocentrismo ansioso; os efeitos heterointoxicantes do egocentrismo ansioso; os efeitos da falta do autodomínio somático; os efeitos da carência da autorreflexão; os efeitos do monitoramento do egocentrismo ansioso na reciclagem intraconsciencial (recin); os efeitos da análise comparativa; os efeitos das decisões; os efeitos da recin e da recéxis na qualificação da tenepes; os efeitos da Autodeterminologia.
          Neossinapsologia: as neossinapsses necessárias à reeducação para novos hábitos; as neossinapses adquiridas em sucessivas imersões no CEAEC (Dinâmicas Parapsíquicas; Laboratórios Conscienciológicos; Tertúlias Conscienciológicas: perguntas-respostas; arco voltaico craniochacral; megaeuforização; pesquisas no Holociclo; pesquisas na Holoteca).
          Ciclologia: o ciclo patológico autanálise tendenciosa–autengano–autocegueira–autassédio; o ciclo homeostático da autobservação-heterobservação-comparação-entendimento-reciclagem; o ciclo decisão íntima–somatório de esforços–manutenção homeostática; o ciclo reconhecimento-reciclagem-recomeço.
          Enumerologia: a autodesorganização cronêmica; o autoconhecimento superficial; a autopriorização mal refletida; o autoposicionamento precipitado; a autorretratação assistencial; a autocura priorizada; a autopercepção equilibrada.
          Binomiologia: o binômio tremelique-palpitação; o binômio autocompreensão-autossuperação.
          Interaciologia: a interação egocentrismo-ansiedade-autassédio.
          Crescendologia: o crescendo pressa-irreflexão-produtividade-impetuosidade-prepotência-superficialidade-estagnação; o crescendo desafio-ousadia-novidade-ação-virada-alívio-autocura; o crescendo menor egocentrismo–menor ansiedade–maior autopercepção–maior autocompreensão.
          Trinomiologia: o trinômio patológico irracionalidade-conflituosidade-ansiedade; o trinômio prepotência-perfeição-autocobrança; o trinômio soma–concentração–consciência corporal; o trinômio homeostático bom humor–desdramatização–superação; o trinômio transparência-explicitude-autenticidade; o trinômio autosseriedade-priorização-realização.
          Polinomiologia: o polinômio expectativa–tensão somática–receio–anseio–tremor; o polinômio ocupação-pressa-cobrança-culpa-débito-ansiedade-autassédio; o polinômio ansiolítico revisão dos valores pessoais–flexibilidade–questionamento–aprendizado.
          Antagonismologia: o antagonismo autobservação idealizada / autobservação real; o antagonismo egoísmo / fraternismo; o antagonismo ansiedade egocêntrica / serenidade altruísta; o antagonismo débito / crédito; o antagonismo conversa atropelada / conversa interativa; o antagonismo escolhas precipitadas / escolhas refletidas; o antagonismo conflituosidade / eutimia; o antagonismo desequilíbrio / equilíbrio; o antagonismo controle natural das necessidades fisiológicas / controle autoimposto na profilaxia das reações ansiosas somáticas.
          Paradoxologia: o paradoxo da visão centrípeta bloquear a autassistência; o paradoxo da consciência egocêntrica, desassossegada não perceber as próprias ações e reações somáticas.
          Politicologia: a egocracia; a autocracia; a subcerebrocracia; a tecnocracia; a evoluciocracia; a cosmoeticocracia; a assistenciocracia.
          Legislogia: a lei do carma impulsionando a conscin egoica, inevitavelmente, para fora de si; a lei do retorno; a lei de ação e reação; a lei do maior esforço pessoal aplicada às reciclagens libertadoras.
          Filiologia: a evoluciofilia.
          Fobiologia: a criticofobia; a autopesquisofobia; a autorreflexofobia.
          Sindromologia: a síndrome do ansiosismo; a síndrome do chefe ansioso.
          Maniologia: a escapatória como mania de realizar tarefas somáticas em detrimento das tarefas mentaissomáticas; a mania de atropelar as coisas.
          Mitologia: a eliminação inteligente do mito do salvacionismo; o mito capitalista da produtividade.
          Holotecologia: a egoteca; a volicioteca; a determinoteca; a somatoteca; a psicossomatoteca; a parapsicoteca; a conscienciometroteca; a consciencioterapeuticoteca.
          Interdisciplinologia: a Egologia; a Voliciologia; a Determinologia; a Autassediologia; a Intrafisicologia; a Autopesquisologia; a Perfilologia; a Intimologia; a Consciencioterapia; a Paraprofilaxia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a conscin-cobaia; a conscin lúcida; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial.
          Masculinologia: o ansioso; o exemplarista; o reciclante existencial; o inversor existencial; o tenepessista; o pesquisador; o tertuliano; o teletertuliano; o paratertuliano; o verbetólogo; o verbetógrafo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o acelerado; o aflito; o agitado; o antecipado; o apressado; o arrogante; o assoberbado; o autassediado; o autoconflituoso; o autodesonesto; o autenganoso; o autexigente; o autorrotulado; o autossabotado; o cerebelar; o competitivo; o compulsivo; o controlador; o conturbado; o culpado; o defensivo; o descompensado; o desfocado; o desmemoriado; o desorganizado intraconsciencialmente; o despriorizado; o dissimulado; o escravo da ansiedade; o escravo do perfeccionismo; o escravo do orgulho; o escravo das tarefas somáticas; o entusiasmado; o exaurido; o imediatista; o impaciente; o impulsivo; o indispensável; o insatisfeito; o intranquilo; o intrusivo; o irrequieto; o irritado; o motorista apressado; o ocupado; o ofendido; o orgulhoso; o precipitado; o preocupado; o prepotente; o professor ansioso; o psicossomático; o reativo; o salvacionista; o sofredor; o superficial; o tarefeiro; o temeroso; o tremelicoso; o tendencioso; o tenso; o trafarista; o vitimizado.
          Femininologia: a ansiosa; a exemplarista; a reciclante existencial; a inversora existencial; a tenepessista; a pesquisadora; a tertuliana; a teletertuliana; a paratertuliana; a verbetóloga; a verbetógrafa; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a acelerada; a aflita; a agitada; a antecipada; a apressada; a arrogante; a assoberbada; a autassediada; a autoconflituosa; a autodesonesta; a autenganosa; a autexigente; a autorrotulada; a autossabotada; a cerebelar; a competitiva; a compulsiva; a controladora; a conturbada; a culpada; a defensiva; a descompensada; a desfocada; a desmemoriada; a desorganizada intraconsciencialmente; a despriorizada; a dissimulada; a escrava da ansiedade; a escrava do perfeccionismo; a escrava do orgulho; a escrava das tarefas somáticas; a entusiasmada; a exaurida; a imediatista; a impaciente; a impulsiva; a indispensável; a insatisfeita; a intranquila; a intrusiva; a irrequieta; a irritada; a motorista apressada; a ocupada; a ofendida; a orgulhosa; a precipitada; a preocupada; a prepotente; a professora ansiosa; a psicossomática; a reativa; a salvacionista; a sofredora; a superficial; a tarefeira; a temerosa; a tremelicosa; a tendenciosa; a tensa; a trafarista; a vitimizada.
          Hominologia: o Homo sapiens anxius; o Homo sapiens egocentricus; o Homo sapiens egodefensivus; o Homo sapiens desaequilibratus; o Homo sapiens autocorruptus; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens conscientiometricus; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens progressivus.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: egocentrismo ansioso intraconsciencial = a falta de autorreflexão ou as reflexões egocêntricas, tendenciosas e titubeantes, interferindo e bloqueando a acalmia e o parapsiquismo no autoconvívio sadio; egocentrismo ansioso interconsciencial = a falta de autorreflexão ou as reflexões egocêntricas, tendenciosas e titubeantes, interferindo na convivialidade sadia.
          Culturologia: a cultura homeostática da eutimia; a cultura quanto ao dar tempo ao tempo; a cultura da paciência; a cultura do devagar e sempre; a cultura da autorreflexão; a cultura do aprender para poder evitar.
          Ciclo do ansiosismo. Sob a ótica da Patologia, eis, na ordem funcional, 8 exemplos de comportamentos ansiosos, podendo levar a mensuração das reincidências cotidianas provocadas pelo egocentrismo ansioso, ao modo de efeito guarda-chuva abrigando outras manifestações:
          1. Desorganização: todas as atividades parecem prioritárias.
          2. Agitação: na realização das tarefas, sem saber por onde começar.
          3. Imediatismo: os resultados rápidos, a falta de paciência nos empreendimentos a médio e longo prazos.
          4. Precipitação: nas decisões levando a sensação de ter resolvido o assunto.
          5. Reatividade: às heterocríticas; às contrargumentações; às contrariedades.
          6. Superficialidade: o autengano no conhecimento superficial de si.
          7. Arrependimento: das ações irrefletidas, precipitadas, tendenciosas.
          8. Retratação: perante as consequências e os efeitos de ato irrefletido.
          Homeostaticologia. Segundo a Experimentologia, a transformação da condição intraconsciencial do egocentrismo ansioso para a homeostasia é possível por meio da reeducação de atitudes, comportamentos, hábitos e reações da conscin, a partir do esforço pessoal na aplicação de pelo menos 5 providências evolutivas e profiláticas, relacionadas a seguir, na ordem funcional:
          1. Imobilidade física vígil: permitindo o início da autopercepção somática.
          2. Conscienciometria: permitindo o encontro intraconsciencial.
          3. Consciencioterapia: permitindo o abertismo para a heterocrítica.
          4. Autorreflexão de 5 horas: permitindo dimensionar devidamente as preocupações.
          5. Repetição paciente: permitindo repetir, pacientemente, cada providência evolutiva, quantas vezes forem necessárias, a fim de promover o egocídio ansioso.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o egocentrismo ansioso, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Análise egológica: Heterocriticologia; Nosográfico.
          02. Ansiedade: Psicossomatologia; Nosográfico.
          03. Ataraxia: Homeostaticologia; Homeostático.
          04. Autassédio: Parapatologia; Nosográfico.
          05. Autorrestauração imediata: Autodisciplinologia; Homeostático.
          06. Descrenciologia: Experimentologia; Homeostático.
          07. Egocarmologia: Holocarmologia; Neutro.
          08. Egocentrismo: Egologia; Neutro.
          09. Energia consciencial gasta: Energossomatologia; Neutro.
          10. Escolha evolutiva: Experimentologia; Homeostático.
          11. Eutimia: Homeostaticologia; Homeostático.
          12. Mudança de ego: Egocarmologia; Neutro.
          13. Paradoxo da autorreflexão: Paradoxologia; Neutro.
          14. Prova do orgulho: Autoconscienciometrologia; Nosográfico.
          15. Taquipensene: Taquipensenologia; Neutro.
  O EGOCENTRISMO ANSIOSO PROMOVE AUTOCEGUEIRA
   INTRACONSCIENCIAL E PARAPSÍQUICA, EXAUSTÃO SOMÁTICO-ENERGÉTICA, ALÉM DE COMPROMETER A VONTADE LÚCIDA NA PRÁTICA DO EQUILÍBRIO PRIORITÁRIO.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, já se questionou sobre quais devem ser os critérios utilizados para identificação, avaliação e prescrição na manifestação do egocentrismo ansioso? Você percebe características ansiosas nas manifestações pessoais cotidianas, indicadoras do fechadismo consciencial? Quais atitudes profiláticas você vem utilizando?
           Bibliografia Específica:
           1. Vieira, Waldo; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 1 biografia; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 16 endereços; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 2 pontoações; 3 seções; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; glos. 12.576 megapensenes trivocabulares; 29 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Cognópolis; Foz do Iguaçu, PR; 2009; página 289.
                                                                                                                N. M.