EFEITO DA 1 AU T O P R IO RI Z AÇ ÃO C R ON O L Ó GI C A (INVEXOLOGIA) INVERSIVA I. Conformática Definologia. O efeito da autopriorização cronológica inversiva é a consequência do autoposicionamento avançado da conscin, homem ou mulher, quanto à alocação inteligente do tempo no continuísmo da aplicação da técnica da inversão existencial (invéxis), redundando em senso de aproveitamento evolutivo indispensável ao cumprimento da autoproéxis. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O vocábulo efeito vem do idioma Latim, effectum, “efeito; produto de alguma causa; resultado; eficácia; consequência”. Surgiu no Século XIII. O elemento de composição auto deriva do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O termo prioridade procede do idioma Latim Medieval, prioritas, e este do idioma Latim, prior, “o primeiro (na ordem numeral, e com relação a 2); o qual excede; sobrepuja; superior; mais importante; precedente; antecedente; dianteiro; que está mais avançado”, provavelmente através do idioma Francês, priorité. Apareceu no Século XVII. A palavra cronologia provém igualmente do idioma Francês, chronologie, e esta do idioma Grego, khronología, constituída de khrónos, “Ciência das medidas do tempo”, e lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”. Surgiu no Século XV. O vocábulo inversão origina-se do idioma Latim, inversio, “inversão; transposição em retórica; ironia; anástrofe; alegoria”, de invertere, “virar; voltar do avesso; revolver; derrubar; deitar abaixo; inverter; permutar; transtornar”. Apareceu no Século XIX. O termo inversivo surgiu no Século XIX. Sinonimologia: 1. Resultado da autocronoevolução inversiva. 2. Efeito da autorrealização cronoevolutiva inversiva. Neologia. As 4 expressões compostas efeito da autopriorização cronológica inversiva, efeito da autopriorização cronológica inversiva iniciante, efeito da autopriorização cronológica inversiva intermediária e efeito da autopriorização cronológica inversiva avançada são neologismos técnicos da Invexologia. Antonimologia: 1. Efeito da banalização da invéxis. 2. Efeito do porão consciencial. 3. Efeito da produtividade materialista. 4. Efeito da autoculpabilização pelo desperdício do tempo. 5. Causa da autopriorização cronológica inversiva. Estrangeirismologia: o domínio do timing interassistencial; a dinamização do lifetime pelo emprego das ideias inatas sadias; a evitação do laissez-faire; a reciclagem do dolce far niente; a eliminação dos gaps entre as tarefas evolutivas; o flow autopensênico; a ineficácia do workaholism; o momentum proexológico inversivo; os aportes do Zeitgeist; a meta do voluntariado multifacetado full time. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto ao timing de assistência multidimensional autoproexológica. Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Tempo: oportunidade evolutiva. Invéxis: aporte cronológico. Coloquiologia: a evitação do passatempo; a eliminação da miopia evolutiva. Proverbiologia: – “Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo”. Ortopensatologia: – “Cronêmica. O importante não é o tempo, em si, mas a autovivência”. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da Invexologia; o holopensene pessoal da Autorganizaciologia; o holopensene pessoal estimulador de ideias originais; os parapensenes; a parapensenidade; os cronopensenes; a cronopensenidade; os taquipensenes; a taquipensenidade; os metapensenes; a metapensenidade; os axiopensenes; a axiopensenidade; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os tecnopensenes; a tecnopensenidade; os invexopensenes; a invexopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; a autopensenização de longo prazo; os lateropensenes; a lateropensenidade aplicada na vivência das prioridades compulsórias; o autodomínio das mudanças de bloco pensênico; o materpensene de otimização evolutiva; a agenda de autopensenização. Fatologia: a vida hipercrítica; a autoconscientização das motivações; a preocupação com a rotina útil; o ajuste temporal do cotidiano; a aversão à perda de tempo; a conflitividade advinda da perda de tempo; o senso intuitivo do planejamento; a economia do tempo proexológico em função da conscientização quanto às autoprecocidades; a otimização do tempo em função da adaptabilidade ao Zeitgeist; o atilamento quanto às influências do momento evolutivo na Socin Patológica; a eliminação de microinteresses; as etapas detalhadas no maxiplanejamento invexológico; a sincronização do momento evolutivo com as autoprioridades; o ajuste da intencionalidade ao momento evolutivo (Ortoconviviologia); a acronologia da produtividade mentalsomática; a autoconscientização das resistências íntimas mediante o aproveitamento do tempo; o ritmo assistencial inversivo (Neoexperimentologia; Neopensenologia); a assertividade diante das janelas de oportunidade; os vínculos conscienciais estimuladores do aproveitamento do tempo; a adaptabilidade ao assincronismo no contato com amparo extrafísico; a impossibilidade do aproveitamento evolutivo do tempo com intencionalidades múltiplas, diversas e controversas; a autoconflitividade enquanto megagargalo do aproveitamento do tempo; a compreensão de o aproveitamento das oportunidades evolutivas derivar dos aportes existenciais; a intencionalidade continuada aplicada à Cronoevoluciologia; a priorização do aproveitamento do tempo em grupo; a maturidade na leitura do momento evolutivo; a tecnicidade inversiva madura; a longevidade produtiva; a lucidez frente às sincronicidades; a meta da subintrância cronêmica. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o emprego do autoparapsiquismo na identificação das autoprioridades; o aproveitamento do período da madrugada mediante a autoprojetabilidade lúcida; a precognição viabilizando o aborto do acidente de percurso; o acúmulo de autorretrocognições promovendo o refinamento das autoprioridades evolutivas; a conquista da autoconscientização multidimensional (AM). III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo entre inversores existenciais; o sinergismo invexibilidade-autoparaperceptibilidade; o sinergismo EV-conscienciografia; o emprego do sinergismo das tarefas e empreendimentos evolutivos; o sinergismo continuísmo consciencial–autenfrentamento. Principiologia: o princípio de a assistencialidade cosmoética jamais significar “perda de tempo”; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP) vivenciado entre integrantes da dupla evolutiva (DE); o princípio da otimização máxima da vida humana; o princípio do aqui-agora multidimensional; o princípio da tecnicidade no aproveitamento cronêmico; o princípio do continuísmo consciencial; o princípio das autodecisões fundamentadas em fatos e parafatos. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código duplista de Cosmoética (CDC); o código grupal de Cosmoética (CGC). Teoriologia: a teoria da inteligência evolutiva (IE). Tecnologia: a técnica da agenda de autopensenização; a técnica da autorreflexão continuada; a técnica da invéxis; a técnica de redação de pensatas; a técnica do lazer intelectual. Voluntariologia: a imersão no voluntariado conscienciológico. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico Alameda Técnica de Viver; o laboratório conscienciológico Serenarium; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia. Colegiologia: o Colégio Invisível dos Teleguiados Autocríticos. Efeitologia: o efeito da autopriorização cronológica inversiva; os efeitos intraconscienciais do aproveitamento do tempo; o efeito do padrão homeostático de referência no aproveitamento evolutivo do tempo; o efeito da interdependência social no aproveitamento do tempo; o efeito dos idiotismos culturais no desperdício do tempo; o efeito da hiperacuidade no senso de aproveitamento evolutivo do tempo; o efeito da discrepância de prioridades na conflitividade interconsciencial. Neossinapsologia: as neossinapses adquiridas com a prática da invéxis. Ciclologia: o ciclo preparação-consecução-acabativa; o ciclo neoconquistas proexológicas–neoaportes existenciais. Enumerologia: o exclusivismo de interesses; o planejamento coerente; a agenda preenchida; a rotina autevolutiva; os hábitos anticonflitivos; as ortocondutas manifestas; a função amparadora. Binomiologia: o binômio cérebro-paracérebro; o binômio leitura-autopesquisa; o binômio EV–tenepes 24 horas. Interaciologia: a interação da dupla evolutiva; a interação atenção–aproveitamento do tempo; a interação autoconcentração mental–aproveitamento do tempo; a interação autoparapsiquismo–aproveitamento do tempo; a interação autopesquisa-recin-gescon; a interação medo-procrastinação. Crescendologia: o crescendo autodisponibilidade–iscagem lúcida cotidiana; o crescendo da produtividade gesconológica; o crescendo do atacadismo assistencial; o crescendo do entrosamento com o amparo extrafísico de função; o crescendo de entrosamento da dupla evolutiva; o crescendo no acúmulo de prioridades evolutivas. Trinomiologia: o trinômio automotivação-trabalho-lazer vivenciado lucidamente; o trinômio evolutivo aqui-agora-já. Polinomiologia: o polinômio egocarmalidade-grupocarmalidade-policarmalidade-holocarmalidade. Antagonismologia: o antagonismo assertividade / afobação; o antagonismo antecipação / precipitação; o antagonismo ponderação / impulsividade; o antagonismo tempo aproveitado / tempo desperdiçado; o antagonismo otimização / ansiedade; o antagonismo invéxis / desperdício da precocidade. Paradoxologia: o paradoxo de a produtividade não representar necessariamente aproveitamento evolutivo do tempo. Politicologia: a invexocracia; a meritocracia. Legislogia: a lei do maior esforço cognitivo; a lei de causa e efeito na cronologia da vida humana. Filiologia: a conviviofilia produtiva. Fobiologia: a neofobia. Sindromologia: a síndrome da abstinência da Baratrosfera (SAB) sustentando o porão consciencial. Maniologia: a megalomania inviabilizando a cronoevolução. Mitologia: o mito de a convivialidade ser sempre improdutiva; o mito de a quantidade de tarefas significar aproveitamento evolutivo do tempo; o mito da aposentadoria na evolução da consciência; o mito da ausência de propósito na invéxis; o mito de a proéxis ser estática; o mito do planejamento sem autorreflexão. Holotecologia: a organizacioteca; a biografoteca; a historicoteca; a cronoteca. Interdisciplinologia: a Invexologia; a Autopriorologia; a Autorganizaciologia; a Cronoevoluciologia; a Cronologia; a Cronometrologia; a Autocronoevoluciologia; a Autocronologia; a Autocronometrologia; a Invexometrologia; a Autoinvexometrologia; a Evoluciologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o inversor existencial; o invexólogo; o tenepessista; o epicon lúcido; o autorando; o verbetógrafo; o autor. Femininologia: a inversora existencial; a invexóloga; a tenepessista; a epicon lúcida; a autoranda; a verbetógrafa; a autora. Hominologia: o Homo sapiens inversor; o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens autocriticus; o Homo sapiens invexologus; o Homo sapiens invexologicus; o Homo sapiens megafocus; o Homo sapiens organisator; o Homo sapiens cosmovisiologicus. V. Argumentologia Exemplologia: efeito da autopriorização cronológica inversiva iniciante = o resultante do emprego da cronêmica pessoal pautado pela aceleração da recuperação de cons (Egocarmologia); efeito da autopriorização cronológica inversiva intermediário = o decorrente do emprego da cronêmica pessoal pautado na assistencialidade interconsciencial direta (Grupocarmologia); efeito da autopriorização cronológica inversiva avançado = o consequente ao emprego da cronêmica pessoal pautado na ampliação da autoconsciencialidade em prol da reurbex (Policarmologia). Culturologia: a cultura da Invexologia; a cultura da Acronologia; a cultura da Maxiproexologia; a cultura da Holomaturologia. Taxologia. Sob a ótica da Cronoevoluciologia, eis, por exemplo, 3 categorias de utilização do tempo, dispostas na ordem alfabética: 1. Aproveitamento: o alinhamento da intencionalidade pessoal com a prioridade exata do momento evolutivo; o sinergismo Intraconscienciologia-Paracronologia; a megafocalização precoce; o antidesperdício consciencial. 2. Desperdício: a conflitividade entre a intenção da conscin e as demandas prioritárias do momento evolutivo; a subjugação às repressões sociais e emocionais; a ação, a decisão e o esforço precedidos de autoculpa; o autenredamento quanto aos microinteresses; a autocorruptibilidade; a manifestação do porão consciencial. 3. Pseudoaproveitamento: o autengano quanto à prioridade do momento evolutivo; a automação existencial; a realização de tarefas secundárias; o tangenciamento do essencial na autoproéxis; a síndrome da dispersão consciencial. Planejamento. Dentro da Invexologia, a prática da técnica da invéxis estimula o desenvolvimento da competência da conscin em elaborar planejamentos, preparar-se e fazer prognósticos do futuro imediato. Precognição. Observando a Precogniciologia, ao investir nas competências cronêmicas junto ao autoparapsiquismo, a conscin amplia a auteficácia na catalisação das tarefas assistenciais vindouras, conforme estas 7 atividades, enumeradas em ordem alfabética: 1. Apresentações: as projeções conscientes chancelando abordagens a serem empregadas nas futuras apresentações públicas agendadas. 2. Dinâmicas parapsíquicas: o prognóstico do cenário multidimensional das dinâmicas parapsíquicas a partir do investimento habitual no parapsiquismo intelectual. 3. Docência: a inspiração extrafísica advinda do ato de pensenizar na futura aula a ser ministrada, encontrando abordagens didáticas assertivas para a turma de alunos. 4. Encontros: a fecundidade de estratégias para rapport com as consciências, alvos assistenciais, elaboradas ombro a ombro com os amparadores extrafísicos. 5. Publicações: a sensibilidade energocognitiva no emprego do vocabulário tarístico do texto redigido com foco nos futuros leitores. 6. Reuniões: a leitura do contexto multidimensional dentro do grupo evolutivo, evitando intrusões assediadoras na equipin. 7. Tenepes: a iscagem lúcida antecipando o tom dos trabalhos dentro do ciclo da tenepes. Amadurecimento. Considerando a Megafocologia, com o exercício prático do planejamento inversivo multidimensional, a conscin passa a qualificar a assertividade quanto às prioridades do momento evolutivo, enfatizando, no megafoco pessoal, estas 3 condutas quanto aos empreendimentos interassistenciais, em ordem crescente de complexidade: 1. Dilatação: a ampliação do período de preparação. 2. Lateropensenidade: o monitoramento da formação do holopensene mesmo no momento de compromissos adjacentes. 3. Detalhismo: a disponibilidade íntima para a identificação de sincronicidades. Disponibilidade. Considerando a Interassistenciologia, a conscin inversora ao dominar as variáveis cronoevolutivas predispõe-se a ser conduzida de modo autoconsciente pelos amparadores extrafísicos técnicos de função ao longo do empreendimento prioritário. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o efeito da autopriorização cronológica inversiva, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Acronologia da recin: Autotaquicogniciologia; Neutro. 02. Alienação: Intrafisicologia; Nosográfico. 03. Antibanalização inversiva: Holomaturologia; Homeostático. 04. Antiprocrastinação: Autodiscernimentologia; Homeostático. 05. Aproveitamento do tempo: Autoproexologia; Homeostático. 06. Autodespriorização: Autodiscernimentologia; Nosográfico. 07. Continuísmo consciencial: Evoluciologia; Homeostático. 08. Cronêmica pessoal: Cronologia; Neutro. 09. Cronoevoluciologia: Autevoluciologia; Neutro. 10. Funcionalidade do autoparapsiquismo: Autodesassediologia; Homeostático. 11. Lucidez paracronológica: Seriexologia; Homeostático. 12. Megafocalização precoce: Invexologia; Homeostático. 13. Momento evolutivo: Paracronologia; Neutro. 14. Precognição projetiva docente: Projeciologia; Homeostático. 15. Sincronicidade: Cosmoconscienciologia; Neutro. A VALORIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS CATALISADAS PELA INVERSÃO EXISTENCIAL PERMITE O AMADURECIMENTO DA CONSCIN NO EMPREGO DOS ATRIBUTOS CONSCIENCIAIS PRIORITÁRIOS PARA CADA MOMENTO EVOLUTIVO. Questionologia. Você, leitor ou leitora, na condição de inversor ou inversora existencial, já reconhece em si o efeito da autopriorização cronológica inversiva? Há quanto tempo é praticante da invéxis? Bibliografia Específica: 1. Lopes, Adriana; Senso Evolutivos & Contrapontos Regressivos: O Estudo Contraponteado do Autodiscernimento quanto à Maturidade Consciencial; pref. Antônio Pitaguari; revisores Dayane Rossa, et al.; 639 p.; 44 caps.; 3 seções; 445 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; posf.; glos. 200 termos; 327 refs.; 2 apênds; alf.; 23 x 16 x 3 cm; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR, Brasil; 2017; páginas 327 a 357. 2. Manfroi, Eliana; Antidesperdício Consciencial: Escolhas Evolutivas na Era da Fartura; pref. Mabel Teles; revisoras Cathia Caporali; et al.; 230 p.; 3 seções; 21 caps.; 22 citações; 2 E-mails; 41 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 1 tab.; 4 testes; 30 notas; 25 websites;104 refs.; 2 webgrafias; 1 anexo; 2 apênds; alf.; geo.; ono.; 23 x 16 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2017; páginas 35, 36, 47 a 55, 71 a 78, 84 e 85. 3. Rossa, Dayane; Oportunidade de Viver: Estudo sobre a Existência Humana e o Sentido da Vida; pref. Amin Lascani; revisores Equipe de Revisores Editares; 327 p.; 8 seções; 47 caps.; 186 enus.; 1 foto; 1 microbriografia; 10 filmes; 2 tabs.; glos. 179 termos; 199 refs.; alf.; 23 x 16 cm; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR, Brasil; 2014; páginas 199 a 201. 4. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vol. I; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014, página 460. I. F. M.