Divergência Consciencial Evolutiva

A divergência consciencial evolutiva é o ato ou efeito de a discordância ideativa entre consciências, intra ou extrafísicas, na convivialidade diuturna, poder oportunizar crescimento e benefícios a todos os envolvidos, considerando os valores e princípios da Cosmoética.

Você, leitor ou leitora, promove o abertismo consciencial visando conviver a diversidade evolutiva? Já adotou atitudes ou proferiu opiniões divergentes do grupo evolutivo promovendo o upgrade consciencial de todos?

      DIVERGÊNCIA CONSCIENCIAL                        EVOLUTIVA
                                      (CONVIVIOLOGIA)


                                           I. Conformática

          Definologia. A divergência consciencial evolutiva é o ato ou efeito de a discordância ideativa entre consciências, intra ou extrafísicas, na convivialidade diuturna, poder oportunizar crescimento e benefícios a todos os envolvidos, considerando os valores e princípios da Cosmoética.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. A palavra divergência vem do idioma Latim, divergentia, “discordância; discrepância; dissonância; inconsonância”. Apareceu no Século XVIII. O termo consciência deriva do mesmo idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e este do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Surgiu no Século XIII. O vocábulo evolutivo procede do idioma Francês, evolutif, de évolution, e este do idioma Latim, evolutio, “ação de percorrer, de desenrolar”. Apareceu em 1873.
          Sinonimologia: 1. Disparidade consciencial produtiva. 2. Diferencial ideológico construtivo. 3. Discordância mentalsomática enriquecedora. 4. Contraponto ideológico evolutivo. 5. Antagonismo pensênico evolutivo. 6. Confrontação racional evolutiva.
          Cognatologia. Eis, em ordem alfabética, 8 cognatos derivados do vocábulo divergência: autodivergência; divergente; divergida; divergido; divergir; divergível; megadivergência; omnidivergência.
          Neologia. As 3 expressões compostas divergência consciencial evolutiva, divergência consciencial evolutiva intrafísica e divergência consciencial evolutiva multidimensional são neologismos técnicos da Conviviologia.
          Antonimologia: 1. Coesão de ideias involutivas. 2. Concordância consciencial estagnadora. 3. Harmonia de ideias imobilizadoras. 4. Alinhamento de posicionamentos paralisadores. 5. Consenso de opiniões retrógradas. 6. Convergência ideológica infrutífera. 7. Afinidade cognitiva antievolutiva. 8. Aglutinação de posturas imobilizadoras.
          Estrangeirismologia: o make the difference; o different point of view; o learning from diversity; o vive la différence; o brainstorming; o Conviviarium; o Tertuliarium.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Divergenciologia Cosmoética.


                                             II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da divergência ideativa edificante; a contraposição dos materpensenes ativando a evolução; os contrapensenes; a contrapensenidade; os antipensenes; a antipensenidade; os cognopensenes; a cognopensenidade; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os xenopensenes; a xenopensenidade; os heuropensenes; a heuropensenidade; as autopensenizações nas demandas interassistenciais; o abertismo pensênico gerando desassédio; o holopensene grupal diverso, interassistencial, cosmoético e evolutivo.
          Fatologia: a divergência consciencial evolutiva; a oportunidade de conviver com as diferenças a cada ressoma; o fato de a dimensão intrafísica permitir o intercâmbio entre consciências de patamares evolutivos e procedências extrafísicas discrepantes; a convivência interassistencial construtiva; a ampliação da visão restrita perante neoideia esclarecedora; as ideias opostas complementares; as heterovisões ampliando os significados; o contraponto esclarecedor de ideias; o autodiscernimento heterocrítico; a união dos contrários formando novo contexto, mais completo e complexo; a junção de vertentes independentes, complementares e contrárias da mesma realidade, produzindo visão melhorada dos fatos; o pensamento divergente gerando soluções criativas para os problemas; o ponto de vista diferente ampliando a visão do todo; a possibilidade da abordagem individual, inédita, acrescentar algo novo ao já estabelecido; a neoverpon introduzida em antigo paradigma; o convívio edificante com as diferenças; a expansão do conhecimento através de ideias antípodas; o contraste entre priorizações incontestáveis; as condutas díspares somando resultados; o crescimento resultante do convívio intergerações; o aprendizado recíproco adulto-criança; o aprendizado com a experiência da conscin de menor bagagem intelectual, porém com ampla experiência de vida; o convívio mutuamente edificante entre corpo docente e discente; a réplica e a tréplica; a busca pela conciliação entre diferentes posicionamentos; o benefício mútuo do convívio consciência-subumanidade; a diplomacia e o abertismo na abordagem de assuntos universais; a oportunidade evolutiva pela possibilidade da convivência entre as alteridades conscienciais; as diferentes escolas do pensamento sobre o mesmo tema; a superação da mediocridade pelo autesforço na manutenção da evolução no contrafluxo; o ato de sair de si mesmo para buscar a compreensão pelo prisma do outro; a holoconvivência evolutiva.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a valorização do Curso Intermissivo (CI) preparatório para a ressoma; o parapsiquismo cosmoético aplicado à evolução consciencial de todos; a cosmovisão pessoal sobre a dinâmica grupocármica englobando as múltiplas existências e dimensões; o acolhimento na psicosfera pessoal do assediador megadivergente, propiciando experiências e aprendizado mútuo; a projeção consciente (PC) promovendo a oportunidade de conciliação de posicionamentos díspares; a interação convergente do assistente com o amparador extrafísico de função.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo da divergência de opiniões gerando neoideias e soluções criativas para único problema; o sinergismo encontrado em ideias opostas convergindo para resultado eficaz; o sinergismo do convívio do grupocarma gerando crescimento para todos; o sinergismo evolutivo das associações de ideias.
          Principiologia: o princípio da megafraternidade; o princípio da evolução interassistencial; o princípio da evolução permanente; o princípio da descrença (PD); o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio da auto e heterocrítica cosmoética; o princípio do megafoco mentalsomático; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio do menos doente assistir ao mais doente; o princípio da não persistência no erro identificado; o princípio do aproveitamento máximo do tempo evolutivo; o princípio da interdependência evolutiva.
          Codigologia: o código grupal de Cosmoética (CGC) aplicado aos posicionamentos divergentes; o código pessoal de Cosmoética (CPC) contemplando cláusula sobre a convivialidade madura.
          Teoriologia: a teoria da medida consciencial; a teoria das interprisões grupocármicas; a teoria da inseparabilidade grupocármica; a teoria da necessidade social; a teoria e prática da interassistencialidade; a teoria da evolução consciencial entendida e aplicada; a teoria da interdisciplinaridade.
          Tecnologia: a técnica de viver em grupo; a técnica do sobrepairamento analítico; a técnica dos debates semanais; a técnica da Impactoterapia Cosmoética; a técnica de colocar-se no lugar do outro; a técnica da evitação dos falsos conceitos; as técnicas de alteração do bloco pensênico; a técnica de respirar fundo; a técnica da Confrontologia Equilibrada; a técnica da tábula rasa.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da dupla evolutiva; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da grupalidade; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da diferenciação pensênica.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Interassistenciologia; o Colégio Invisível da Grupocarmologia; o Colégio Invisível dos Sociólogos.
          Efeitologia: o efeito da evitação da interprisão grupocármica; o efeito fortalecedor do mitridatismo; o efeito halo das neoideias; os efeitos da heterocriticofilia intelectual no autodesassédio mentalsomático; o efeito das manifestações conscienciais divergentes favorecerem os estresses sadios da consciência; o efeito da diplomacia na abordagem de ideias diferentes; o efeito esclarecedor das discussões cosmoéticas.
          Neossinapsologia: as neossinapses desconstrutoras de convicções autointoxicantes; as neossinapses formadas pelos posicionamentos cosmoéticos; as neossinapses benévolas e desassediantes; a ideia inspiradora (heureca) geradora de neossinapses; as neossinapses predominando sobre as retrossinapses; as neossinapses recicladoras promovidas pelo desassédio mentalsomático.
          Ciclologia: o ciclo de neoideia; o ciclo retroalimentador autopensenes-holopensenes; o ciclo interdisciplinar do pensamento divergente; o ciclo autorreflexão-contraponteamento.
          Enumerologia: a apreensão do ponto de vista do outro; o alargamento dos horizontes pessoais; o surgimento da neoideia; a construção de neoverpon; a ampliação conjunta nas interrelações; o crescimento consciencial mútuo; a evolução grupocármica.
          Binomiologia: o binômio diferença na semelhança–semelhança na diferença; o binômio assédio-desassédio; o binômio admiração-discordância; o binômio autoimperdoador-heteroperdoador; o binômio tacon-tares.
          Interaciologia: a interação grupocármica; a interação interassistencial; a interação aluno-professor; a interação evolutiva conscin-conscin; a interação evolutiva conscin-consciex; a interação evolutiva consciex-consciex; a interação evolutiva entre conscins projetadas; a interação evolutiva conscin projetada–consciex; a interação evolutiva assistencial conscin-subumano; a interação autocrítica-heterocrítica; a interação debates úteis–megatares; a interação através dos trafores.
          Crescendologia: o crescendo debate heterocrítico–evolução consciencial mútua; o crescendo abandono de retroideias–ganho de neoideias–adoção de novo paradigma.
          Trinomiologia: o trinômio amparador extrafísico de função–assistente–assistido; o trinômio Debatologia-Refutaciologia-Argumentologia; o trinômio contraponto-divergência-convergência.
          Polinomiologia: o polinômio interação-antagonismo-análise-conciliação-neoverpon.
          Antagonismologia: o antagonismo diferença / semelhança; o antagonismo objeto de discordância / objeto de concordância; o antagonismo convivência assediadora / convivência desassediadora; o antagonismo interdependência consciencial / sujeição consciencial; o antagonismo relação transformadora / interprisão grupocármica; o antagonismo pensamento convergente / pensamento divergente; o antagonismo várias soluções para único problema / única solução para inúmeros problemas; o antagonismo monoideia / multideias; o antagonismo monovisão / cosmovisão.
          Paradoxologia: o paradoxo da contraposição ou discrepância de ideias entre consciências poder resultar em maior produtividade e crescimento mútuo; o paradoxo de os opostos poderem convergir; o paradoxo de toda biblioteca e toda farmácia terem “remédios” e “venenos”; o paradoxo dos pontos e contrapontos poderem ser complementares e se expandirem mutuamente; o paradoxo do comportamento incômodo poder trazer inovação; o paradoxo de o antígeno ser usado enquanto agente vacinal, levando ao upgrade imunológico.
          Politicologia: a democracia pura; a meritocracia; a cosmocracia.
          Legislogia: a lei do retorno; a lei da grupalidade; a lei da interassistencialidade; a lei da interdependência consciencial; a lei do maior esforço na sustentação da convivialidade sadia; a lei da inseparabilidade grupocármica; a lei do maior esforço evolutivo interconsciencial.
          Filiologia: a criticofilia; a politicofilia; a raciocinofilia; a sociofilia; a gnosiofilia; a debatofilia; a xenofilia.
          Fobiologia: a heterocriticofobia; a priorofobia; a sociofobia; a intelectofobia; a estrangeirismofobia; a neofobia; a xenofobia.
          Sindromologia: a superação da síndrome do estrangeiro (SEST); a evitação da síndrome do oráculo; a eliminação da síndrome da apriorismose.
          Mitologia: o mito de a opinião do mais velho dever prevalecer; o mito da caverna; o mito das almas gêmeas; o mito da globalização na condição de fim da individualidade; o mito da raça pura.
          Holotecologia: a convivioteca; a comunicoteca; a socioteca; a gregarioteca; a argumentoteca; a controversoteca; a dialeticoteca; a curiosoteca; a polemoteca; a heuristicoteca.
          Interdisciplinologia: a Conviviologia; a Interaciologia; a Sociologia; a Parassociologia; a Grupocarmologia; a Divergenciologia; a Despertologia; a Pensenologia; a Mentalsomatologia; a Policarmologia; a Evoluciologia; a Interassistencioloiga; a Cosmoeticologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: o princípio consciencial; o subumano; a consciênçula; a consréu ressomada; a consciência baratrosférica; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; a isca humana inconsciente; o ser interassistencial; o ser desperto; a conscin enciclopedista; a semiconsciex.
          Masculinologia: o debatedor; o crítico; o comunicador; o conviviólogo; o duplista; o professor; o político; o mediador; o diplomata; o democrata; o tertuliano; o educador; o cognopolita; o amparador; o amigo; o estudante; o compassageiro evolutivo; o intelectual; o maxidissidente ideológico; o familiar; o parente; o assediador; o assediado; o verbetólogo; o expositor; o palestrante; o vizinho; o exemplarista; o tenepessista.
          Femininologia: a debatedora; a crítica; a comunicadora; a convivióloga; a duplista; a professora; a política; a mediadora; a diplomata; a democrata; a tertuliana; a educadora; a cognopolita; a amparadora; a amiga; a estudante; a compassageira evolutiva; a intelectual; a maxidissidente ideológica; a familiar; a parenta; a assediadora; a assediada; a verbetóloga; a expositora; a palestrante; a vizinha; a exemplarista; a tenepessista.
          Hominologia: o Homo sapiens reurbanisatus; o Homo sapiens pacificus; o Homo sapiens reciprocus; o Homo sapiens convivens; o Homo sapiens confutator; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens verponarista; o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens socialis; o Homo sapiens gruppalis.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: divergência consciencial evolutiva intrafísica = a interação ganha-ganha na dimensão intrafísica entre conscins divergentes e patamares evolutivos diferenciados; divergência consciencial evolutiva multidimensional = a interação ganha-ganha entre conscins e consciexes divergentes e de paraprocedências diversas.
          Culturologia: a cultura da Descrenciologia; a cultura da Reeducaciologia; a Multiculturologia da inteligência evolutiva (IE); a cultura da Sociologia; a cultura da Conviviologia Evolutiva; a cultura da Refutaciologia; a cultura da Debatologia; a cultura da diversidade étnico-cultural.
          Taxologia. Sob a ótica da Evoluciologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 13 condições consequentes à divergência consciencial evolutiva:
          01. Autoconscientização: a expansão da autopercepção; a percepção multidimensional.
          02. Comunicabilidade: a comunicação qualificada facilitando o convívio.
          03. Cosmoética: a reconstrução de valores; o posicionamento cosmoético.
          04. Cosmovisão: a reciclagem pensênica cosmovisiológica; a mudança de bloco pensênico; a visão poliédrica.
          05. Desperticidade: o auto e heterodesassédio; a libertação dos miniassédios.
          06. Evolutividade: o rompimento com as automimeses estagnadoras; a mudança de patamar evolutivo.
          07. Hiperacuidade: a ampliação da visão detalhista; a hiperpercuciência.
          08. Interassistencialidade: a evolução conjunta interassistencial.
          09. Mentalsomaticidade: o upgrade mentalsomático.
          10. Neofilia: a adoção de neoverpons; a quebra de paradigmas.
          11. Pacificação: a maior disponibilidade íntima para acordos e conciliações ego e grupocármicas.
          12. Parapsiquismo: o surgimento de neoparapercepções; a ampliação parapercepciológica.
          13. Universalismo: a maior disponibilidade íntima para a diversidade consciencial.
          Interaciologia. Sob a ótica da Conviviologia, eis, na ordem alfabética, 32 atitudes ou posturas facilitadoras da ortoconvivialidade, recomendáveis em situações de divergência consciencial:
          01. Abertismo: estar aberto para aprender com a experiência de vida do outro.
          02. Acolhimento: acolher a conscin de maneira fraterna.
          03. Amizade: cultivar amigos mesmo entre adversários ideológicos.
          04. Antiacepção: discordar da ideia e não da consciência propositora.
          05. Antiapriorismo: evitar pensenes aprioristas.
          06. Argumentação fatuística: priorizar a exposição de fatos na contrargumentação.
          07. Assistencialidade: manifestar atitude assistencial no convívio com o divergente.
          08. Autocriticidade: manter o espírito crítico e autodiscernimento constantes.
          09. Autodisponibilidade: predispor-se à diversidade facilitando o processo interativo.
          10. Amparabilidade: valorizar a conexão com os amparadores extrafísicos.
          11. Autorreciclagens: reconhecer e reparar os próprios enganos.
          12. Autorreflexão: refletir sobre o próprio temperamento nos confrontos convivenciais.
          13. Concessão: fazer concessões cosmoéticas, abdicando de sempre ter razão.
          14. Conciliação: abrir mão de caprichos, adotando o consenso maduro e aceitando ser voto vencido.
          15. Criatividade: buscar neoabordagens nas divergências reiteradas.
          16. Desapego: abrir mão das autocertezas para acolher a heterovisão.
          17. Detalhismo: observar e valorizar os detalhes na convivialidade.
          18. Diplomacia: utilizar técnicas diplomáticas nas interrelações.
          19. Egocídio: deixar o egão de lado e ouvir o outro.
          20. Flexibilidade: buscar nas interrelações a flexibilização pensênica.
          21. Franqueza: usar a glasnost para melhorar o rapport.
          22. Heterocompreensão: manter atitude equilibrada, mesmo diante do erro alheio.
          23. Maturidade: demonstrar disponibilidade para debater com racionalidade cosmoética, sem melindres.
          24. Originalidade: inovar, conservando os pés na rocha e o mentalsoma no Cosmos.
          25. Ortointencionalidade: primar pela imparcialidade, sem puxa-saquismos ou interesses espúrios.
          26. Reconciliação: desatar os nós das interprisões ideativas.
          27. Reflexão: refletir antes de posicionar-se enfaticamente.
          28. Respeito: demonstrar consideração pelas colocações alheias.
          29. Responsabilidade: assumir a autorresponsabilidade pela qualidade do resultado interrelacional.
          30. Sobrepairamento: manter postura crítica, sobrepairando comocionalismos.
          31. Teática: priorizar a exposição de autovivências verbaciológicas.
          32. Traforismo: enfatizar a potencialização dos trafores alheios.


                                                     VI. Acabativa

            Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a divergência consciencial evolutiva, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
            01. Acriticismo: Parapatologia; Nosográfico.
            02. Adversário ideológico: Conviviologia; Neutro.
            03. Aglutinação interconsciencial: Conviviologia; Neutro.
            04. Carga da convivialidade: Conviviologia; Neutro.
            05. Concessão cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático.
            06. Confrontologia: Experimentologia; Neutro.
            07. Confutaciologia: Contradiciologia; Neutro.
            08. Consciência da contradição: Contradiciologia; Homeostático.
            09. Contrapontologia: Verponologia; Neutro.
            10. Controvérsia útil: Controversiologia; Neutro.
            11. Crescendo evolutivo: Crescendologia; Homeostático.
            12. Megairreconciliabilidade: Descrenciologia; Neutro.
            13. Paradoxo amizade-debate: Paradoxologia; Homeostático.
            14. Relação transformadora: Conviviologia; Homeostático.
            15. Viveiro evolutivo: Evoluciologia; Homeostático.
  A POSTURA PESSOAL COSMOÉTICA DIVERGENTE PODE,
 DE INÍCIO, SUSCITAR CONTRARIEDADES E, A POSTERIORI, CARREAR INÚMERAS CONSCIÊNCIAS À ACELERAÇÃO
         EVOLUTIVA, A PARTIR DO EXEMPLARISMO SADIO.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, promove o abertismo consciencial visando conviver a diversidade evolutiva? Já adotou atitudes ou proferiu opiniões divergentes do grupo evolutivo promovendo o upgrade consciencial de todos?
            Bibliografia Específica:
            1. Balona, Málu; Síndrome do Estrangeiro: O Banzo Consciencial; pref. Waldo Vieira; revisores Ana Bomfim; et al.; 314 p.; 2 seções; 14 caps.; 55 abrevs.; 32 E-mails; 1 entrevista; 28 enus.; 5 escalas; 1 fluxograma; 1 foto; 6 ilus.; 1 microbiografia; 30 tabs.; 15 webgrafias; 20 websites; posf.; 4 musicografias; 4 pinografias; 110 filmes; 452 refs.; 2 apênds.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 3ª Ed.; rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2006; página 153.
            2. Vieira, Waldo; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.;
 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; página 198.
            3. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; revisores Alexander Steiner; et al.; 1.254 p.; 18 seções; 525 caps.; 150 abrevs.; 17 E-mails; 1.156 enus.; 1 escala; 1 foto; 3 gráfs.; 42 ilus.; 1 microbiografia; 1 sinopse; 15 websites; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 10ª Ed. rev. e aum.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2009; páginas 363, 376, 377 e 381.
            4. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 44, 46, 50, 60, 69 71, 79, 80, 82, 87, 99, 107, 118, 120, 148, 152, 222, 415, 422, 505 e 661.
          Webgrafia Específica:
          1. Foldy, Erica Gabrielle; Learning from Diversity: A Theoretical Exploration; Artigo; Vol. 64; 5ª Ed.; September, 2004; 1 ilus.; páginas 529 a 538; disponível em: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.15406210.2004.00401.x/abstract>; acesso em: 22.09.11.
          2. Pitágoras; O Pensamento Filosófico de Pitágoras; disponível em: <http://pensador.uol.com.br/frase/
MTEwNQ/>; 1 enu.; 62 pensamentos filosóficos de Pitágoras; acesso em: 07.11.11.
                                                                                                      M. M. F.