Entrevista Evolutiva

A entrevista evolutiva é o colóquio ou o encontro ajustado entre personalidades, em local combinado, para obtenção de esclarecimentos, avaliações e opiniões, especificamente objetivando inquirir determinada figura pública ou alguém com agenda de atual relevância consciencial evolutiva.

Você, leitor ou leitora, já promoveu alguma entrevista específica com alguém capaz de oferecer subsídios evolutivos confiáveis? Quais proveitos obteve?

      ENTREVISTA EVOLUTIVA
                                        (CONVIVIOLOGIA)


                                            I. Conformática

          Definologia. A entrevista evolutiva é o colóquio ou o encontro ajustado entre personalidades, em local combinado, para obtenção de esclarecimentos, avaliações e opiniões, especificamente objetivando inquirir determinada figura pública ou alguém com agenda de atual relevância consciencial evolutiva.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O termo entrevista é adaptação semântica do idioma Inglês, interview, “vista e colóquio entre pessoas em algum local combinado”, provavalmente através do idioma Francês, entrevue, de entrevoir, “avistar; entrever”, e constituído pelos vocábulos entre, derivado do idioma Latim, inter, “no interior de 2; entre; no espaço de”, e vista, procedente também do idioma Latim, videre, “ver; descobrir; examinar; perscrutar; observar; empregar a vista; presenciar; ser testemunha de; experimentar”. Surgiu no Século XVII. O vocábulo evolutivo provém do idioma Francês, évolution, e este do idioma Latim, evolutio, “ação de percorrer, de desenrolar”, de evolvere, “rolar de cima; despenhar; precipitar; desdobrar; fazer sair; estender; desenvolver”. Apareceu em 1873.
          Sinonimologia: 1. Entrevista preliminar. 2. Entrevista exclusiva.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 9 cognatos derivados do vocábulo entrevista: entrever; entrevistada; entrevistado; entrevistador; entrevistadora; entrevistante; entrevistar; entrevistável; entrevisto.
          Neologia. As 4 expressões compostas entrevista evolutiva, entrevista evolutiva mínima, entrevista evolutiva mediana e entrevista evolutiva máxima são neologismos técnicos da Conviviologia.
          Antonimologia: 1. Entrevista de emprego. 2. Entrevista midiática.
          Estrangeirismologia: as entrevistas concedidas pelos experts em Conscienciologia.
          Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade da Conviviologia Evolutiva.


                                              II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da comunicabilidade; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os mnemopensenes; a mnemopensenidade; os didactopensenes; a didactopensenidade; os contrapensenes; a contrapensenidade; os taquipensenes; a taquipensenidade; os bradipensenes; a bradipensenidade; os xenopensenes; a xenopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; a assinatura pensênica verbal ou laringochacral; a autopensenização aberta à interação ideativa.
          Fatologia: a entrevista evolutiva; a entrevista com alguém; a entrevista de alguém; a entrevista preliminar de seleção para o emprego; a entrevista específica de natureza evolutiva; a entrevista intelectual; a entrevista estruturada; a coleta seletiva de declarações; a análise do discurso; a pesquisa aprofundada de opinião; as entrevistas pessoais com conscins evoluídas; as amizades raríssimas; a entrevista coletiva; a entrevista com autoridade competente; as entrevistas com os consciencioterapeutas; a entrevista com inversor existencial; a entrevista com reciclante existencial; o questionário específico para a entrevista; a tertúlia como sendo entrevista coletiva diária de conscienciólogos; o encontro interpessoal técnico; a conversa intencional.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a primeira entrevista com o amparador das práticas da tenepes; a entrevista preliminar extrafísica; a entrevista pré-ressomática; a entrevista pós-dessomática; as entrevistas pessoais com consciexes evoluídas; a sondagem bioenergética ou parapsicosférica do interlocutor.


                                         III. Detalhismo

         Sinergismologia: o sinergismo do entendimento coloquial; o sinergismo atenção-educação-paciência; o sinergismo das energias conscienciais (ECs) dos interesses em grupo afim; o sinergismo interassistencial associação-cooperação; o sinergismo confortador vizinhança-confiança; o sinergismo condomínio cognopolita–Cognópolis–Interlúdio; o sinergismo empatia-coloquialismo.
         Principiologia: o princípio político da inseparabilidade grupocármica; o princípio da interdependência evolutiva; o princípio do posicionamento pessoal; o princípio da liberdade de expressão; o princípio da interassistencialidade; o princípio administrativo pensar globalmente–agir localmente; o princípio da descrença; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da análise; o princípio da síntese; o princípio de cada consciência ter algo a aprender e a ensinar.
         Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
         Teoriologia: a teoria da inseparabilidade grupocármica.
         Tecnologia: a técnica da interlocução evolutiva cosmoética; a técnica da entrevista pelas competências; as técnicas diplomáticas e paradiplomáticas.
         Voluntariologia: o voluntariado da Conscienciologia.
         Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da Proéxis; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da grupalidade; o laboratório conscienciológico Serenarium; o laboratório conscienciológico da Paraeducação.
         Colegiologia: o Colégio Invisível dos Pesquisadores da Conscienciologia.
         Efeitologia: o efeito esclarecedor da interlocução educada; o efeito intimista da conversação olhos nos olhos; o efeito autorreciclador dos diálogos úteis; o efeito cognitivamente enriquecedor da comunicação intergeracional; o efeito do poliglotismo na ampliação do universo pessoal de possíveis interlocutores; o efeito das palavras-chave direcionando o acesso às informações magnas; o efeito evolutivo das autorreflexões; o efeito pingue-pongue (ciclo dinâmico pergunta-resposta).
         Enumerologia: a entrevista evolutiva com intermissivista consciencioterapeuta; a entrevista evolutiva com tenepessista veterano; a entrevista evolutiva com epicon conscienciômetra; a entrevista evolutiva com ofiexista ativo; a entrevista evolutiva com ser desperto; a entrevista evolutiva com consciex evolucióloga; a entrevista evolutiva com Serenão ou Serenona.
         Binomiologia: o binômio tempo-esforço; o binômio prós-contras; o binômio benefícios-custos; o binômio conquistas-fracassos; o binômio acertos-erros; o binômio atenuantes-agravantes; o binômio créditos-débitos; o binômio clareza-objetividade; o binômio bom humor–bom tom; o binômio sinceridade-confiabilidade.
         Interaciologia: a interação intrafisicalidade-extrafisicalidade; a interação entrevistador-entrevistado-testemunhas.
         Trinomiologia: o trinômio autoquestionamento-heteroquestionamento-omniquestionamento; o trinômio autopesquisas-heteropesquisas-omnipesquisas; o trinômio clareza-objetividade-realismo; o trinômio racionalidade-lógica-ponderação; o trinômio investigação-fundamentação-formulação; o trinômio intrafisicalidade-intraconsciencialidade-extrafisicalidade; o trinômio Teaticologia-Conformática-Verbaciologia; o trinômio retrocognição-ruminação-autorreflexão.
         Polinomiologia: as mensagens implícitas no polinômio postura-olhar-voz-gesto.
         Antagonismologia: o antagonismo introversão / extroversão; o antagonismo pessoa falante / pessoa reticente; o antagonismo autismo / verborragia; o antagonismo diálogo presencial / diálogo virtual; o antagonismo conversação emocional / conversação intelectual; o antagonismo sala de visita / sala de aula; o antagonismo colóquio / solilóquio.
          Politicologia: a democracia; a lucidocracia; a cognocracia; a cosmoeticocracia; a assistenciocracia; a conscienciocracia; a parapsicocracia (Cognópolis).
          Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo.
          Filiologia: a neofilia; a evoluciofilia; a cognofilia; a parapsicofilia; a recexofilia; a assistenciofilia; a pesquisofilia.
          Holotecologia: a proexoteca; a evolucioteca; a diarioteca; a inventarioteca; a nosoteca; a laboroteca; a criticoteca.
          Interdisciplinologia: a Conviviologia; a Evoluciologia; a Grupocarmologia; a Comunicologia; a Verbaciologia; a Interconscienciologia; a Impactoterapia; a Autexperimentologia; a Mentalsomatologia; a Autocogniciologia; a Autopriorologia; a Autocriteriologia; a Pesquisologia; a Infocomunicologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin entrevistadora; a conscin entrevistada.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o entrevistado; o entrevistador.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a entrevistada; a entrevistadora.
          Hominologia: o Homo sapiens interlocutor; o Homo sapiens colloquialis; o Homo sapiens principiocolloquialis; o Homo sapiens communicologus; o Homo sapiens communicator; o Homo sapiens gruppalis; o Homo sapiens conviviologus; o Homo sapiens evolutivus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: entrevista evolutiva mínima = o encontro evolutivo da conscin lúcida com o tenepessista; entrevista evolutiva mediana = o encontro evolutivo da conscin lúcida com o evoluciólogo do grupocarma; entrevista evolutiva máxima = o encontro evolutivo da conscin lúcida com o Serenão ou Serenona.
          Culturologia: a cultura da Conviviologia Evolutiva; a cultura da Comunicologia Tarística.
          Taxologia. Sob a ótica da Conviviologia, eis, por exemplo, na ordem natural, os 3 tempos básicos da entrevista profissional, através de 14 itens:
          A. Pré-entrevista: preparo.
          01. Definição: objetivo; público-alvo; linhas orientadoras.
          02. Pesquisa: contexto, biografia e perfil da personalidade do entrevistado.
          03. Metodologia: entrevista não estruturada, semiestruturada ou estruturada.
          04. Roteiro: temas fundamentais; perguntas-chave (abertas, semiabertas ou fechadas).
          05. Elenco: entrevistador; testemunhas.
          06. Documentação: reunião de documentação útil, caso necessário.
          07. Marcação: data; local.
          B. Entrevista: interlocução.
          08. Pontualidade: respeito ao tempo alheio.
          09. Registro: anotação, gravação, filmagem, fotografias.
          10. Escuta: técnica; atenção.
          11. Reformulação: a formulação de questões para o levantamento e aprofundamento nas informações requeridas.
          C. Pós-entrevista: acabativa.
          12. Organização: tratamento dos dados.
          13. Reflexão: ponderação sobre os resultados.
          14. Divulgação: do material coletado; o respeito às informações in off.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a entrevista evolutiva, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Ação extrafísica: Extrafisicologia; Neutro.
          02. Acrescentamento: Maximologia; Neutro.
          03. Agenda vazia: Parapatologia; Nosográfico.
          04. Autoconsciência verbal: Comunicologia; Neutro.
          05. Autovinculação cognopolitana: Sociologia; Homeostático.
          06. Balanço pré-evoluciólogo: Autoproexologia; Homeostático.
          07. Coleta seletiva: Autexperimentologia; Homeostático.
          08. Coloquialismo: Conviviologia; Neutro.
          09. Estado vibracional: Energossomatologia; Homeostático.
          10. Fontificação: Experimentologia; Neutro.
          11. Força presencial: Intrafisicologia; Neutro.
          12. Gratuidade cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático.
          13. Interlocução: Coloquiologia; Neutro.
          14. Macete técnico-administrativo: Administraciologia; Neutro.
          15. Momento da circunspecção: Autexperimentologia; Neutro.
     A ENTREVISTA ESCOLHIDA, FÍSICA OU EXTRAFÍSICA,
       QUANDO COSMOÉTICA E TÉCNICA, PODE SEMPRE
       ADITAR ALGO ESCLARECEDOR À CONSCIN LÚCIDA
     PESQUISADORA DOS PROCEDIMENTOS EVOLUTIVOS.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, já promoveu alguma entrevista específica com alguém capaz de oferecer subsídios evolutivos confiáveis? Quais proveitos obteve?