Dissidência Extrafísica Oportuna

A dissidência extrafísica oportuna é a decisão íntima de a consciex desvincular-se de companhias estagnadoras, em momento considerado propício, cosmoético, tendo em vista o ingresso em Curso Intermissivo (CI) preparatório para futura ressoma, com repercussões na paraprocedência.

Você, leitor ou leitora, lembra-se de algum paramomento decisivo evolutivo? Quais foram as consequências das escolhas e posturas adotadas diante de tal oportunidade?

      DISSIDÊNCIA EXTRAFÍSICA OPORTUNA
                                   (INTERMISSIOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. A dissidência extrafísica oportuna é a decisão íntima de a consciex desvincular-se de companhias estagnadoras, em momento considerado propício, cosmoético, tendo em vista o ingresso em Curso Intermissivo (CI) preparatório para futura ressoma, com repercussões na paraprocedência.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O vocábulo dissidência vem do idioma Latim, dissidens, de dissidere, “estar separado, afastado; não concordar; ser desigual; ser desarmônico; discordar de; divergir em opinião”. Surgiu no Século XVII. O prefixo extra deriva também do idioma Latim, extra, “na parte de fora, além de”. O termo físico procede do mesmo idioma Latim, physicus, derivado do idioma Grego, physikós, “relativo à Natureza ou ao seu estudo”. Apareceu no Século XIII. A palavra oportuna provém igualmente idioma Latim, opportuna, “propósito; apropriado; conveniente”. Surgiu no Século XVI.
          Sinonimologia: 1. Cisão intermissiva oportuna. 2. Mudança interexistencial oportuna. 3. Desengajamento extrafísico temporâneo.
          Neologia. As 4 expressões compostas dissidência extrafísica oportuna, dissidência extrafísica religiosa oportuna, dissidência extrafísica monárquica oportuna e dissidência extrafísica política oportuna são neologismos técnicos da Intermissiologia.
          Antonimologia: 1. Dissidência extrafísica inoportuna. 2. Autenfrentamento extrafísico abortado. 3. Indecisão intermissiva inconveniente.
          Estrangeirismologia: o upgrade da autoparaprocedência; o turning point evolutivo; o merci et à bientôt cosmoético; o low profile interassistencial.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto aos compromissos grupocármicos multidimensionais.
          Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular relativo ao tema: – Autevolução: desvinculação propícia.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da Intermissiologia; a mudança de bloco holopensênico em benefício do grupo extrafísico; os ortopensenes; a ortopensenidade; a ruptura cosmoética com pensenes anacrônicos; os neopensenes; a neopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os retroparapensenes; a retroparapensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; o holopensene do Curso Intermissivo.
          Fatologia: a priorização do mais importante nos momentos decisórios evolutivos; a assunção do papel de minipeça no maximecanismo da evolução; a autolucidez da conscin intermissivista.
          Parafatologia: a dissidência extrafísica oportuna; a mudança das companhias extrafísicas de evolução; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a dissidência lúcida, necessária e propícia discutida em reunião extrafísica; a mudança de “bloco” extrafísico; a valorização das reciclagens intermissivas; a prioridade das retrocognições assistidas no âmbito da Parafenomenologia; a ocorrência de fatos e parafatos significativos corroborando as rememorações intermissivas; o desenraizamento extrafísico necessário e favorável; o abandono das narrativas milenares recorrentes; o exemplarismo advindo de rupturas extrafísicas coerentes e consistentes; o emprego da vontade e do livre arbítrio no âmbito dos desafios multidimensionais; o “divisor de águas” multidimensional; a mudança cosmoética superando o comodismo da habituação multidimensional; as novas bússolas extrafísicas conscienciais; a oportunidade evolutiva da estrada extrafísica em bifurcação; o desejo de renovação diante das condições extrafísicas; a singularidade cronêmica; as consequências possíveis da dissidência extrafísica; o paramomento impactante; a intermissão mudancista; a resultante do saldo da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP) nas dissidências extrafísicas; as informações extrafísicas impactantes geradoras de acalmia consciencial; o restringimento extrafísico e intrafísico no papel de normatizador evolutivo; a mudança de “domicílio” extrafísico decorrente de ingresso em Curso Intermissivo pré-ressomático; os extrapolacionismos extrafísicos; a retrocognição intermissiva; a volta ao local da intermissão na função de reorientação de rota evolutiva; a ampliação do entendimento do mecanismo multidimensional em relação à grupocarmalidade.


                                            III. Detalhismo

          Principiologia: o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio da evolução consciencial; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP).
          Codigologia: a substituição do retrocódigo pessoal de Cosmoética por neocódigo pessoal de Cosmoética a partir da autodissidência extrafísica; os paracódigos extrafísicos de conduta pessoal; os paracódigos grupais de Cosmoética.
          Teoriologia: a teoria do maximecanismo evolutivo; a teoria da evolução consciencial por meios cosmoéticos.
          Tecnologia: a técnica da evitação da perda das oportunidades evolutivas; as técnicas paradiplomáticas; a técnica da dissidência construtiva.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autorretrocogniciologia; o laboratório conscienciológico do Curso Intermissivo; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Intermissivistas; o Colégio Invisível da Interassistenciologia.
          Efeitologia: os efeitos da autodissidência; o efeito da livre escolha; os efeitos dos posicionamentos diante do paraelenco grupocármico.
          Ciclologia: o ciclo do aprendizado evolutivo; o ciclo multiexistencial pessoal (CMP); o ciclo das abordagens construtivas; o ciclo experimental da evolução pessoal; o ciclo das oportunidades cosmoéticas.
          Enumerologia: a dissidência extrafísica revolucionária; a dissidência extrafísica estratégica; a dissidência extrafísica mudancista; a dissidência extrafísica inspiradora; a dissidência extrafísica pacífica; a dissidência extrafísica interassistencial; a dissidência extrafísica cosmoética.
          Binomiologia: o binômio autoconsciencialidade-grupalidade; o binômio dissidência-neoabordagens; o binômio conhecimento intermissivo–megarresponsabilidade interassistencial.
          Interaciologia: a interação recomposição grupocármica–lucidez retrocognitiva; a interação dissidência extrafísica–Curso Intermissivo; a interação dissidência extrafísica–parageografia.
          Trinomiologia: o trinômio Voliciologia-Intencionologia-Determinologia; o trinômio intenção-objetivo-perspectiva.
          Polinomiologia: o polinômio multidimensional palco-contexto-elenco-bastidores; o polinômio Holobiografologia-Intermissiologia-Reciclologia-Decidologia.
          Paradoxologia: o paradoxo dos visionários aversos a neodesafios evolutivos de ponta.
          Politicologia: a cosmocracia; a cosmoeticocracia; a interassistenciocracia; a decidocracia; a exemplocracia; a meritocracia; a evoluciocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço; a lei da inseparabilidade grupocármica; as leis da Paradiplomacia; as leis da Cosmoética.
          Filiologia: a neofilia; a decidofilia; a evoluciofilia; a intermissiofilia.
          Fobiologia: a decidofobia; a neofobia.
          Interdisciplinologia: a Intermissiologia; a Cosmovisiologia; a Cosmoeticologia; a Autocoerenciologia; a Voliciologia; a Autodeterminologia; a Autodecidologia; a Holocarmologia; a Parapoliticologia; a Paraprocedenciologia; a Retrocogniciologia; a Evoluciologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciex lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a minipeça do maximecanismo interassistencial.
          Masculinologia: o dissidente extrafísico lúcido; o dissidente extrafísico embotado; o dissidente extrafísico construtivo; o dissidente extrafísico destrutivo; o dissidente extrafísico ideológico; o agente desencadeador de heterodissidências; o agente catalisador evolutivo; o ex-rebelde; o ex-revolucionário; o conscienciológo; o ex-manipulador; o parapoliticólogo; o cursista da intermissão.
          Femininologia: a dissidente extrafísica lúcida; a dissidente extrafísica embotada; a dissidente extrafísica construtiva; a dissidente extrafísica destrutiva; a dissidente extrafísica ideológica; a agente desencadeadora de heterodissidências; a agente catalisadora evolutiva; a ex-rebelde; a ex-revolucionária; a consciencióloga; a ex-manipuladora; a parapoliticóloga; a cursista da intermissão.
          Hominologia: o Homo sapiens multidimensionalis; o Homo sapiens decidophilicus; o Homo sapiens gruppalis; o Homo sapiens grupocarmicus; o Homo sapiens intermissivus; o Homo sapiens discernens; o Homo sapiens recyclans.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: dissidência extrafísica religiosa oportuna = a libertação dos dogmas e crenças místicas, com afastamento dos ex-companheiros religiosos; dissidência extrafísica monárquica oportuna = a reciclagem das posturas do temperamento altivo e autocrata, com distanciamento, dos parceiros aristocratas de retrovidas; dissidência extrafísica política oportuna = o desapego das práticas manipuladoras e corruptas, com afastamento dos ex-colegas políticos anticosmoéticos.
          Culturologia: a cultura da dissidência extrafísica oportuna; a cultura da evolutividade; a cultura do aproveitamento do momento evolutivo.


                                            VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a dissidência extrafísica oportuna, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Abordagem da oportunidade: Autolucidologia; Homeostático.
          02. Acerto grupocármico: Grupocarmologia; Homeostático.
          03. Autocompromisso multidimensional: Multidimensiologia; Homeostático.
          04. Autoconscientização seriexológica: Autolucidologia; Homeostático.
          05. Automaxidissidência: Autorrecinologia; Homeostático.
          06. Curso Intermissivo: Intermissiologia; Homeostático.
          07. Efeito intermissivo: Autevoluciologia; Homeostático.
          08. Enfrentamento evolutivo: Proexologia; Homeostático.
          09. Intermissão mudancista: Intermissiologia; Homeostático.
            10.   Momento da megadecisão: Recexologia; Neutro.
            11.   Nível intermissivo: Intermissiologia; Homeostático.
            12.   Paradever intermissivo: Intermissiologia; Homeostático.
            13.   Paramomento impactante: Extrafisicologia; Homeostático.
            14.   Paraprocedência: Extrafisicologia; Neutro.
            15.   Retrocognição intermissiva: Retrocogniciologia; Neutro.
    A DISSIDÊNCIA EXTRAFÍSICA OPORTUNA REPRESENTA
 O MOMENTO EVOLUTIVO DA CONSCIÊNCIA NA DIREÇÃO
   DE MUDANÇAS GRUPOCÁRMICAS IMPACTANTES E DOS
     AVANÇOS COSMOÉTICOS PRÓ-CURSO INTERMISSIVO.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, lembra-se de algum paramomento decisivo evolutivo? Quais foram as consequências das escolhas e posturas adotadas diante de tal oportunidade?
            Bibliografia Específica:
            1. Bach, Richard; Fernão Capelo Gaivota; 30 p.; 3 partes; 21 x 14 cm; br.; Record; São Paulo, SP; 2015; páginas 5 a 10.
            2. Hesse, Hermann; Demian; trad. Ivo Barroso; 196 p.; 8 caps.; 23 x 16 cm; br.; 22ª Ed.; Record; São Paulo, SP; 1982; páginas 83 a 95.
            3. Vieira, Waldo; Homo sapiens reurbanisatus; 1.584 p.; 479 caps.; 139 abrevs.; 40 ilus.; 7 índices; 102 sinopses; glos. 241 termos; 7.655 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 168 a 171, 404 a 406 e 850.
            4. Idem; Nossa Evolução; revisores Alexander Steiner; & Sheila Guia; 168 p.; 15 caps.; 149 abrevs.; 1 E-mail;1 foto; 1 microbiografia; 162 perguntas; 162 respostas; 1 website; glos. 282 termos; 6 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia (IIP); Rio de Janeiro, RJ; 1996; páginas 24 a 27.
            5. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; 1.248 p.; 525 caps.; 150 abrevs.; 43 ilus.; 5 índices; 1 sinopse; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.;
 a 5 Ed.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2002; páginas 541 a 550.
            6. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 700 caps.; 147 abrevs.; 600 enus.; 8 índices; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia (IIP); Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 640 e 716.
                                                                                                                        J. G. R.