Dinâmica da Autopesquisa

A dinâmica da autopesquisa é o processo de condução dos esforços analíticos autavaliativos por parte da conscin lúcida, homem ou mulher, visando a ampliação do autoconhecimento, atenta à manutenção do autequilíbrio, por meio de hipóteses reformuláveis, embasadas no paradigma consciencial, a serem corroboradas pela autexperimentação e autorreciclagens evolutivas, com reflexo sobre a consecução da proéxis e qualificação da interassistencialidade.

Você, leitor ou leitora, já avaliou a dinâmica da autopesquisa? Qual o principal desafio a ser superado, no momento atual, para a qualificação do processo?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                             1
                               DINÂMICA DA AUTOPESQUISA
                                        (AUTOPESQUISOLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. A dinâmica da autopesquisa é o processo de condução dos esforços analíticos autavaliativos por parte da conscin lúcida, homem ou mulher, visando a ampliação do autoconhecimento, atenta à manutenção do autequilíbrio, por meio de hipóteses reformuláveis, embasadas no paradigma consciencial, a serem corroboradas pela autexperimentação e autorreciclagens evolutivas, com reflexo sobre a consecução da proéxis e qualificação da interassistencialidade.
             Tematologia. Tema central homeostático.
             Etimologia. O vocábulo dinâmica vem do idioma Grego, dynamikós, “poderoso; forte; potente”, de dynamis, “força; poder; capacidade”, difundido através do idioma Francês, dynamique. Surgiu em 1873. O elemento de composição auto procede igualmente do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O termo pesquisa provém do idioma Espanhol, pesquisa, derivada do idioma Latim, pesquisita, de pesquisitus, e este de perquirere, “buscar com cuidado; procurar por toda parte; informar-se; inquirir; perguntar; indagar profundamente; aprofundar”. Apareceu no Século XIII.
             Sinonimologia: 1. Teática da autopesquisa 2. Dialética autopesquisística. 3. Modus operandi da autopesquisa.
             Neologia. As 3 expressões compostas dinâmica da autopesquisa, dinâmica da autopesquisa recexológica e dinâmica da autopesquisa recinológica são neologismos técnicos da Autopesquisologia.
             Antonimologia: 1. Dinâmica da heteropesquisa. 2. Teoria da autopesquisa. 3. Inatividade da autopesquisa. 4. Lógica da autopesquisa.
             Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à teática evolutiva.


                                                       II. Fatuística

             Pensenologia: o holopensene pessoal da Autevoluciologia; o holopensene pessoal do autodiscernimento evolutivo; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os voliciopensenes; a voliciopensenidade; os cognopensenes; a cognopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os proexopensenes; a proexopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; o holopensene da interassistencialidade; o autenfrentamento dos padrões pensênicos ultrapassados; a interatividade pensênica inerente ao processo evolutivo consciencial; a reeducação pensênica por meio da criação de neossinapses; os harmonopensenes; a harmonopensenidade fruto do avanço em direção à autodesperticidade.
             Fatologia: a dinâmica da autopesquisa; a hipótese no contexto da autopesquisa; o paradigma consciencial e os pressupostos da pesquisa conscienciológica; o contexto e o desenvolvimento da autopesquisa; a natureza e especificidade da autopesquisa concernente à relação sujeito-objeto do conhecimento; o acesso às verpons; o percurso existencial condicionado pelo restringimento intrafísico e reflexos no desempenho evolutivo da conscin; o incômodo enquanto fator desencadeador de autopesquisa; o planejamento estratégico da autopesquisa como fator de conscientização e condução eficaz da dinâmica; a ressignificação da história de vida sob o enfoque conscienciológico, tendo em vista a reperspectivação existencial; a identificação dos traços conscienciais como etapa do processo da recin; a dinâmica evolutiva decorrente da compensação entre os traços conscienciais sob a égide da vontade autocosmoética; a efetivação das autoprioridades evolutivas tendo por base o alinhamento do megatrafor à proéxis; o acontecimento da mudança, 2                                                         En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a expresso no agir concebido como correto em substituição ao hábito reconhecido como ultrapassado ou anticosmoético; o contexto da mudança; a indissociablidade entre autopesquisa, interassistencialidade e reeeducação consciencial; a mudança de pressupostos metodológicos consoante à emergência de novos paradigmas do conhecimento; o autequilíbrio diante das interações possibilitando a análise dos fatos e parafatos com vistas à expansão do autoconhecimento e interassistencialidade; a natureza das Instituições Conscienciocêntricas (ICs) e respectivas implicações na condução e dinâmica da autopesquisa; a autoconfiança nos autenfrentamentos contínuos gerada pela autoconscientização cosmoética.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a dinâmica autopesquisística como fator de desenvolvimento da sinalética energética e parapsíquica pessoal; a expansão da autolucidez e a qualificação da autopesquisa proporcionadas pela prática da tenepes; o desenvolvimento do autoparapsiquismo propiciado pela grafopensenidade interassistencial; a expansão mentalsomática propiciada pela dinâmica autopesquisística.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo vontade-autorreflexão como fator de dinamização da autopesquisa.
          Principiologia: o princípio da descrença (PD) como profilaxia das apriorismoses, favorecendo o abertismo consciencial e a interassistência tarística.
          Codigologia: as cláusulas do código pessoal de Cosmoética (CPC) aplicadas à superação dos hábitos ultrapassados e como antídoto às autocorrupções; o código grupal de Cosmoética, (CGC) harmonizando as autopesquisas individuais com a maxiproéxis grupal.
          Teoriologia: a teoria-líder da Conscienciologia (paradigma).
          Tecnologia: as técnicas conscienciológicas coadjutoras à autexperimentação; a técnica da recéxis; a técnica da compensação intraconsciencial; a técnica da autovivência do aqui-agora multidimensional; a técnica da escuta interassistencial.
          Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico como ambiente propício e otimizador da dinamização da autopesquisa.
          Laboratoriologia: o labcon pessoal; o laboratório conscienciológico do Curso Intermissivo (CI); o laboratório conscienciológico da Conscienciometrologia; o laboratório conscienciológico do Cosmograma; o laboratório conscienciológico da vida cotidiana diuturna.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Autopesquisologia; o Colégio Invisível da Experimentologia; o Colégio Invisível da Paratecnologia; o Colégio Invisível da Recexologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível da Evoluciologia.
          Efeitologia: o efeito autodesassediador do holopensene da autopesquisa consistente.
          Neossinapsologia: a formação de neossinapses necessárias às reciclagens intraconscienciais; as neossinapses fundamentais à autovivência dos neovalores pessoais cosmoéticos.
          Ciclologia: o ciclo autopesquisístico dinâmico autolucidez intermissiva–recuperação de cons na intrafisicalidade–expansão do autodiscernimento evolutivo.
          Enumerologia: a automotivação catalisadora da mudança; a técnica conscienciológica coadjutora da teática; a autolucidez geradora de neoabordagens; a autoparapercepção aceleradora do autoconhecimento; a autorreflexão estimuladora da criatividade; a autocosmoética mantenedora dos autenfrentamentos contínuos; a abertura consciencial impulsionadora da autevolução.
          Binomiologia: o binômio experiência-razão; o binômio análise-síntese; o binômio autopesquisa–reeducação consciencial; o binômio autodiscernimento-coragem; o binômio vontade-autorreflexão.
          Interaciologia: a interação autopesquisador–amparador extrafísico; a interação autopesquisa–extrapolação evolutiva; a interação especialidades científicas–pressupostos metodológicos; a interação autopesquisa-interassistencialidade.
          Crescendologia: o crescendo história de vida–autobiografopensenidade. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                3
             Trinomiologia: a dinamização da autopesquisa por meio do trinômio voluntariado conscienciológico–interassistencialidade–tenepes.
             Polinomiologia: o polinômio Curso Intermissivo–desafios evolutivos–condições socioculturais da conscin–recuperação de cons–autodiscernimento evolutivo.
             Antagonismologia: o antagonismo ação / reação; o antagonismo aceleração da autopesquisa / estagnação da autopesquisa; o antagonismo fato / ficção; o antagonismo verpon / dogma.
             Paradoxologia: o paradoxo de buscar o autoconhecimento a partir da dimensão intrafísica quando a autoprocedência é essencialmente extrafísica.
             Politicologia: a democracia; a discernimentocracia.
             Legislogia: a lei do maior esforço aplicada ao enfrentamento e superação do autengano e autocorrupções.
             Filiologia: a pesquisofilia; a cosmoeticofilia; a neofilia; a criticofilia.
             Fobiologia: a vivência da autopesquisa sendo recurso profilático à decidofobia.
             Holotecologia: a pesquisoteca; a biografoteca; a experimentoteca; a conscienciometroteca; a pensenoteca; a mentalsomatoteca; a analiticoteca.
             Interdisciplinologia: a Autopesquisologia; a Autevoluciologia; a Conscienciometrologia; a Experimentologia; a Autobiografologia; a Recexologia; a Invexologia; a Proexologia; a Pensenologia; a Autopriorologia; a Cosmoeticologia; a Mentalsomatologia.


                                                      IV. Perfilologia

             Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin autopesquisística; a conscin-cobaia; a conscin automotivada; a conscin traforista.
             Masculinologia: o conscienciólogo; o autopesquisador; o voluntário em ICs; o docente de Conscienciologia; o conscienciômetra; o proexólogo; o reeducador; o verbetólogo; o inversor existencial; o reciclante existencial; o sistemata; o biógrafo; o retomador de tarefa.
             Femininologia: a consciencióloga; a autopesquisadora; a voluntária em ICs; a docente de Conscienciologia; a conscienciômetra; a proexóloga; a reeducadora; a verbetóloga; a inversora existencial; a reciclante existencial; a sistemata; a biógrafa; a retomadora de tarefa.
             Hominologia: o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens experimentator; o Homo sapiens activus; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens autolucidus.


                                                  V. Argumentologia

             Exemplologia: dinâmica da autopesquisa recexológica = o processo autoinvestigativo conduzido pela conscin após o acesso às verpons conscienciológicas, visando às alterações contextuais reperspectivadoras da própria existência; dinâmica da autopesquisa recinológica = o processo autoinvestigativo conduzido pela conscin após o acesso às verpons conscienciológicas, visando às alterações intraconscienciais reperspectivadoras da própria existência.
             Culturologia: a cultura evolutiva.
             Procedimentos. Sob a ótica da Autopesquisologia, eis, em ordem alfabética, 11 procedimentos básicos inerentes ao desenvolvimento da autopesquisa passíveis de serem adotados pela conscin ciente da complexidade da dinâmica:
             01. Análise: flexibilização na condução da análise diante das especificidades da autopesquisa. 4                                                          En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
          02. Aprofundamento pesquisístico: automotivação interassistencial intensificadora dos procedimentos desencadeadores de extrapolações evolutivas.
          03. Autobiografia: reconstrução da história de vida sob a ótica do paradigma consciencial, ressignificando fatos e parafatos vivenciados ao longo da trajetória existencial.
          04. Autoconscienciometria: identificação de trafores, trafares e trafais, especialmente os megatraços conscienciais.
          05. Contextualização: interpretação dos fatos e parafatos tendo em vista o contexto onde estão inseridos.
          06. Modus operandi: valorização do processo da pesquisa como condição para a obtenção de bons resultados.
          07. Princípio da descrença: autovivência do princípio da descrença como condição básica para avaliação dos resultados da autexperimentação.
          08. Proéxis: otimização proexológica a partir do emprego cosmoético do megatrafor e aplicação de técnicas evolutivas para a consecução de recins e expansão do autodiscernimento evolutivo.
          09. Tares: realização da interassistência tarística através da grafopensenidade e exercício do autoparapsiquismo lúcido.
          10. Teoria: entendimento do arcabouço teórico-conceitual enquanto requisito para a formulação de hipóteses consistentes.
          11. Voluntariado: qualificação do desempenho no voluntariado conscienciológico fazendo das múltiplas atividades desenvolvidas nas Instituições Conscienciocêntricas experimentos de autopesquisa previamente planejados.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a dinâmica da autopesquisa, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Aceleração da História Pessoal: Evoluciologia; Homeostático.
          02. Aprofundamento da pesquisa: Experimentologia; Neutro.
          03. Auto-Historiografoterapia: Historiografoterapeuticologia; Homeostático.
          04. Automutação: Recexologia; Homeostático.
          05. Autopesquisa inarredável: Autopesquisologia; Neutro.
          06. Autopesquisologia: Experimentologia; Homeostático.
          07. Binômio Autoconscienciometrologia-Autopesquisologia: Experimentologia; Homeostático.
          08. Binômio Tenepes-Autopesquisa: Autevoluciologia; Homeostático.
          09. Biografologia: Proexologia; Neutro.
          10. Catalisador evolutivo: Evoluciologia; Homeostático.
          11. Eficácia evolutiva: Evoluciologia; Neutro.
          12. Necessidade evolutiva: Autevoluciologia; Neutro.
          13. Parepistemologia: Mentalsomatologia; Neutro.
          14. Princípio da descrença: Mentalsomatologia; Homeostático.
          15. Reciclogenia: Autorrecexologia; Homeostático.
               A DINÂMICA DA AUTOPESQUISA REQUER
      ABERTURA CONSCIENCIAL E AUTEXPERIMENTAÇÃO
           PARA A AMPLIAÇÃO DO AUTOCONHECIMENTO
           VISANDO À REPERSPECTIVAÇÃO EXISTENCIAL. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                                        5
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, já avaliou a dinâmica da autopesquisa? Qual o principal desafio a ser superado, no momento atual, para a qualificação do processo?
             Bibliografia Específica:
             1. Vieira, Waldo; Homo sapiens reurbanisatus; 1.584 p.; 479 caps.; 139 abrevs.; 40 ilus.; 7 índices; 102 sinopses; glos. 241 termos; 7.655 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3 a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 194 a 196.
             2. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vol. I; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 222 a 224, 790 a 792 e 794.
                                                                                                                    M. B. A.