Dia do Detalhe

O dia do detalhe é aquele dedicado pela conscin lúcida, autorganizada, à consecução do ato de recomposição, retificação, retoque, refazimento ou preenchimento das falhas e fissuras mínimas acumuladas, pouco a pouco, na cotidianidade diuturna da própria vida intrafísica.

Como vivencia você, leitor ou leitora, a técnica do detalhismo? Você emprega o recurso sofisticado do dia do detalhe?

      DIA DO DETALHE
                                 (AUTODISCIPLINOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O dia do detalhe é aquele dedicado pela conscin lúcida, autorganizada, à consecução do ato de recomposição, retificação, retoque, refazimento ou preenchimento das falhas e fissuras mínimas acumuladas, pouco a pouco, na cotidianidade diuturna da própria vida intrafísica.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo dia vem do idioma Latim Vulgar, dia, através do idioma Latim Clássico, dies, “dia; espaço de tempo de 24 horas; período claro no espaço de 24 horas”. Apareceu no Século XIII. O vocábulo detalhe deriva do idioma Francês, détail, “pequeno pedaço; parte; elementos mínimos de determinado conjunto; particularidade de algum elemento ou conjunto”, e este do idioma Latim, talea, “chantão ou tanchão; ramo fincado na terra para criar raízes e formar nova árvore; vara com ponta de ferro; estrepe; barrote; caibro; trave; viga”; donde provém taliare, “talhar; cortar”. Surgiu no Século XIV.
          Sinonimologia: 1. Dia da minúcia. 2. Dia da recomposição. 3. Dia do retoque. 4. Dia da retificação.
          Neologia. As 4 expressões compostas dia do detalhe, dia do detalhe semanal, dia do detalhe mensal e dia do detalhe anual são neologismos técnicos da Autodisciplinologia.
          Antonimologia: 1. Dia da cobaia. 2. Dia da incompletude.
          Estrangeirismologia: o dia atípico de upgrade; o special day; o Recexarium; o redirecionamento dos spots; o personal organizer; o checkup day; a life in perfect order.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade da Autopriorologia Evolutiva.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da reciclagem multifacetada; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os tecnopensenes; a tecnopensenidade; a higienização da autopensenização; a autopensenização retilínea; a autopensenização minuciosa.
          Fatologia: o dia do detalhe; o pequeno detalhe esquecido; o favor esquecido; a minitarefa protelada; o dia do reajuste da minúcia; o dia da despertez; o dia da observação técnica; o dia de atenção aos pormenores; o dia de esmiuçar a rotina diuturna; o dia de cotejar as autoprioridades com os autocompromissos fixados; o dia de aperfeiçoar os métodos de autorganização; o dia de esquadrinhar a autexpressão; o dia da otimização e potencialização das apreensões cognitivas.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; o aumento da sensibilidade parapsíquica; o extrapolacionismo parapsíquico.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo disposição harmônica–posições ergonômicas; o sinergismo parapsíquico favorecendo o pico da hiperacuidade pessoal; o sinergismo detalhismo-cosmovisão.
          Principiologia: o princípio do megafoco mentalsomático; o princípio da autopesquisa; o princípio da evolução interassistencial fundamentando a análise detalhista das realidades.
          Codigologia: os códigos de etiqueta social; o código de valores pessoais; o exame do grau de teática do código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Tecnologia: as técnicas de autorganização; a técnica da Higiene Consciencial; a técnica da Homeostaticologia; a vivência cosmoética da técnica do detalhismo; a técnica de atomização do Cosmos.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico da proéxis; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia.
          Efeitologia: o efeito evolutivo da ordem das coisas; os efeitos cosmovisiológicos das minúcias pesquisísticas descobertas sequencialmente.
          Neossinapsologia: a reciclagem das retrossinapses abrindo espaço às neossinapses; as neossinapses derivadas do detalhismo pesquisístico.
          Ciclologia: o ciclo arrumação-rearrumação; o ciclo assim-desassim.
          Enumerologia: o calendário perpétuo; o ciclo lunar; o ano bissexto; o carimbo datador; o cheque pré-datado; a nota promissória; o sine die.
          Binomiologia: o binômio organização pessoal–organização residencial; o binômio hábitos saudáveis–rotinas úteis; o binômio atenção-concentração.
          Interaciologia: a interação arrumação-equilíbrio; a interação limpeza física–limpeza extrafísica; a interação bagulhos energéticos descartados–holopensene desintoxicado; a interação parte-todo; a interação peça-mecanismo.
          Crescendologia: o crescendo evolutivo pessoa desorganizada–pessoa organizada; o crescendo intelectivo de apreensão das minudências.
          Trinomiologia: o trinômio recolher-classificar-direcionar.
          Polinomiologia: o polinômio arranjo metódico–acesso otimizado–tempo economizado–produtividade aumentada.
          Antagonismologia: o antagonismo harmonia / desarmonia; o antagonismo dia cheio /
dia morto; o antagonismo consertar / acochambrar; o antagonismo restaurar / descartar.
          Paradoxologia: o paradoxo da autodisciplina trazer expansão do livre arbítrio.
          Politicologia: a democracia pura.
          Legislogia: a lei do maior esforço intelectivo; as leis da percepção regendo a acomodação dos objetos.
          Filiologia: a neofilia; a recexofilia.
          Sindromologia: a síndrome da dispersão consciencial.
          Holotecologia: a energossomatoteca; a diarioteca; a serenoteca; a sincronoteca; a superlativoteca; a experimentoteca; a metodoteca; a pesquisoteca; a recexoteca.
          Interdisciplinologia: a Autodisciplinologia; a Autopesquisologia; a Holomaturologia; a Cosmoeticologia; a Autevoluciologia; a Homeostaticologia; a Autodiscernimentologia; a Recexologia; a Intrafisicologia; a Experimentologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens aequilibratus; o Homo sapiens harmonicus; o Homo sapiens eudaemones; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens euthymicus; o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens experimentor.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: dia do detalhe semanal = o sábado da reorganização pessoal; dia do detalhe mensal = até o dia 5 do mês; dia do detalhe anual = o primeiro de dezembro antes das festas do fim do ano.
          Culturologia: a cultura da Autodisciplinologia; a Multiculturologia da Holopercucienciologia.
          Taxologia. Sob a ótica da Autodisciplinologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 21 categorias de ações mínimas – a maioria domésticas – a serem executadas ou retocadas, no dia do detalhe, pela conscin lúcida autorganizada:
          01. Agradecimento. Enviar o agradecimento, por escrito, ao Sicrano.
          02. Antena. Acertar a antena da televisão no teto da casa.
          03. Armários. Ventilar os armários a fim de evitar o mofo.
          04. Barbeiro. Ir ao barbeiro e cortar os cabelos.
          05. Chuveiro. Consertar o chuveiro pingando depois do banho.
          06. Documentos. Plastificar os documentos pessoais.
          07. Esteira. Lubrificar a esteira aeróbica.
          08. Grampeador. Colocar grampos no grampeador.
          09. Lâmpada. Trocar a lâmpada queimada no corredor.
          10. Lanterna. Trocar as pilhas da lanterna.
          11. Lenços. Colocar a caixa de lenços de papel no banheiro.
          12. Limpeza. Repor o estoque dos materiais de limpeza em falta há duas semanas.
          13. Livro. Colar a lombada do livro antigo, mas precioso.
          14. Mesa. Colar feltro nos pés da mesa da sala de visitas para não arranhar o piso.
          15. Pagamento. Pagar ao Fulano os 50 reais da dívida das compras no supermercado.
          16. Porta-malas. Retirar os objetos deixados, há dias, no porta-malas do carro.
          17. Quadro. Arrumar, em definitivo, o quadro torto dependurado na parede.
          18. Ração. Repor o estoque da ração dos gatos.
          19. Relógio. Acertar os minutos do relógio do quarto de acordo com o horário oficial do Observatório Nacional.
          20. Tesoura. Levar a tesoura especial de casa para o escritório.
          21. Volume. Acertar o volume da enciclopédia colocado com a lombada de cabeça para baixo no alto da estante da biblioteca pessoal.


                                            VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o dia do detalhe, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Aceleração da História Pessoal: Evoluciologia; Homeostático.
          02. Administração da vida intelectual: Experimentologia; Homeostático.
          03. Avanço mentalsomático: Mentalsomatologia; Homeostático.
          04. Detalhe decisivo: Cosmossintesologia; Neutro.
          05. Detalhe irretocável: Autodiscernimentologia; Neutro.
          06. Detalhismo: Experimentologia; Homeostático.
          07. Dia da arrumação: Recexologia; Homeostático.
          08. Dia da cobaia: Experimentologia; Neutro.
          09. Dia da incompletude: Assincronologia; Nosográfico.
          10. Dia matemático: Homeostaticologia; Homeostático.
          11. Eudemonia cosmoética: Homeostaticologia; Homeostático.
          12. Momento evolutivo: Paracronologia; Neutro.
          13. Protimia: Homeostaticologia; Neutro.
          14. Sujismundismo: Parapatologia; Nosográfico.
          15. Técnica do crescendo: Comunicologia; Neutro.
     O DIA DO DETALHE É BOM HÁBITO INDISPENSÁVEL
    À CONSCIN LÚCIDA DEDICADA À ORGANIZAÇÃO PESSOAL, MENTALSOMÁTICA E PSICOMOTRIZ DA ESTRUTURA DA CONSECUÇÃO DA PROGRAMAÇÃO EXISTENCIAL.
          Questionologia. Como vivencia você, leitor ou leitora, a técnica do detalhismo? Você emprega o recurso sofisticado do dia do detalhe?