Detalhismo

O detalhismo é a técnica pela qual a conscin aplica racionalmente, sem paranoia, o valor funcional das circunstâncias particulares, peculiaridades e minudências com o objetivo de enriquecer a própria vida intrafísica, com alto grau de organização, por intermédio da atomização máxima nas abordagens às realidades do Cosmos, empregando a capacidade mais ampla da hiperacuidade (recuperação dos cons) no momento evolutivo.

Qual a importância dada por você à técnica do detalhismo na vida intrafísica? Quanto importam os detalhes na autorganização, especificamente para você?

      DETALHISMO
                                     (EXPERIMENTOLOGIA)


                                            I. Conformática

          Definologia. O detalhismo é a técnica pela qual a conscin aplica racionalmente, sem paranoia, o valor funcional das circunstâncias particulares, peculiaridades e minudências com o objetivo de enriquecer a própria vida intrafísica, com alto grau de organização, por intermédio da atomização máxima nas abordagens às realidades do Cosmos, empregando a capacidade mais ampla da hiperacuidade (recuperação dos cons) no momento evolutivo.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo detalhe deriva do idioma Francês, détail, “pequeno pedaço; parte; elementos mínimos de um conjunto; particularidade de um elemento do conjunto”, e este do idioma Latim, talea, “chantão ou tanchão, ramo fincado na terra para criar raízes e formar nova árvore; vara com ponta de ferro, estrepe; barrote, caibro; trave, viga”; donde provém taliare, “talhar, cortar”. Surgiu no idioma Francês no Século XIII. Apareceu, no idioma Português, no Século XIV. O sufixo ismo procede do idioma Grego, ismós, “doutrina; escola; teoria ou princípio artístico, filosófico, político ou religioso”.
          Sinonimologia: 01. Particularismo. 02. Meticulosidade explicitativa. 03. Retalhamento de conceitos. 04. Técnica da minuciosidade. 05. Planejamento detalhista. 06. Atomização. 07. Pulverização. 08. Pontualização. 09. Síntese. 10. Cosmossíntese.
          Neologia. Os 2 vocábulos minidetalhismo e megadetalhismo são neologismos técnicos da Experimentologia.
          Antonimologia: 01. Cosmometria. 02. Cosmovisão. 03. Tudologia. 04. Perfeccionismo. 05. Excentricidade. 06. Extravagância. 07. Abordagem superficial. 08. Focagem global. 09. Megafocologia. 10. Holanálise.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto às prioridades evolutivas.


                                               II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal das prioridades evolutivas; os prioropensenes; a prioropensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade.
          Fatologia: o detalhismo; o detalhismo no dia a dia; o detalhamento técnico; a abordagem conscienciológica detalhista; o detalhe da forma (1%) no confor; o detalhe da teoria (1%) na teática; o detalhe do verbo (1%) na verbação; o detalhe da tacon (1%) na Assistenciologia; o detalhe da heterocrítica (1%) no criticismo; o detalhe da imaginação (1%) na pesquisa; o detalhismo da sutileza; a evidência mínima; a técnica conscienciológica; o átomo; o sutil; o tênue; a tenuidade; o quase impalpável; a nuança; o matiz na cor; o cambiante; o tom na música; o entretom; o meiotom; o ponto; o fragmento; a fração; o naco; o bocado; a partícula; a particularidade; a peculiaridade; a singularidade; a minuciosidade; a minúcia; a minudência; a miudeza; o pormenor; a punctuação; o pedaço pequenino; a parcela miúda; o retalho; a faceta do poliedro; o indicador da abrangência; o não-perfeccionismo; a piscamento; a pinta na ponta do nariz; o dedo do gigante; a agulha no palheiro; o pré-requisito da exaustividade no momento evolutivo; os efes-e-erres; a aproximação simples; a autorganização; o corpúsculo na célula; a célula no soma; a célula-tronco; a atomização (cenas) + pulverização (constructos) + picotagem (blocos pensênicos); a relação detalhismo-exaustividade; a relação detalhismo–proéxis pessoal; a relação agulha–ponto da Acupuntura.
          Parafatologia: o detalhe do amparador (1%) no tenepessismo.


                                          III. Detalhismo

          Tecnologia: a técnica da atomização cognitiva. Exemplo de detalhe tecnológico, ou industrial: os 3 botões sobressalentes, de 2 tamanhos diferentes, pregados na camisa Coolibar, antiUV, fabricada na China.
          Crescendologia: o crescendo detalhe isolado–detalhes conjuntos; o crescendo microscópio-telescópio; o crescendo varejismo consciencial–atacadismo consciencial.
          Antagonismologia: o antagonismo detalhismo / bagulhos energéticos; o antagonismo especialismo / generalismo.
          Holotecologia: a efemeroteca; o crescendo efemeroteca-Holoteca.
          Interdisciplinologia: a Experimentologia; Mentalsomatologia; a Refutaciologia; a Bibliologia; a Priorologia; a Profilaxiologia; a Exaustivologia; a Lucidologia; a Nexopensenologia; a Tecnologia; a Autorrevezamentologia. A Bibliografia Específica Exaustiva (BEE).


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin bem-organizada; a pessoa minuciosa; a pessoa disciplinada; a pessoa não-organizada (workaholic); a pessoa paranoica (perfeccionista).
          Masculinologia: o detalhista; o profissional generalista-especialista; o cosmanalista.
          Femininologia: a detalhista; a profissional generalista-especialista; a cosmanalista.
          Hominologia: o Homo sapiens analyticus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: minidetalhismo = a relação sinalética parapsíquica–tímpano; megadetalhismo = a Nanotecnologia.
          Neodetalhes. Pelos critérios da Evoluciologia, a evolução da consciência é a vivência autoconsciente, cada vez mais intensiva, de neodetalhes ou das verpons do Cosmos. A consciência lúcida portadora de maior número de detalhes das realidades cósmicas, desta dimensão, é o Homo sapiens serenissimus.
          Intencionalidade. Nas pesquisas da Mentalsomatologia, a natureza da intencionalidade é o detalhe experimental mais crítico na manifestação pensênica de cada consciência.
          Relevância. Sob o enfoque da Projeciocriticologia, de início, o detalhe fenomênico aparentemente banal e insignificante, à primeira vista malinterpretado e descartado pelo(a) autopesquisador(a) inexperiente, pode ser extremamente relevante, mais tarde, na análise minuciosa dos parafenômenos projetivos, então projetor(a) consciente, veterano(a), mais competente quanto ao tema em foco.
          Fatuística. Eis, na ordem alfabética, 12 observações simples sobre minifatos corriqueiros da vida humana relativos aos processos de observação técnica dos detalhes:
          01. David. O pequenino (pigmeu) David, inteligente, contra o gigante Golias, obtuso.
          02. Elétron. O Cosmos – intrafísico – é constituído pela reunião elétron a elétron, ininterruptamente.
          03. Gota. A gota d’água – microcosmo – está em sincronia com o Cosmos – macrocosmo.
          04. Gramas. Alguns gramas de arsênico matam a pessoa com 100 quilos de peso.
          05. Inspiração. O simples e generalizado ato repetitivo, incessante, da inspiração de fração de oxigênio, mantém a vida humana. A vida, às vezes, pode estar por 1 fio.
           06. Minipeça. A reunião minipeça a minipeça consciencial – voluntário a voluntário compartilhante – compõe o Maximecanismo Multidimensional Interassistencial.
           07. Mosca. A mosca – detalhe – entrou no focinho do leão. Desesperado, batendo em si mesmo, o leão se matou.
           08. Orifício. Pequeno orifício na barragem pode começar a esbarrondar a represa.
           09. Passo. A marcha de 1.000 quilômetros começa por 1 passo na direção certa.
           10. Tatuzão. A verpon, verdade relativa de ponta perfuradora da realidade, é a ponta da broca do tatuzão.
           11. Toque. Simples toque no local exato do tórax pode matar a pessoa por parada cardíaca.
           12. Unidade. As unidades, partes ou porções compõem o todo. Quem conhece todas as partes, conhece muito mais, integralmente, o todo.
           Repouso. Sem qualquer dúvida, a aplicação mais eficaz da técnica do detalhismo exige a condição de repouso ou pacificação intraconsciencial da conscin lúcida, por exemplo, depois de período de sono reparador.


                                                        VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 7 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a técnica do detalhismo, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           1. Abordagem consciencial: Experimentologia; Neutro.
           2. Acrasia: Experimentologia; Nosográfico.
           3. Autodisposição: Experimentologia; Neutro.
           4. Binômio Autoconscienciometrologia-Autopesquisologia: Experimentologia; Homeostático.
           5. Compatibilidade automotivação-trabalho: Experimentologia; Homeostático.
           6. Escolha evolutiva: Experimentologia; Homeostático.
           7. Nuança: Experimentologia; Neutro.
    NO CONTEXTO DA EVOLUCIOLOGIA, TANTO O TODO,
   OU O CONJUNTO, QUANTO A PARTE, OU O DETALHE,
  IMPORTAM NA EVOLUÇÃO SOFISTICADA DA CONSCIÊNCIA, EM QUALQUER TEMPO OU DIMENSÃO EXISTENCIAL.
           Questionologia. Qual a importância dada por você à técnica do detalhismo na vida intrafísica? Quanto importam os detalhes na autorganização, especificamente para você?
           Bibliografia Específica:
           1. Vieira, Waldo; Homo sapiens reurbanisatus; 1.584 p.; 479 caps.; 139 abrevs.; 40 ilus.; 7 índices; 102 sinopses; glos. 241 termos; 7.655 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 75, 76, 123, 143, 219, 314, 342, 521, 607, 971, 1.097 e 1.103.
           2. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; 1.248 p.; 525 caps.; 150 abrevs.; 43 ilus.; 5 índices; 1 sinopse; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 4a Ed. revisada e ampliada; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1999; páginas 164, 207, 609, 769, 771, 953 e 954.
           3. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 700 caps.; 147 abrevs.; 600 enus.; 8 índices; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 332 e 609.