Dia da Arrumação

O dia da arrumação é aquele dedicado à atualização e acerto de todas as realizações pessoais da conscin lúcida, por meio do arranjo melhor das coisas e da reciclagem eficaz dos interesses sustentadores da programação existencial (proéxis).

Você, leitor ou leitora, já viveu o dia da arrumação ou rearrumação pessoal este ano? Quantas vezes?

      DIA     DA     ARRUMAÇÃO
                                      (RECEXOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. O dia da arrumação é aquele dedicado à atualização e acerto de todas as realizações pessoais da conscin lúcida, por meio do arranjo melhor das coisas e da reciclagem eficaz dos interesses sustentadores da programação existencial (proéxis).
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O vocábulo dia vem do idioma Latim Vulgar, dis, através do idioma Latim Clássico, dies, “espaço de tempo de 24 horas; período claro no espaço de 24 horas, em oposição ao período escuro da noite; unidade de tempo”. Apareceu no Século XIII. A palavra arrumar é de origem controversa. Conforme José Pedro Machado (1914–2005) provavelmente deriva do idioma Francês Antigo, arrumer, relacionado com o idioma Germânico, rum, “espaço”, com provável influência do vocábulo do idioma Português, arrimar, confrontante com o termo do idioma Francês, arrimer, “dispor as mercadorias de maneira conveniente”. Surgiu no Século XV. A palavra arrumação apareceu no Século XVI.
          Sinonimologia: 1. Dia da rearrumação. 2. Dia do rearranjo. 3. Dia da reciclagem. 4. Dia do acerto. 5. Dia da faxina. 6. Dia da organização. 7. Dia da harmonização. 8. Dia da viragem.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 23 cognatos derivados do vocábulo arrumação: arrumada; arrumadeira; arrumadela; arrumado; arrumador; arrumadora; arrumamento; arrumar; arrumo; desarrumação; desarrumada; desarrumadela; desarrumado; desarrumador; desarrumadora; desarrumamento; desarrumante; desarrumar; desarrumável; desarrumo; rearrumação; rearrumar; rearrumo.
          Neologia. As 4 expressões compostas dia da arrumação, dia da arrumação aquisitiva, dia da arrumação executiva e dia da arrumação distributiva são neologismos técnicos da Recexologia.
          Antonimologia: 01. Dia da desarrumação. 02. Dia do desacerto. 03. Dia caótico. 04. Dia deficitário. 05. Dia entrópico. 06. Dia inexpressivo. 07. Dia atípico a menor. 08. Dia desorganizado; dia frustrante; dia penumbrento. 09. Dia comum. 10. Dia mediano; dia rotineiro; dia trivial; dia vulgar.
          Estrangeirismologia: o turning point; o dia atípico de upgrade; o new breakthrough mentalsomático; o special day; o Mentalsomarium; o Recexarium; o redirecionamento dos spots; a house cleaning; o personal organizer; o checkup day; o beauty parlor day; a life in perfect order.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto às constantes reciclagens evolutivas.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da reciclagem multifacetada; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os tecnopensenes; a tecnopensenidade; a higienização da autopensenização; a autopensenização retilínea.
          Fatologia: o dia da arrumação; o dia da rearrumação; o dia do acerto das coisas; a autorganização; a autodisciplina; a arrumação das gavetas; a arrumação do ateliê intelectual; a arrumação dos artefatos do saber especializados; as embalagens organizadoras; o aumento do espaço útil; as operações de preservação da ordem ambiental; a mudança do recheio decorativo para melhor; a arrumação da biblioteca pessoal; o quarto de dormir; a base física; a medida da autorganização intrafísica; a ordem das locações; a arrumação dos objetos; os móveis; os objetos de uso pessoal; o domicílio humano; a basecon da pessoa; o lugar da vivência; o local intrafísico de poder; a residência; a localização da moradia.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a inteligência das limpezas periódicas das ECs gravitantes.


                                            III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo disposição harmônica–posições ergonômicas.
          Principiologia: o princípio da utilidade; o princípio da usabilidade; o princípio do megafoco mentalsomático; o princípio da autopesquisa.
          Codigologia: os códigos de etiqueta social; o código de valores pessoais; o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Tecnologia: as técnicas de autorganização; a técnica da Higiene Consciencial do autossoerguimento da motivação.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico da Proéxis; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia.
          Efeitologia: os efeitos do trinômio ordem-arrumação-limpeza na expansão mentalsomática; o efeito evolutivo da ordem das coisas.
          Neossinapsologia: a reciclagem das retrossinapses abrindo espaço às neossinapses.
          Ciclologia: o ciclo arrumação-rearrumação; o ciclo assim-desassim.
          Enumerologia: o ato de endireitar; o ato de ordenar; o ato de empilhar; o ato de acomodar; o ato de guardar; o ato de botar fora; o ato de desentulhar.
          Binomiologia: o binômio organização pessoal–organização residencial; o binômio asseio intraconsciencial–asseio extraconsciencial; o binômio hábitos saudáveis–rotinas úteis.
          Interaciologia: a interação arrumação-equilíbrio; a interação limpeza física–limpeza extrafísica; a interação bagulhos energéticos descartados–holopensene desintoxicado.
          Crescendologia: o crescendo evolutivo pessoa desorganizada–pessoa organizada.
          Trinomiologia: o trinômio recolher-classificar-direcionar; o trinômio facilidade-agilidade-praticidade; o trinômio utilização disciplinada–ordenação preservada–manutenção facilitada; o trinômio assim-aqui-já (técnica-local-momento).
          Polinomiologia: o polinômio arranjo metódico–acesso otimizado–tempo economizado–produtividade aumentada; o polinômio cronológico eventos-datas-nomes-números.
          Antagonismologia: o antagonismo dia / noite; o antagonismo harmonia / desarmonia; o antagonismo aproveitamento / desperdício; o antagonismo dia cheio / dia morto; o antagonismo concertar / acochambrar; o antagonismo restaurar / descartar; o antagonismo dispensável /
indispensável; o antagonismo apego / desapego.
          Paradoxologia: o paradoxo da disciplina trazer liberdade.
          Politicologia: a democracia.
          Legislogia: as leis da percepção regendo a acomodação dos objetos; a lei do maior esforço evolutivo.
          Filiologia: a neofilia; a recexofilia.
          Sindromologia: a síndrome da dispersão consciencial.
          Holotecologia: a energossomatoteca; a diarioteca; a serenoteca; a sincronoteca; a superlativoteca; a experimentoteca; a metodoteca; a pesquisoteca; a recexoteca.
          Interdisciplinologia: a Recexologia; a Intrafisicologia; a Homeostaticologia; a Paracronologia; a Cronêmica; a Sincronologia; a Holomaturologia; a Autevoluciologia; a Autodisciplinologia; a Experimentologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin organizada; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens aequilibratus; o Homo sapiens arrector; o Homo sapiens harmonicus; o Homo sapiens eudaemones; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens euthymicus; o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens experimentor.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: dia da arrumação aquisitiva = aquele dedicado a encontrar objetos de paradeiro desconhecido e acertar o almoxarifado; dia da arrumação executiva = aquele dedicado a organizar a vida intelectual pessoal; dia da arrumação distributiva = aquele dedicado à triagem de posses pessoais a serem distribuídas no contexto das doações interassistenciais.
          Culturologia: a cultura da Recexologia; a cultura da Higiene Generalizada.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o dia da arrumação, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Abertismo consciencial: Evoluciologia; Homeostático.
          02. Aceleração da História Pessoal: Evoluciologia; Homeostático.
          03. Administração da vida intelectual: Experimentologia; Homeostático.
          04. Arquivologia: Experimentologia; Neutro.
          05. Avanço mentalsomático: Mentalsomatologia; Homeostático.
          06. Clímax existencial: Ressomatologia; Homeostático.
          07. Dia da cobaia: Experimentologia; Neutro.
          08. Dia da incompletude: Assincronologia; Nosográfico.
          09. Dia matemático: Homeostaticologia; Homeostático.
          10. Eudemonia cosmoética: Homeostaticologia; Homeostático.
          11. Eutimia: Homeostaticologia; Homeostático.
          12. Momento evolutivo: Paracronologia; Neutro.
          13. Protimia: Homeostaticologia; Neutro.
          14. Sujismundismo: Parapatologia; Nosográfico.
          15. Técnica do crescendo: Comunicologia; Neutro.
       RACIONALMENTE, O DIA DA ARRUMAÇÃO LÓGICA
  DO UNIVERSO PESSOAL, REPETÍVEL PERIODICAMENTE,
  É PROVIDÊNCIA INTELIGENTE DE TODA CONSCIN LÚCIDA, COM RAZOÁVEL AUTORGANIZAÇÃO EXISTENCIAL.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, já viveu o dia da arrumação ou rearrumação pessoal este ano? Quantas vezes?