Dia da Cobaia

O dia da cobaia é a data da autoconscientização da conscin quanto à função, o trabalho ou aquele papel exercido pela cobaia, quando, então, autolúcida, decide não mais sacrificar animal, pois ver-se-á como tal.

O dia da cobaia já chegou para você, leitor ou leitora? Depois disso você reciclou algum conjunto de posicionamentos?

      DIA DA COBAIA
                                  (EXPERIMENTOLOGIA)


                                         I. Conformática

         Definologia. O dia da cobaia é a data da autoconscientização da conscin quanto à função, o trabalho ou aquele papel exercido pela cobaia, quando, então, autolúcida, decide não mais sacrificar animal, pois ver-se-á como tal.
         Tematologia. Tema central neutro.
         Etimologia. O termo dia vem do idioma Latim Vulgar, dia, pelo idioma Latim Clássico, dies, “dia; espaço de tempo de 24 horas; período claro no espaço de 24 horas”. Apareceu no Século XIII. O vocábulo cobaia procede do idioma Latim Científico, cobaya, “cobaia”. Surgiu no Século XIX.
         Sinonimologia: 1. Dia do cobaio. 2. Vez da cobaia. 3. Depoimento da cobaia. 4. Oportunidade da cobaia.
         Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 9 cognatos, neste caso, conscienciológicos, derivados do vocábulo cobaia: cobaiagem; autocobaia; cobaio; conscin-cobaia; heterocobaia; maxicobaia; megacobaia; minicobaia; paracobaia.
         Neologia. As duas expressões compostas dia da cobaia básico e dia da cobaia avançado são neologismos técnicos da Experimentologia.
         Antonimologia: 1. Dia do pesquisador. 2. Vez do pesquisador. 3. Depoimento do pesquisador.
         Estrangeirismologia: o dia do guinea pig; o glasnost; o insight da cobaia; o striptease consciencial; a reciclagem do ad valorem existencial; o redirecionamento dos spots.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Autexperimentologia.
         Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular sintetizando o tema: – Pesquisa é automotivação.


                                           II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da Experimentologia; os ortopensenes; a ortopensenidade.
         Fatologia: o dia da cobaia; o dia de defesa da cobaia; o dia da carapuça; a chance da cobaia; a hora da cobaia; a bola da vez; a entrada na berlinda; o biotério; a cobaia, em si; o rato de laboratório; o porquinho-da-índia (Cavia porcellus); o coelho-da-índia; o macaco rhesus; a ideologia da libertação dos animais; a cobaia subumana; a cobaia humana; a cobaia compulsória; a cobaia enganada; a cobaia voluntária; a cobaia lúcida; a cobaia ideal; a cobaia consciencial; a cobaia evolutiva; o abertismo consciencial; o fato de cada consciência ser cobaia de todas as outras; a mutualidade das reações; o labcon; as oportunidades de recin; a autoridade moral; a força presencial.
         Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a cobaia energética lúcida; a cobaia parapsíquica; a cobaia seriexológica.


                                          III. Detalhismo

         Principiologia: o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio especular.
         Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
         Teoriologia: a teoria da personalidade autoconsciente; a teoria da medida consciencial.
          Tecnologia: a técnica da cobaia biônica; a técnica de pesquisa da Biografologia; a técnica da conscin-cobaia.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico das retrocognições; o Cosmos como sendo o megalaboratório.
          Ciclologia: o ciclo multiexistencial pessoal (CMP).
          Enumerologia: a primeira cobaia (autopesquisador); a minicobaia; a maxicobaia; a megacobaia (Serenão); a paracobaia; a cobaia universal (consciência); a cobaia recíproca (parceiro da dupla evolutiva).
          Binomiologia: o binômio autocobaia-heterocobaia; o binômio recéxis-recin.
          Interaciologia: a interação pesquisador-cobaia.
          Crescendologia: o crescendo cobaia-pesquisador-autocobaia.
          Trinomiologia: o trinômio autopesquisa-autexperimentação-autexposição; o trinômio rato de livraria–rato de biblioteca–rato de laboratório.
          Antagonismologia: o antagonismo dia do caçador / dia da caça; o antagonismo cobaia-minidissidente; o antagonismo dia da cobaia / dia matemático; o antagonismo cobaia voluntária / cobaia compulsória; o antagonismo expectador intrafísico / expectador extrafísico; o antagonismo autexposição / autorreclusão; o antagonismo exemplo cosmoético / exemplo anticosmoético.
          Paradoxologia: o paradoxo da domesticação mútua.
          Politicologia: a democracia.
          Legislogia: as leis da cobaia; a lei do maior esforço.
          Filiologia: a neofilia; a autopesquisofilia.
          Fobiologia: a escopofobia; a escoptofobia; a autocriticofobia.
          Sindromologia: a síndrome da insegurança pessoal.
          Holotecologia: a ciencioteca; a metodoteca; a experimentoteca; a pedagogoteca; a tecnoteca; a bioteca; a cosmoeticoteca.
          Interdisciplinologia: a Experimentologia; a Bioética; a Cosmoeticologia; a Conviviologia; a Imunologia; a Biônica; a Mentalsomatologia; a Priorologia; a Autodiscernimentologia; a Holomaturologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a pessoa minipeça do Maximecanismo Multidimensional Interassistencial; a conscin-cobaia; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o proexista cobaia; o autopesquisador-autocobaia; o pesquisado.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a proexista cobaia; a autopesquisadora-autocobaia; a pesquisada.
          Hominologia: o Homo sapiens cobaya; o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens coperquisitor; o Homo sapiens experimentor; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens reeducator; o Homo sapiens cotherapeuticus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: dia da cobaia básico = aquele no qual a conscin reconhece ser cobaia das pessoas; dia da cobaia avançado = aquele no qual a conscin reconhece ser cobaia das consciexes, quando testemunhas atentas à vida humana.
          Culturologia: a cultura científica.


                                            VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o dia da cobaia, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Abertismo consciencial: Evoluciologia; Homeostático.
          02. Autestigmatização: Experimentologia; Nosográfico.
          03. Balão de ensaio: Experimentologia; Neutro.
          04. Experiência compartilhada: Experimentologia; Neutro.
          05. Fruto experimental: Experimentologia; Homeostático.
          06. Interprisiologia: Grupocarmologia; Nosográfico.
          07. Limite da pesquisa: Experimentologia; Neutro.
          08. Musa científica: Experimentologia; Neutro.
          09. Paracientista: Experimentologia; Homeostático.
          10. Personalidade consecutiva: Seriexologia; Neutro.
   O DIA DA COBAIA É SEMPRE ILUMINAÇÃO CIENTÍFICA,
 EVOLUTIVA, PARA A CONSCIN AUTOCONSCIENTE QUANTO AOS DIREITOS E DEVERES DEVIDOS AOS DEMAIS
       PRINCÍPIOS CONSCIENCIAIS DE TODOS OS NÍVEIS.
          Questionologia. O dia da cobaia já chegou para você, leitor ou leitora? Depois disso você reciclou algum conjunto de posicionamentos?