Dever da Tenepes

O dever da tenepes é a tarefa de casa recebida pela conscin tenepessista, homem ou mulher, durante a prática interassistencial, em geral, a ser realizada, ao longo do tempo, fora do horário desta atividade energética.

Você, leitor ou leitora, na condição de tenepessista, coloca em prática o dever da tenepes? Quais têm sido os benefícios conscienciais hauridos de tais realizações?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                              1
                                         DEVER DA TENEPES
                                             (TENEPESSOLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. O dever da tenepes é a tarefa de casa recebida pela conscin tenepessista, homem ou mulher, durante a prática interassistencial, em geral, a ser realizada, ao longo do tempo, fora do horário desta atividade energética.
             Tematologia. Tema central neutro.
             Etimologia. O termo dever procede do idioma Latim, de abere, “dever; ser devedor; estar obrigado a; ter obrigação de”. Surgiu no Século XII. A palavra tarefa provém do idioma Árabe, tarîha, “quantidade de trabalho que se impõe a alguém”. Apareceu no Século XVI. O vocábulo energético deriva do idioma Grego, energêtikós, “ativo; eficaz”. Surgiu no Século XX. O termo pessoal procede do idioma Latim, personalis, “pessoal”. Apareceu no Século XIII.
             Sinonimologia: 1. Tarefa extra da tenepes. 2. Atividade prescrita na tenepes.
             Neologia. As 3 expressões compostas dever da tenepes, dever da tenepes realizado e dever da tenepes negligenciado são neologismos técnicos da Tenepessologia.
             Antonimologia: 1. Dever de casa da escola. 2. Tarefa do trabalho.
             Estrangeirismologia: o homework da tenepes; o Tenepessarium; o extraphysical helper; o acid test evolutivo; o timing consciencial; a performance tenepessista; o curriculum de bastidor.
             Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento parapsíquico.
             Megapensenologia. Eis 3 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Tenepes: desafio permanente. Dever: tarefa individual. Paradever: responsabilidade intransferível.
             Coloquiologia: o empurrãozinho evolutivo do amparador extrafísico de função.
             Ortopensatologia. Eis 4 ortopensatas, citadas na ordem alfabética e classificadas em 2 subtítulos:
             1. “Dever. Cumpra o seu dever, aconteça o que acontecer”. “A consciência do dever cumprido traz a plenitude do prazer vivido”.
             2. “Tenepessista. A conscin tenepessista não recebe honorários”. “Jamais busque figo na ameixeira”.
             Filosofia: o Tenepescentrismo; o Universalismo; o Epicentrismo.


                                                       II. Fatuística

             Pensenologia: o holopensene pessoal tenepessológico; os tenepessopensenes; a tenepessopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os cosmoeticopensenes; a cosmoeticopensenidade; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os hiperpensenes; a hiperpensenidade; os lateropensenes; a lateropensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; a retilinearidade pensênica.
             Fatologia: o dever da tenepes; a prescrição do amparador extrafísico de função; a autocaptação de ideias da conscin tenepessista; as anotações; as intepretações; as reflexões; os questionamentos; os estudos de viabilidade; o autocomprometimento; a inserção na agenda pessoal; a autodeterminação; a consecução da tarefa; as variáveis intervenientes; os autenfrentamentos; as autossuperações; a concretização do trabalho; o neodever da tenepes.
             Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a prática diária da tenepes; o estado da passividade ativa; o conceptáculo ao amparador extrafísico de função; a comunicação interdimensional; as inspirações de 2                                                           En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a base extrafísica; os parafenômenos; a recuperação de cons magnos; as ideias do Curso Intermissivo (CI).


                                          III. Detalhismo

         Sinergismologia: o sinergismo tenepes–dever da tenepes; o sinergismo tenepessista-amparador; o sinergismo entre duplistas; o sinergismo tenepes–reciclagens conscienciais; o sinergismo dos trafores pessoais; o sinergismo tenepes-proéxis; o sinergismo idealizar-fazer.
         Principiologia: o princípio da descrença (PD); o princípio da irresistibilidade evolutiva; o princípio do melhor para todos; o princípio da responsabilidade evolutiva; o princípio da verbação.
         Codigologia: o código pessoal da Cosmoética (CPC) ativo e atualizado.
         Teoriologia: a teoria da Tenepessologia; a teoria da Parapercepciologia; a teoria da Proexologia.
         Tecnologia: a técnica da tenepes; a técnica da tradução parapsíquica; as técnicas de autorreflexão.
         Voluntariologia: o paravoluntariado da tenepes.
         Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Tenepessologia; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia.
         Colegiologia: o Colégio Invisível dos Tenepessistas.
         Efeitologia: o efeito da consecução do dever da tenepes no autodesenvolvimento consciencial; o efeito do cumprimento do dever da tenepes na confiabilidade do amparador extrafísico em relação ao tenepessista; o efeito da realização do dever da tenepes na proéxis.
         Neossinapsologia: as neossinapses necessárias para realizar os deveres da tenepes.
         Ciclologia: o ciclo dos deveres da tenepes; o ciclo das reciclagens; o ciclo dos empreendimentos evolutivos.
         Binomiologia: o binômio ouvidos-paraouvidos; o binômio trafor-interassistência; o binômio recebimento-retribuição; o binômio realização-satisfação; o binômio tarefa individual–ganho grupal; o binômio neoideia-surpreendência; o binômio desafio-automotivação.
         Interaciologia: a interação tenepessista–amparador de função da tenepes; a interação dever da tenepes–patamares da proéxis; a interação potencial-dificuldade; a interação dever da tenepes–preenchimento do trafal; a interação autodesempenho-autoconfiança; a interação desassédio-contrafluxo; a interação isolamento intrafísico–respaldo extrafísico.
         Crescendologia: o crescendo tenepes-ofiex; o crescendo dever-paradever; o crescendo amparando-amparador; o crescendo ciclo dos deveres da tenepes–ciclo da atividade.
         Trinomiologia: o trinômio iniciativa-manutenção-acabativa; o trinômio aqui-agora-já; o trinômio automotivação-trabalho-lazer; o trinômio dever da tenepes–autorretrocognição–recuperação de cons; o trinômio reflexão-foco-consecução; o trinômio pré-tarefa–tarefa–pós-tarefa.
         Polinomiologia: o polinômio egocarma-grupocarma-policarma-holocarma.
         Antagonismologia: o antagonismo despertez / sonolência evolutiva; o antagonismo automimese sadia / repetição vazia; o antagonismo protagonismo proexológico / submissão mesológica; o antagonismo tarefa de amparador / futrica de assediador; o antagonismo tenepes ativa / tenepes estagnada; o antagonismo proposta de trabalho do amparo / facilidade sedutora do assédio; o antagonismo dever da tenepes / boavidismo.
         Paradoxologia: o paradoxo de o dever da tenepes transformar-se em verdadeiro presente dos amparadores à conscin tenepessista quando concluído.
         Politicologia: a conscienciocracia; a evoluciocracia; a proexocracia; a tenepessocracia.
         Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo; as leis paradireitológicas.
         Filiologia: a tenepessofilia; a neofilia; a experimentofilia; a parapercepciofilia.
         Fobiologia: a evitação da neofobia; a superação da disciplinofobia; a cura da decidofobia; o combate à ergofobia. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                3
             Sindromologia: a eliminação da síndrome da preguiça mental; a cura da síndrome da hipomnésia; a superação da síndrome da dispersão consciencial; a evitação da síndrome da despriorização existencial.
             Maniologia: a evitação da mania de postergar; a eliminação da mania de controlar; o corte da mania de não acatar sugestões de outrem.
             Mitologia: o combate ao mito das realizações evolutivas sem desafios conscienciais.
             Holotecologia: a interassistencioteca; a cosmoeticoteca; a proexoteca.
             Interdisciplinologia: a Tenepessologia; a Autodiscernimentologia; a Parapercepciologia; a Gesconologia; a Amparologia; a Proexologia; a Autodeterminologia; a Voliciologia; a Interassistenciologia; a Intrafisicologia.


                                                      IV. Perfilologia

             Elencologia: a conscin tenepessista; o perfil lúcido; a personalidade comprometida; o ser responsável.
             Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
             Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
             Hominologia: o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens lucidus; o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens proexologus; o Homo sapiens cohaerens; o Homo sapiens determinator.


                                                  V. Argumentologia

             Exemplologia: dever da tenepes realizado = a tarefa cumprida mesmo diante das adversidades enfrentadas; dever da tenepes negligenciado = a tarefa menosprezada pela conscin tenepessista.
             Culturologia: a cultura de valorização da tenepes; a cultura da amparabilidade.
             Taxologia. Eis, listados na ordem alfabética, 8 exemplos de tipos de dever da tenepes:
             1. Dever da tenepes antibagulhista.
             2. Dever da tenepes conscienciocêntrico.
             3. Dever da tenepes geopolítico.
             4. Dever da tenepes gesconológico.
             5. Dever da tenepes grupocarmológico.
             6. Dever da tenepes operacional. 4                                                                    En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
           7. Dever da tenepes parapsíquico.
           8. Dever da tenepes recinológico.


                                                   VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o dever da tenepes, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Abertismo consciencial: Evoluciologia; Homeostático.
           02. Alavancagem da proéxis: Proexologia; Homeostático.
           03. Amparador extrafísico: Interassistenciologia; Homeostático.
           04. Ancoragem consciencial íntima: Intraconscienciologia; Neutro.
           05. Autodesempenho proexológico: Proexologia; Homeostático.
           06. Autolucidez parapsíquica: Autolucidologia; Neutro.
           07. Binômio tenepes-autopesquisa: Autevoluciologia; Homeostático.
           08. Desafio da proéxis: Proexologia; Homeostático.
           09. Dever de casa: Autodesempenhologia; Neutro.
           10. Directrix: Autevoluciologia; Homeostático.
           11. Gescon: Proexologia; Homeostático.
           12. Inventário da tenepes: Tenepessologia; Homeostático.
           13. Negocinho evolutivo: Evoluciologia; Nosográfico.
           14. Tenepes inspiradora: Tenepessologia; Homeostático.
           15. Verbaciologista: Verbaciologia; Homeostático.
    OS DEVERES SOLICITADOS NA TENEPES SÃO VERDADEIRAS PROVAS DO AUTOCOMPROMETIMENTO TENEPESSÍSTICO, DA CAPACIDADE DE INTERPRETAÇÃO PARAPERCEPTIVA E DE REALIZAÇÃO DA CONSCIN TENEPESSISTA.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, na condição de tenepessista, coloca em prática o dever da tenepes? Quais têm sido os benefícios conscienciais hauridos de tais realizações?
           Bibliografia Específica:
           1. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 522 e 1.617.
                                                                                                                   K. A.