Descoberta

A descoberta é a ação, processo ou efeito de revelar a si próprio, a outrem e / ou às pessoas em geral alguma coisa ignorada ou desconhecida até então, verdade relativa de ponta (verpon) sutil.

Você, leitor ou leitora, já descobriu algo a favor da melhoria da vida dos componentes da Humanidade? Em qual instância da existência humana ou parapsíquica?

      DESCOBERTA
                                    (HEURISTICOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A descoberta é a ação, processo ou efeito de revelar a si próprio, a outrem e / ou às pessoas em geral alguma coisa ignorada ou desconhecida até então, verdade relativa de ponta (verpon) sutil.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O termo descoberta deriva do idioma Latim, discoopertus, particípio passado do verbo discooperire, “descobrir; tirar a cobertura”. Surgiu no Século XII.
          Sinonimologia: 1. Invenção. 2. Criação. 3. Achado. 4. Lampejo. 5. Ideia. 6. Sacação.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 11 cognatos derivados do vocábulo descoberta: autodescoberta; descobertense; descoberto; descobertura; descobridor; descobridora; descobrimento; descobrir; descobrível; neodescoberta; paleodescoberta.
          Neologia. As duas expressões descoberta intrafísica e descoberta extrafísica são neologismos técnicos da Heuristicologia.
          Antonimologia: 1. Sedentarismo. 2. Infertilidade. 3. Neofobia.
          Estrangeirismologia: a open mind; o Heuristicarium; o Verponarium; os achados ou findings pessoais; o upgrade heurístico; o insight providencial; o brainstorming.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade da Pesquisologia Evolutiva.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da Pesquisologia; os neopensenes; a neopensenidade; os heuristicopensenes; a heuristicopensenidade; os hiperpensenes; a hiperpensenidade; a criatividade neopensênica; a autopensenização original.
          Fatologia: a descoberta; a criatividade aplicada à vida prática; a autevolução com criatividade; a criatividade produtiva; a criatividade mentalsomática; o autodesempenho evolutivo; a hipercriatividade pessoal; o pré-requisito da descoberta; a Metodologia da descoberta; a descoberta científica; a autocatálise evolutiva; o incidente feliz; o arrojo da descoberta; a vertente da descoberta; a corrente de descobertas; o contexto sócio-histórico-cultural das descobertas; a Cronologia das descobertas; os rumos da História Humana alterados pelas descobertas revolucionárias; o fundamento em descobertas precedentes; a base para as descobertas subsequentes.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a criatividade paratecnológica; a descoberta dos indícios multiexistenciais autencriptados; a Bamburriologia Paratécnica; a viragem autevolutiva através das paradescobertas no Curso Intermissivo (CI) pré-ressomático.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo criatividade responsável–ousadia calculada; o sinergismo racionalidade científica–racionalidade paracientífica.
          Principiologia: o princípio da perseverança pesquisística; a abertura da cortina do nicho do princípio da descrença (Holociclo).
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) regrando a Heurística individual.
          Teoriologia: a teoria da genialidade; a teoria das ideias; o nicho da teoria na prática; o nicho da prática na teoria; a teoria da Paracerebrologia; a teoria do irrompimento do paracérebro; a teoria do irrompimento do psicossoma; a teoria da fartura das energias conscienciais; a teoria da Macrossomatologia; a teoria da Paragenética; a teoria da Holossomatologia.
          Tecnologia: a técnica heurística da pesquisa; a técnica do detalhismo; a técnica da exaustividade; as técnicas da comunicação científica; a técnica evolutiva da autovisão prioritária; a técnica de elaboração da retrossenha pessoal; a técnica do entrelinhamento lógico; as técnicas conscienciométricas assinalando os vestígios do passado multiexistencial; as técnicas da Metodologia Científica; as paratécnicas da Parametodologia Científica.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da Proéxis; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Parageneticologia; o laboratório conscienciológico da grupalidade; o laboratório conscienciológico Serenarium; o laboratório conscienciológico da Paraeducação.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Experimentologia; o Colégio Invisível dos Pesquisadores da Conscienciologia; o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível da Infocomunicologia; o Colégio Invisível da Parapedagogiologia; o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível da Verponologia.
          Efeitologia: o efeito halo das neoideias; o efeito da ousadia criativa; os efeitos da descoberta no status quo.
          Neossinapsologia: os geradores de neossinapses; as neossinapses geradoras de descobertas; a lateropensenidade e as sinapses livres; as neossinapses da criatividade; as neossinapses das neodescobertas de neo-horizontes.
          Ciclologia: o ciclo da descoberta; o ciclo das neoideias; o ciclo inventivo de primeneres; o ciclo descoberta-manutenção; o ciclo das descobertas simultâneas; o ciclo problema-solução; o ciclo análise-síntese.
          Enumerologia: a observação do antes impercebido; a valorização do antes desconsiderado; a exploração do antes desconhecido; a decifração do antes incompreendido; a dominação do antes inexplorado; a criação do antes impensado; a revelação do antes ignorado.
          Binomiologia: o binômio autocrítica-heterocrítica; o binômio criatividade-racionalidade; o binômio autolucidez-autocriatividade; o binômio criatividade–quebra de regras; o binômio percepção-parapercepção; o binômio autorraciocínio-autotranspiração; o binômio Heuristicologia-Etologia; o binômio interocepção-exterocepção; o binômio talento pesquisístico–paciência; o binômio da inventividade ver o visto por todos–pensar o não pensado por ninguém.
          Interaciologia: a interação atributos intraconscienciais–invento-descoberta; a interação neoideia-Proxêmica; a interação dos nichos das neoideias; a interação componentes do nicho–desenvolvimento do nicho; a interação Cognópolis-Socin; a interação ICs-ECs; a interação neoparadigma-Neociências; a interação versatilidade-criatividade; a interação novo olhar–nova paisagem; a interação pioneirismo-surpreendência; a interação descoberta-transgressão.
          Crescendologia: o crescendo retroideia-neoideia; o crescendo conceptáculo da neoideia–nicho da neoideia; o crescendo ideia inata–neoideia; o crescendo da criatividade gesconológica extrafisicalidade-intrafisicalidade; o crescendo acumulabilidade cognitiva–criatividade heurística; o crescendo abordagem preambular–abordagem avançada; o crescendo indício-prova; o crescendo sondagem-ponderação-constatação; o crescendo evolutivo neocognições-neoperspectivas-neoconstatações; o crescendo subcerebralidade-cerebralidade-paracerebralidade.
          Trinomiologia: o trinômio (prefixos) neoideias-neoverdades-neologismos; o trinômio Debatologia-Refutaciologia-Argumentologia; o trinômio subtópico-tópico-supertópico; o trinômio autopesquisa-heteropesquisa-multipesquisa; o trinômio (aliteração) constructo-conceito-cognição; o trinômio concentração mental–atenção fixada–lucidez; o trinômio ideia original–experimentação–síntese; o trinômio descoberta-responsabilidade-exemplarismo; o trinômio curiosidade pesquisística–produtividade laboral–flexibilidade autopensênica.
          Polinomiologia: o polinômio criatividade-funcionalidade-usabilidade-confiabilidade; o polinômio sedentarismo-inoperância-incriatividade-hibernação; o polinômio problematização-dedução-experimentação-invenção.
          Antagonismologia: o antagonismo neoideia / Zeitgeist; o antagonismo criatividade / anticriatividade; o antagonismo criatividade / trivialidade; o antagonismo suposição / descoberta; o antagonismo descoberta individual / descoberta coletiva; o antagonismo descoberta acidental / descoberta intencional; o antagonismo descoberta usual / descoberta brilhante.
          Paradoxologia: o paradoxo do achado inusitado considerado consensualmente óbvio após a revelação.
          Politicologia: o nicho da política científica; a lucidocracia; a cienciocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço heurístico ou neoverponológico.
          Filiologia: a tecnofilia; a intelectofilia; a evoluciofilia; a neofilia; a enciclopediofilia; a mnemofilia; a cienciofilia.
          Mitologia: o mito da criatividade instantânea sem autesforço ou o mito da inspiração sem transpiração.
          Holotecologia: a experimentoteca; a heuristicoteca; a criativoteca; a neologisticoteca; a mentalsomatoteca; a evolucioteca; a parapsicoteca.
          Interdisciplinologia: a Heuristicologia; a Verponologia; a Autoconcepciologia; a Inventologia; a Serendipitia; a Intencionologia; a Autopesquisologia; a Autodiscernimentologia; a Parapercepciologia; a Conformática; a Neologia; a Orismologia; a Holotecologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens heuristicus; o Homo sapiens verponarista; o Homo sapiens holopensenocreator; o Homo sapiens experiens; o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens mentalsomaticus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: descoberta intrafísica = o processo ou efeito de revelar a si próprio, a outrem e / ou às pessoas em geral, alguma coisa humana, ignorada ou escondida, em favor do bem-estar da Humanidade, por exemplo, a penicilina; descoberta extrafísica = o processo ou efeito de revelar a si próprio, a outrem e / ou às pessoas em geral, alguma coisa parapsíquica, ignorada ou escondida, em favor do bem-estar da Humanidade, por exemplo, o estado vibracional (EV).
         Culturologia: a cultura da inventividade; a cultura da Pesquisologia.
         Detonadores. Sob a ótica da Heuristicologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 40 fatores predisponentes ou detonadores básicos das descobertas, em geral, com aproximações simples:
         01. Apreensão súbita: taquirritmia; Taquipsiquismologia.
         02. Axipetação.
         03. Captação: apreensibilidade.
         04. Catálise imaginativa: Catalisologia.
         05. Conquista científica.
         06. Criação: Criativologia.
         07. Criadouro ideativo.
         08. Engenhosidade frutífera.
         09. Estalo intelectivo.
         10. Extrapolacionismo: Parapercepciologia.
         11. Fertilidade mental.
         12. Finding: achado; Experimentologia.
         13. Gestação do neoconstructo.
         14. Heureca.
         15. Heurística: Heuristicologia.
         16. Heuristicogenia.
         17. Hipercriatividade.
         18. Hiperlucidez: Holomaturologia.
         19. Hipótese racional: Teoriologia.
         20. Ideia original.
         21. Incubação mentalsomática: Mentalsomatologia.
         22. Inovação: Recexologia.
         23. Insight.
         24. Inspiração: Inspiraciologia.
         25. Intuição.
         26. Inventividade: Invenciologia.
         27. Neofato: Fatologia.
         28. Neoideoduto: Ideodutologia.
         29. Neologismo: Neologia.
         30. Neopensene: Pensenologia.
         31. Neoperspectiva: Perspectivologia.
         32. Neoverpon: Verponologia.
         33. Neoverponoduto.
         34. Pérola negra.
         35. Progenitura da neoideia.
         36. Serendipitia.
         37. Singularidade.
         38. Sobretom.
         39. Verponogenia.
         40. Vertente da descoberta.
         Atravancadores. Segundo a Autopesquisologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 20 fatores impeditivos ou atravancadores básicos das descobertas, em geral, com aproximações simples:
         01. Acriticidade.
         02. Anacronismo.
         03. Anticriatividade.
         04. Antipesquisologia.
         05. Apriorismose.
         06. Dogmatismo.
         07. Esterilidade.
         08. Fossilização.
         09. Incriatividade.
         10. Inércia.
         11. Medievalismo.
         12. Mumificação.
         13. Paleontologia.
         14. Rebarbativismo.
         15. Regressismo.
         16. Retrocon.
         17. Retroconstructo.
         18. Retrogradação.
         19. Retroideação.
         20. Retroideoduto.
         Taxologia. A partir da Cosmovisiologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 40 categorias de descobertas, em geral, capazes de inspirar os pesquisadores ou pesquisadoras:
         01. Neoafinidade interconsciencial: Conviviologia.
         02. Neoalimento: Nutriciologia.
         03. Neoartefato do saber: Pesquisologia.
         04. Neoclassificação: Taxologia.
         05. Neocombustível: Engenharia.
         06. Neocomportamento: Etologia.
         07. Neoconstructo teórico: Cogniciologia.
         08. Neodidática: Pedagogia.
         09. Neoelemento anatômico: Anatomia.
         10. Neoelemento cósmico: Astronomia.
         11. Neoelemento químico: Química.
         12. Neoenfermidade: Patologia.
         13. Neoespécie subumana: Biologia.
         14. Neoespécie vegetal: Botânica.
         15. Neofármaco: Bioquímica; Farmacologia.
         16. Neofato: Historiologia.
         17. Neofenômeno físico: Física.
         18. Neogenes: Genética.
         19. Neoinstrumental: Engenharia.
         20. Neomecanismo: Mecânica.
         21. Neomineral: Geologia.
         22. Neomovimento corporal: Coreografia.
         23. Neomundividência: Cosmovisiologia.
         24. Neoparafato: Para-Historiografia.
         25. Neoparafenômeno: Parafenomenologia; Extrafisicologia.
         26. Neoparapercepção: Parapercepciologia.
         27. Neoparatécnica: Paratecnologia.
         28. Neopartícula subatômica: Atomística.
         29. Neopercepção: Psicologia.
         30. Neossabor: Gastronomia.
         31. Neossítio arqueológico: Arqueologia.
         32. Neotalento consciencial: Elencologia; Casting.
         33. Neotécnica: Tecnologia.
         34. Neoteorema: Matemática.
          35. Neoterapêutica: Terapeuticologia.
          36. Neoterritório: Geografia.
          37. Neotraço consciencial: Conscienciometrologia.
          38. Neoutilização: Pragmaticologia; Vivenciologia.
          39. Neoverpon: Verponologia.
          40. Neovocábulo: Neologia.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a descoberta, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Acrobacia mentalsomática: Heuristicologia; Neutro.
          02. Aplicação da neoideia: Heuristicologia; Neutro.
          03. Autocriatividade: Verponologia; Neutro.
          04. Criatividade irresponsável: Parapatologia; Nosográfico.
          05. Holopensene criativo: Heuristicologia; Homeostático.
          06. Indício multiexistencial: Autorrevezamentologia; Neutro.
          07. Inspiração: Heuristicologia; Neutro.
          08. Inspiração baratrosférica: Parapatologia; Nosográfico.
          09. Inspirador humano: Perfilologia; Homeostático.
          10. Inteligência técnica: Tecnologia; Neutro.
          11. Intrarticulação heurística: Holomaturologia; Homeostático.
          12. Neoverpon: Heuristicologia; Homeostático.
          13. Nicho da neoideia: Verponologia; Neutro.
          14. Olho clínico: Autodiscernimentologia; Neutro.
          15. Transverpon: Transverponologia; Homeostático.
  O UNIVERSO DAS DESCOBERTAS É INFINITO E ABERTO
   À INTELIGÊNCIA DA CONSCIN PESQUISADORA, HOMEM OU MULHER, DISPOSTA E DEDICADA ÀS INVESTIGAÇÕES
 MULTIFACÉTICAS, COSMOÉTICAS E INTERASSISTENCIAIS.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, já descobriu algo a favor da melhoria da vida dos componentes da Humanidade? Em qual instância da existência humana ou parapsíquica?