Crescendo Verbete-Livro

O crescendo verbete-livro é o processo de expansão, ampliação e aprofundamento de única ou mais entradas neoenciclopédicas até a produção e publicação de gescon pessoal, de temática similar, ao modo de técnica conscienciografológica.

Você, leitor ou leitora, considera transformar a autopesquisa publicada na Enciclopédia da Conscienciologia em livro? Quantos livros oriundos de verbetes já leu e quais os proveitos obtidos?

      CRESCENDO VERBETE-LIVRO
                                    (GESCONOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O crescendo verbete-livro é o processo de expansão, ampliação e aprofundamento de única ou mais entradas neoenciclopédicas até a produção e publicação de gescon pessoal, de temática similar, ao modo de técnica conscienciografológica.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O vocábulo crescendo provém do idioma Italiano, crescendo, e este do idioma Latim, crescendum, de crescere, “crescer; brotar; nascer; ser criado; elevar-se; engrandecer-se; aumentar; multiplicar-se”. Apareceu em 1873. O termo verbo deriva do idioma Latim, verbum, “palavra; vocábulo; termo; expressão”, opondo-se a res, “coisa; realidade”. Surgiu em 1279. O sufixo ete, “diminutivo”, apareceu no Século XV. O vocábulo verbete surgiu em 1881. A palavra livro deriva do idioma Latim, liber, “livro”. Apareceu no Século XI.
          Sinonimologia: 1. Crescendo entrada enciclopédica–gescon. 2. Crescendo verbete–obra conscienciológica. 3. Progressão verbete–livro tarístico.
          Neologia. As 3 expressões compostas crescendo verbete-livro, minicrescendo verbetelivro e maxicrescendo verbete-livro são neologismos técnicos da Gesconologia.
          Antonimologia: 1. Crescendo artigo-livro. 2. Crescendo pensata-livro. 3. Crescendo capítulo de livro–gestação consciencial.
          Estrangeirismologia: a obra do verbetógrafo-autor transformada em e-book; o timing adequado para transformar verbete em obra tarística.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamento do autodiscernimento quanto à Autoradologia Conscienciológica.
          Filosofia: o Cosmovisionismo; o Universalismo; o Neoenciclopedismo.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal do atilamento conscienciográfico; o holopensene pessoal da verbetografia contínua; o holopensene da Enciclopediologia; os grafopensenes; a grafopensenidade; o materpensene do autorado conscienciológico; os nexopensenes; a nexopensenidade; a retrofôrma holopensênica favorecedora da escrita.
          Fatologia: a progressão dos verbetes pessoais em obras publicadas; o ensaio autoral realizado na elaboração da entrada enciclopédica; o fato de vários verbetes sobre única temática poderem constituir sumário de neolivro; a produção verbetográfica de fôlego anunciando a obra esclarecedora; os aportes pró-autorado na Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI); a Associação Internacional Editares; a Associação Internacional de Enciclopediologia Conscienciológica (ENCYCLOSSAPIENS); a União Internacional dos Escritores da Conscienciologia (UNIESCON); a preceptoria autoral; a preceptoria verbetográfica; a ampliação do verbete à obra técnica por meio do detalhismo e da exaustividade; a série de verbetes em torno de eixo temático do mesmo autor; o livro explicitando as autossuperações; a repercussão da defesa verbetográfica de tema polêmico, sinalizando a pertinência em expandir o tema; o livro inspirado na estrutura do verbete da Enciclopédia da Conscienciologia; a expansão das associações de ideias das seções verbetográficas; a estilística personalíssima do verbetógrafo-autor; o trafor da escrita presente na produção verbetográfica profícua; o fato de o escritor produtivo poder ser também o leitor assíduo; o fato de o verbete poder ser a antessala da obra pessoal; o fato possível de os 500 primeiros verbetógrafos da Conscienciologia publicarem, no mínimo, 5 centenas de obras tarísticas.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o autorrevezamento autoral multiexistencial calculado; os insights paraperceptivos inspiradores de temas de verbetes; o amparo extrafísico técnico de função pró-autorado; as dinâmicas parapsíquicas centradas no processo da produção escrita; as evocações de consciexes afinizadas com as temáticas autorais; a pangrafia.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo verbetografia-autorado; o sinergismo desrepressão grafopensênica–produção conscienciográfica.
          Principiologia: o princípio do exemplarismo pessoal (PEP) do verbetógrafo e do escritor; o princípio “nenhum dia sem linha”; o princípio do posicionamento pessoal (PPP) do enciclopedista ao expandir verbete pessoal; a utilização do princípio da descrença (PD).
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) do verbetógrafo-autor; o código grupal de Cosmoética (CGC) dos escritores conscienciológicos.
          Teoriologia: a teoria da Conscienciografologia; a teoria da Crescendologia.
          Tecnologia: as técnicas conscienciográficas; a técnica gesconológica de transformar verbete em livro; a técnica dos 50 verbetes; as técnicas verbetográficas.
          Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico das Instituições Conscienciocêntricas (ICs) voltado à produção neoenciclopédica e gesconográfica tarística; o voluntariado da Associação Internacional de Enciclopediologia Conscienciológica; o voluntariado da Associação Internacional Editares.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Conscienciografologia; o laboratório conscienciológico Tertuliarium.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Verbetógrafos.
          Efeitologia: o efeito do autorado pró-evolutivo; o efeito cascata do domínio da técnica verbetográfica; o efeito do continuísmo conscienciográfico; o efeito do autorado conscienciológico.
          Neossinapsologia: as neossinapses oriundas da produção assídua de textos tarísticos.
          Ciclologia: o ciclo autoverbetográfico; o ciclo artigo-verbete-livro.
          Enumerologia: a palavra; a frase; o parágrafo; a página; o capítulo; a obra; a coletânea. O título; a especialidade; a definição; os fatos; os parafatos; os argumentos; a frase enfática. A pensata; o megapensene trivocabular; o artigo; o verbete; o livro pessoal; o tratado técnico; a enciclopédia.
          Binomiologia: o binômio verbetógrafo–autor de livro; o binômio linha editorial da ENCYCLOSSAPIENS–linha editorial da EDITARES; o binômio equipe de revisores–equipe de pareceristas; o binômio lexicógrafo-verbetógrafo; o binômio Tertuliarium–sessão de autógrafos.
          Interaciologia: a interação dos aportes autorais.
          Crescendologia: o crescendo verbete-livro; o crescendo das gescons tarísticas; o crescendo dos autores conscienciológicos; o crescendo dos verbetógrafos; o crescendo dos livros publicados pela Editares; o crescendo verbete–livro pessoal–megagescon coletiva.
          Trinomiologia: o trinômio motivação-trabalho-lazer aplicado à produção de verbetes e livros.
          Polinomiologia: o polinômio tema-título-defesa-publicação; o polinômio ler-escrever-revisar-publicar.
          Antagonismologia: o antagonismo livro da tacon / livro da tares; o antagonismo engavetar / publicar; o antagonismo verbete único / múltiplos verbetes; o antagonismo síndrome do segundo livro / continuísmo conscienciográfico; o antagonismo consciência disgráfica / consciência gráfica.
          Paradoxologia: o paradoxo de o verbete conscienciológico constituir minipeça de megagescon coletiva, mas poder tornar-se gescon individual.
          Politicologia: a política editorial da Enciclopédia da Conscienciologia; a política editorial da Editares.
          Legislogia: a lei do maior esforço em transformar verbetes em livros.
          Filiologia: a verbetofilia; a gesconofilia; a leiturofilia; a grafoproexofilia; a conscienciografofilia; a autorrevezamentofilia; a autodiscernimentofilia; a grafofilia do escritor assíduo.
          Fobiologia: a resolução da gesconofobia; a grafofobia superada; a profilaxia da bibliofobia.
          Sindromologia: a superação da síndrome da inércia grafopensênica; o sobrepairamento da síndrome do autodesperdício; o sobrepujamento da síndrome da autossubestimação; a derrocada da síndrome da dispersão consciencial.
          Maniologia: a mania de escrever e não publicar; a mania de sacralizar a escrita de livro pessoal; a mania de eximir-se da gesconografia alegando não ter tema para escrever; a mania de não ler a produção conscienciográfica dos compassageiros; a mania de dramatizar a publicação de livro e a defesa de verbete.
          Mitologia: o mito do livro perfeito; o mito do verbete com revisão zero.
          Holotecologia: a encicloteca; a cognoteca; a lexicoteca; a pensenoteca; a mentalsomatoteca; a evolucioteca; a metodoteca; a pesquisoteca; a lucidoteca.
          Interdisciplinologia: a Gesconologia; a Verbetologia; a Conscienciografologia; a Neoenciclopediologia; a Grafopensenologia; a Detalhismologia; a Exaustivologia; a Autorrevezamentologia; a Materpensenologia; a Autodiscernimentologia; a Grafoproexologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin verbetógrafa-autora; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o escritor; o autor; o argumentador; o lexicógrafo; o aluno do Programa Verbetografia; o detalhista; o cosmanalista; o tertuliano; o teletertuliano.
          Femininologia: a escritora; a autora; a argumentadora; o lexicógrafo; a aluna do Programa Verbetografia; a detalhista; a cosmanalista; a tertuliana; a teletertuliana.
          Hominologia: o Homo sapiens verbetologus; o Homo sapiens scriptor; o Homo sapiens encyclopaedologus; o Homo sapiens encyclomaticus; o Homo sapiens determinator; o Homo sapiens lexicologus; o Homo sapiens maxiproexologus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: minicrescendo verbete-livro = aquele no qual a entrada enciclopédica evolui para manual sobre a superação de trafar pessoal; maxicrescendo verbete-livro = aquele no qual a entrada enciclopédica evolui para a megagescon sobre especialidade conscienciológica.
          Culturologia: a cultura da Conscienciografologia; a cultura neoenciclopédica; a cultura da edição conscienciológica.
          Exemplário. Segundo a Gesconologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 12 títulos de livros conscienciológicos inpirados em verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia (Data-base: julho de 2017), seguidos do ano de publicação, do autor da referida obra, da entrada enciclopédica equivalente e da data de defesa no Tertuliarium:
          01. Autenticidade Consciencial: 2012; Tony Musskopf (1978–). Verbete homônimo do autor defendido em 23.04.2011.
          02. Antibagulhismo Energético: 2015; Kátia Arakaki (1971–). Verbete homônimo da autora defendido em 17.01.2014.
          03. Desenvolvimento da Projetabilidade Lúcida: 2015; Tatiana Lopes (1977–). Verbete Desenvolvimento Projetivo (entre outros sobre a temática projetiva) da autora, defendido em 21.11.2015.
          04. Dinâmicas Parapsíquicas: 2011; Moacir Gonçalves (1943–) e Rosemary Salles (1968–). Verbete homônimo de autoria de Moacir Gonçalves, defendido em 10.10.2012.
          05. Higiene Consciencial: 2016; Eduardo Martins (1973–). Verbete homônimo de autoria de Waldo Vieira, defendido em 08.07.2008.
          06. Mapeamento da Sinalética Energética Parapsíquica: 2015; Sandra Tornieri (1967
–). Verbete homônimo da autora defendido em 02.03.2013.
          07. Oportunidade de Viver: 2014; Dayane Rossa (1975–). Verbete homônimo da autora defendido em 30.03.2011.
          08. Parapsiquismo na Infância: 2014; Lilian Zolet (1980–). Verbete Infante Parapsíquico, da autora, defendido em 09.12.2011.
          09. Prescrições para o Autodesassédio: 2016; Maximiliano Haymann (1973–). Verbete Autoprescrição Desassediadora, do autor, defendido em 19.10.2015.
          10. Sensos Evolutivos & Contrassensos Regressivos: 2017; Adriana Lopes (1965–). Obra construída a partir de 11 verbetes da autora sobre sensos homeostáticos, em contraponto com outras 11 entradas enciclopédicas nosográficas.
          11. Síndrome do Impostor: 2017; Adriana Kauati (1970–). Verbete homônimo da autora, defendido em 28.10.2012.
          12. Síndrome do Ostracismo: 2011; Maximiliano Haymann (1973–). Verbete homônimo de autoria de Waldo Vieira (1932–2015), defendido em 27.03.2007.
          Curiosologia. No caminho oposto ao crescendo verbete-livro, contudo não menos importante, a consciencióloga e escritora Málu Balona (1946–), autora do livro Síndrome do Estrangeiro, publicado em 1998 (primeira edição), apresentou verbete homônimo no Tertuliarium no Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC), em 15.07.2017.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o crescendo verbete-livro, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Antiautomarasmologia: Gesconologia; Homeostático.
          02. Autoinclusão verbetográfica: Autorrevezamentologia; Homeostático.
          03. Autorado: Mentalsomatologia; Neutro.
          04. Crescendo verbetógrafo-maxiproexista: Maxiproexologia; Homeostático.
          05. Edição conscienciográfica: Comunicologia; Neutro.
          06. EDITARES: Conscienciocentrologia; Neutro.
          07. Enciclopensenidade: Neoenciclopediologia; Neutro.
          08. ENCYCLOSSAPIENS: Enciclopediologia; Homeostático.
          09. Expediente neoenciclopediológico: Maxiproexologia; Homeostático.
          10. Holopensene bibliográfico: Grafopensenologia; Neutro.
          11. Legadologia Enciclopédica: Neoenciclopediologia; Homeostático.
          12. Livro: Mentalsomatologia; Neutro.
          13. Materpensene autoral: Grafopensenologia; Neutro.
          14. Priorização mentalsomática: Mentalsomatologia; Homeostático.
          15. Verbetarium: Enciclopediologia; Homeostático.
    AMPLIAR VERBETE CONSCIENCIOLÓGICO PARA LIVRO
 TARÍSTICO CONSTITUI TÉCNICA MENTALSOMÁTICA AVANÇADA, PASSÍVEL DE SER APLICADA POR TODO VERBETÓGRAFO LÚCIDO QUANTO AO AUTORREVEZAMENTO.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, considera transformar a autopesquisa publicada na Enciclopédia da Conscienciologia em livro? Quantos livros oriundos de verbetes já leu e quais os proveitos obtidos?
            Bibliografia Específica:
            01. Arakaki, Kátia; Antibagulhismo Energético: Manual; revisores Erotides Louly; Flávio Buononato; & Sandra Tornieri; 240 p.; 23 caps.; 13 citações; 2 filmes; 50 enus.; 1 questionário; 1 teste; glos. 99 termos; 110 refs.; 2 filmes; 2 programas televisivos; 1 curiosidade; alf.; 21 x 21 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2015; páginas 11 a 215.
            02. Gonçalves, Moacir; & Salles, Rosemary; Dinâmicas Parapsíquicas: Desenvolvimento do Parapsiquismo na Prática; pref. Cristina Arakaki; revisores Antonio Pitaguari; et al.; 308 p.; 2 seções; 28 caps.; 1 CD- ROOM; 14 dinâmicas propostas; 17 E-mails; 1 entrevista; 103 enus.; 1 foto; 33 ilus.; 2 microbiografias; 32 relatos pessoais; 6 tabs.; 5 técnicas; 16 websites; glos. 238 termos; 1 nota; 16 refs.; 5 anexos; alf.; 23,5 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011; páginas 13 a 265.
            03. Haymann, Maximiliano; Síndrome do Ostracismo: Mecanismos e Autossuperação; pref. Waldo Vieira; revisores Erotides Louly; Helena Araujo; & Julieta Mendonça; 218 p.; 5 seções; 24 caps.; 17 E-mails; 134 enus.; 2 fluxogramas; 1 foto; 1 microbiografia; 2 tabs.; 16 websites; glos. 152 termos; 5 filmes; 202 refs.; 2 apênds.; alf.; geo.; ono.; 23,5 x 16 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011; páginas 13 a 183.
            04. Idem; Prescrições para o Autodesassédio; revisores Ivelise Vicenzi; et al.; 216 p.; 4 seções; 36 caps.; 24 E-mails; 88 enus.; 1 esquema; 1 fluxograma; 1 foto; 1 microbiografa; 4 tabs.; 21 websites; glos. 168 ter-mos; 63 refs.; 28 webgrafias; alf.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2016; páginas 11 a 184.
            05. Kauati, Adriana; Síndrome do Impostor e a Vida Acadêmica; Artigo; Interparadigmas: A Revista de Doutores da Conscienciologia; Anuário; Ano 1; N. 1; 1 E-mail; 22 enus.; 1 minicurrículo; 33 refs.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2013; páginas 75 a 88.
            06. Lopes, Adriana; Sensos Evolutivos & Contrasensos Regressivos: O Estudo Contraponteado do Autodiscernimento quanto à Maturidade Consciencial; pref. Antonio Pitaguary; revisores Dayane Rossa; et al.; 640 p.; 3 seções 44 caps.; 9 citações; 391 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 8 tabs.; 22,5 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2017; páginas 19 a 610.
            07. Lopes, Tatiana; Desenvolvimento da Projetabilidade Lúcida; pref. Dulce Daou; revisores Dayane Rossa; et al.; 160 p.; 25 E-mails; 58 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 22 websites; glos 179 termos; 60 refs.; 1 anexo; alf.; 21 x 14 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2015; páginas 10 a 160.
            08. Martins, Eduardo; Higiene Consciencial; pref. Rui Bueno; revisor Equipe de Revisores da Editares; 392 p.; 1 foto; 1 microbiografia; 6 infográficos; 59 refs.;ono.; 23 x 16 cm.; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2016; páginas 19 a 380.
            09. Musskopf, Tony; Autenticidade Consciencial; pref. Kátia Arakaki; revisores Claudio Lima; et al.; 376 p.; 6 seções; 107 caps.; 71 abrevs.; 22 E-mails; 155 enus.; 81 estrangeirismos; 1 microbiografia; 1 questionário da autenticidade consciencial com 10 perguntas e 10 respostas; 3 tabs.; 19 websites; glos. 237 termos; glos. 11 termos (neológico especializado); 6 filmes; 508 refs.; 1 anexo; alf.; geo.; ono.; 23,5 x 16,5 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2012; páginas 11 a 340.
            10. Rossa, Dayane; Oportunidade de Viver: Estudo Sobre a Existência Humana e o Sentido da Vida; pref. Amin Lascani; revisores Equipe de Revisores da Editares; 328 p.; 8 seções; 47 caps.; 22 E-mails; 192 enus.; 1 foto; 1 minicurrículo; 2 tabs.; 20 websites; glos. 179 termos; 10 filmes; 199 refs.; alf.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 17 a 280.
            11. Tornieri, Sandra; Mapeamento da Sinalética Energética Parapsíquica; pref.; Hernande Leite; revisores Mabel Teles; et al.; 296 p.; 4 seções; 55 caps.; 1 citação; 23 E-mails; 153 enus.; 1 fotos;1 microbiografia; 55 pensatas; 11 uestionamentos; 1 tab.; 11 técnicas; 2 testes; 21 websites; glos. 210 termos; 6 filmes; 51 refs.; 1 anexo; 2 apênds.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2015; páginas 23 a 256.
            12. Zolet, Lílian; Parapsiquismo na Infância: Perguntas e Respostas; pref. Moacir Gonçalves; revisora Cathia Caporali; 256 p.; 4 partes; 104 caps.; 22 E-mails; 51 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 104 perguntas e 104 respostas; 1 tab.; 20 websites; glos. 172 termos; 23 filmes; 83 refs.; 4 webgrafias; alf.; ono.; 21 x 14 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 13 a 150.
                                                                                                                  E. M. M.