Contradança Evolutiva

A contradança evolutiva é a metáfora esclarecedora sobre o ato e / ou efeito da alternância ou mudança sucessiva de papéis existenciais da consciência, em diferentes grupos, contextos, períodos e épocas, ao longo da série de ressomas e dessomas, ao modo de coreografia seriexológica regida pelos evoluciólogos.

No percurso pelas múltiplas existências você, leitor ou leitora, considera a hipótese de realizar contínua contradança evolutiva com os próprios pares? Quais os resultados assistenciais?

      CONTRADANÇA EVOLUTIVA
                                      (SERIEXOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. A contradança evolutiva é a metáfora esclarecedora sobre o ato e / ou efeito da alternância ou mudança sucessiva de papéis existenciais da consciência, em diferentes grupos, contextos, períodos e épocas, ao longo da série de ressomas e dessomas, ao modo de coreografia seriexológica regida pelos evoluciólogos.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O vocábulo contradança vem do idioma Francês, contredanse, “quadrilha, dança na qual os parceiros ficam face a face”, adaptado do idioma Inglês popular, country-dance, “dança nativa inglesa, na qual os participantes postam-se face a face, em fila”. Surgiu no Século XVII. A palavra evolutiva procede também do idioma Francês, evolutif, de evolution, e esta do idioma Latim, evolutio, “ação de percorrer, de desenrolar”. Surgiu em 1873.
          Sinonimologia: 1. Alternância de papéis evolutivos. 2. Contradança seriexológica. 3. Coreografia multiexistencial.
          Neologia. As 3 expressões compostas contradança evolutiva, contradança evolutiva compulsória e contradança evolutiva voluntária são neologismos técnicos da Seriexologia.
          Antonimologia: 1. Estagnação evolutiva. 2. Automimese improdutiva. 3. Situação de antepassado de si mesmo.
          Estrangeirismologia: a contredanse dos parceiros evolutivos; o Retrocognitarium coletivo; a mudança do Zeitgeist a cada neorressoma.
          Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto às estratégias autorrevezamentológicas.
          Ortopensatologia: “Contrapontos. Nossas ações se entrecruzam. A contradança da vida é constituída pelos contrapontos dos nossos atos”.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal do auto e heterorrevezamento seriexológico; o holopensene grupal retrocognitivo; os holomnemopensenes; a holomnemopensenidade; os retropensenes; a retropensenidade; os genopensenes; a genopensenidade; os seriexopensenes; a seriexopensenidade; a fôrma holopensênica; o materpensene preservado ressoma após ressoma.
          Fatologia: as reconfigurações dos papéis existenciais a cada ressoma; o arranjo calculado da constelação familiar; a alternância de parceiros evolutivos no minueto da vida humana; o desapego inteligente de configurações parentais temporárias; o autengano da conscin relutante na troca de gênero do futuro soma; a identificação patológica com o ginossoma e / ou androssoma, dificultando as reciclagens; as empatias interconscienciais; as antipatias interconscienciais; a troca de personagens dentro da mesma cenografia evolutiva; a alternância entre a díade autor-leitor das próprias obras, em ressomas sucessivas.
          Parafatologia: a contradança evolutiva; a possibilidade de intensificar os acertos grupocármicos; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a expertise dos evoluciólogos ao comporem a cenoplastia multiexistencial do grupo evolutivo afinizado; as comunexes especializadas em Paratecnologia Ressomática; as equipexes de amparadores experts em Seriexologia; os parabastidores da Noite de Gala Mnemônica (Data-base: junho de 2015) compondo parapsicodrama explicitador da contradança evolutiva; a comparação de parassociogramas de personalidades consecutivas ratificando a contradança seriexológica; o cosmorama explicitado nas pesquisas holobiográficas coletivas; as pesquisas de retrovidas mapeando os retrocenários existenciais; as pesquisas retrocognitivas de campo favorecendo as sincronicidades interpares; a leveza da consciência em dançar seriexologicamente conforme a música; o Curso Intermissivo (CI) pré-ressomático na condição de ensaio coletivo da megadança seriexológica; a reurbanização extrafísica (reurbex); o elenco das retrovidas repetido na vida atual, em personagens diferentes; a pesquisa seriexológica das biografias de grupos afinizados, a exemplo das personalidades da Encyclopédie francesa pelos voluntários da Associação Internacional de Enciclopediologia Conscienciológica (ENCYCLOSSAPIENS); o autorrevezamento gesconográfico; o saldo interassistencial das retrovidas; as marcas paragenéticas do palimpsesto consciencial; a megacoreografia da dança do Cosmos engendrada pelas Consciexes Livres (CLs).


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo das retrovidas encadeadas; o sinergismo pesquisas seriexológicas individuais–pesquisas seriexológicas grupais.
          Principiologia: o princípio da singularidade holobiográfica; o princípio de todo encontro interconsciencial ser reencontro; o princípio da inseparabilidade grupocármica.
          Codigologia: o código grupal de Cosmoética (CGC); os códigos de convivência fraterna.
          Teoriologia: a teoria da troca de papéis (role-taking); a teoria da fôrma holopensênica.
          Tecnologia: a técnica da conscin-cobaia seriexológica; a técnica do cotejo dos 100 itens do temperamento; a técnica do autoinventariograma; a técnica da autopesquisa retrocognitiva de campo; a técnica do dia evolutivamente útil aplicado à pesquisa seriexológica.
          Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico configurando cenário favorável à contradança evolutiva; os voluntários das Instituições Conscienciocêntricas (ICs) na condição de atores e atrizes de neoenredos existenciais.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autorretrocogniciologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da Autoparageneticologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Autevoluciologia; o Colégio Invisível da Autocosmoeticologia; o Colégio Invisível da Autopensenologia.
          Efeitologia: o efeito das ressomas planejadas; o efeito impactoterápico da assunção de personalidade consecutiva.
          Neossinapsologia: as neossinapses necessárias às neorreconfigurações existenciais.
          Ciclologia: o ciclo ressoma-dessoma; o ciclo alternante ginossoma-androssoma; o ciclo líder-liderado; o ciclo reparatório erro-correção-acerto.
          Enumerologia: a contradança entre algoz e vítima; a contradança entre líder e liderado; a contradança entre escritor e revisor; a contradança entre autor e leitor; a contradança entre os duplistas evolutivos; a contradança entre assistente e assistido; a contradança das amizades raríssimas.
          Binomiologia: o binômio dança-contradança; o binômio retrossenha-retroego; o binômio personalidade consecutiva–identidade extra; o binômio memória biográfica–memória retrobiográfica.
          Interaciologia: a interação retrogenética-neogenética; a interação Temperamentologia-Seriexologia; a interação retrovida crítica–vida hipercrítica atual.
          Crescendologia: o crescendo casal incompleto–casal completo; o crescendo cérebro-paracérebro; o crescendo das reciclagens multiexistenciais; o crescendo História–Para-História; o crescendo sociograma-parassociograma.
          Trinomiologia: o trinômio conscin-cobaia do Conscienciograma–conscin-cobaia proexológica–conscin-cobaia seriexológica; o trinômio passado-presente-futuro.
          Polinomiologia: o polinômio estilo-elegância-porte-carisma; o polinômio retrovidas-retrossomas-retroculturas-retrocognições.
          Antagonismologia: o antagonismo contradança seriexológica / automimese estagnante.
          Paradoxologia: o paradoxo seriexológico androtemperamento no ginossoma e ginotemperamento no androssoma; o paradoxo de a conscin não conseguir lembrar, ordinariamente, das próprias experiências pretéritas; o paradoxo seriexológico temperamento idêntico–compleição física discrepante.
          Politicologia: a evoluciocracia; a meritocracia; a seriexocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço na adaptação evolutiva das vidas sucessivas.
          Filiologia: a seriexofilia; a autopesquisofilia; a sociofilia; cogniciofilia.
          Fobiologia: a profilaxia da seriexofobia.
          Sindromologia: a superação da síndrome da autovitimização.
          Mitologia: a quebra dos mitos sobre a alternância de gênero em sucessivas ressomas.
          Holotecologia: a experimentoteca; a mnemoteca; a seriexoteca; a convivioteca; a historicoteca; a ressomatoteca; a biografoteca; a cosmovisioteca.
          Interdisciplinologia: a Seriexologia; a Autopesquisologia; a Holomemoriologia; a Conviviologia; a Intermissiologia; a Multiconsecutivologia; a Pensenologia; a Retrocogniciologia; a Para-Historiologia; a Evoluciologia; a Interexistenciologia; a Seriexometria.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin coreógrafa evolutiva; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o contradancista evolutivo; o valsista seriexológico; o intermissivista; o seriexólogo; o evoluciólogo.
          Femininologia: a contradancista evolutiva; a valsista seriexológica; a intermissivista; a seriexóloga; a evolucióloga.
          Hominologia: o Homo sapiens retrocognitor; o Homo sapiens paraperceptiologus; o Homo sapiens experiens; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens cognitor; o Homo sapiens autohereditator; o Homo sapiens biographicus.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: contradança evolutiva compulsória = a alternância de papéis existenciais sem a plena anuência do(a) ressomando(a), considerando a situação de interprisão e as necessidades de recomposição; contradança evolutiva voluntária = a alternância de papéis existenciais com a plena anuência do(a) ressomando(a), considerando a relativa liberdade de escolha e as necessidades de recomposição.
          Culturologia: a cultura seriexológica; a cultura da evolução calculada.
          Casuística. O livro psicografado Cristo Espera por Ti ilustra o processo da contradança evolutiva, quando personalidade-chave do enredo, com base em fatos reais na França do Século XIX, está prestes a ressomar. Sob a orientação de consciex amparadora especialista em Evoluciologia, reluta em renascer em androssoma, após existência desastrosa em soma feminino.
          Taxologia. Eis, em ordem alfabética, 31 modalidades de troca de papéis existenciais, ampliando o escopo das perquirições do pesquisador ou pesquisadora interessados na investigação seriexológica alternante:
          01. Contradança amparador-amparando.
          02. Contradança amparador-assediador.
          03. Contradança belicista-pacifista.
          04. Contradança biblioclasta-bibliófilo.
          05. Contradança biógrafo-biografado.
          06. Contradança caçador-ambientalista.
          07. Contradança cientista-artista.
          08. Contradança comunista-capitalista.
          09. Contradança consciencioterapeuta-evoluciente.
          10. Contradança consciex intermissivista–conscin intermissivista.
          11. Contradança crédulo-cético.
          12. Contradança dupla evolutiva–casal incompleto.
          13. Contradança enciclopedista-lexicógrafo.
          14. Contradança energizador-energizado.
          15. Contradança escravo-abolicionista.
          16. Contradança escritor-copista.
          17. Contradança esposo-esposa.
          18. Contradança evoluciólogo-ressomante.
          19. Contradança ginossoma-androssoma.
          20. Contradança infiltrado cosmoético–interprisioneiro.
          21. Contradança inquisidor-herege.
          22. Contradança inversor-reciclante.
          23. Contradança mãe-filho.
          24. Contradança mecenas-intelectual.
          25. Contradança médico-paciente.
          26. Contradança monarca-plebeu.
          27. Contradança nazista-judeu.
          28. Contradança orador-escritor.
          29. Contradança pai-filha.
          30. Contradança preceptor-preceptorando.
          31. Contradança tradutor-traduzido.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a contradança evolutiva, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Autocobaia seriexológica: Autoparaconscienciometrologia; Homeostático.
          02. Autoidentificação seriexológica: Seriexologia; Neutro.
          03. Autopesquisa retrocognitiva de campo: Autorretrocogniciologia; Neutro.
          04. Clivagem evolutiva: Evoluciologia; Neutro.
          05. Crescendo retrocognição-neorresponsabilidade: Seriexologia; Homeostático.
          06. Efeito da autosseriexialidade: Seriexologia; Neutro.
          07. Hábito retrocognitivo: Seriexologia; Neutro.
          08. Indício multiexistencial: Autorrevezamentologia; Neutro.
          09. Interexistencialidade lúcida: Seriexologia; Homeostático.
          10. Palimpsesto consciencial: Parageneticologia; Neutro.
          11. Pangrafia grupocármica: Grupocarmologia; Neutro.
          12. Personalidade consecutiva: Seriexologia; Neutro.
          13. Prospecção seriexológica: Seriexologia; Neutro.
          14. Tarefa seriexológica: Autorrevezamentologia; Homeostático.
          15. Zum mnemônico: Autorretrocogniciologia; Neutro.
    NA CONTRADANÇA EVOLUTIVA, A ALTERNÂNCIA DOS
    PAPÉIS EXISTENCIAIS REPRESENTA A OPORTUNIDADE
    DE ENGENDRAR NEOCENOGRAFIAS SERIEXOLÓGICAS,
 RECOMPONDO VÍNCULOS E ACERTOS GRUPOCÁRMICOS.
           Questionologia. No percurso pelas múltiplas existências você, leitor ou leitora, considera a hipótese de realizar contínua contradança evolutiva com os próprios pares? Quais os resultados assistenciais?
           Filmografia Específica:
           1. Voltar a Morrer. Título Original: Dead Again. País: EUA. Data: 1991. Duração: 107 min. Gênero: Suspense. Idade (censura): 18 anos. Idioma: Inglês. Cor: Preto e branco; & Colorido. Legendado: Espanhol; Inglês & Português (em DVD). Direção: Kenneth Branagh. Elenco: Kenneth Branagh; Andy Garcia; Emma Thompson; Lois Hall; Richard Easton; Jo Anderson; Patrick Montes; Raymond Cruz; & Robin Williams. Produção: Lindsay Doran; Charles H. Maguire; & Sydney Pollack (produtor executivo). Desenho de Produção: Tim Harvey. Direção de Arte: Sydney Z. Litwack. Roteiro: Scott Frank. Fotografia: Matthew F. Leonetti. Música: Patrick Doyle. Montagem: Peter E. Berger. Cenografia: Jerry Adam. Companhia: Mirage; & Paramount Pictures. Sinopse: Detetive se vê sem pistas ao ser contratado para ajudar bela vítima de amnésia, atormentada por pesadelos cheios de sangue.
           Bibliografia Específica:
           1. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1. 811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 428.
                                                                                                                 E. M. M.