Consumo Pró-Evolutivo

O consumo pró-evolutivo é a utilização dos recursos intrafísicos disponíveis, de modo lúcido, cosmoético, inteligente, prioritário e sustentável para a consecução da proéxis e consequente aceleração da autevolução.

Como se posiciona você, leitor ou leitora, na interação necessidades evolutivas–recursos do Planeta? O consumo feito por você está direcionando-o(a) a oásis ou a guetos?

      CONSUMO PRÓ-EVOLUTIVO
                                  (AUTEVOLUCIOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. O consumo pró-evolutivo é a utilização dos recursos intrafísicos disponíveis, de modo lúcido, cosmoético, inteligente, prioritário e sustentável para a consecução da proéxis e consequente aceleração da autevolução.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. A palavra consumir deriva do idioma Latim, consumere, “gastar; comer; destruir; empregar; esgotar; morrer; dar cabo de; exaurir”. Surgiu no Século XIII. O prefixo pró procede também do idioma Latim, pro, “diante de; adiante; antes de; a favor de; em prol de”. O vocábulo evolutivo provém do idioma Francês, evolutif, de évolution, e este do idoma Latim, evolutio, “ação de percorrer, de desenvolver”. Apareceu em 1873.
          Sinonimologia: 1. Consumo cosmoético. 2. Consumo qualificado. 3. Consumo proexológico. 4. Consumo pró-completismo. 5. Consumo consciente.
          Neologia. As 3 expressões compostas consumo pró-evolutivo, miniconsumo pró-evolutivo e maxiconsumo pró-evolutivo são neologismos técnicos da Autevoluciologia.
          Antonimologia: 1. Consumo antievolutivo. 2. Consumo antiproexológico. 3. Consumo baratrosférico. 4. Consumo desqualificado. 5. Consumo inconsciente. 6. Hiperconsumismo.
          Estrangeirismologia: o consumo in; o consumo out; o upgrade pró-evolutivo; o plus nos autoinvestimentos holomaturológicos.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto ao emprego da inteligência evolutiva (IE).
          Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular relativo ao tema: – Consumir: necessidade evolutiva.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da Autevoluciologia; os ortopensenes; a ortopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; a linearidade pensênica favorecendo o consumo próevolutivo; a reciclagem dos subprodutos da autopensenidade; a limpeza dos rastros pensênicos.
          Fatologia: o consumo pró-evolutivo; a autorreeducabilidade predispondo à prática de hábitos de consumo saudáveis; o exemplarismo tarístico da conscin praticante do consumo próevolutivo; o consumo maxiqualificado decorrente da recuperação de cons; a Conscienciologia sendo inspiradora do consumo pró-evolutivo; o consumo pró-evolutivo norteando a automotivação recinológica; o paradigma consciencial disponível para consumo sem contraindicação; a interassistência justificando o consumo pró-evolutivo; o proveito evolutivo da parceria Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI)−Socin; os acervos dos artefatos do saber da Holoteca e do Holociclo gratuitamente disponíveis às conscins interessadas em evoluir; as verdades relativas de ponta (verpons), na condição de produtos inovadores próprios para consumo dos intermissivistas; o emprego retilíneo dos pensamentos altruístas, dos sentimentos elevados, das energias hígidas e das atitudes engrandecedoras; a IE patrocinando a autevolutividade por meio da oferta e demanda de gestações conscienciais (gescons); a informática viabilizando o armazenamento de grandes quantidades de dados conscienciológicos, acessíveis à Socin; a apreensão das tertúlias, cursos e entrevistas conscienciológicas via Internet; a oportunidade de evoluir participando do Círculo Mentalsomático e tertúlias diárias da Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC), online ou presencialmente; o restringimento intrafísico amenizado corroborando para a utilização consciente dos recursos existenciais; o consumo consciente promovendo extrapolacionismos; a holomaturidade resultante das sucessivas escolhas evolutivas; o incompletismo existencial previsível para a conscin hiperconsumista ou avarenta; o completismo existencial coroando a vida intrafísica da conscin realizadora da autoproéxis; o emprego cosmoético do holossoma; a contextualização do consumo pessoal fundamentada na multidimensionalidade; a maturidade conquistada contribuindo para o deslocamento ascendente da consciência na espiral evolutiva; a metria comparativa do consumo realizado pela conscin préserenona e a desperta; o uso do discernimento nas escolhas, aquisições e emprego dos recursos holossomáticos cosmoéticos em prol da autevolutividade; a assistência orientando o consumo do assistente.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o consumo de recursos extrafísicos; a euforin experimentada após projeção semilúcida acerca da ausência do dinheiro no extrafísico; o trabalho assistencial convertido em bônus e registrado na Ficha Evolutiva Pessoal (FEP); a meritocracia justificando o usufruto de benesses nas diversas dimensões; a repercussão positiva da conscin consumidora consciente dos aportes evolutivos perante a multidimensionalidade; os ganhos evolutivos maximizados nas comunexes avançadas; o emprego cosmoético das energias em prol de si mesmo ou de outrem; a tarefa energética pessoal e diária comvertida em bem passível de consumo pelo próprio tenepessista, assistidos e amparador; a utilização da projeção lúcida, da retrocognição e dos cons recuperados para minimizar o restringimento intrafísico.


                                          III. Detalhismo

          Principiologia: o princípio das convicções neuroniais; o princípio da utilidade multidimensional do ato de consumir; o princípio evolutivo orientando os autoinvestimentos; o princípio de a razão se sobrepor à emoção; o princípio da checagem da maturidade consciencial através da espiral evolutiva; o princípio do melhor para todos; o princípio do Universalismo; o princípio da Cosmoética.
          Codigologia: o código de defesa do consumidor (CDC); o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC).
          Teoriologia: a teoria dos 7 Cês.
          Tecnologia: a técnica do estado vibracional; a técnica do circuito coronofrontochacral; a técnica da evitação do consumo inútil; a técnica de mais 1 ano de vida intrafísica; a técnica da dupla evolutiva; a técnica da invéxis; a técnica da recéxis.
          Voluntariologia: as Instituições Conscienciocêntricas (ICs) contribuindo para o progresso consciencial do voluntariado mediante contato permanente com os recursos conscienciológicos.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Autodespertologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico do estado vibracional.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Despertologia; o Colégio Invisível da Energossomatologia; o Colégio Invisível da Evoluciologia; o Colégio Invisível da Holomaturologia; o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível da Proexologia.
          Efeitologia: os efeitos postergadores da autevolução mediante atitudes antiproéxis; os efeitos evolutivos decorrentes do choque de realidade realizado nas ICs; os efeitos autorrevezadores desencadeados pelo consumo qualificado; os efeitos do consumo pró-evolutivo aquecendo a produção de gescons; os efeitos positivos do consumo pró-evolutivo sobre o completismo existencial.
          Neossinapsologia: as neossinapses propiciando às conscins protagonistas da autevolução a identificação do consumo pró-evolutivo.
          Ciclologia: o ciclo circadiano do consumo sadio, necessário e pró-evolutivo.
          Binomiologia: o binômio racionalidade-consumo; o binômio antiemocionalidade-consumo; o binômio energossomaticidade-consumo; o binômio somaticidade-consumo; o binômio utilização-intenção.
          Interaciologia: a interação familiar facilitadora do consumo pró-evolutivo; a interação consumo pró-evolutivo intrafísico–consumo pró-evolutivo extrafísico; a interação autolucidez antecipada–decisão acertada.
          Crescendologia: o crescendo autossuperação do hiperconsumismo–consumo pró-evolutivo; o consumo pró-evolutivo evidenciado no crescendo das reciclagens intraconscienciais; o crescendo melin-melex; o crescendo euforin-euforex; o crescendo tacon-tares; o crescendo tenepes-ofiex; o crescendo lixo somático–lixo energético–lixo psicossomático–lixo mentalsomático.
          Trinomiologia: o trinômio interesse-meta-evolução; o trinômio consumo pró-evolutivo previsto na intermissão–consumo pró-evolutivo realizado no intrafísico–saldo apurado no extrafísico; o trinômio duplismo-invéxis-recéxis; o trinômio intelectualidade-comunicabilidadeparapsiquismo.
          Polinomiologia: o polinômio apetite físico–apetite energético–apetite emocional–apetite mentalsomático; o polinômio instintos-feijões-emoções-orgasmos-cifrões; o polinômio bens–serviços–produtos–condutas otimizadas–atitudes assertivas; o polinômio capital pessoal–capital social–capital financeiro–capital cognitivo; o polinômio lixo evitado–lixo produzido–lixo reduzidolixo reutilizado–lixo reciclado–lixo descartado.
          Antagonismologia: o antagonismo consumo antievolutivo / consumo pró-evolutivo; o antagonismo consumo paralisante / consumo progressista; o antagonismo consumo decadente / consumo ascendente; o antagonismo consumo postergado / consumo realizado; o antagonismo consumo indispensável / consumo dispensável; o antagonismo consumo belicoso / consumo pacífico; o antagonismo consumo subcerebral / consumo paracerebral.
          Paradoxologia: o paradoxo de o consumo pró-evolutivo também produzir lixo.
          Politicologia: a conscienciocracia; a evoluciocracia; a lucidocracia; a cognocracia; a meritocracia; a cosmoeticocracia; a assistenciocracia.
          Legislogia: a lei da evolutividade aplicada a todos; a lei do maior esforço; a lei de economia de bens; a lei da economia projetiva.
          Filiologia: a cosmoeticofilia; a decidofilia; a energofilia; a evoluciofilia; a lucidofilia; a pesquisofilia; a mentalsomatofilia.
          Holotecologia: a cognoteca; a conscienciometroteca; a energoteca; a evolucioteca; a mentalsomatoteca; a proexoteca; a projecioteca.
          Interdisciplinologia: a Autevoluciologia; a Autocogniciologia; a Autocosmoeticologia; a Autodiscernimentologia; a Automaturologia; a Autorreeducaciologia; a Autoproexologia; a Autodesassediologia; a Autodespertologia; a Criteriologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin autossustentável; a conscin consumidora; a conscin cosmoética; a conscin decidida; a conscin inteligente; a conscin lúcida; a conscin pré-serenona; a conscin priorizadora; o ser desperto; o ser interassistencial.
          Masculinologia: o consumidor autocrítico; o evoluciente; o agente retrocognitor; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o geronte; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a consumidora autocrítica; a evoluciente; a agente retrocognitora; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a geronte; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens autoconscientialis; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens consumans; o Homo sapiens despertus; o Homo sapiens determinator; o Homo sapiens oeconomicus; o Homo sapiens evolutiologus; o Homo sapiens mentalsomaticus.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: miniconsumo pró-evolutivo = aquele incipiente, intermitente, varejista, da conscin pré-serenona; maxiconsumo pró-evolutivo = aquele veterano, abrangente, diligente, continuado, atacadista, da conscin desperta.
          Culturologia: a neocultura da economicidade pró-evolução.
          Caracterologia. Sob a ótica da Autoconscienciometrologia, eis, em ordem alfabética, 15 características da conscin predisposta à teática do consumo pró-evolutivo:
          01. Autajuizamento crítico.
          02. Autesforço convergente.
          03. Autocorreção dos autenganos.
          04. Autocriticidade.
          05. Autodefesa energética.
          06. Autodeterminação megafocal.
          07. Autodidatismo.
          08. Autodisposição interassistencial.
          09. Autoincorrupção cosmoética.
          10. Autoparaperceptibilidade aplicada.
          11. Autopensenização cosmovisiológica.
          12. Autoposicionamento de ponta.
          13. Autoprontidão evolutiva.
          14. Autorreciclagem do patrimônio consciencial.
          15. Autorrendimento evolutivo.
          Taxologia. Sob a ótica da Assistenciologia, eis na ordem alfabética, 39 categorias de recursos intrafísicos exemplificativos, materiais e imateriais, passíveis de utilização pela conscin engajada no processo autevolutivo:
          01. Acoplamentarium.
          02. Alimentação holossomática saudável.
          03. Atendimento consciencioterápico.
          04. Campi conscienciológicos.
          05. Círculo Mentalsomático.
          06. Cognópolis (Foz do Iguaçu).
          07. Colégios Invisíveis da Conscienciologia.
          08. Condução compartilhada.
          09. Cursos.
          10. Debate conscienciológico.
          11. Dinâmicas parapsíquicas.
          12. Docência conscienciológica.
          13. Educação formal.
          14. Eletroeletrônicos.
          15. Enciclopédia da Conscienciologia (EC).
          16. Eventos científicos.
          17. Holociclo.
          18. Holoteca.
          19. Instituições Conscienciológicas (ICs).
          20. Jornais.
          21. Laboratórios conscienciológicos do CEAEC.
          22. Lazer.
          23. Livros.
          24. Moradia proexogênica.
          25. Oficinas parapedagógicas.
          26. Palestras.
          27. Paracirurgias.
          28. Preceptorias conscienciológicas.
          29. Reeducação consciencial.
          30. Revistas científicas.
          31. Técnicas conscienciológicas.
          32. Tertuliarium.
          33. Tertúlias.
          34. Tratados.
          35. Verbetes.
          36. Verpons.
          37. Vestuário.
          38. Viagens culturais.
          39. Voluntariado nas ICs.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o consumo pró-evolutivo, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Autodomínio da conquista: Autevoluciologia; Homeostático.
          02. Autopromoção evolutiva: Evoluciologia; Homeostático.
          03. Autossuperação do hiperconsumismo: Autorreeducaciologia; Homeostático.
          04. Banho de loja consciencial: Autorreeducaciologia; Homeostático.
          05. Escolha qualimétrica: Autodiscernimentologia; Homeostático.
          06. Exigência da vida humana: Intrafisicologia; Neutro.
          07. Ganho evolutivo: Autevoluciologia; Homeostático.
          08. Garantia evolutiva: Autevoluciologia; Homeostático.
          09. Megafoco permanente: Megafocologia; Neutro.
          10. Necessidade evolutiva: Autevoluciologia; Neutro.
          11. Pé-de-meia somático: Somatologia; Homeostático.
          12. Planilha evolutiva: Evoluciologia; Homeostático.
          13. Rigor racionalístico: Autodiscernimentologia; Homeostático.
          14. Síndrome do hiperconsumismo: Parapatologia; Nosográfico.
          15. Tesaurização: Autoproexologia; Homeostático.
   O CONSUMO PRÓ-EVOLUTIVO INTELIGENTE, PRIORITÁRIO, LÚCIDO E COSMOÉTICO DOS RECURSOS INTRAFÍSICOS FAVORECEDORES DA AUTEVOLUÇÃO, DEMONSTRA
    MATURIDADE DAS CONSCINS, NA ERA DA REURBEX.
            Questionologia. Como se posiciona você, leitor ou leitora, na interação necessidades evolutivas–recursos do Planeta? O consumo feito por você está direcionando-o(a) a oásis ou a guetos?
            Bibliografia Específica:
            1. Vieira, Waldo; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; página 1.013.
            2. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 175, 220, 562, 563, 607 e 633.
                                                                                                                       F. D.