O confronto pelas especialidades conscienciológicas é a estratégia redacional de expansão enumerativa correlacionando determinado constructo com o leque constituído pela nomeação de subcampos da Conscienciologia, permitindo explorar técnica e exaustivamente múltiplos ângulos ou manifestações da ideia em análise.
Você, leitor ou leitora, utiliza listagens enumerativas no intuito de potencializar cosmovisiologicamente a autorganização? Aproveita essa estratégia mentalsomática na qualificação da autoprodutividade gesconológica?
CONFRONTO PELAS ESPECIALIDADES CONSCIENCIOLÓGICAS (CONSCIENCIOGRAFOLOGIA) I. Conformática Definologia. O confronto pelas especialidades conscienciológicas é a estratégia redacional de expansão enumerativa correlacionando determinado constructo com o leque constituído pela nomeação de subcampos da Conscienciologia, permitindo explorar técnica e exaustivamente múltiplos ângulos ou manifestações da ideia em análise. Tematologia. Tema central neutro. Etimologia. O vocábulo confrontar deriva do idioma Francês, confronter, e este do idioma Latim Medieval, confrontare, “confrontar”. Surgiu no Século XVI. O termo confronto apareceu em 1881. A palavra especialidade deriva também do idioma Latim, specialitas, “qualidade distintiva, especialidade”. Apareceu em 1535. O vocábulo consciência procede do mesmo idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e esta do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Surgiu no Século XIII. O elemento de composição logia provém do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”. Sinonimologia: 1. Cotejo pelas especialidades conscienciológicas. 2. Desmembramento pelas subáreas conscienciológicas. 3. Análise por subespecialidades da Conscienciologia. 4. Conscienciografia pela técnica do binômio pesquisa-especialidade. Antonimologia: 1. Desmembramento em categorias pensênicas. 2. Enumeração vertical. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Maximologia Prospectivológica. Coloquiologia: os tentáculos embasadores do tema em análise; o ato de suar a camisa na expansão tarística enumerativa; a ideia nem sempre oportuna do sempre cabe mais 1. Ortopensatologia. Eis 5 ortopensatas, citadas na ordem alfabética, pertinentes ao tema: 1. “Análises. Não existe análise completa sem a aplicação da técnica da exaustividade”. 2. “Analogia. Não há analogia sem cotejos ou comparações”. 3. “Atacadismo. O pormenor momentâneo é varejista, o conjunto ordenado é atacadista”. 4. “Detalhismo. Há conscins leitoras que não compreendem razoavelmente as técnicas do detalhismo, da circularidade e da exaustividade porque não conseguem ainda acessar as nuanças das diferenças e, consequentemente, não percebem os ângulos distintos de cada ideia em separado. A aplicação da técnica do detalhismo de modo crescente pela conscin autora é capaz de mudar para melhor a estilística redacional, qualificando as abordagens pesquisísticas”. 5. “Semicognições. Jamais se esqueça das técnicas do detalhismo e da exaustividade, pois as semicognições são perigosíssimas”. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal do maxiaprofundamento pesquisístico; o holopensene pessoal da criatividade; o holopensene pessoal da associatividade ideativa; a autopensenização analógica; o holopensene específico de cada subárea da Conscienciologia; o materpensene de cada subcampo conscienciológico; a retilinearidade pensênica norteando a prospecção e o sequenciamento de logias; os hiperpensenes; a hiperpensenidade; a evitação dos batopensenes improdutivos; a batopensenidade qualificada; os lateropensenes; a lateropensenidade; os lexicopensenes; a lexicopensenidade; os orismopensenes; a orismopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os omnipensenes; a omnipensenidade; os grafopensenes; a grafopensenidade; a qualificação continuada das assinaturas grafopensênicas pessoais. Fatologia: o confronto pelas especialidades conscienciológicas; as matrizes cognitivas das diversas subáreas de estudo em Conscienciologia; o cerne pesquisístico de cada especialidade; o foco tarístico específico (Grafoassistenciologia) guiando a escolha de subcampos para o confronto enumerativo; o fôlego paracognitivo do autor ao estender ad extremum a enumeração; a dileção do escriba por certas especialidades afins; as múltiplas possibilidades de abordagem do mesmo tema; a multidisciplinaridade; a transdisciplinaridade; a picotagem máxima do assunto por meio da Enumerologia; as interrelações inferidas a partir das abordagens por subáreas aparentemente não correlatas; a especialidade enquanto lupa exploratória elucidando manifestações correlatas do assunto em pauta; a analogia alegórica entre o confronto por especialidades e o fenômeno ótico da decomposição da luz branca através do prisma; a tarefa de tornar precisa a conexão entre o tema sendo estudado, a especialidade em epígrafe e o respectivo preenchimento na enumeração; a evitação da sobreposição entre itens da enumeração; a ausência de contradições entre itens da enumeração; a descoberta de neovieses acerca do tema em pauta a partir do confronto exaustivo; as relações inusitadas entre acepções do tema isoladamente impercebidas; o esforço analítico exaustivo redundando em síntese cosmovisiológica. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o parapsiquismo mentalsomático enquanto recurso prospectivo de neodesmembramentos temáticos; o arcabouço paracognitivo intrínseco a cada especialidade conscienciológica; as evocações interconscienciais potencializadas no entrelaçamento interassistencial multidisciplinar. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo verticalidade enumerativa–horizontalidade aclarativa; o sinergismo tarístico conteúdo-forma (confor); o sinergismo Enumerologia-Cosmovisiologia. Principiologia: o princípio da Navalha de Ockham; o princípio da persistência gesconográfica diária (nulla dies sine linea). Codigologia: o código pessoal de sublinhamento. Teoriologia: a teoria conscienciografológica; a essência qualitativa da teoria verbetografológica de contabilização de máximos. Tecnologia: a técnica da duplicação sucessiva da quantidade de logias do cotejo; a técnica do enumerograma qualificando a autografopensenidade tarística; as técnicas enumerológicas; a técnica de 50 vezes mais; as técnicas de construção de megapensenes trivocabulares (200 fórmulas); a técnica de dicionarização de logias. Voluntariologia: o voluntariado revisiológico dedicado na Associação Internacional de Enciclopediologia Conscienciológica (ENCYCLOSSAPIENS) especializando o escriba em Enumerologia. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Grafopensenologia; a escrita diária enquanto laboratório conscienciológico. Efeitologia: o efeito do aprofundamento neologístico em especialidades conscienciológicas sobre os dicionários cerebrais do pesquisador. Ciclologia: o ciclo escrita-revisão-reescrita. Enumerologia: a interdependência temática; a regularidade estrutural; a amplitude enumerativa; a coesão estilística; a economia sintática; a fundamentação neoparadigmática; a equação conscienciográfica. Binomiologia: o binômio complexidade-abrangência do tema motivando o aumento cardinal da lista de logias. Interaciologia: a interação Categoriologia (especialidades escolhidas)-Pensenologia (holopensenes afins)-Perfilologia (parelenco evocado). Crescendologia: o crescendo da autocognição ao cotejar o tema pela lista de logias. Trinomiologia: o trinômio conexidade enumerativa–ampliação intelectiva–maximização elucidativa; o trinômio parerudição-parapolimatia-cosmovisão. Polinomiologia: o polinômio selecionar-reunir-classificar-homogeneizar; o polinômio número-categoria-ordem-especialidade presente nos preâmbulos de enumerações verticais; o polinômio tecnológico exaustividade-circularidade-detalhismo-apostilhamento-entrelinhamento. Antagonismologia: o antagonismo profundidade / superficialidade; o antagonismo varejismo / atacadismo; o antagonismo limite autocognitivo / preguiça mental. Paradoxologia: o paradoxo da abrangência sintética; o paradoxo do esforço mentalsomático braçal; o paradoxo do rigor criativo. Politicologia: a cognocracia. Legislogia: a lei do maior esforço aplicada ao enraizamento temático. Filiologia: a grafofilia; a pesquisofilia; a cosmovisiofilia. Fobiologia: a autossuperação da hipengiofobia. Sindromologia: a contraposição à síndrome de Amiel; a terapêutica contra a síndrome da inércia grafopensênica. Maniologia: a eliminação da mania da acabativa apressada. Mitologia: o mito do texto irretocável; o mito de quanto mais, melhor. Holotecologia: a holoteca; a lexicoteca; a encicloteca; a cognoteca; a estiloteca; a pesquisoteca; a orismoteca; a grafoteca; a grafopensenoteca. Interdisciplinologia: a Conscienciografologia; a Exaustivologia; a Enumerologia; a Analiticologia; a Megapensenologia; a Verbetografologia; a Neoenciclopediologia; a Parerudiciologia; a Mentalsomatologia; a Cosmovisiologia. IV. Perfilologia Elencologia: o grupo de autores da Conscienciologia; a equipe especializada em revisão conscienciografológica; o parelenco evocado. Masculinologia: o escriba conscienciológico; o grafopensenólogo; o verbetógrafo; o verbetólogo; o neoenciclopedista; o lexicólogo; o taxólogo; o orismólogo; o enumerólogo; o catalogador; o pesquisador; o conscienciólogo; o docente em Conscienciologia; o autexperimentador; o leitor; o revisor de textos; o editor de obras. Femininologia: a escriba conscienciológica; a grafopensenóloga; a verbetógrafa; a verbetóloga; a neoenciclopedista; a lexicóloga; a taxóloga; a orismóloga; a enumeróloga; a catalogadora; a pesquisadora; a consciencióloga; a docente em Conscienciologia; a autexperimentadora; a leitora; a revisora de textos; a editora de obras. Hominologia: o Homo sapiens lexicographus; o Homo sapiens analyticus; o Homo sapiens systemata; o Homo sapiens bibliophilicus; o Homo sapiens creativus; o Homo sapiens hermeneuta; o Homo sapiens neopensenicus; o Homo sapiens philologus; o Homo sapiens polymatha; o Homo sapiens polyvalens; o Homo sapiens scrutinator. V. Argumentologia Exemplologia: confronto restrito por especialidades conscienciológicas = aquele utilizando subáreas estritamente relacionadas, eventualmente cognatas; confronto amplo por especialidades conscienciológicas = aquele utilizando subconjunto abrangente de subáreas, propositalmente cosmovisiogênico. Culturologia: a cultura neoenciclopédica; a cultura da parerudição; a cultura lexicográfica; a cultura taxológica. Inspiraciologia. Eis, em ordem lógica, 5 exemplos de utilização enumerativa das especialidades conscienciológicas: 1. Livro: a obra pioneira 200 Teáticas da Conscienciologia: Especialidades e Subcampos (1997), na qual cada tema intitulando capítulo é analisado segundo a ótica de diversas especialidades. 2. Tratado: o Dicionário de Argumentos da Conscienciologia, cujo sumário é composto exclusivamente por neoespecialidades conscienciológicas, a maioria inéditas à época da publicação (2014). 3. Chapa: o molde verbetográfico utilizado na Enciclopédia da Conscienciologia, cujas seções são, em maioria, epigrafadas por logias. 4. Seções: a seção Interdisciplinologia dos verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, enumerando horizontalmente especialidades afins ao tema analisado; a seção Remissiologia dos verbetes, enumerando verticalmente as aproximações temáticas com entradas neoenciclopédicas de diversas especialidades. 5. Quadro: a tabela das 70 especialidades conscienciológicas inicialmente propostas no tratado Projeciologia. Equilibriologia. Sob a ótica da Tematologia, é possível a coexistência de especialidades homeostáticas, nosográficas e neutras na mesma enumeração vertical, segundo 2 critérios de construção: 1. Monotematismo: a presença de especialidades de único padrão; a intenção de abordar o tema sob determinado viés de equilíbrio; a lista única, numerada sequencialmente. 2. Multitematismo: a presença de especialidades de variegados padrões; a intenção de abordar o tema em amplo espectro de equilíbrio; a lista bi ou tripartida, opcionalmente, com as especialidades agrupadas mediante o uso de cabeçalhos intermediários. Orismologia. A nomeação técnica das especialidades prevê a agregação morfológica de partículas modificando o sentido original da abordagem dos temas no âmbito da subárea estudada. Eis, na ordem alfabética, 12 categorias de efeitos semânticos da anteposição mórfica aos designativos de logias: 01. Cadenciamento: os elementos de composição bradi e taqui alterando o ritmo natural das manifestações abordadas na especialidade. Exemplos: Associaciologia Taquiassociaciologia; Pensenologia Bradipensenologia Taquipensenologia. 02. Centramento: os elementos de composição auto e hetero indicando o foco experiencial acerca dos temas inerentes à especialidade. Exemplos: Criticologia Autocriticologia Heterocriticologia; Conscienciometria Autoconscienciometria Heteroconscienciometria; Discernimentologia Autodiscernimentologia; Enfrentamentologia Autenfrentamentologia. 03. Contraposição: o prefixo anti abordando aspecto contrário ao previsto na especialidade. Exemplos: Invexologia Antinvexologia; Mimeticologia Antimimeticologia. 04. Dimensionamento: os elementos de composição mini, maxi, mega e multi graduando o sentido convencional da especialidade. Exemplos: Dissidenciologia Minidissidenciologia Maxidissidenciologia; Sincronologia Multissincronologia; Proexologia Maxiproexologia; Cogniciologia Megacogniciologia. 05. Extrafisicalização: o elemento de composição para incluindo as manifestações conscienciais extrafísicas no foco de abordagem. Exemplos: Matematicologia Paramatematicologia; Pedagogiologia Parapedagogiologia; Vinculologia Paravinculologia. 06. Homeostasia: os elementos de composição orto, noso e pato qualificando quanto à retilinearidade e à Cosmoética as manifestações previstas na especialdade. Exemplos: Pensenologia Ortopensenologia Patopensenologia; Temperamentologia Nosotemperamentologia. 07. Mediação: o prefixo inter indicando reciprocidade, interlocução ou abordagem limítrofe nas manifestações previstas nos estudos da especialidade. Exemplos: Assistenciologia Interassistenciologia; Conscienciologia Interconscienciologia; Paradigmologia Interparadigmologia. 08. Pré-humanização: os elementos de composição fito e zoo particularizando os estudos na especialidade aos princípios conscienciais pré-humanos. Exemplos: Conviviologia Fitoconviviologia Zooconviviologia. 09. Rebaixamento: o prefixo sub indicando perda qualitativa nos assuntos da especialidade. Exemplos: Cerebrologia Subcerebrologia; Conscienciologia Subconscienciologia; Cogniciologia Subcogniciologia. 10. Reperspectivação: o elemento de composição neo indicando a releitura paradigmática dos temas da especialidade. Exemplos: Enciclopediologia Neoenciclopediologia; Paradigmologia Neoparadigmologia. 11. Temporização: o elemento de composição crono e os prefixos pré e pós indicando a tônica no aspecto temporal nas manifestações estudadas. Exemplos: Evoluciologia Cronoevoluciologia; Proexologia Cronoproexologia; Intermissiologia Pré-Intermissiologia; Dessomatologia Pré-Dessomatologia Pós-Dessomatologia. 12. Transcendência: os elementos de composição holo, cosmo, omni e pan dando sentido expansivo e integrativo aos temas da especialidade. Exemplos: Somatologia Holossomatologia; Cogniciologia Pancogniciologia Cosmocogniciologia; Criticologia Omnicriticologia. Curiosologia. Consoante a Verbetografologia, eis, na ordem alfabética, 6 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia cujas seções Sinonimologia e Antonimologia apresentam variação conformática, utilizada especificamente entre 2005 e 2007, envolvendo enumeração vertical de áreas ou especialidades: 1. Anomia: 10 especialidades (Conviviologia; Cosmoeticologia; Evoluciologia; Grupocarmologia; Intrafisicologia; Mentalsomatologia; Parafisiologia; Parapatologia Parassociologia; Pensenologia). 2. Atenção dividida: 10 áreas (Abrangência; Acuidade; Divisão; Evoluciologia; Fixação; Foco; Modalidades; Pensenologia; Realística; Sentido). 3. Autodiscernimento: 10 áreas (Aptidão; Atenção; Captação; Compreensão; Conhecimento; Criticidade; Eficácia; Lucidez; Percepção; Princípios). 4. Automutação: 10 especialidades (Egocarmologia; Evoluciologia; Interconscienciologia; Interprisiologia; Intraconscienciologia; Mentalsomatologia; Priorologia; Proexologia; Psicossomatologia; Recexologia). 5. Completude consciencial: 11 especialidades (Comunicologia; Conscienciometrologia; Cosmanálise; Cosmoeticologia; Experimentologia; Holomaturologia; Holossomatologia; Intrafisicologia; Mentalsomatologia; Mnemossomatologia; Pensenologia). 6. Conhecimento: 11 áreas (Cosmanálise; Cosmoeticologia; Egocarmologia; Experimentologia; Holomaturologia; Mentalsomatologia; Parageneticologia; Parapedagogiologia; Parapercepciologia; Parassociologia; Paratecnologia). VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o confronto pelas especialidades conscienciológicas, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Abordagem macro-micro: Cosmovisiologia; Homeostático. 02. Acabativa falha: Experimentologia; Nosográfico. 03. Automaturescência verbetográfica: Autodesempenhologia; Homeostático. 04. Autopensenização cosmovisiológica: Cosmovisiologia; Homeostático. 05. Bloco intelectivo: Comunicologia; Neutro. 06. Conscienciologês: Orismologia; Neutro. 07. Enumeração generalizada: Enumerologia; Neutro. 08. Enumerologia: Comunicologia; Neutro. 09. Equação conscienciográfica: Taristicologia; Homeostático. 10. Espaço mental: Pensenologia; Homeostático. 11. Estilo exaustivo: Estilologia; Neutro. 12. Neociência Conscienciológica: Mentalsomatologia; Homeostático. 13. Refinamento formal: Exaustivologia; Neutro. 14. Rol de grafotécnicas: Grafopensenologia; Neutro. 15. Sedução da simplificação: Psicossomatologia; Nosográfico. O CONFRONTO PELAS ESPECIALIDADES CONSCIENCIOLÓGICAS É TÉCNICA BASILAR PARA AMPLIAÇÃO AUTOCOGNITIVA DO ESCRIBA, COM ORTOIMPACTOS SOBRE OS LEITORES E O PARELENCO EVOCADO NO TEXTO. Questionologia. Você, leitor ou leitora, utiliza listagens enumerativas no intuito de potencializar cosmovisiologicamente a autorganização? Aproveita essa estratégia mentalsomática na qualificação da autoprodutividade gesconológica? Bibliografia Específica: 1. Nader, Rosa; Org.; Manual de Verbetografia da Enciclopédia da Conscienciologia; apres. Dulce Daou; revisores Ulisses Schlosser; Erotides Louly; & Helena Araujo; 392 p.; 5 seções; 10 caps.; 21 E-mails; 464 enus.; 4 fichários; 1 foto; 18 minicurrículos; 9 tabs.; 263 verbetes chaves; 19 websites; 64 refs.; 11 webgrafias; 1 anexo; alf.; 28 x 21 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2012; páginas 35 a 44. 2. Idem; Qualificação Autografopensênica pela Técnica do Apostilhamento do Texto; Artigo; Scriptor; Ano 9; N. 9; 10 enus.; 1 E-mail; 1 microbiografia; 7 refs.; União Internacional de Escritores da Conscienciologia (UNIESCON); Foz do Iguaçu, PR; 2018; páginas 48 a 60. 3. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 5 a 31. 4. Idem; 200 Teáticas da Conscienciologia: Especialidades e Subcampos; revisores Alexander Steiner; et al.; 260 p.; 200 caps.; 15 E-mails; 8 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 2 websites; 13 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1997; páginas 18 e 21 a 220. 5. Idem; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3 a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 155 a 172. 6. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.;4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3 a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 87 a 94, 124 e 125. 7. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. I e II; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 86, 141, 520 e 1.513. 8. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas 41 a 94. 9. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; revisores Alexander Steiner; et al.; 1.254 p.; 18 seções; 525 caps.; 150 abrevs.; 17 E-mails; 1.156 enus.; 1 escala; 1 foto; 3 gráfs.; 42 ilus.; 1 microbiografia; 1 sinopse; 2 tabs.; 15 websites; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 10a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas 37 a 43. O. V.