O comércio cosmoético é a ação, operação, atividade, processo de permutação, troca, compra e venda de mercadorias, fundamentada no autodiscernimento, na autolucidez e no princípio cosmoético de objetivar o melhor para todos.
Você, leitor ou leitora, empresário(a) comercial, já exerce as atividades mercantilistas funcionais de modo cosmoético? Se não, quais medidas pretende adotar para torná-las cosmoéticas?
COMÉRCIO COSMOÉTICO
(COSMOETICOLOGIA)
I. Conformática
Definologia. O comércio cosmoético é a ação, operação, atividade, processo de permutação, troca, compra e venda de mercadorias, fundamentada no autodiscernimento, na autolucidez e no princípio cosmoético de objetivar o melhor para todos.
Tematologia. Tema central homeostático.
Etimologia. A palavra comércio vem do idioma Latim, commercium, “comércio; tráfico; direito de comprar e vender; mercadoria; provisões; fornecimento; mercado; feira; trato; valor”. Surgiu no Século XVI. O elemento de composição cosmo provém do idioma Grego, kósmos, “ordem; organização; mundo; universo”. Apareceu, no idioma Português, no Século XIX. O vocábulo ética deriva do idioma Latim, ethica, “ética; moral natural; parte da Filosofia aplicada aos estudos da moral”, e este do idioma Grego, éthikós. Surgiu no Século XV.
Sinonimologia: 1. Intercâmbio mercantilista cosmoético. 2. Compra e venda cosmoética. 3. Mercantilização cosmoética. 4. Negociação cosmoética. 5. Comércio transparente mercantilista. 6. Permutação cosmoética de mercadorias. 7. Barganha cosmoética de produtos. 8. Transação comercial cosmoética.
Neologia. As 3 expressões compostas comércio cosmoético, comércio individual cosmoético e comércio grupal cosmoético são neologismos técnicos da Cosmoeticologia.
Antonimologia: 1. Compra e venda espúria. 2. Comércio demagógico. 3. Mercado capitalista. 4. Troca comercial ilícita. 5. Negociata. 6. Comércio interesseiro. 7. Balcão das falcatruas. 8. Bolsão comercial vampirizador. 9. Mercado negro.
Estrangeirismologia: o fair trade; a expertise no comércio; o merchandising cosmoético; o strong profile do comerciante; o good deal evolutivo; o know-how comercial.
Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à maturescência interassistencial.
Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular relativo ao tema: – Comércio cosmoético: megaempreendimento.
II. Fatuística
Pensenologia: o holopensene pessoal do comércio; o holopensene pessoal da cosmoeticidade; o holopensene pessoal empático; os ortopensenes; a ortopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os evoluciopensenes; a evluciopensenidade; o holopensene acolhedor das energias conscienciais (ECs).
Fatologia: o comércio cosmoético; o empreendimento comercial íntegro e probo; a sensibilidade em relação às oportunidades de mercado; o sucesso empresarial; a habilidade de conduzir os negócios; a lisura comercial; a evitação da sucumbência à anticosmoética; as concorrências desleais; as expectativas frustradas; os lucros viciados; a sobretaxação das mercadorias; os problemas com a fiscalização; os prejuízos decorrentes dos desperdícios de mercadorias; os extravios de mercadorias; a descapitalização da empresa; a Dardanologia, os preços abusivos; a sintonia com os assediadores; o clima organizacional tenso; a incrementação das vendas; a administração hábil do próprio tempo; a logística empresarial; o planejamento estratégico; a capacitação e desenvolvimentos de funcionários; o investimento na logística; o autogerenciamento lúcido da própria empresa comercial; a redução dos conflitos com os empregados; a liderança cosmoética; o estilo pessoal de liderança; a solidariedade entre o empreendedor e os funcionários; o respeito ao cliente; o respeito aos empregados; a escolha criteriosa dos produtos para venda; o lucro cosmoético; o autexemplarismo cosmoético para os colegas de mercado; o comércio assistencial; o comércio justo no mundo globalizado; os produtos certificados; o selo Fair Trade; a organização democrática dos produtores em cooperativas; a transparência e correspondência na gestão da cadeia produtiva e comercial; o atendimento diferenciado; a empatia receptiva; a criatividade na resolução dos problemas; o abertismo às críticas; a troca de experiências; a convivência social asdia; o emprego da diplomacia; a oportunidade de aprender com os clientes; a oportunidade de aprender com os próprios erros; a autossuperação das crises de mercado; a disponibilidade assistencial; o equilíbrio emocional para conduzir os negócios; o tino comercial; o sobrepairamento dos problemas; a visão de crescimento financeiro; as tomadas de decisão refletidas; a evitação de contratos abusivos; a busca de soluções cosmoéticas; a prática do preço justo; o incentivo de crescimento pessoal de empregados na empresa; o empreendimento sustentável; o certificado de licença ambiental; a visão e os valores cosmoéticos da empresa-comércio dedicado ao bem de todos; a empresa conscienciocêntrica; o empreendedorismo evolutivo.
Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a assimilação (assim) e desassimilação (desassim) energética nos atos transacionais e nos contatos com os clientes; a sinalética energética e parapsíquica pessoal nas tomadas de decisão na empresa; a transformação do semblante facial nos acoplamentos energéticos com as consciências doentias nos contatos diários com clientes ou fornecedores; a visão autocrítica multidimensional sobre o próprio negócio; a parapercepção das energias homeostáticas e nosográficas no ambiente de trabalho e nos postos de distribuição de mercadorias; a sintonia com os amparadores extrafísicos nas oportunidades de assistência resultantes dos contatos diários.
III. Detalhismo
Sinergismologia: o sinergismo vontade vigorosa–intencionalidade cosmoética; o sinergismo venda interassistencial–lucro cosmoético; o sinergismo empático vendedor-cliente.
Principiologia: o princípio da cortesia com a clientela; o princípio da interassistência nos negócios; o princípio da lisura cosmoética nas transações comerciais; os princípios cosmoéticos pessoais norteando o comércio.
Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
Teoriologia: a teoria do assédio interconsciencial entre comerciantes concorrentes.
Tecnologia: a técnica do estado vibracional; a técnica do auto e heterencapsulamento.
Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico nas Instituições Conscienciocêntricas (ICs); o voluntariado tarístico no Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC).
Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Interassistenciologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Tenepessologia.
Colegiologia: o Colégio Invisível da Cosmoeticologia.
Efeitologia: os efeitos do autodiscernimento interassistencial; os efeitos do exemplarismo cosmoético no comércio; os efeitos da renovação holopensênica pessoal aplicada aos negócios.
Neossinapsologia: as neossinapses resultantes da postura interassistencial nos negócios; as neossinapses oriundas da postura cosmoética reverberante entre os concorrentes; as neossinapses provenientes do mapeamento da sinalética energética pessoal orientando as desassimilações; a aquisição de neossinapses altruísticas no comércio.
Ciclologia: o ciclo mercadológico oferta-demanda; o ciclo fornecedor-intermediário-vendedor-consumidor; o ciclo dos prejuízos; o ciclo das vacas gordas; o ciclo das vacas magras; o ciclo da bonança.
Enumerologia: o lucro honesto; a Ética empresarial; a lisura de caráter; a interassistencialidade teática; a autenticidade nas transações; o respeito ao consumidor; a conduta exemplarista cosmoética.
Binomiologia: o binômio empresa-empresário; o binômio admiração-discordância; o binômio vendedor-clientela; o binômio venda-mercadoria; o binômio custo–lucro cosmoético; o binômio autoconfiança-heteroconfiança; o binômio lucro fácil–produto falsificado.
Interaciologia: a interação indústria-comércio; a interação venda-comércio; a interação comerciante-cliente; a interação intenção-decisão cosmoética.
Crescendologia: o crescendo das vendas interassistenciais; o crescendo preço justo–lucro cosmoético.
Trinomiologia: o trinômio comércio-empresário-cliente; o trinômio oferta-demanda-venda; o trinômio produção-negócio-comércio; o trinômio oferta-demanda-preço.
Antagonismologia: o antagonismo profissionalismo / amadorismo comercial; o antagonismo comércio cosmoético / capitalismo selvagem.
Paradoxologia: o paradoxo de perder financeiramente para ganhar evolutivamente.
Politicologia: a política da concorrência leal; a política dos ganhos secundários; a eliminação da política da autocorrupção.
Legislogia: a lei do maior esforço aplicada ao comércio; a erradicação da lei de Gérson; a eliminação da lei da competição anticosmoética.
Filiologia: a cosmoeticofilia; a interassistenciofilia; a recinofilia.
Fobiologia: a criticofobia; a eliminação da cosmoeticofobia.
Sindromologia: a síndrome da mediocrização; a síndrome de Diógenes.
Maniologia: a megalomania comercial; a mania do lucro espúrio.
Mitologia: o mito do dinheiro fácil; o mito de Midas.
Holotecologia: a cosmoeticoteca; a filosofoteca; a eticoteca; a qualitoteca; a administroteca; a economoteca; a voluntarioteca.
Interdisciplinologia: a Cosmoeticologia; a Deontologia; a Assistenciologia; a Vivenciologia; a Conviviologia; a Autodiscernimentologia; a Autocriticologia; a Proexologia; a Evoluciologia; a Economiologia.
IV. Perfilologia
Elencologia: a conscin cosmoética; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
Masculinologia: o comerciante lúcido; o negociante; o empresário; o empreendedor; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o conviviólogo; o proexista; o proexólogo; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o tertuliano; o verbetógrafo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
Femininologia: a comerciante lúcida; a negociante; a empresária; a empreendedora; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a convivióloga; a proexista; a proexóloga; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a tertuliana; a verbetógrafa; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
Hominologia: o Homo sapiens commerciator; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens maxifraternus; o Homo sapiens paraperceptivus; o Homo sapiens exemplar; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens assistentiologus; o Homo sapiens desobsidiator; o Homo sapiens interassistentialis.
V. Argumentologia
Exemplologia: comércio individual cosmoético = o promovido por único empreendedor disponibilizando mercadorias saudáveis com preço justo, cujo interesse principal é o bem-estar, a saúde e o rendimento evolutivo dos consumidores; comércio grupal cosmoético = o promovido por grupo de empreendedores disponibilizando mercadorias saudáveis com preço justo, cujo interesse principal é o bem-estar, a saúde e o rendimento evolutivo dos consumidores.
Culturologia: a cultura do comércio cosmoético; a evitação da cultura do consumismo; a profilaxia contra a cultura da impunidade; a cultura do lucro cosmoético; a cultura da interassistencialidade.
Caracterologia. Sob a ótica da Cosmoeticologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 17 cláusulas do CPC da conscin lúcida, comerciante, demonstrando evidente embasamento da integridade consciencial interassistencial:
01. Arrimo: apoiar os colegas comerciantes nas transações comerciais, visando o melhor para todos.
02. Assistência: tratar fraternalmente todos os funcionários.
03. Autoposicionamento: participar de licitações sem fraudes.
04. Cláusula pétrea: eleger o princípio cosmoético para cláusula pétrea do CPC.
05. Coerência: exercitar o comércio cosmoético com colegas, fornecedores e clientela.
06. Compromisso: priorizar a qualidade dos produtos.
07. Confiança: estabelecer vínculo duradouro com a clientela.
08. Cosmoética: guiar-se pelo lema menos lucro, mais Cosmoética.
09. Investimento: qualificar os comandados.
10. Liderança: exercitar a liderança cosmoética.
11. Lucro: estabelecer preços cosmoéticos.
12. Pontualidade: cumprir os prazos de entrega.
13. Priorização: atentar as demandas dos clientes.
14. Qualidade: primar pela qualidade e excelência dos produtos e serviços ofertados.
15. Respeito: considerar as características pessoais da clientela.
16. Transações: deixar rastros cosmoéticos em todas as transações comerciais, ao modo de assistência in natura pensênica.
17. Venda: sem ganhos secundários.
Interprisão. Sob a ótica da Interprisiologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 8 condutas nosográficas, evitáveis, possíveis de gerar interprisão entre o comerciante não lúcido e as consciências com as quais interage:
1. Autocorrupção: participar de licitações ou leilões com preços ou valores superfaturados.
2. Desonestidade: ser adepto de maracutaias e trambiques.
3. Egocentrismo: ofuscar o sucesso de outros revendedores, valendo-se de práticas anticosmoéticas.
4. Falsidade: vender gato por lebre.
5. Fraude: estabelecer cláusulas fraudulentas nos contratos licitatórios.
6. Ganância: repassar os produtos aos clientes com margem excessiva de lucros.
7. Impontualidade: entregar os produtos fora do prazo avençado nos contratos.
8. Irresponsabilidade: comercializar produto avariado ou com prazo vencido.
VI. Acabativa
Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o comércio cosmoético, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
01. Código pessoal de Cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático.
02. Concessão cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático.
03. Conduta cosmoética: Conviviologia; Homeostático.
04. Descensão cosmoética: Evoluciologia; Homeostático.
05. Eudemonia cosmoética: Homeostaticologia; Homeostático.
06. Gargalo operacional: Experimentologia; Homeostático.
07. Gestão participativa: Administraciologia; Neutro.
08. Indústria paralela: Intrafisicologia; Neutro.
09. Integridade consciencial: Autevoluciologia; Homeostático.
10. Inteligência financeira proexogênica: Proexologia; Neutro.
11. Limite interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
12. Lisura: Cosmoeticologia; Homeostático.
13. Macete técnico-administrativo: Administraciologia; Neutro.
14. Paradireitologia: Cosmoeticologia; Homeostático.
15. Venda interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
O COMÉRCIO COSMOÉTICO É ATIVIDADE FUNCIONAL
INDISPENSÁVEL ÀS CONSCINS LÚCIDAS, ATUANTES NAS
EMPRESAS, INTERESSADAS NA INTERASSISTÊNCIA AOS
CONSUMIDORES E NO EXEMPLARISMO EVOLUTIVO.
Questionologia. Você, leitor ou leitora, empresário(a) comercial, já exerce as atividades mercantilistas funcionais de modo cosmoético? Se não, quais medidas pretende adotar para torná-las cosmoéticas?
M. V. P.