CIAJUC

O Conselho Internacional de Assistência Jurídica da Conscienciologia (CIAJUC) é o organismo conscienciocêntrico, fundado em 21 de julho de 2002, em Foz do Iguaçu, Paraná, pertencente à União das Instituições Conscienciocêntricas Internacional (UNICIN), formado por profissionais do Direito, voluntários ativos da Conscienciologia, para prestar assessoria jurídica e parajurídica às pessoas físicas e instituições integrantes da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI).

Você, leitor ou leitora, profissional da área jurídica, motiva-se a participar desse trabalho? Tem interesse em lidar com as questões paradiplomáticas na CCCI?

      CIAJUC
                                   (PARADIREITOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O Conselho Internacional de Assistência Jurídica da Conscienciologia (CIAJUC) é o organismo conscienciocêntrico, fundado em 21 de julho de 2002, em Foz do Iguaçu, Paraná, pertencente à União das Instituições Conscienciocêntricas Internacional (UNICIN), formado por profissionais do Direito, voluntários ativos da Conscienciologia, para prestar assessoria jurídica e parajurídica às pessoas físicas e instituições integrantes da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI).
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. A palavra conselho deriva do idioma Latim, consilium, “lugar no qual se delibera conselho; assembleia deliberativa; resolução tomada; parecer; voto; plano; projeto; moderação; prudência”. Surgiu no Século XIII. O termo internacional vem do idioma Francês, international, e do idioma Inglês, international, “internacional”. Apareceu em 1858. O vocábulo assistência provém do mesmo idioma Latim, assistentia, “ajuda; socorro”, e este de assistens ou adsistens, particípio presente de assistere ou adsistere, “estar ou conservar-se de pé junto a; estar presente; comparecer; assistir em juízo; assistir à cabeceira; estar ao pé do leito; estar à porta de alguém”. Surgiu no Século XVI. A palavra jurídico procede igualmente do idioma Latim, juridicus, “relativo à administração da justiça; jurídico”. Apareceu também no Século XVI.
          Sinonimologia: 1. Assessoria jurídica da CCCI. 2. Consultoria jurídica conscienciocêntrica pro bono. 3. Colegiado jurídico conscienciocêntrico.
          Antonimologia: 1. Escritório de advocacia. 2. Consultoria para pessoas físicas não voluntárias.
          Estrangeirismologia: as reuniões via skype aproximando os conselheiros em outros Estados do Brasil; a autodisponibilidade full time.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento contínuo quanto à Paradiplomaciologia.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da assessoria parajurídica; o holopensene pessoal da Fraternologia; a mudança positiva no holopensene da conscin conselheira; o holopensene da resolutividade; o holopensene da proatividade.
          Fatologia: o CIAJUC; a assistência gratuita aos voluntários e instituições da CCCI; a necessidade de dizer “não” ao atendimento das causas de cunho particular dos demandantes; o auxílio sem ganhos secundários; as numerosas e diversificadas solicitações das Instituições Conscienciocêntricas (ICs); a carência de profissionais da área jurídica para voluntariar no Conselho Internacional de Assistência Jurídica da Conscienciologia; os assessores participantes do Conselho com pouca atuação; a integração das consciências afins aos objetivos do CIAJUC; a relevância do parecer do CIAJUC para a comunidade conscienciológica; a priorização do trabalho pontual por parte do conselheiro ou consultor; as causas pululantes da CCCI; a antecipação da ocorrência do conflito; a assessoria em contenciosos jurídicos; o emprego do esforço máximo para solucionar as demandas imperiosas; a folga após o atendimento das causas emergenciais; as obrigações extrapautas dos conselheiros; a ampliação da cosmovisão; a representatividade do Conselho Jurídico na CCCI.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o amparo extrafísico qualificado experienciado pelos conselheiros; a tenepes norteando as inspirações para as soluções dos problemas dos demandantes; a lida com os assédios interconscienciais; os desassédios interconscienciais a partir do posicionamento jurídico e parajurídico do CIAJUC; os acoplamentos e as lições evolutivas apreendidas no desenrolar do processo assistencial; a mediação paradiplomática; a troca inevitável de energias em cada interação facilitando as reconciliações multisseculares.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo entre os jurisconsultos propiciando a tomada de decisão mais assertiva para o assistido; o sinergismo demandante-conselheiro; o sinergismo assistido–consciexes envolvidas na causa–assistente–amparadores.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC); os códigos da busca de consenso; a necessidade da utilização do código de valores pessoais; o código de paravalores pessoais; os códigos inovadores da advocacia interassistencial; os códigos da Paradiplomacia.
          Tecnologia: a técnica da conciliação; a técnica da agregação dos conselheiros; a técnica do auto e heterodesassédio permeando todas as decisões do Conselho; a técnica do detalhismo na emissão dos pareceres; a técnica da abirritação ante os fatores-surpresa solicitados ao Conselho; a técnica da compilação, organização e arquivamento dos trabalhos em meios físicos e digitais para compor a holomemória do CIAJUC; a técnica de repassar aos sucessores o histórico do trabalho.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Paradireitologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Grupocarmologia; o laboratório conscienciológico da Autorretrocogniciologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico Serenarium.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Paradiplomacia; o Colégio Invisível dos Magistrados; o Colégio Invisível da Paradireitologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível dos Despertos; o Colégio Invisível dos Evoluciólogos; o Colégio Invisível dos Serenões.
          Efeitologia: o efeito desassediador da emissão de pareceres à CCCI; o efeito da confiabilidade conquistada pela sustentação do trabalho dentro do Conselho.
          Neossinapsologia: as neossinapses da intercompreensão; as neossinapses da Paradiplomacia.
          Ciclologia: o ciclo do pouco rendimento antes do entrosamento da equipe de conselheiros; o ciclo dos ajustes de ideias para a tomada de decisão em consenso; o ciclo da motivação pelos resultados obtidos; o novo ciclo de adaptação quando da mudança de componentes da equipe.
          Enumerologia: a assistência sem apego aos ganhos secundários; a assistência qualificada; a interassistência reconciliadora com antigos compassageiros evolutivos; a assistência motivada do jurisconsulto pelo entendimento dos efeitos benéficos da amparabilidade; a assistência às conscins relacionadas à causa; a assistência às consciexes interessadas na solução da lide; a interassistência enquanto caminho cosmoético para a megafraternidade.
          Binomiologia: o binômio maior organização–menos sobressaltos; o binômio demandas insolúveis–assédios cronicificados; o binômio Conselho atuante–demandas crescentes; o binômio normas legais intrafísicas–paradigma consciencial; o binômio negociação-paranegociação; o binômio patológico inflexibilidade-autassédio; o binômio CIAJUC–Associação Internacional de Paradireitologia (JURISCONS).
          Interaciologia: a interação CIAJUC-conscins; a interação CIAJUC–consciexes relacionadas ao Paradireito; a interação CIAJUC-ICs; a interação CIAJUC-ECs; a intermediação da interação entre ICs; a mediação na interação ICs-voluntários; a interação CIAJUC-Socin por intermédio das causas judiciais epicentradas através dos advogados ligados ao Conselho.
          Crescendologia: o crescendo jurisconsulto recém-chegado–assessor jurídico em IC–conselheiro do CIAJUC; o crescendo jurista-parajurista.
          Polinomiologia: o polinômio pró-resolutivo demanda-esclarecimento-mediação-conciliação-pacificação.
          Antagonismologia: o antagonismo conselheiro autômato / conselheiro compreensivo; o antagonismo manifestação exacerbada / autovigilância cosmoética.
          Politicologia: a interassistenciocracia; a cosmoeticocracia; a conscienciocracia; a evoluciocracia; a paradireitocracia; a Paradiplomacia; a democracia pura.
          Legislogia: as leis do Cosmos; a Parajurisprudência; a lei do maior esforço evolutivo.
          Filiologia: a cosmoeticofilia; a assistenciofilia; a conviviofilia; a reconciliofilia; a reciclofilia; a criticofilia; a intencionofilia; a voliciofilia; a evoluciofilia.
          Fobiologia: a debatofobia; a energofobia; a decidofobia; a parapsicofobia; a disciplinofobia; a cosmoeticofobia; a fraternofobia.
          Maniologia: a evitação da mania do apriorismo ante os problemas apresentados.
          Holotecologia: a conflitoteca; a belicoteca; a autopesquisoteca; a parapsicoteca; a recexoteca; a juridicoteca; a cosmoeticoteca.
          Interdisciplinologia: a Paradireitologia; a Paradiplomaciologia; a Direitologia; a Cosmoeticologia; a Parapoliticologia; a Argumentologia; a Autodiscernimentologia; a Conscienciometrologia; a Mentalsomatologia; a Tenepessologia; a Parapercepciologia; a Evoluciologia.


                                              IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin jurisconsulta conselheira; a conscin paradiplomata; a conscin lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial.
          Masculinologia: o conselheiro do CIAJUC; o paradireitólogo; o magistrado lúcido; o parajurisconsulto; o cosmoeticista; o intermissivista lúcido; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o voluntário da Conscienciologia; o exemplarista; o extrapolacionista; o epicon lúcido; o conscienciólogo; o parapercepciologista; o autorrevezador multidimensional; o proexólogo; o amparador de função; o tenepessista; o evoluciólogo; o Serenão.
          Femininologia: a conselheira do CIAJUC; a paradireitóloga; a magistrada lúcida; a parajurisconsulta; a cosmoeticista; a intermissivista lúcida; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a voluntária da Conscienciologia; a exemplarista; a extrapolacionista; a epicon lúcida; a consciencióloga; a parapercepciologista; a autorrevezadora multidimensional; a proexóloga; a amparadora de função; a tenepessista; a evolucióloga; a Serenona.
          Hominologia: o Homo sapiens harmonicus; o Homo sapiens paradireitologus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens despertus; o Homo sapiens cosmovisiologus; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens evolutiologus; o Homo sapiens serenissimus.


                                            V. Argumentologia

          Exemplologia: assessoria jurídica do CIAJUC = a atuação com visão meramente intrafísica das lidas legais; assessoria parajurídica do CIAJUC = o desenvolvimento de trabalho com acompanhamento de amparadores extrafísicos técnicos, prestando assistência multidimensional e policármica, visando a solução dos conflitos.
          Culturologia: a cultura da valorização de qualquer pedido de ajuda ao Conselho.
          Elucidação. Para fins de esclarecimento quanto à atuação preponderante do CIAJUC, enquanto Conselho da UNICIN perante à CCCI, eis 7 itens elucidativos, dispostos em ordem alfabética:
          1. Conciliação paradiplomática. Promove o desassédio das causas jurídicas da comunidade conscienciológica sempre buscando a melhor solução para todos os envolvidos.
          2. Definição de regras legais da CCCI. Define regras jurídicas e cosmoéticas relacionadas ao trabalho voluntário dentro da comunidade.
          3. Instância suprainstitucional. Presta auxílio jurídico e gratuito, com isenção Cosmoética, ao voluntariado da CCCI.
          4. Mediação de conflitos. Atua na mediação de conflitos entre voluntários e ICs, entre voluntários e entre ICs.
          5. Memória jurídica da CCCI. Reúne e cataloga a memória jurídica da CCCI, a partir de 21.07.2002.
          6. Parecerista. Emite pareceres jurídicos para a CCCI.
          7. Revisão e abono de Estatutos das ICs e Pré-ICs. Atende a revisão de estatutos existentes e aprova os neoestatutos.
          Condutas. Ao largo do desenvolvimento das tarefas no Conselho, foram estabelecidas 6 regras, com a finalidade de otimizar a consecução harmônica dos trabalhos, dispostas em ordem alfabética:
          1. Acabativa. O lema “demanda recebida é demanda resolvida”, sendo inserido na agenda de priorizações do Conselho. Aplicação da celeridade no atendimento das causas.
          2. Cronologia dos atendimentos. Não existe favorecimento de determinada demanda em detrimento de outra. Há esforço para solucionar todas na ordem cronológica de chegada ao Conselho.
          3. Equanimidade entre os conselheiros e consultores. Não há destaque de qualquer participante individualmente.
          4. Indiscriminação. Inclusão indiscriminada de todos os voluntários bacharéis em Direito ou advogados atuantes interessados no trabalho. Só não contribui quem não se predispõe.
          5. Intercompreensão. Utilização da intercompreensão como base do trabalho parajurídico, sinalizando a trilha para a desperticidade.
          6. Jurisprudência. O esmero na busca da criação de jurisprudência cosmoética a partir da resolução dos casos, evitando o retrabalho para as futuras demandas semelhantes.
          Profilaxia. A manutenção dos trabalhos no CIAJUC requer certas profilaxias, a exemplo das 5, em ordem alfabética, visando o bom desempenho e a harmonia intergrupal:
          1. Autossustentação energética. Condição indispensável ao desassédio interconsciencial.
          2. Holopensene conciliador. Manutenção do olhar fraterno aos demandantes e colegas do Conselho.
          3. Ortopensenidade. Preocupação permanente com a própria higidez pensênica, contribuindo para a harmonia grupal.
          4. Sobrepairamento. Utilização da intercompreensão para a aplicação da técnica do sobrepairamento em relação às situações difíceis, porém solucionáveis.
          5. Tenepes. Ferramenta assistencial fundamental e necessária a todo participante do Conselho.


                                            VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o CIAJUC, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Acerto grupocármico: Grupocarmologia; Homeostático.
          02. Assessor jurídico paradiplomata: Paradiplomaciologia; Homeostático.
          03. Central Extrafísica da Fraternidade: Cosmovisiologia; Homeostático.
             04.   Código pessoal de Cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático.
             05.   Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional: Conviviologia; Homeostático.
             06.   Cosmovisiologia: Cosmoconscienciologia; Homeostático.
             07.   Evoluciólogo: Evoluciologia; Homeostático.
             08.   Instância de avaliação: Conscienciometrologia; Neutro.
             09.   Instituição Conscienciocêntrica: Conscienciocentrologia; Homeostático.
             10.   Mediador: Conflitologia; Homeostático.
             11.   Megarresponsabilidade: Paradireitologia; Homeostático.
             12.   Ortopensenidade: Cosmoeticologia; Homeostático.
             13.   Paradever intermissivo: Intermissiologia; Homeostático.
             14.   Poder de realização: Autodeterminologia; Neutro.
             15.   UNICIN: Integraciologia; Homeostático.
 CONTRIBUIR COM DESASSÉDIO INTERCONSCIENCIAL PARAJURÍDICO DO CIAJUC REPRESENTA DESPOJAMENTO
   MEGAFRATERNO, DIGNO DO AMPARO DO ORIENTADOR
   EVOLUTIVO, PROMOVENDO A RECONCILIAÇÃO GRUPAL.
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, profissional da área jurídica, motiva-se a participar desse trabalho? Tem interesse em lidar com as questões paradiplomáticas na CCCI?
             Bibliografia Específica:
             1. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo;1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 539, 540, 555, 587, 670, 810, 1.110, 1.204, 1.282 e 1.371.
             2. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 1.215 a 1.218.
                                                                                                                          L. G.